Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:07:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de Headphones para guitarra  (Lida 28008 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 05 de Novembro de 2013, as 23:38:36 »

Fiz este pequeno amplificador, para suprir as necessidades do meu filho.  As vezes ficava observando, ele tocando a guitarra de forma "acústica", acompanhando, ou acompanhado pelo MP3, muitas das vezes, diante do computador, repetindo várias vezes a mesma música até aprender.

Em algumas ocasiões, eu (que não toco guitarra) achava que ele estava exercendo muita "pressão" nas cordas para poder ouvir a guitarra não plugada, já que estava com os phones do MP3.  Mesmo ele dizendo que não, e que "pegada" era a mesma, estando a guitarra plugada ou não, ainda assim eu cismava que se ele estivesse ouvindo a guitarra plugada exerceria menor "pressão nas corda".

Resolvi então fazer este mini-amp para guitarra, e com entrada adicional para MP3!  Ainda não está "encaixotado" e faltando pequenos ajustes no layout.





Ficou assim, entrada de guitarra, que só liga o amplificador quando coloca o plug, controle de ton, volume da guitarra e volume do MP3, entrada do MP3 stereo, e na parte de trás, a saída para os phones.

Abraços,
Alfredo



« Última modificação: 02 de Janeiro de 2020, as 10:35:56 por Alfredo Padrao » Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #1 : 05 de Novembro de 2013, as 23:46:35 »

Opa, bem simples e objetivo, vou aguardar esse layout...

Parabéns
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 06 de Novembro de 2013, as 07:15:27 »

Este eu monto com certeza.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #3 : 06 de Novembro de 2013, as 11:40:03 »

Ao ver esta postagem, me veio uma pergunta à cabeça.
Quer me adotar como filho também?
Brincadeira! Parabéns pela iniciativa.
Abraço!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 06 de Novembro de 2013, as 12:57:19 »

Apesar deste ser o protótipo, já está funcionando perfeitamente! Legal!

O que fiz, foi pegar vários circuitos que já vi aqui no forum, e juntar para fazer este amplificador para phones.

- Peguei emprestado o buffer do "Ruby Mini-Amp", sequestrei o controle de tone do "Big Muff", e adicionei um pré com BC549, depois juntei com o amplificador para phones de exemplo no datasheet do TDA2822.

Segue o link com o pdf do esquema: http://www.4shared.com/office/RnYeQl9Sba/Esquema_V1-1_Final.html

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, as 09:35:30 por Alfredo Padrao » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 06 de Novembro de 2013, as 20:52:43 »

Fiz este pequeno amplificador, para suprir as necessidades do meu filho.  As vezes ficava observando, ele tocando a guitarra de forma "acústica", acompanhando, ou acompanhado pelo MP3, muitas das vezes, diante do computador, repetindo várias vezes a mesma música até aprender.

Alfredo, sacanagem, você está falando do MEU filho sem a devida autorização!

Brincadeiras a parte, sem dúvida é um projetinho que vai quebrar o galho de muitos, parabéns!

Pergunta: o amp chega a distorcer o sinal da guitarra?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 06 de Novembro de 2013, as 23:30:12 »

Finck, ainda bem que não falei mau! Legal!

Quanto a sua pergunta: Se usar no talo, distorce.

Veja que na parte de baixo do circuito impresso, na parte da entrada, que era direto no J201, eu cortei a trilha e coloquei um resistor de 33k, mas pode ser de 68K, principalmente se for guitarra com captadores de alto ganho.  Mas acho que não precisa colocar o volume no máximo, além de ainda ter o controle adicional do volume da guitarra.
Registrado

detona
Visitante
« Responder #7 : 07 de Novembro de 2013, as 09:42:11 »

Parabéns!! sem dúvida irei fazer um.. mas o que você acha de colocar uma simulação de caixa tipo a marshall speaker simulator antes da saída dos fones? vocês acham que vale a pena?
E parabéns de novo Alfredo genial a sua ideia!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 07 de Novembro de 2013, as 10:32:38 »

Eu cheguei a pensar nisso também, mas acho que isso já seria um segundo passo, pois o projeto aqui apresentado perderia um bom grau de simplicidade.

Uma das coisas que se deve pensar é que queremos simular os falantes apenas para colorir o sinal da guitarra e não o do MP3 ou player qualquer usado!

Depois, já na onda de complicar, inserir efeitos de drive/distortion e um delay baseado no infame PT2399 cai bem no caminho de complicação do projeto, o que não deixa de ser um belo de um desafio. Porém não é um desafio apenas para o criador deste belo projeto aqui, que já nos ofereceu um bom amplificador de headphones. Mas para todos que se interessarem em incrementar o que já está bom, incluindo o autor se ele se interessar também, claro.

 Legal!

-----
Mais uma coisa, agora que vi o documento que nosso colega e criador do projeto gentilmente nos cedeu: está tudo muito bem colocado, praticamente em blocos! O que facilitará e muito a tarefa de "inventar" e criar versões alternativas.

 Palmas
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, as 10:42:02 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 07 de Novembro de 2013, as 13:12:24 »

Obrigado a todos pelas ideias.

Mas inicialmente, o objetivo neste caso foi ser o mais simples possível, para suprir as necessidades que citei.  Mas isto nada impede que se adicione outras funcionalidades, claro que neste caso vai aumentar em termos de tamanho e complexidade.

Eu tentei condensar, o máximo possível, ao mesmo tempo pensando em utilizar, materiais mais comum no mercado, para que permita que qualquer um possa montar, caso deseje.  Assim como deixar o projeto bem compacto, para que por exemplo, possa colocar numa caixa 1590B, ou melhor ainda numa "patola" que é mais barata e pode ser encontrada em qualquer farmácia.

A intenção, é montar algo que possa ser pendurado no cinto, ou mesmo num destes clips de celular, para que possa dar autonomia de movimentos, se necessário for.

Segue o link do layout finalizado: http://www.4shared.com/office/RnYeQl9Sba/Esquema_V1-1_Final.html

OBS: Este layout finalizado "FOI TESTADO" por rafafelix em 26/11/2014

A diferença em relação ao protótipo está só na parte da entrada de MP3, que troquei a posição dos capacitores de acoplamento do sinal (são aqueles vistos por baixo da placa na segunda foto).  Como o potenciômetro de volume do MP3 atuava direto na entrada do amplificador, atenuando todo o sinal, não deixava o sinal da guitarra passar, quando ele estava fechado.

Assim como reloquei os capacitores e resistores da entrada de MP3, e o capacitor do pino 8 do TDA2822.  Portanto, nada na parte de guitarra ou tone.  Dá para comparar com as fotos.

Qualquer coisa é só perguntar.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 26 de Novembro de 2014, as 23:49:07 por Alfredo Padrao » Registrado

nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #10 : 08 de Novembro de 2013, as 09:41:29 »

Parabéns Alfredo, muito bom o projeto!!  Palmas

Estava dando uma comparada no layout e no esquema e vi uma coisa, no potenciometro de TONE, o pino 2 no esquema é ligado no capacitor de 100nF e no layout esse pino está ligado no capacitor de 3n9. Acho que só os valores dos capacitores que estão invertidos!!

Abração!!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, as 09:43:48 por nevio » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 08 de Novembro de 2013, as 12:59:16 »

Valeu nevio, obrigado pela observação. Legal!

Realmente estavam com posições trocadas, o correto é como está nos esquema, ou seja, capacitor de 100nF no pino 2 do potenciômetro de tone.  Correção feita, e link atualizado.

Isto é que dá fazer layout no corel.  Ainda vou aprender a usar o eagle.  Caso encontre outra inconsistência é só avisar.

Abraços,
Alfredo
Registrado

guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #12 : 07 de Maio de 2014, as 21:31:42 »

Alfredo, desculpe ressuscitar seu tópico assim, mas um amigo me pediu, se eu tinha algum amp desse tipo, para baixo. Qual modificação seria necessária para utilizar seu projeto para um Baixo?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 07 de Maio de 2014, as 23:56:31 »

Praticamente trocar os capacitores de acoplamento, para valores maiores, por exemplo o de 47nF para 470nF os de 100nF para 680nF ou mesmo 1uF (isto tudo de forma experimental).

Vou ver se encontro uma calculadora para calcular os valores do circuito tonal do Big Muff, pois assim poderá adequar ao seu gosto.

Abraços,
Alfredo
Registrado

guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #14 : 08 de Maio de 2014, as 00:32:20 »

Beleza Alfredo, muito obrigado mesmo. É um favor que estou devendo para esse amigo. Valeu mesmo

Abraço
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal