Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 13:08:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de construção - Marshall Silver Jubilee 50/25 W  (Lida 61646 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #90 : 17 de Julho de 2014, as 09:08:19 »

Olá Electric Effects

Você acaba de aprender duas coisas nova no áudio:

1- Alto-falante não é carga resistiva. Seu amplificador funcionou lindamente com uma carga resistiva, mas quando coloca um alto-falante a coisa muda muito de figura. Componentes que antes ficavam atenuadas passam a aparecer não se sabe de onde.

2- Teus ouvidos são mais sensíveis que o osciloscópio! Se você medir, vai ver que a amplitude desse sinal grave não passa de 0,1V. É o suficiente para fazer um estrago.

A chave que você chama de 25W/50W altera o funcionamento do amplificador do modo pentodo para o modo triodo. No modo triodo, o ruído será menor por duas razões. Primeiro porque a impedância de placa do triodo é mais baixa que do pentodo e o ganho do estágio de saída é menor. Isso contribui para atenuar o ruído. Segundo porque no modo triodo a corrente no choque T3 será menor e consequentemente a filtragem da fonte fica mais eficiente.

Antes de fazer modificações neste circuito para tentar melhorar o ruído, é melhor fazer uns testes para ter certeza de sua origem. Faça o seguinte; usando garras jacaré, ou uma ligação temporária de outro tipo, ligue o pino 5 das EL34 direto no ponto de BIAS do circuito. Nessa configuração ele deve ficar completamente mudo. Se houver algum ruído, ele estará no estágio de potência. Altere a posição da chave 25/50 e veja se o ruído aparece.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #91 : 17 de Julho de 2014, as 18:50:35 »

Bem, a primeiro momento coloquei o bias nos pinos 5 das 2 válvulas e só deu um pequeno pop na hora que alterno entre as posições, ambas ficam mutadas.

-----
E agora eu retestei e ainda continua a mesma coisa. Me aconselham fazer a conexão depois sem a chave?

-----
Eu só acho que o problema não é no pré, dá até pra eu testar isso depois também pelo loop de efeitos e usar um pedal de distorção como pré-amplificação. Bem, vou tentar fazer algumas coisas aqui, só que daqui uma semana que terei acesso aos equipamentos.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, as 20:45:55 por Electric Effects » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #92 : 17 de Julho de 2014, as 20:52:13 »


Segundo os arquivos:

Cade o resto do esquema?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #93 : 17 de Julho de 2014, as 21:04:41 »

http://www.4shared.com/rar/-4km57m6ba/jubilee.html
https://drive.google.com/file/d/0B12cFs-e4eD_VkZfNml3alcwcG8/edit?usp=sharing

Estão aqui, tinha postado na primeira página também.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #94 : 18 de Julho de 2014, as 12:12:47 »

Bem, a primeiro momento coloquei o bias nos pinos 5 das 2 válvulas e só deu um pequeno pop na hora que alterno entre as posições, ambas ficam mutadas.

Muito cedo para você afirmar que o problema não está no pré. O que dá para dizer é que não está no power. Agora quero que ligue o ponto central do potenciômetro de volume master ao terra. ATENÇÃO! É para ligar no terra! Não vamos ligar mais nada no bias.

Novamente mude a chave e veja se o ruído aparece.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #95 : 18 de Julho de 2014, as 16:01:55 »

Progessos!!!

Resolvi um problema e surgiu outro  Roll Eyes, é sempre assim a vida.

Bem.

Troquei as 2 válvulas de power de posição, uma com a outra  Wink .
Troquei também a posição das 3 válvulas de pré, inclusive fiz isso pois estou usando válvulas usadas, tem uma Mullard que estava na etapa do amplificador diferencial que acendia o filamento bruscamente e depois ficava normal, mas isso já foi discutido como normal aqui no fórum, pois bem, coloquei ela no 1º estágio e outra válvula na parte do amplificador diferencial. Pronto temos 50W também!  Evil

Um outro detalhe agora que eu notei, não sei se deixei cair um fiapo de fio dentro do pot. de presença, ele está estranho vou confirmar isso agora, mas quando ele fica com menos que 70% do curso ele dá um apito agudo no ampli mesmo com o volume zerado. Talvez o problema esteja nessa parte então. Vamos ver.

Obrigado Eduardo pela disponibilidade, vou ver até se abro o pot de presença. Abraços.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #96 : 18 de Julho de 2014, as 16:59:12 »

Olá Electric Effects, conseguiu resolver o problema do chaveamento? testei este chaveamento hoje, (chaveamento do esquema original), ocorreu que o led acende normal, e quando fecha a chave, o led apaga..., porém, sem chavear o Relê..., testei várias configurações e nada..., simplesmente não chaveia..., estou utilizando um transformador de 6,3v 0v. Parabéns pelo projeto, dá gosto de ver...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #97 : 18 de Julho de 2014, as 18:09:28 »

Olá Electric Effects, conseguiu resolver o problema do chaveamento? testei este chaveamento hoje, (chaveamento do esquema original), ocorreu que o led acende normal, e quando fecha a chave, o led apaga..., porém, sem chavear o Relê..., testei várias configurações e nada..., simplesmente não chaveia..., estou utilizando um transformador de 6,3v 0v. Parabéns pelo projeto, dá gosto de ver...,

Ainda não, deixei ele de lado por enquanto é só o detalhe do LED agora, aumentar a resistência que o acompanha também e arrumar uma maneira de fazer o contrário, acender o LED quando o circuito for chaveado para distorção. Eu podia até inverter a parte da DPDT do relé, só que ele ficou bem preso, então vamos para a eletrônica...

No seu caso pode ser algum problema mecânico no relé, talvez esteja velho demais ou algo do tipo, está com um amplificador da Marshall original ai?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #98 : 18 de Julho de 2014, as 18:52:07 »


No seu caso pode ser algum problema mecânico no relé, talvez esteja velho demais ou algo do tipo, está com um amplificador da Marshall original ai?


Não, estou testando este chaveamento para outro projeto, porém, sem ligar nada nos pinos do chaveamento, apenas na bobina, só para ver se funciona o circuito, funcionar funciona, mas não chaveia..., acho que encontrei o problema, inverti um dos caps..., vou voltar a mesa e retestar, se funcionar volto aqui explicando, obrigado pela atenção, abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #99 : 20 de Julho de 2014, as 19:49:04 »

Descobri alguns dos problemas que estavam me ocorrendo. Sobre o ruído grave eu substitui a válvula e ele sumiu nos 50W, mas apareceu um ruído agudo quando o pot de presença estava abaixo dos 70% mais ou menos, substitui por outra válvula. Notei que o ruído agudo também sumiu, o problema é que o amplificador perdeu muito volume mesmo. Cheguei a conclusão que por usar válvulas usadas, elas devem ter uns 30 ou 40 anos, algumas podem ter dado esse problema, consegui achar uma aqui que tem o volume bom e não dá o ruído. Abraços.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #100 : 20 de Julho de 2014, as 20:54:01 »

Já tive problemas semelhantes com Válvulas de pré ruins..., basto trocar e funcionar..., outras vezes foram os Potenciômetros que mesmo novos, vieram com problema..., estou louco para ouvir o som deste bicho..., boa sorte...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #101 : 20 de Julho de 2014, as 21:41:36 »

Também tinha achado que o pot de presença estava ruim, pois um dos problemas do ruído vinha um ruído quando eu girava o pot, como se tivesse uma poeira no som, essa interferência vinha depois com o ruído agudo ou grave.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #102 : 20 de Julho de 2014, as 22:05:24 »

Também tinha achado que o pot de presença estava ruim, pois um dos problemas do ruído vinha um ruído quando eu girava o pot, como se tivesse uma poeira no som, essa interferência vinha depois com o ruído agudo ou grave.

Probleminha chato hein..., já deu uma conferida nos Capacitores da Fonte? outra possibilidade é o Potenciômetro não estar ruim, mas ser de algum tipo diferente de Potenciômetro, talvez a curva dele, algo assim, infelizmente não sou expert no assunto, já já os mais experientes ajudam também...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #103 : 20 de Julho de 2014, as 22:29:41 »

Electric Effects

Isso tudo que você está passando, pode ser também excesso de realimentação negativa. Em valvulados isso pode acarretar oscilações em baixas e altas frequências.

Para verificar se é esse seu problema, desconecte o resistor de realimentação do secundário do transformador de saída.

Caso os problemas desapareçam. Mude a realimentação para um tap de impedância menor do transformador de saída (8 ou 4 ohms); ou então aumente o valor do resistor de realimentação.

 Smiley
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:29:12 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #104 : 26 de Julho de 2014, as 19:14:19 »

https://www.youtube.com/watch?v=6Ils_p1ezAQ&feature=youtu.be

Primeiras impressões sobre o ampli, é muito top, ele está com ruídos praticamente 0. Vou gravar mais vídeos ainda, o clean dele me impressionou e a distorção também, muito áspera por sinal.
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal