Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:20:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas  (Lida 14095 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #30 : 28 de Abril de 2014, as 23:10:06 »

Estamos com duas ideias de projeto bem distintas aqui:

1 - Um processador de múltiplos efeitos digital com misturador analógico (controlado digitalmente, claro) e módulos de efeitos (a princípio) por software;

2 - Um processador de múltiplos efeitos analógico controlado por microprocessador digital, para termos a possibilidade de criar presets, porém sem processar o som no reino digital.

Primeira direção a se tomar!

Eu acho a segunda opção mais realística, assim... utilizar efeitos analógicos e controlar somente os potenciômetros como presets mesmo, a ideia de utilizar cartuchos é ainda mais interessante pois daria pra colocar "qualquer" efeito com os potenciômetros digitais dentro da unidade principal, e de quebra ainda controlar tudo como o projeto do Hexaswitch que está sendo desenvolvido aqui. Creio que condiz com a ideia do EddieTavares.

Eu digo mais realista pois fica mais viável pra muita gente desta forma do que adentrar na área dos DSPs, tanto pela complexidade quanto, por exemplo: "como consigo ter aquele chorus, e não este, que não parece o meu pedal?" ou "como colocar aquele drive estilo guvnor"... Eu estava com uma ideia de um PIC controlar o FV-1, utilizando encoders rotativos e salvando presets para cada efeito do FV-1, com saídas analógicas através do PIC por meio de PWMs.

O engraçado é que falando em cartuchos, me vem na cabeça os cartuchos do Atari  Cheesy talvez por causa das notícias das escavações, no Novo México.
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #31 : 28 de Abril de 2014, as 23:30:27 »

Buenas!

Segue uma idéia que eu tive a alguns anos atras, mas por falta de tempo e de conhecimento que não tinha na época e não tenho agora, nunca passou disso. Quando comecei e ver o rumo que este tópico tomou, logo me lembrei dela. Na época achei uma grande viajem, mas vi que tem gente pensando coisas parecidas:




O funcionamento seria algo mais ou menos assim:

Seriam pedais que poderiam ser utilizados individualmente, bastando ligar um cabo no in e outro no out, colocar energia nele e pronto.

Existiria uma base que seria o controlador de presets. Esta poderia ter uma fonte inclusa, para todos os pedais. Então, iria se ligando em série cada pedal. Está ilustrado como entradas para cabos ali no desenho, mas eu tinha pensado na época que poderia ser tipo um encaixe de cartucho na lateral do pedal, macho de um lado e fêmea do outro, ou algum cabo único, talvez com o de áudio separado por questões de interferência. Um buffer poderia ser incorporado a este pedal base.

Não teria opção de salvar e editar presets, bastaria estar no preset desejado, e acionar ou desligar cada pedal no seu próprio switch. Abre a possibilidade de ligar um boost em um solo, por exemplo, mas sem mudar de preset. Ao mudar de preset, automaticamente salva o estado que estava e ao voltar, recupera o último estado de cada pedal em cada preset.

Outra idéia seria não ter preset down e up, mas talvez usar o switch de cada pedal para selecionar um preset. O numero de presets seria determinado pelo numero de pedais neste caso, dai sim tendo que ter um botão para editar na base.

Os potenciômetros eu imaginei usar rotativos com motor (deve ser caro isso, nunca fui atras), dai salvaria também os parâmetros diferentes em um mesmo efeito para cada preset. Sempre me vem as imagens das mesas profissonais nos documentários "Classic Albuns", que o operador dá um "solo" em um canal e todos os potenciômetros lineares deslizam sozinhos. Imagina o cara mudando de preset e os potênciometros girando ali, ia ser lindo.

Enfim, uma viajem, mas como o pessoal está se empolgando aqui, não custa lançar mais lenha na fogueira.

« Última modificação: 28 de Abril de 2014, as 23:33:24 por fpohren » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #32 : 29 de Abril de 2014, as 00:46:36 »

Blackcorvo

Na verdade eu acho que vai ser difícil termos uma enclosure que possibilite a confeccão de cartuchos, pensei em algo como um flat cable conectando a placa do efeito ao mainboard, como em algumas placas de video, som, rede...

Dessa forma eu poderia, por exemplo, montar um efeito da tonepad, soldar os condutores diretamente na placa do efeito e espetar o flat no slot da mainboard.

Se eu tiver os pots no cartucho eu teria que criar personalizar os layouts pra esse fim, imho será mais fácil termos os pots na mainboard.

-----
Inclusive, acho que deveríamos usar barras de pinos aos slots, que são bem mais fáceis de encontrar e são bem baratos.
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, as 09:01:46 por EddieTavares » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #33 : 29 de Abril de 2014, as 09:20:24 »

Quem vai?

    http://www.lojamundi.com.br/cubieboard-1ghz-1gb-ram.html#.U1-YXVe9aPo

    http://www.lojamundi.com.br/breadboard-cubieboard.html#.U1-YgFe9aPo

    http://www.lojamundi.com.br/dissipador-para-cubieboard-e-cubieboard-2.html#.U1-YmVe9aPo

Não é super barato... mas vai ser MUITO divertido!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #34 : 29 de Abril de 2014, as 09:52:31 »

Da pra baratear (com sorte) um pouco...
http://www.ebay.com/itm/251272825038

E o gabinete... http://www.ebay.com/itm/221403401517
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 29 de Abril de 2014, as 12:28:57 »

Eu achei que seria mais simples juntar esses pequenos computadores (Raspberry PI e Cubieboard) com módulos DSP que já existem aos montes.  Bastaria fazer uma interface gráfica no computador e mandar os comandos para o módulo DSP fazer o serviço de efeitos.

Vejam esses:
http://www.cliffinc.com/products/digital/index.htm
http://www.cliffinc.com/products/digital/ace32r2.pdf

http://www.tnt-audio.com/sorgenti/minidsp_e.html
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #36 : 29 de Abril de 2014, as 14:16:44 »

 Eu estive lendo o site da MOD e achei fantástica a versatilidade do hardware deles. Tem centenas de plugins que podem ser utilizados (a maioria dos que olhei no site são free, em código aberto para quem quiser usar/modificar).

 Dois dos desenvolvedores de onde eles retiraram alguns dos efeitos:

 http://quitte.de/dsp/caps.html
 http://tap-plugins.sourceforge.net/index.html

 A mágica é que está tudo meio pronto já, basta o computador iniciar e rodar os plugins (não é tão fácil assim, precisa ter alguma robustez, imagine a pedaleira dando crash no meio do show).
 
 Sobre a história deles:

Citar
"Em 2013 surge o MOD Quadra. O protótipo foi apresentado na LAC (Linux Audio Conference), em abril, e foi muito bem recebido pelos desenvolvedores, que ficaram encantados ao ver seus efeitos rodando em um dispositivo como o MOD, e pela comunidade como um todo. Este sucesso foi uma confirmação para a equipe de que o MOD estava no caminho certo, e de que a construção de uma relação constante de cooperação com uma comunidade ativa de desenvolvimento de efeitos de áudio era uma parte essencial do projeto."

 A idéia é ter uma "Play Store" só que de efeitos, onde o pessoal poderia desenvolver e vender seus plugins. É uma idéia muito legal e pioneira.

 O único problema é que ainda existe uma latência (segundo eles) de 5 ms. Não parece muito, mas talvez a dinâmica fique um pouco afetada (para os mais puristas...).
 Quanto mais efeitos se colocar no caminho do sinal, mais esse latência aumenta e talvez nem tenha como diminuir muito isso (sistemas operacionais são assim, esqueça usar um linux para sistemas onde a latência é crítica).
 Talvez eles tenham refeito algumas partes do SO para tentar diminui ao máximo isso e dizem que os "nossos engenheiros estão trabalhando para diminuir ainda mais essa latência".

 A solução do xformer é vantajosa nesse aspecto, usar um DSP libera muito o SO dos cálculos complexos em ponte flutuante em tempos críticos, além da transferência massiva de dados entre o processador e a RAM, etc... A latência diminui muito.
 
 Mas precisaria arrumar um jeito de utilizar esses plugins já existentes na pedaleira, caso contrário, além de projetar um sistema ainda mais complexo com DSP, precisaria desenvolver todos os efeitos do zero...

 A labuta é realmente grande!
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #37 : 29 de Abril de 2014, as 14:44:33 »

Digo por experiencia própria que 5ms é humanamente imperceptível. Até 30ms não afeta em praticamante nada a performace.
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, as 14:46:33 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 29 de Abril de 2014, as 15:08:32 »

Gosto muito da ideia de seguir os passos da MOD. O hardware é barato e fácil de achar. O software está quase pronto. Uma distribuição linux simplificada com os códigos abertos.

(Por favor ninguém, sugira copiar o trabalho da MOD - a não ser que eles ofereçam)

Mas não se iludam, dá um trabalho grande juntar todas estas coisas. Tenho bastante experiência com linux e sistemas embarcados e a coisa é trabalhosa, principalmente se há a intenção de deixar a coisa "a prova de idiotas"!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #39 : 29 de Abril de 2014, as 16:43:34 »

 Que legal Haroldo, não sabia que você tinha experiência com isso!

 Existe também a BeagleBoard Black que possui o mesmo processador (ou equivalente) mas com apenas 512Mb de RAM.

 O preço dela é de uns 45 dólares (na Farnel custa 220 reais) e o mais interessante é que existe já um "shield" com codec via SPI/I2C:

 http://beagleboard.org/Products/BeagleBone+Black

 http://elinux.org/CircuitCo:Audio_Cape_RevB

 É só plugar e começar a desenvolver!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #40 : 29 de Abril de 2014, as 17:41:34 »

Que legal Haroldo, não sabia que você tinha experiência com isso!

Se você tiver um debian, fedora, centos e alguns outros, experimente o comando (como root):

modinfo snd-korg1212
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #41 : 29 de Abril de 2014, as 18:17:42 »

 Abri uma máquina virtual com Ubuntu 12.04...

 O Haroldo está no Kernel!  Cheesy

 É o driver de uma placa de som da Korg não?

 Bem, se você já fez isso, uma pedaleira já é meio caminho andado!  Wink

 
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #42 : 29 de Abril de 2014, as 19:17:22 »

Gosto muito da ideia de seguir os passos da MOD. O hardware é barato e fácil de achar. O software está quase pronto. Uma distribuição linux simplificada com os códigos abertos.

(Por favor ninguém, sugira copiar o trabalho da MOD - a não ser que eles ofereçam)

Mas não se iludam, dá um trabalho grande juntar todas estas coisas. Tenho bastante experiência com linux e sistemas embarcados e a coisa é trabalhosa, principalmente se há a intenção de deixar a coisa "a prova de idiotas"!

Tem razão, isso pode dar certo! A lista de efeitos open source é bem grande! Apesar de dar um trabalhão juntar tudo, muito do mais difícil já está pronto.

Quem aí tá animado o suficiente pra começar?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #43 : 30 de Abril de 2014, as 09:58:29 »

 Ai que entra o trabalho pesado...

 É um projeto e tanto, com 90% de software.

 Eu criei uma outra máquina virtual no meu PC rodando um Ubuntu, vou tentar rodar os plugin's e ver se consigo alguma coisa!

 Essas plaquinhas que são computadores já possuem alguma interface de áudio (saída para fones e entrada de microfone) em um primeiro momento nem é tão necessário assim um hardware específico (apenas se constatar de cara que a performance seja muito ruim).

 De qualquer forma, quem tem acesso a um Linux pode pegar esses plugin's para usar com o ardour, de acordo com o link:

Citar
"About TAP-plugins (the LADSPA ones)

TAP-plugins is short for Tom's Audio Processing plugins. It is a bunch of LADSPA plugins for digital audio processing, intended for use in a professional DAW environment such as Ardour. These plugins should compile and run on any recent (that is, not seriously outdated) GNU/Linux system. They don't require any special libraries besides the standard GNU C and math libraries, which are expected to be provided on the machine used for compiling."

 http://tap-plugins.sourceforge.net/ladspa.html

 http://ardour.org/

 Agora é mãos a obra!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #44 : 30 de Abril de 2014, as 11:18:54 »

Instalar o guitarix é mais educativo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.074 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal