Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:45:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arranjo amplificador com 'efeito hifi'  (Lida 35814 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« : 01 de Abril de 2014, as 23:08:09 »

A algumas semanas comprei no mercado livre um transformador de saída 'por minha conta em risco'.

O cara não sabia me dizer a impedância do primário, só dizia que servia o seguinte:
PROPRIO PARA VALVULAS 25L6 , 50L6 ,6AQ5, 6V6
SAIDA SINGLE END 4 WATTS

Quem quiser ver o anúncio segue o link

Eu comprei por alguns motivos. Quero ter vários transformadores para testar e estudar timbres e arranjos. Como o preço era bom, achei que valeria o teste.

Pelas válvulas especificadas, imagino o primário tenha entre 5k e 8k ohms de impedância no primário. Ainda farei testes.

Bom, junto do transformador, ganhei de brinde uma válvula EF80 e veio um esquema com um arranjo que não tinha visto ainda. E 'efeitoHIFI' que o anúncio diz, acho que é o feedback negativo, porém, ele sai de um terceiro terminal no secundário do transformador. A seguir segue o esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O que acham desse esquema?
Alguma opinião sobre o transformador?

Valeu galera

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 02 de Abril de 2014, as 00:21:31 »

Realmente é um circuito com realimentação negativa, e se entendi bem o esquema, o transformador tem um tap no primário pra ligar em modo ultralinear...? Seria isso o "efeito hi-fi"?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 02 de Abril de 2014, as 00:42:18 »

Realmente é um circuito com realimentação negativa, e se entendi bem o esquema, o transformador tem um tap no primário pra ligar em modo ultralinear...? Seria isso o "efeito hi-fi"?

Acredito que esse tap seja para alterar a impedância primária do transformador. Talvez o "efeito Hi-Fi" fosse uma vantagem à mais para vender o peixe transformador.  Grin

Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 02 de Abril de 2014, as 02:43:12 »

Realmente é um circuito com realimentação negativa, e se entendi bem o esquema, o transformador tem um tap no primário pra ligar em modo ultralinear...? Seria isso o "efeito hi-fi"?

Acredito que esse tap seja para alterar a impedância primária do transformador. Talvez o "efeito Hi-Fi" fosse uma vantagem à mais para vender o peixe transformador.  Grin

Abs

Mas não seria possível talvez reaproveitar esse tap pra usar em modo ultralinear?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 02 de Abril de 2014, as 06:10:22 »

Oi Pessoal

Kem, esse não é aquele transformador que você calculou para o HB-1? Tá com cara de coisa do mesmo fabricante que a gente mandou fazer!

Eu acho que sei que transformador é esse. Se eu estiver certo, e o Kem pode confirmar isso, esse transformador não vai servir para Hi-Fi nem na China!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 02 de Abril de 2014, as 07:47:01 »

O que acham desse esquema?
Alguma opinião sobre o transformador?

O transformador é muito pequeno para ser hi-fi, não deve responder bem para sinais mais graves.  O esquema é genérico e sem valores pois é pra valer pra qualquer válvula listada como passível de uso.  A ligação no transformador tem o tap no primário como ultra-linear ligado na grade de screen do pentodo de saída e a malha de realimentação vinda do secundário. A questão é que: dependendo da porcentagem do tap de UL, varia o comportamento da  válvula, normalmente o tap varia entre 30 a 50% do enrolamento primário (mas dá pra medir e descobrir, colocando uma tensão alternada no primário e vendo quanto tem no tap - como se fosse um auto-transformador). Já na realimentação negativa, os valores de R e C terão que ser experimentados pra descobrir qual o melhor arranjo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 02 de Abril de 2014, as 11:18:16 »

Eduardo... não é não, mas deve ter sido projetado com a mesma ideia... Só que pra funcionar tem que vir com todas as especificações. E para funcionar para amplis de guitarra. Para HI-FI é forçar a amizade
Mas esse trasformador me lembra MUITO um que a Lider vende para distribuição de som ambiente... Se for, o resultado para valvulado é sofrivel (é... eu já testei).
O esquema de realimentação que ele colocou lá é generico como o xformer falou.
Mas o mais curioso é a ampla gama de valvulas com que podem ser usadas esse transformador.
O problema é que... 25/50L6 utilizam de 1K5 a 3K de carga. 6AQ5 5K~5.5K e 6V6 de 5 a 8K.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 11:39:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #7 : 02 de Abril de 2014, as 13:28:47 »

É, eu sabia que esse 'troço' era uma porcaria, justamente pelo range de válvulas que ele aceita.
Eu perguntei ao vendedor a impedância do primário e o cara não sabia responder. Só dizia servir para as válvulas do anúncio.

Como eu disse, eu só quero ter transformadores de saída para testar, ouvir timbres, comprovar com meus próprios ouvidor a iferença que faz uma porcaria dessas com um Jensen ou um da Lynks.

O meu primeiro amp que quero montar também nem é um modelo HIFI, comprei duas PCL82 (usadas até) para brincar mesmo, testar arranjos, comportamento, visualizar e aprender. Como primeiro amp, acho que esse transformador serve.

Acham que vale a pena eu executar testes para ver as impedâncias do primário?

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 02 de Abril de 2014, as 13:57:03 »

O meu primeiro amp que quero montar também nem é um modelo HIFI, comprei duas PCL82 (usadas até) para brincar mesmo, testar arranjos, comportamento, visualizar e aprender. Como primeiro amp, acho que esse transformador serve.

Acham que vale a pena eu executar testes para ver as impedâncias do primário?

Claro que tem que descobrir isso. Sem saber qual a relação de espiras e impedâncias você não tem como procurar um esquema adequado ou projetar você mesmo o amplificador.  Outra coisa, se for usar as duas PCL82 (os pentodos) em PP (push-pull), o transformador tem que ser de um jeito, se usar só um pentodo em SE (single-ended), o transformador é de outro jeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 02 de Abril de 2014, as 13:58:14 »

É, eu sabia que esse 'troço' era uma porcaria, justamente pelo range de válvulas que ele aceita.

Acham que vale a pena eu executar testes para ver as impedâncias do primário?

[]´s

Não seja tão pessimista, afinal você pagou o preço justo por ele.  Cheesy
De todo jeito fazer o teste de impedância é fundamental. Não basta saber se o transformador funciona com essa ou aquela válvula, importa mais é saber em que condições você terá um bom desempenho. Faça as medidas e deixe anotado na própria peça, sempre haverá um projeto em que essa "porcaria" pode funcionar próximo do que você precisa. Anjo

Abs.
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #10 : 02 de Abril de 2014, as 14:06:27 »

se for usar as duas PCL82 (os pentodos) em PP (push-pull)

Não, serão dois SE mesmo. Primeiro quero dominar os SE, só depois vou partir para PP, topologias de Classe B, Classe AB, etc.

Não seja tão pessimista, afinal você pagou o preço justo por ele.  Cheesy
De todo jeito fazer o teste de impedância é fundamental. Não basta saber se o transformador funciona com essa ou aquela válvula, importa mais é saber em que condições você terá um bom desempenho. Faça as medidas e deixe anotado na própria peça, sempre haverá um projeto em que essa "porcaria" pode funcionar próximo do que você precisa. Anjo

Por esse motivo que comprei. $22 por um trafinho de saída, mesmo que tenha um desempenho ruim, será o peão do meu jogo de xadrez   Wink

Para esses testes, posso seguir aquele PDF que tem aqui no fórum, né? Justamente no post sobre "Transformador de saída desconhecido". Posso usar uma corrente alternada de menor valor, né? Tipo, 12 volts, 18 volts, de um transformador. Imagino que o documento que demonstra como descobrir a impedância, 100 volts é apenas para exemplificar o método. Certo?

Obrigado a todos

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 02 de Abril de 2014, as 14:14:15 »

Faça a postagem, se possível, do link do artigo, para que todos saibam do que se está falando, é este o pdf?

http://www.py2adn.com/artigos/Determinando-impedancia-transformadores-saida.pdf
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #12 : 02 de Abril de 2014, as 14:16:32 »

Faça a postagem, se possível, do link do artigo, para que todos saibam do que se está falando, é este o pdf?

http://www.py2adn.com/artigos/Determinando-impedancia-transformadores-saida.pdf

Isso! Obrigado
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 02 de Abril de 2014, as 14:30:16 »

Parece um artigo correto, mas bem conciso.

O teste é esse mesmo você coloca uma tensão AC de um lado e mede o que aparece do outro.

Cuidado sempre ao fazer esse teste!

No meu caso quando vou fazer esse teste,  coloco primeiro o primário ligado em 220v AC, porém com lâmpada em série de baixa potência. 40W  por 220v. É bom saber primeiro se o transformador não está em curto. Caso não esteja com problemas, a lâmpada não se mantém nem um pouco acesa.(Talvez pisque ao ligar)

Depois, já sem a lâmpada faço as medidas normais, medindo a tensão do primário e do(s) secundário(s).
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 22:00:20 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #14 : 02 de Abril de 2014, as 14:32:37 »

É necessário ser alta voltagem? Não dá pra fazer o teste com 18 volts ou 12?

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal