Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Junho de 2022, as 19:15:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)  (Lida 125567 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 916

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 118



« Responder #180 : 01 de Novembro de 2020, as 01:18:23 »

Agradeço por postarem, imprimi numa folha de papel comum o PCB da página 7 (abri com o navegador Edge e usei a escala de impressão em 100%) mas, não sei porque, os furos para os pinos das válvulas não batem e ficam mais espaçados que os pinos de uma 12AX7 real.
Como resolver isso, se eu quiser montar?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.069

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 1914


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #181 : 01 de Novembro de 2020, as 01:59:51 »

Você tem de comparar o footprint não com os pinos da válvula, mas com os pinos do soquete da válvula, que tem espaçamento maior.  E ainda existem soquetes com espaçamento diferente, precisa saber qual é o soquete que entra certo.

« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, as 02:04:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Administrator
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.833

Obrigado
-Dado: 165
-Recebido: 771



« Responder #182 : 01 de Novembro de 2020, as 02:11:44 »

Agradeço por postarem, imprimi numa folha de papel comum o PCB da página 7 (abri com o navegador Edge e usei a escala de impressão em 100%) mas, não sei porque, os furos para os pinos das válvulas não batem e ficam mais espaçados que os pinos de uma 12AX7 real.
Como resolver isso, se eu quiser montar?

Eu criei esse Footprint utilizando como referência um soquete vendido na Multicomercial.

De todo modo, esse mesmo layout que utilizei para fazer minha placa existe aqui neste tópico e está com as medidas das PCBs marcadas. Isso eu faço por conta de alguns problemas, que podem aparecer com algumas impressoras, que mudam um pouco as dimensões dos desenhos.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.069

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 1914


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #183 : 01 de Novembro de 2020, as 02:22:28 »

Então deve ser deste soquete:



Pra variar não consegui baixar o PDF da bosta do 4shared. Além de abrir um monte de página de cassino, nem dá chance de baixar o arquivo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 916

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 118



« Responder #184 : 01 de Novembro de 2020, as 02:23:55 »

Pois é, medi agora a distância diametral entre os pinos 3 e 8 no desenho impresso e marcou 1,85 cm, enquanto que essa mesma medida entre os pinos físicos 3 e 8 da válvula marcou 1,7 cm não batendo assim a furação.
O que seria mais indicado? reduzir a escala de impressão até bater ou utilizar um software dedicado tipo o Adobe Reader?
Registrado
Matec
Administrator
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.833

Obrigado
-Dado: 165
-Recebido: 771



« Responder #185 : 01 de Novembro de 2020, as 02:30:41 »

Pois é, medi agora a distância diametral entre os pinos 3 e 8 no desenho impresso e marcou 1,85 cm, enquanto que essa mesma medida entre os pinos físicos 3 e 8 da válvula marcou 1,7 cm não batendo assim a furação.
O que seria mais indicado? reduzir a escala de impressão até bater ou utilizar um software dedicado tipo o Adobe Reader?

Ramsay

Há um detalhe que talvez possa ajudar: como nessa placa o soquete vai ser soldado do lado do cobre, à princípio não vai haver a necessidade de fazer furação para ele.

Se você pegar o desenho que está no PDF, imprimir, e ele não bater com seu soquete, me avise, para que eu possa corrigir esse possível problema.

 Smiley
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 916

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 118



« Responder #186 : 01 de Novembro de 2020, as 02:46:59 »

Matec, o problema é que na minha impressora a medida entre o centro dos orifícios dos pinos no desenho do PCB não bate com a medida entre os centros dos pinos da válvula física, mas, pode ser que em outras impressoras diferentes de outros usuários a medida bata, sendo apenas questão de se testar.
Não sei se funcionaria na prática, mas, fiz uma regra de três e se eu reduzir a escala de impressão de 100% para 92%, teoricamente, talvez a medida bata.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.127

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 787



« Responder #187 : 01 de Novembro de 2020, as 03:07:15 »

Matec, o problema é que na minha impressora a medida entre o centro dos orifícios dos pinos no desenho do PCB não bate com a medida entre os centros dos pinos da válvula física, mas, pode ser que em outras impressoras diferentes de outros usuários a medida bata, sendo apenas questão de se testar.
Não sei se funcionaria na prática, mas, fiz uma regra de três e se eu reduzir a escala de impressão de 100% para 92%, teoricamente, talvez a medida bata.
Ramsay... Você não vai soldar a válvula na placa!!! Vai soldar o soquete!!!
A distância dos pinos da válvula não tem que bater com o layout. Só a distância dos pinos do soquete!!!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Administrator
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.833

Obrigado
-Dado: 165
-Recebido: 771



« Responder #188 : 01 de Novembro de 2020, as 03:21:20 »

Matec, o problema é que na minha impressora a medida entre o centro dos orifícios dos pinos no desenho do PCB não bate com a medida entre os centros dos pinos da válvula física, mas, pode ser que em outras impressoras diferentes de outros usuários a medida bata, sendo apenas questão de se testar.
Não sei se funcionaria na prática, mas, fiz uma regra de três e se eu reduzir a escala de impressão de 100% para 92%, teoricamente, talvez a medida bata.

Ramsay você está medindo a válvula ou o soquete? Como já foi dito, não se solda a válvula na PCB!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 916

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 118



« Responder #189 : 01 de Novembro de 2020, as 22:54:24 »

Matec e Kem, vocês estão certos, eu estava usando a válvula já que não tenho nenhum soquete de 9 pinos disponível.
Mas, a fim de facilitar a compensação da margem de erros das diferentes impressoras no que tange a furação dos pinos dos soquetes, seria interessante postar as medidas de largura e comprimento das placas PCB.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.127

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 787



« Responder #190 : 01 de Novembro de 2020, as 23:09:09 »

Você tem de comparar o footprint não com os pinos da válvula, mas com os pinos do soquete da válvula, que tem espaçamento maior.  E ainda existem soquetes com espaçamento diferente, precisa saber qual é o soquete que entra certo.

http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/5132008128115514504.jpg

Matec e Kem, vocês estão certos, eu estava usando a válvula já que não tenho nenhum soquete de 9 pinos disponível.
Já tinham te alertado quanto a isso. Você que não percebeu...

-----
Mas, a fim de facilitar a compensação da margem de erros das diferentes impressoras no que tange a furação dos pinos dos soquetes, seria interessante postar as medidas de largura e comprimento das placas PCB.
Concordo com você. É uma informação importante, até pra gente poder comprar / procurar a placa antes de imprimir...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Administrator
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.833

Obrigado
-Dado: 165
-Recebido: 771



« Responder #191 : 02 de Novembro de 2020, as 00:44:11 »

Mas, a fim de facilitar a compensação da margem de erros das diferentes impressoras no que tange a furação dos pinos dos soquetes, seria interessante postar as medidas de largura e comprimento das placas PCB.
Concordo com você. É uma informação importante, até pra gente poder comprar / procurar a placa antes de imprimir...

Primeiro que eu já tinha avisado que isso já existe. As medidas sempre estiveram cotadas no layout. É só conferir, é a mesma imagem da página 7. Essas medidas não estão lá só pra fazer bonito, são pra fazer a conferência das medidas do desenho, após a impressão.


De todo modo, esse mesmo layout que utilizei para fazer minha placa existe aqui neste tópico e está com as medidas das PCBs marcadas. Isso eu faço por conta de alguns problemas, que podem aparecer com algumas impressoras, que mudam um pouco as dimensões dos desenhos.

 Smiley



No final, acho que está havendo muita desatenção. No entanto dúvidas são sempre aceitas, e serão respondidas o mais breve possível.

 Undecided
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.185

Obrigado
-Dado: 72
-Recebido: 343



WWW
« Responder #192 : 02 de Novembro de 2020, as 01:00:43 »

Olá. Eu tenho feito meus layouts sempre usando furos de 0,5 mm nas ilhas. O diâmetro real do furo é escolhido no momento da furação usando a broca adequada. Fazendo-se assim, tem-se bem definido o ponto de apoio da broca, independentemente do seu diâmetro.

Antes eu usava o diâmetro real do furo na ilha, o que causava o deslizamento da broca no momento do furo, para aqueles furos de diâmetro maior.

Ficou muuuito melhor.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.127

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 787



« Responder #193 : 02 de Novembro de 2020, as 01:14:44 »

Olá. Eu tenho feito meus layouts sempre usando furos de 0,5 mm nas ilhas. O diâmetro real do furo é escolhido no momento da furação usando a broca adequada. Fazendo-se assim, tem-se bem definido o ponto de apoio da broca, independentemente do seu diâmetro.

Antes eu usava o diâmetro real do furo na ilha, o que causava o deslizamento da broca no momento do furo, para aqueles furos de diâmetro maior.

Ficou muuuito melhor.
Uma ótima idéia. Só não pode esquecer de corrigir se for mandar fazer em fábrica...  Grin

-----
Concordo com você. É uma informação importante, até pra gente poder comprar / procurar a placa antes de imprimir...

Primeiro que eu já tinha avisado que isso já existe. As medidas sempre estiveram cotadas no layout....
Desculpe se não ficou clara a minha resposta. Eu só concordei com o comentário, não respondi pensando no seu PDF.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2020, as 01:17:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #194 : 05 de Novembro de 2020, as 16:23:54 »

Uma dica pessoal, nas folhas de impressão do PDF, tem um quadrado escrito 15mm, esse quadrado é de referência. Então, após imprimir a folha, teste com uma régua se está com 15mm, se estiver, é porque está tudo do tamanho adequado.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2020, as 16:33:21 por cesar.carazza » Registrado
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.105 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal