Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:36:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pre amp valvulado RIAA  (Lida 30484 vezes)
cobalto777
Visitante
« Responder #30 : 28 de Junho de 2014, as 11:59:32 »

poxa...eu montei 3 prés valvúlados,os links estão ai no post,mas nenhum deles era riaa pra phono...
http://www.diyaudioprojects.com/Tubes/tubes.htm
todos funcionaram lindamente...
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #31 : 28 de Junho de 2014, as 14:21:37 »

Eu trabalhei seis meses, todo dia testando préamplificadores a 2 transistores para corrigir as frequências conforme RIAA, em 1989.  Até tenho um amplificador com um circuito destes jogado lá num canto, mas está cheio deles na internet.  Veja este por exemplo:
http://orlandosom.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

Abraços, Saúde e amor!
« Última modificação: 28 de Junho de 2014, as 14:25:09 por Patines » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #32 : 30 de Junho de 2014, as 11:16:18 »

Eu trabalhei seis meses, todo dia testando préamplificadores

Patines,

Para testar, eu posso usar um gerador de ruido branco e analisar a curva de correção?
Tem outras sugestões de como posso testar um equalizador RIAA?

Abração
Registrado

Juliano Oliveira
Marcelo Garcia
Visitante
« Responder #33 : 30 de Junho de 2014, as 13:13:48 »

poxa...eu montei 3 prés valvúlados,os links estão ai no post,mas nenhum deles era riaa pra phono...
http://www.diyaudioprojects.com/Tubes/tubes.htm
todos funcionaram lindamente...

Vou fazer o pequeno transistorado. Válvulas são divinas, mas, prefiro ficar vivo meu nível de conhecimento ainda não me permite.

Abraços!
Muito obrigado pelos feedbacks.
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #34 : 30 de Junho de 2014, as 14:11:22 »

A título de curiosidade, eu que sou um grande "compartilhador" do trabalho do Luciano Peccerini, segue mais um post, falando sobre RIAA.

Testando um preamplificador de Phono

Mas ainda gostaria de saber do Patines como ele executava seus testes.

Abração

-----
Acabei de achar um projeto bem legal com dois projetos de preamp RIAA, o primeiro usando apenas uma 12AX7 e menos ganho.

O segundo é um projeto mais incrementado com quatro triodos (2 x 12AX7), parecido com o projeto que o Guilherme postou do Hiraga.

Achei bastante curioso é a fonte que ele projetou com duas 6BQ5 e uma 12AX7. Qual a necessidade de uma fonte tão "cara" para um pré? Não desmerecendo a importância do pré amplificador de phono mas, não se conseguiria o mesmo resultado com uma fonte com menos componentes?

Phono Preamp Time!

Single Tube Phono Stage

One Possible Power Supply
« Última modificação: 30 de Junho de 2014, as 16:47:41 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
Guilherme
Visitante
« Responder #35 : 30 de Junho de 2014, as 19:44:23 »

Marcelo,

Acho que você deve procurar o circuito elétrico desse preamplificador RIAA antes de pensar em adquiri-lo.

Tenho noticias de alguns projetos que usam apenas um estagio JFET que não são bons, embora utilizem componentes de alta qualidade, que é o caso desse kit.

No seu lugar, eu tentaria o projeto indicado pelo patines. É o mais clássico dos preamps RIAA, fácil de montar e foi comercializado durante quase uma década pala IBRAPE na forma de um pequeno kit chamado M204. Sucesso garantido.

Caso você queira algo bem mais sofisticado, mas nem por isso caro, tente esse a seguir. Infelizmente recortei e emprestei o layout da placa de circuito impresso para alguém e nunca mais voltou. Mas tem o layout do lado dos componentes.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/elektor_phono_1.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/elektor_phono_2.jpg

Embora não seja Lei, prefiro montar phono-preamps com a fonte de alimentação (transformador, retificador e filtros) montada em chassis separado.

No preamp abaixo, em particular, vou alimentar com +/- 24Vdc fornecidos por baterias de motos. Note o regulador "on-board" com LM317/337.
Não parece, mas alimentar com DC pura faz uma diferença enorme !

juloliveira,

nas url's que indiquei em meus primeiros posts, tem um circuito chamado "inverse RIAA", passivo, que deve ser inserido entre a fonte de sinal de áudio (senoidal, 20Hz-20kHz) e a entrada do preamp, que permite verificar facilmente o desvio, em dB, em relação à curva RIAA padrão.





Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #36 : 01 de Julho de 2014, as 23:46:41 »

Mas ainda gostaria de saber do Patines como ele executava seus testes.

Utilizava um gerador de áudio com atenuador para testar este tipo de pré.  Entrava com somente um nível de áudio, obviamente atenuado para não saturar a saída e media a saída com um decibelímetro.  Media a amplificação em pelo menos 7 frequências e comparava com a curva.  Na  época sabia de cabeça quanto deveria ser o nível de áudio para cada frequência.  Este teste sempre me pareceu uma coisa bem simples. 

Cada pré era cuidadosamente escutado por mim ou por meu colega de bancada.  Se apresentasse chiado audível trocávamos os dois transistores, mas digo que era pouco comum apresentar problemas de ruído.  Ao ouvir discos, o som, era dos melhores.

Abraços, Saúde e amor!
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal