Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:23:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: G&L Huminator, Dummy Coil  (Lida 19330 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 15 de Outubro de 2013, as 14:58:33 »

Antes de qualquer comentário, vejam as imagens desse site:

https://sites.google.com/site/stringsandfrets/Home/noise-reduction-for-sc-pickups/s-500-hum-cancellation

Se houver interesse eu faço um resuminho em português.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 15 de Outubro de 2013, as 15:29:03 »

Muito boa a matéria.

Eu andei há um tempo correndo atrás daquele dummy coil usado no escudo de trás das molas das guitarras Strat vendido caríssimo pela Suhr. Acabei optando pelo uso de um dummy coil dentro da cavidade dos controles das Strat. Ele entra série apenas nas posições 1 e 4 do seletor, ficando ainda a posição 3, do captador do meio sozinho, ainda ruidosa. Uso captadores safados de vinte ou trinta Reais, entre 4,5k e 6k de resistência DC, tirando o ferrite e os pinos de aço. Com um potenciômetro com uma chave push-pull ou push-push

Uma solução bacana pra quem não tem medo de ficar sem bateria no meio de algo importante é a a solução das antigas Fender Elite. O dummy coil entra na história mixado num circuito ativo com o sinal dos captadores, assim nem afetando as respostas de frequência dos captadores, fornecendo apenas o ruído, para ser defasado e se a ular com o ruído dos captadores.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 15 de Outubro de 2013, as 18:36:03 »

Alex , me responda, se entendi bem essa bobina gera um sinal de mesma frequeci a do captador so que com fase inversa, assim anulando os ruidos?

Perdoe minha ignorancia sobre o assunto.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2013, as 18:50:53 »

Na verdade a intenção é captar o ruído com sinal invertido como em um humbucker, mas de forma a não deturpar o timbre original do single coil.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 15 de Outubro de 2013, as 18:58:44 »

Obriga por responder Eddie.. agora entendi como funciona...

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 15 de Outubro de 2013, as 19:07:13 »

É como o Eddie escreveu. O Dummy Coil é uma bobina que capta o ruído apenas e não o som das cordas. Numa guitarra puramente passiva essa "bobina de mentirinha" é colocada em série com os captadores de bobina simples, mas com a fase invertida para cancelar boa parte do ruído.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 15 de Outubro de 2013, as 19:19:55 »

Então.

O que ele fez na strato foi uma bobina com aprox 250 metros de fio 30 awg o que resultou em aprox 90 ohms.

A bobina tem uma sessão de 18 polegadas quadradas, e se eu compreendi direito, nessa largura ele conseguiu uma bobina com indutância e resistência muito baixas.

As minhas guitarras não são do estilo piscinão como a strato dele, vou pensar em algo pra colocar na cavidade dos controles.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 15 de Outubro de 2013, as 20:23:28 »

Eu, como disse antes, uso um captador sem núcleo ou magneto. Tem dado um ótimo resultado. Até por que uso essa abordagem através de chaveamento, quando se aplica bastante ganho normalmente. Isso até faz com que os captadores de bobina simples tenham um pouco mais de foco e corpo, principalmente o da ponte.

Mas a solução da Suhr para Strats, criando uma bobina bem grande colada na placa de trás da guitarra, onde fica a cavidade das molas, parece ser mais eficiente em relação ao ruído e a menor mudança no timbre final.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 17 de Outubro de 2013, as 11:02:36 »

Fiz alguns testes ontem, a ideia é tão simples e barata que não resisti:
Eu tinha um pequeno carretel de fio de cobre 32 awg, medi com um pedaço de fita a cavidade dos controles da minha strato.

Não fiz nenhum cálculo, o gringo criou várias derivações na bobina e segundo ele todas deram resultados iguais, muitos pickup winders (senão todos) produzem humbuckers com pares de bobinas de resistências diferentes pra ter timbres distintos, sem qualquer ganho de ruído.

Procurei la em casa alguma embalagem ou algo que service pra enrolar o fio, o eleito foi uma lata de massa plástica, pra conseguir retirar a bobina eu cobri a lata com uma folhas de papel (catálogo do Carrefour) e dei 500 espiras no multímetro medí 100,5 ohms, soldei fios pra usar como terminais, cobri toda a bobina com fita crepe.

Fiz testes com o captador ainda não instalado na guitarra, e mesmo fora do conjunto a redução de ruídos é muito boa, não há redução de volume, invertendo a posição da bobina ou do captador, o ruído reaparece.

Amanhã vou instalar a bobina na guitarra e testar novamente.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 17 de Outubro de 2013, as 20:11:05 »

Só com 100 ohms o resultado foi assim tão eficaz? Sua experiência muito me interessou.

Se a bobina estivesse montada no lugar, "envolvendo" o(s) captador(es), eu até arriscaria dizer que ela havia atuado como uma blindagem eletrostática. Mas você diz que deu certo mesmo com o conjunto fora da guitarra...

Posta fotos!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 17 de Outubro de 2013, as 20:41:42 »

Finck, a questão aí nem é blindar, mas fazer com que a bobina por ele feita capte basocamente o mesmo ruído eletromagnético, colocada em série com o captador, defasados 180o. Se os níveis forem próximos, cancelamento de grande parte do ruído. E com esse número de voltas, essa resistência DC, possivelmente nem se notará diferença no timbre com ou sem a bobina bobinha.

Eddie, você teria como medir a indutância dessa bobina?

Tem idéia de usar no captador do meio também?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 17 de Outubro de 2013, as 22:23:21 »

Vamos la...

A minha guitarra #1 é Strato HSS, a #2 é uma semi e a #3 ta desmontada, fiquei com preguiça de monta-la, então sobrou para a #1 mesmo.

O single do braço é um Virtual Vintage, o que é ótimo para comparar a eficácia dos 3 tipos de cancelamento.

Sem outras alterações, apenas instalei a bobina bobinha na cavidade dos controles da strato conectada ao captador do meio, deixei um terminal fora da guitarra para poder cancelar a bobina extra.

O sistema funciona sim, tanto limpo quanto com drive a melhora é muito bem vinda, mas devo confessar que ele perdeu pro Evolution da ponte e para o Virtual vintage do braço.

Se por um lado não cancelou totalmente o ruído, também não alterou absolutamente nada no timbre, assim sendo, vou fazer outros testes.

Diferente do que o gringo fez, a minha bobina ocupou uma área menor, mas me nego a esburacar a minha guitarra, o meu fiu 32 acabou, tenho pouco de fio 38 e uma boa quantidade de 42..

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 17 de Outubro de 2013, as 23:02:14 »

Então, eu acho muito bem sucedida sua experiência. Pois já está cancelando boa parte do ruído sem alterar perceptivelmente o timbre do captador.

No caso de bobina bobinha, seja desse seu jeito, do Suhr ou do meu captador banguela, não é aquele cancelamento do humbucker tradicional. Mas chegou, no meu caso, próximo dos Lace Sensor, que também não acabam com quase todo o ruído. Mas a situação com bastante ganho já melhora a ponto de dar uma certa tranquilidade ao vivo.

O caso que vi de cancelamento bem eficaz foi com a tal Fender Elite. Mas o negócio é que o captador banguela fica na mesma linha que os outros, entre o da ponte e o do meio. Pra quem tem guitarra com aquele piscinão no meio dá pra arriscar! Outra coisa é que esse sinal que é captado pelo captador banguela (só o ruído) é somado, invertido 180o aos sinais dos outros captadores de forma ativa, passando por um buffer/booster individual e somado aos sinais também amplificados dos captadores. Ou seja, não há "interação passiva" entre a bobina bobinha e os captadores.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 17 de Outubro de 2013, as 23:34:28 »

Uma forma bem eficiente de mesclar o sinal do captador com o captador banguela é usar o Ativador HM.

Sobre a indutância da bobina, vou ficar devendo, o meu multímetro não tem essa função, quando der problema nesse vou comprar um que leia capacitância e indutância, ta fazendo falta.

Agora estou pensando que com o fio 38 a bobina ficará bem mais fina ainda mais se ela se estender pelas cavidades dos contoles e captadores.



-----
Entendi basicamente como é feito o cálculo da bobina, é recomendável que a sensibilidade ao ruido seja equivalente entre as duas bobinas a fórmula básica é:

a1 * e1 = a2 * e2

a1 = área da bobina do captador.
e1 = numero de espiras do captador.
a2 = área da dummy coil.
e2 = número de espiras da dummy coil

O cálculo originalmente é feito determinando a área da bobina do captador em polegadas, mas o resultado final não será alterado se for calculado em milímetros ou centímetros desde que se use sempre a mesma unidade.

Sendo assim temos as seguintes dimensões dos captadores single coil:



A área aproximada de um SC genérico é:

a1= 67,05 * 15,5
a1= 1039,275 mm

O número de espiras aproximado em um SC do braço ou meio é 6000 espiras, ou seja:

e1= 6000

A área da nossa dummy coil depende da área que você tem disponível na sua guitarra (cavidade dos controles, cavidade das molas, piscinão em algumas stratos e superstratos), vamos calcular para o piscinão de uma strato que tem aprox que tem 19 x 9 cm, ou seja:

a2= 190*90
a2= 17100 mm²

Agora que temos a1, e1 e a2 vamos calcular:
a1 * e1 = a2 * e2
1039,275 * 6000 = 17100 * e2

6235650/17100 = e2
e2 = 364,658 espiras

Ou seja  aproximadamente 365 espiras para uma bobina bobinha de 171cm² equivalente ao piscinão de uma strato.

Quanto a influencia da espessura do fio, parece não alterar no cancelamento de ruídos, entretanto, quanto mais fino, maior será a resistência e indutância da bobina, influenciando o timbre, eu recomendo que se use fios entre 30 e 39 awg.

Essa imagem abaixo é da patente da Suhr backplate, ela inclui 2 trimpots e um cap de 47n, pretendo fazer mais testes, mas acredito que esse pots em paralelo com os resistores entre 2 e 5k.

« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, as 13:50:16 por EddieTavares » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 21 de Outubro de 2013, as 12:21:35 »

Esse desenho do circuito que você colocou aponta diretamente na direção da patente do John Suhr. Uma das coisas mais interessantes é que dessa forma pode-se ajustar a "intensidade de atuação" da bobina bobona (a grande), mas o mesmo esquema pode ser adaptado para ser usado com a bobina bobinha (o single coils banguela).
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal