Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:52:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon Lite - Uma versão menor do TSW  (Lida 126603 vezes)
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #30 : 13 de Julho de 2014, as 10:43:18 »

Placa fibra 10x20 = 7,00
TDA7293      =   9,00
capacitor 4700uF/50V = 6,00 cada
 TL072    = 1,00 cada  4,00
soquete 8P = 0,60 cada 3,60
 rele 12V  = 4,00
 conector KRE3 = 0,70
conector KRE2 = 0,50
conector _ 3P macho/femea = 3,36 cada 5pç
terminal para _ = 0,96 cada 10 pç
resistor carbono 1/2 = 1,00 cada 20Pç  2,00
capacitor ceramico 50v = 0,50 cada 10pç
capacitor poliester 100V = 0,60 cada 5Pç 2,40
capacitor poliester 250V =  0,30 cada 0,90
led 3mm  =0,10 cada 0,20
led ver 5mm = 0,15 cada  0,30
suporte led 3mm = 0,60 cada 1,20
CHAVE GANGORRA 3T2P 10A C/ LUZ KCD1-102N  = 1,50
PONTE RETIF. 8A / 1000V - KBPC810 = 4,80
diodo 1N4007 = 0,60 cada 10pç
capacitor 100uF/25V = 0,50 cada 5pç
capacitor 10uF/25V BIPOLAR = 0,25 cada 5pç
capacitor 10uf/50v = 0,30 cada 5pç
22uf/50V = 0,50 cada 10 pç
resistor 3W= 0,35 cada 1,75
diodo 1n4148 = 0,50 cada 10Pç
reg 7812 = 1,00
potenciometro = 1,20 cada 9,60
Knob eixo estriado = 1,00 cada  8,00
jack J10 estereo PCI = 1,50 cada 9,00
jack de força 3P = 1,50
cabo de força = 9,00
zenner 15V 1n4744 = 0,25 cada 0,50
porta fusivel 5x20 = 0,70
CHAVE PUSH BOTON grande NA 2T preta C/ TRAVA = 2,30
transformador 24+24V x 3A  =  55,00

Total= R$ 153,92
preço com base na loja cinestec em campinas sem o frete (eu comprei quase tudo lá algumas coisas eu já tinha em casa)
www.cinestec.com.br
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #31 : 23 de Setembro de 2014, as 20:13:20 »

o faceplate ficou muito bom!

estava justamente debatendo isto em outro tópico! é no mesmo esquema que fazer placas de circuito impresso? imprimir com impressora laser e depois passar o ferro sobre a superfíce? e logo após aplicar um contact para proteger?

poderia dar mais detalhes sobre como você faz o faceplate?

obrigado!
Registrado
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #32 : 23 de Setembro de 2014, as 20:57:54 »

Quantos watts de potência tem esse power?
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #33 : 23 de Setembro de 2014, as 21:43:41 »

o faceplate ficou muito bom!

estava justamente debatendo isto em outro tópico! é no mesmo esquema que fazer placas de circuito impresso? imprimir com impressora laser e depois passar o ferro sobre a superfíce? e logo após aplicar um contact para proteger?

poderia dar mais detalhes sobre como você faz o faceplate?

obrigado!
não o FACEPLATE foi feito com uma chapa de alumínio composto dobrada em "L" a arte nada mais é do que adesivo transparente.
como foi feito?
vamos lá. desenhei toda a arte no Adobe ilustrator, depois imprimi com impressora a laser numa folha de papel de etiqueta (aquele liso que fica atras das etiquetas. ai recortei papel contact transparente, e colei o contact sobre a impressão, e pronto, você agora tem um adesivo transparente, só colar no painel.

-----
Quantos watts de potência tem esse power?
Padrão do TDA7293 segundo o datasheet com alimentação de 33VDC simétricos  aproximadamente 70~80Wrms em 8Ohms (transformador de 24+24V @3A)
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, as 21:47:54 por edyguitar » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #34 : 24 de Setembro de 2014, as 07:36:07 »

Citar
não o FACEPLATE foi feito com uma chapa de alumínio composto dobrada em "L" a arte nada mais é do que adesivo transparente.
como foi feito?
vamos lá. desenhei toda a arte no Adobe ilustrator, depois imprimi com impressora a laser numa folha de papel de etiqueta (aquele liso que fica atras das etiquetas. ai recortei papel contact transparente, e colei o contact sobre a impressão, e pronto, você agora tem um adesivo transparente, só colar no painel.


uuhm, acho que intendi, você imprime direto neste papel de etiquetas, e depois coloca o contact transparente em cima, certo? daí quando se tira o contact deste papel de etiquetas a impressão solta e fica toda no contact, é isso? (desculpe-me, mas não sei se entendi corretamente...)

abraço
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, as 10:00:51 por Plautz » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #35 : 24 de Setembro de 2014, as 19:16:01 »

Citar
não o FACEPLATE foi feito com uma chapa de alumínio composto dobrada em "L" a arte nada mais é do que adesivo transparente.
como foi feito?
vamos lá. desenhei toda a arte no Adobe ilustrator, depois imprimi com impressora a laser numa folha de papel de etiqueta (aquele liso que fica atras das etiquetas. ai recortei papel contact transparente, e colei o contact sobre a impressão, e pronto, você agora tem um adesivo transparente, só colar no painel.


uuhm, acho que intendi, você imprime direto neste papel de etiquetas, e depois coloca o contact transparente em cima, certo? daí quando se tira o contact deste papel de etiquetas a impressão solta e fica toda no contact, é isso? (desculpe-me, mas não sei se entendi corretamente...)


abraço
sim é exatamente isso.
e para quem mais quiser entender o processo da uma olhada nesse site com imagens para ilustrar
http://www.py2bbs.qsl.br/etiquetas.php
Registrado
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #36 : 05 de Novembro de 2014, as 15:51:18 »

Um amigo meu tem um marshall mg100hcfx e empurra fácil uma caixa 4x12 com ele. Eu procurei saber no esquematico dele e ele usa um único TDA7293. Esse projeto do TSW LITE tem a mesma potencia? Existe algum arranjo no circuito do marshall que possa fazer ele ser mais potente? O tsw lite empurra uma caixa 4x12 com a mesma facilidade?

desculpem pelos questionamentos "iniciantes"

Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #37 : 05 de Novembro de 2014, as 19:09:33 »

Um amigo meu tem um marshall mg100hcfx e empurra fácil uma caixa 4x12 com ele. Eu procurei saber no esquematico dele e ele usa um único TDA7293. Esse projeto do TSW LITE tem a mesma potencia? Existe algum arranjo no circuito do marshall que possa fazer ele ser mais potente? O tsw lite empurra uma caixa 4x12 com a mesma facilidade?

desculpem pelos questionamentos "iniciantes"


O power é praticamente o mesmo. apenas 1 TDA7293, não me lembro qual é a tensão de alimentação do MG100 mas creio eu que seja 40+40VDC , e sim o TSW Lite empurra facil uma 4x12 (desde que seja com bons falantes)  Grin
Registrado
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #38 : 07 de Novembro de 2014, as 14:43:05 »

Usar um dissipador desses de processador sem a ventoinha dá conta de um TDA7294?

Desse tipo:

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #39 : 07 de Novembro de 2014, as 16:34:00 »

Usar um dissipador desses de processador sem a ventoinha dá conta de um TDA7294?



No TDA7294 não sei..., mas no TDA7297 funciona tranquilo, pois o meu funciona assim.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 07 de Novembro de 2014, as 17:54:39 »

Um TDA7294 dissipa 50W de potência. A temperatura máxima na junção é de 150°C. A resistência térmica da junção para a carcaça é de 1,5°C/W. Considerando a temperatura ambiente seja de 25°C.

Então temos que a diferença de temperatura é de 125°C, assim a resistência térmica total tem de ser menor do que:  125/50 = 2,5°C/W.

Subtraindo 1,5 de 2,5 temos que a resistência térmica para o dissipador e pasta térmica tem de ser no máximo de 1°C/W.  
Os coolers de processadores tem resistência térmica de 0,3 a 0,5°C/W se a ventoinha estiver funcionando. Sem a ventilação forçada não vai rolar pois a resistência térmica do cooler vai passar de 1°C/W sem considerar a pasta térmica (que vai ter de ser das boas) que deve aumentar em mais 0,5°C/W pelo menos (sem pasta térmica fica pior ainda).  Se for cooler com ventilação desligada, o TDA7294 vai esquentar rapidamente e começar a desligar (shutdown térmico) sozinho.
Além disso é meio complicado prender um ci de amplificador num cooler de processador (teria que furar o bloco para poder parafusar o TDA). Um cooler desligado é um dissipador muito pequeno para o TDA7294.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, as 17:57:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
norgonsa
Visitante
« Responder #41 : 07 de Novembro de 2014, as 21:20:55 »

Acabei de postar um amplificador que fiz com TDA 7294, na verdade como sou neófito fiz no modo empírico da tentativa e acerto, utilizei um dissipador de calor dos reguladores de voltagem de fonte de computador, como achei o dissipador pequeno coloquei uma ventoinha de cooler de pc bem a frente dissipador no gabinete do amplificador, fiz furos no chassi para circulação de ar. já utilizei o amplificador por horas em ambiente quente e até o momento tem aguentado. É bom ressaltar que com alimentação que tenho provido ao power não acredito q o TDA esteja trabalhando em seu pico de 100w. Deve estar entre 70w e 80w considerados as perdas e alimentação inicial e as informações do datashit do TDA 7294.
 
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #42 : 07 de Novembro de 2014, as 23:41:00 »

Usar um dissipador desses de processador sem a ventoinha dá conta de um TDA7294?

Desse tipo:
volte na primeira página do tópico e de uma olhada nas fotos da minha montagem. Como está descrito o power trata-se de um TDA7293 alimentado com  +30Vdc e -30Vdc cerca de 70Wrms segundo o datashet. ( o TDA7294 é basicamente igual)
o cooler está com a ventilação forçada, é um cooler de processador AMD K7 ( semprom, durom, Athlon XP) sem o ventilador esquenta de mais. com o ventilador usando a potencia acima da metade ele esquenta pouco .
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, as 23:46:59 por Plautz » Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #43 : 07 de Novembro de 2014, as 23:48:03 »

Um TDA7294 dissipa 50W de potência. A temperatura máxima na junção é de 150°C. A resistência térmica da junção para a carcaça é de 1,5°C/W. Considerando a temperatura ambiente seja de 25°C.

Então temos que a diferença de temperatura é de 125°C, assim a resistência térmica total tem de ser menor do que:  125/50 = 2,5°C/W.

Subtraindo 1,5 de 2,5 temos que a resistência térmica para o dissipador e pasta térmica tem de ser no máximo de 1°C/W.  
Os coolers de processadores tem resistência térmica de 0,3 a 0,5°C/W se a ventoinha estiver funcionando. Sem a ventilação forçada não vai rolar pois a resistência térmica do cooler vai passar de 1°C/W sem considerar a pasta térmica (que vai ter de ser das boas) que deve aumentar em mais 0,5°C/W pelo menos (sem pasta térmica fica pior ainda).  Se for cooler com ventilação desligada, o TDA7294 vai esquentar rapidamente e começar a desligar (shutdown térmico) sozinho.
Além disso é meio complicado prender um ci de amplificador num cooler de processador (teria que furar o bloco para poder parafusar o TDA). Um cooler desligado é um dissipador muito pequeno para o TDA7294.

Xformer, obrigado por isso! Bravo
Esse tipo de explicação resolve problemas não só em TDA´s !!!!

O meu TSW Lite com dissipador sem cooler esquenta muito, to testando para fazer um combo o mais leve possível, mas já vi que com cooler e´ mais eficiente, e evita o desgaste do CI por trabalhar mais "diboa".
foto do dissipador:


Tenho um power com 2SC5200 e 2SA1993 que aquece muito também em 4 Ohms, e com o cooler ficou beleza e não gerou ruídos.

 Roqueiro


Registrado

For those about to rock (we salute you)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 08 de Novembro de 2014, as 05:55:06 »

Acabei de postar um amplificador que fiz com TDA 7294, na verdade como sou neófito fiz no modo empírico da tentativa e acerto, utilizei um dissipador de calor dos reguladores de voltagem de fonte de computador, como achei o dissipador pequeno coloquei uma ventoinha de cooler de pc bem a frente dissipador no gabinete do amplificador, fiz furos no chassi para circulação de ar. já utilizei o amplificador por horas em ambiente quente e até o momento tem aguentado. É bom ressaltar que com alimentação que tenho provido ao power não acredito q o TDA esteja trabalhando em seu pico de 100w. Deve estar entre 70w e 80w considerados as perdas e alimentação inicial e as informações do datashit do TDA 7294.

Cansei de avisar, vai levar um gancho.

===========================================

Sobre dissipadores, algumas dicas:

- Tamanho e massa importam. Quanto maior o dissipador, maior capacidade térmica.
- Área e superfície maiores ajudam na dissipação (transferência do calor para o ambiente). Por isso muitos dissipadores tem aletas, que aumentam a superfície do dissipador.
- O formato do dissipador importa também. Superfícies verticais ajudam na convecção do ar em volta dele, melhorando a dissipação do calor.
- A cor do material também influi, na dissipação por irradiação. Dissipadores de cores escuras e pintura anodizada são melhores do que superfícies brilhantes e polidas.
- O material do dissipador também conta. O cobre é um condutor térmico melhor do que o alumínio, que por sua vez é melhor do que o ferro. Como o cobre é mais caro do que o alumínio, a maioria dos dissipadores é feita de alumínio. Alguns dissipadores premium de processadores são feitos de cobre.
- A superfície de contato entre a carcaça e o dissipador precisa ser a maior possível e bem lisas de forma a não criar bolsinhas de ar entre as duas peças (pra isso se usa a pasta térmica, pra tapar as ranhuras ou imperfeições entre as superfícies). Vale a pena dar uma polida e limpeza na superfície do dissipador que vai ficar em contato com a carcaça do ci. Pasta  térmica em excesso é pior do que não usar pasta. Tem que ser bem pouca pasta.
- A água é um excelente dissipador térmico e tem grande capacidade térmica (por isso é usada nos radiadores do motor de carro). Se usar um dissipador com água dentro, ajuda muito.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2014, as 06:17:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal