Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:47:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 5F1 sem som  (Lida 23859 vezes)
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« : 30 de Maio de 2014, as 12:20:54 »

Boa tarde.

Terminei a montagem do meu Fender 5F1 e ao ligá-lo não sai o som da guitarra.
Apenas tenho um "huuuummm" que começa uns 5 segundos após ligar o amplificador.
O esquema que segui é este: https://taweber.powweb.com/store/5f1_layout.jpg
Alguma ideia?
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #1 : 30 de Maio de 2014, as 13:06:35 »

É meu caro, chegou a hora de revisar tudo pra ver onde cometeu um erro.

Eu começaria checando todas as solda pra ver se não tem nenhuma fria ou mal contato.
Tive um problema parecido com um power SE usando uma EL84 e no fim das contas foi a ligação do CT dos filamentos que estava ligado de forma equivocada.

É importante você nos passar mais informações e até fotos para que se possa identificar melhor o problema.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 30 de Maio de 2014, as 13:12:16 »

Sim, como o Ricardo escreveu, antes de ligar é bom revisar todas as conexões e soldas e conferir com o esquema.
Bom, acho que já conseguiu outra 5Y3 e portanto já tem alimentação de alta tensão, o bom sinal é que já sai som, mesmo que seja só hum, então a etapa de saída e o transformador de saída devem estar funcionando. As tensões batem com as do esquema ?
Pode ser falta de alguma conexão intermediária (entre as etapas da 12AX7) ou falta de algum resistor de grade aterrada, ou mesmo falta de algum retorno dos potenciômetros. O negócio é checar mesmo todos fios e conexões.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #3 : 30 de Maio de 2014, as 13:19:15 »

Dei uma olhada nas soldas agora, mas parecem ok.
Não está chegando os 150V no pino 1 e 6 da 12ax7. A tensão está zerada.
Estou procurando o que pode estar errado pois na junção dos dois resistores de 100k, a tensão está ok.
Aqui tem uma foto da montagem: http://www.4shared.com/download/ZiNx_dQ3ce/DSC07693.JPG?lgfp=1000
O transformador não coube no chassi, está no fundo da caixa.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 30 de Maio de 2014, as 13:29:10 »

Muito bom, você já achou o problema: sem tensão nas placas da 12AX7.  A solução não deve estar muito difícil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 30 de Maio de 2014, as 14:10:19 »

Será que é um clássico caso de fiozinho quebrado...  Cheesy

Da uma olhada por baixo da placa.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #6 : 30 de Maio de 2014, as 15:08:07 »

Revisei a montagem toda e achei uma ligação incorreta, já corrigida, porém o problema persiste.
Olhei a parte de baixo da placa e as junções estão OK.
Estava fazendo mais medições agora e vou compartilhar com vocês.
Na junção do capacitor de 8uF com o resistor de 22K onde deveríamos ter 250 Vcc, medi 200 Vcc inicialmente e caindo para 185 Vcc quando se passam cerca de 5 segundos.
Na junção entre os dois resistores de 100K, devemos ter os 250 Vcc, quais estão chegando somente os 185 Vcc citados.
Na perna seguinte de cada um dos mesmos resistores de 100K, onde deveriam ter os 150 Vcc, a tensão está zerada e consequentemente a tensão nos pinos 1 e 6 da 12AX7 também está zerada.
Medi os dois resistores de 100K retirando-os da placa, e me deram cerca de 96,5K ohms de resistência. Valor (eu creio) aceitável.
Pouco conheço sobre circuitos valvulados, mas acredito que o problema esteja neste ponto ou próximo dele.
Alguém pode me dar mais alguma sugestão?

Agradeço!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 30 de Maio de 2014, as 15:31:27 »

Procure testar a continuidade dos fios. Desligue o amp e descarregue os capacitores, então faça essa medição. Se for um fio quebrado, vai aparecer nesse teste.
Outra coisa que ajuda é tentar desenhar o esquema a partir da sua montagem e comparar ele com o original. Se alguma ligação estiver fora, fica fácil de ver.

Ah, e verifica se o terra do transformador está ligado mesmo. Numa das minhas primeiras montagens valvuladas (um miniamp Single Ended com 12AX7 no pré e 12AU7 no power), eu não liguei o fio do terra do transformador de força, mas só descobri 3 anos depois quando já tinha desmontado tudo. Aparecia alta tensão nos caps da fonte, mas também não fazia som.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 30 de Maio de 2014, as 15:33:23 »

Só tem dois caminhos pras correntes que passam nos resistores de placa de 100k irem para o terra:  um é via capacitores de acoplamento de 0,022uF (que em tese devem bloquear essa corrente DC e depois tem um pot de volume ou o resistor de grade na 6V6, portanto não tem como ter curto) e o outro caminho é pelos triodos da 12AX7. Tire a 12AX7 e meça a tensão nos pinos 1 e 6. Se tiver tensão, é porque a 12AX7 está em curto (embora devesse ter uma tensão nos pinos 3 e 8 que são os resistores de catodo - então eu acho essa hipótese da 12AX7 estar pifada remota). Se continuar com zero volts nos pinos 1 e 6, solte a perna dos capacitores de 0,022uF e volte a medir a tensão nos pinos.  Agora já não há mais caminho algum para o terra, a menos que haja algum curto circuito entre o soquete e o chassis ou algum respingo de solda dos pinos 1 e 6 ao terra.

« Última modificação: 30 de Maio de 2014, as 15:48:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #9 : 30 de Maio de 2014, as 15:42:28 »

Xformer, sem a 12AX7 aparece uma tensão de mais de 400V no terminal 1 e no 6 começa com cerca de 330V e sobe para 400 também.
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, as 15:44:55 por Schaefer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 30 de Maio de 2014, as 15:51:02 »

Bom, não era pra ter 400Vdc, já que pelos esquemas a tensão maior que é no transformador de saída era pra ser na faixa dos 320-330Vdc e ele deve estar conduzindo certo com a 6V6.
De qualquer forma, o que curto-circuita os pinos 1 e 6 é a válvula 12AX7. Você tem outra ?
O estranho é que mesmo que ela estivesse ruim, não deveria zerar a tensão nesses pinos.
Experimenta trocar o soquete dessa 12AX7.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #11 : 30 de Maio de 2014, as 15:52:16 »

Xformer, sem a 12AX7 aparece uma tensão de mais de 400V no terminal 1 e no 6 começa com cerca de 330V e sobe para 400 também.

Por acaso você não fez a ligação no soquete da 12AX7 de trás pra frete não? Compara suas ligações com essa referência aqui:
http://www.amplifiedparts.com/sites/default/files/imagecache/tech_corner/sites/all/modules/custom/tech_corner/images/12ax7.gif
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 30 de Maio de 2014, as 16:00:31 »

Por acaso você não fez a ligação no soquete da 12AX7 de trás pra frete não? Compara suas ligações com essa referência aqui:

Grande chance de ser esse o problema ... Já que as ligações das placas ficariam nos filamentos...   Schaefer, provavelmente você não viu os filamentos acenderem né ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #13 : 30 de Maio de 2014, as 16:37:11 »

Exato! os senhores estão certos.
Estava invertido. Já fiz a correção, vamos aos testes.

-----
Boas notícias, já temos som!
Mas ainda me parece baixo demais.
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, as 17:01:21 por Schaefer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 30 de Maio de 2014, as 17:49:32 »

O soquete da 6V6 está certo ?  Se você inverteu o da 12AX7, pela lógica deve ter feito o mesmo com o soquete da 6V6.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal