Início da construção de um 18w com el84

Started by Ledod, 01 de September de 2013, as 12:27:38

Previous topic - Next topic

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Bem pessoal, há muito tempo tenho um sonho de construir um amp. totalmente valvulado, depois da experiência bem sucedida da montagem de um híbrido com TDA7294 a uns 4-5 anos atrás.

A idéia nasceu quando realizei algumas compras na tubedepot no meio de 2011 onde adquiri as válvulas el84 e 12ax7, além dos caps orange drop, retentores e soquetes. Não imaginava que faltaria tempo nos anos posteriores! Tudo ficou guardado desde então.

Em 2012 (novamente, durante as férias) adquiri o transformador de saída PP na Líder em SP, 25w, GO, na época acho que paguei 120~130 reais. Perfeito ( mesmo superdimensionado...). Também consegui tempo para enrolar o transformador de força com o núcleo de um estabilizador de tensão. No fundo, compensaria ter mandado enrolar na líder ou em outra empresa, mas como já tinha a matéria prima... Mais uma parte estava encaminhada!

Em 2013 resolvi que ia terminar isso de um jeito ou de outro! Desenhei o gabinete e os recortes da chapa de aço e mandei dobrar em uma empresa que faz perfis e dobras industriais aqui de Sorocaba-SP, PerfilTEC: www.perfiltecsorocaba.com.br, que me cobrou um preço simbólico de 20 reais.
Por último comprei os componentes que faltavam no ebay, capacitores axais, resistores metalfilm, a placa com turrets e alça...

O pré ainda não decidi. Provavelmente será de apenas um canal com tonestack fender. Ou com uma ef184 ou 12ax7, farei algumas experimentações antes de decidir.  A inversora, tradicional  "long-tail" com uma 12ax7.

Estou colocando algumas fotos do início deste "diário" e como meio do pessoal opinar sobre a montagem e recomendações. Talvez demore ainda alguns meses para concluir o projeto, tenho só os finais de semana e ainda terminando o TCC...

Projeto do gabinete (sim! está feio, mas o pessoal fabricou direitinho):

[spoiler][/spoiler]

Componentes:

[spoiler][/spoiler]

Disposição dos transformadores e válvulas:

[spoiler][/spoiler]

Por fim, uma pergunta, esta disposição, pelo que pesquisei é a mais utilizada, as válvulas de saída ficam próximas da fonte de alimentação junto do transformador. Alguma recomendação para a montagem deste modo ?

Um abraço!

Eduardo

gfr

Colaborador
Eduardo, esta disposição tem dois motivos: um, é que a corrente de filamento das válvulas de potência é maior, então deixar perto do transformador permite que usar fios mais curtos, o que além de menos perdas, significa menos 60Hz irradiando. Além disto, a primeira válvula do pré, que trabalha com os sinais mais fracos, fica o mais afastada possível do transformador.

Uma sugestão de amplificador e de layout, a versão "light" do Marshall "18W" (sem o tremolo):
http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/18Wlite.jpg

Outra sugestão (sem layout)
http://www.prowessamplifiers.com/schematics/images/Vox_Night_Train_NT15H.pdf

Outra sugestão, um Trainwreck Rocket.

Talvez um pré Fender (blackface) com a EL84 fique muito brilhante.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

kem

DIY Freak
Lelod... tenta esse aqui:
http://rh-tech.org/public/18-Watt/Superlite_w_ss_rectifier_schematic.gif
O transformador de força você enrolou com que tensões / correntes no secundario?
I don't want to die young...
I want to diode!

ApAcHe*

Guest
Boa sorte na montagem! Desconsidere a ultima postagem!

Electric Effects

Handmaker
Quanto gastou mais ou menos? Onde comprou as peças?

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Eu achei que você usaria uma fonte chaveada, ao menos para os filamentos!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Ledod

Handmaker
gfr:

Sim, depois de muito pesquisar sobre a disposição dos componentes e layout, percebi justamente isto e afinal pois, faz todo o sentido!

O layout em si vou criar o meu próprio, não irei utilizar um esquema em específico, observei bastante todos o layouts da ceriatone, são bem dimensionados.
Um layout que achei fantástico é o da própria tubedepot: http://site.tubedepot.com/pdf/british18w_wiring_diagram.pdf

Obrigado pelos links, já os salvei também. Começarei com o tonestack fender como base, mas pode evoluir para algo diferente depois, obrigado pela dica sobre o brilho exagerado com as el84!

kem:

Esse eu já conhecia, é o mais simples! Foi a partir dele que comecei a pensar o que iria fazer! Será basicamente este, com algumas modificações...
Enrolei apenas um secundário de 270v @ 150mA para retificação em ponte mais 3,15+3,15 @ 3A.

ApAcHe:

Exagero em que sentido? Em relação ao transformador de saída? Fazer melhor como?
O transformador de saída adquiri na lider em SP meio ao acaso, o dono (senhor que não recordo o nome!) tinha um em estoque um pouco maior do que eu precisava e por um preço acessível. Claro, dá para utilizar tranquilamente a 6v6 em PP com ele (talvez fosse essa a aplicação inicial), mas por enquanto serão com as el84 mesmo.
Os orange drop é questão de mojo mesmo, mesmo eles possuindo tensão máxima de até 600v...

Electric Effects:

Faz tanto tempo que comprei algumas peças, na tubedepot acho que foram 100 dólares (na época que estava a 1,70), mais compras no ebay uns 70, transformadores mais uns 200... Algumas compras eu comprei componentes a mais que não seriam utilizados no projeto, mas acredito que deve estar batendo uns 500 reais.

Eduardo:

Haha entendo a sua admiração e surpresa! Depois de tanta discussão e projeto da fonte chaveada, cadê ela? Calma... O projeto está guardado aqui e quando constatar que estiver tudo funcionando nos conformes esse amplificador vai ser a cobaia para os testes da fonte de baixa! O trafão vai servir como componente de comparação. Vamos ver o que vai dar... ;)

No mais, obrigado pelas dicas/sugestões!

Um abração

Eduardo

Guilherme

Guest
Ledod,

Para você melhor aproveitar seus  componentes diversos, válvulas, chassis e transformadores, a melhor opção de circuito sem duvida é o tradicional "18W" Marshall TMB, como o gfr já escreveu.

Um canal com volume/tonalidade e outro com treble/mid/bass, ganho e volume máster.

O layout TMB da Ceriatone não tem bugs .

Quanto ao transformador de saída ser ou não ser "superdimensionado", não se preocupe com isso. Seu passaporte para um low-end grande já está carimbado. Se você montar uma banda, é capaz do seu baixista pegar uma carona no seu amp.

Apenas como sugestão, alimente o filamento da primeira amplificadora de tensão com 6Vdc aproveitando o mesmo secundário de 6,3Vac, ou 3,15-CT-3,15Vac, que alimenta os filamentos das demais válvulas, assim como faz a Mesa em seus amps grandalhões.

O Eduardo adora mesmo fontes chaveadas  :D

abração

Guilherme

Ledod

Handmaker
 Olá Guilherme!

Que bom que apareceu para dar uns pitacos também. :D (o amp já virou "público" haha)

Pois é, pois é... Minha idéia la bem do começo era fazer um amp com dois canais, como bem sabe o kem pelas nossas conversas, pensei, repensei, e decidi por apenas um canal. Atualmente só estou usando (porque será?) o canal com o pré valvulado do meu híbrido! O canal com amp-ops fica quietinho...

Agora repensando, e olhando sua sugestão, pode ser que um dois canais seja a melhor utilização, mais versátil...
O único "problema" é que o TMB usa 3 12ax7 e aquela caixa da philips que você viu pela imagem não é uma 12ax7, é uma ef184 (bem que fosse!). Investir em outras válvulas vai sair fora do orçamento...

Nas minhas inúmeras pesquisas acabei me deparando com o esquema do "Vajra 18 watt" : http://mhuss.com/18watt/schematics/Vajra18Scheme.jpg

Um dois canais com ef86 (adaptável para ef184) + 2x 12ax7 (ou 12dw7) bem interessante.

A partir deste também encontrei o esquemático do "18watt-enstein" : http://www.18watt.com/storage/18watt-enstein.gif

Que segue o mesmo estilo, mas sem o aproveitamento da primeira 12ax7 (triodos em paralelo) e com umas bizarrices como uma chave que comuta entre bias fixo e por resistor de cátodo... O nome serviu bem ao propósito...

Ainda não analisei mais a fundo os esquemáticos, mas aparentemente não é algo tão estranho utilizar mais um canal com uma ef86 (ou ef184).

Qual a sua opinião?

Pois é, o transformador de saída tem muito material no núcleo! A espessura é maior que a do transformador de força! Se faltar graves não vai ser culpa do transformador de saída...  :D

Um abração!

Eduardo

ps: O Eduardo deve estar chateado comigo porque faz tanto tempo que começamos o projeto da fonte chaveada para o power valvulado, que nesse meio tempo deu até para enrolar um transformador de força para um...... power valvulado, em casa!

kem

DIY Freak
http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/TMBEFceriatone.jpg
Eu prefiro com chaveamento, mas precisa ser MUITO bem feito... senão haja ruido...
Pode deixar a parte com 12AX7 só com uma, no esquema do que te passei acima, só acrescentando o canal com a EF86 / EF184.
I don't want to die young...
I want to diode!

Ledod

Handmaker
 Legal Kem, eu já tinha visto esse layout, mas ainda não tinha encontrado o esquemático...

http://www.verelec.com/tijdelijk/images/Ceriatone%2018W%20TMB%20EF86.pdf

Acredito eu que o melhor chaveamento nestes casos é utilizando led+ldr, dois para cada canal, para uma transição mais suave.

Jupterra

Guest
Meu projeto do amplificador desenvolvido pelo Kem está em andamento com EF184.
Em breve terei resultados.

Ledod

Handmaker
 Bem, só dando continuidade ao tópico...

Neste fim de semana consegui realizar a furação das válvulas e transformadores (arduamente com serra copo e WD40 de fluido refrigerante...) e realizei a montagem para melhor visualização da disposição dos componentes.

Ainda falta a furação dos potenciometros, jacks, plug de alimentação...

[spoiler]

[/spoiler]

Um abraço!

Eduardo

casacunha

Colaborador
page & stratocaster
Ola ledod, sucesso em seu projeto de 18watts; eu tambem estou nesta pesquisa pra montar um valvulado, e muito inclinado a montar um 18watts tambem,ou ate um 45/50W(blackface bassman ou jtm 45), apesar de gostar mais dos timbres limpos
Ate hoje de manha estava pesquisando sobre o marshall 18Watt, quando encontrei um projeto de 5Watts que caiu muito dentro do que eu estou procurando,com um timbre maravilhoso e com uma documentaçao tao completa ou ate melhor que do tube depot(que já é otima)
Para nao desvirtuar do topico...:
1- Já olhou a documentação do 18Watts da mojotone?é bem completo, com circuito de reverb e foot
(http://www.mojotone.com/amp-parts/amp-kits-british-style/Mojotone-British-18-Watt-Style-1x12-Combo-Amplifier-Kit#.Ulbp6tJvN5Y)

2- O que um canal com ef86 diferencia de um com 12ax7, como foi exemplificado no 18watts da ceriatone?
3- Neste projeto da ceriatone sera possivel jumpear os canais para mais ganho, como feito nos jtm45?
4- A foto que voce postou do chassis ja furado com as valvulas e transformadores, esta invertida? tive impressao que tudo esta ao contrario...mas independente disso, um belo chassis.. parabens, e de novo sucesso

Ledod

Handmaker
 Olá casacunha,

Obrigado! Como disse no início do tópico, vai demorar ainda algum tempo para terminar todo o amplificador mas sempre que der algum passo vou postando algumas fotos!

1- Ainda não! Obrigado pelo material!

2- No caso deste amplificador que estou projetando, o canal com ef184 (não a ef86) seria de um único estágio, tom e volume, ou seja, um canal sem controle de "ganho" voltado a um timbre mais limpo (no fundo a ef184 deverá saturar a inversora em altos volumes...), acredito que será um timbre mais "vox".

No outro canal, temos 2 triodos em cascata e entre eles o controle de ganho e tonestack com graves, médios e agudos mais o volume, ou seja, um canal mais "marshall".

3- Jumpear como? Desculpe, não entendi...

4- Não ! A foto não está invertida não (pessoal com olho bom rs!!!)... Achei melhor seguir a orientação dos componentes vistos no diagrama de montagem do tubedepot, ou seja, invertido do que eu tinha postado inicialmente.

Um abraço!!

Eduardo