Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:55:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 5F1 sem som  (Lida 23839 vezes)
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #15 : 30 de Maio de 2014, as 18:04:03 »

O da 6V6 está certo.
Este veio com marcações do número de cada pino no próprio soquete.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 30 de Maio de 2014, as 18:13:45 »

Experimenta desligar o resistor de 22k que faz a realimentação do secundário do transformador de saída para o catodo do segundo triodo 12AX7.  Deve aumentar o som, depois escolha um valor maior do que 22k e ponha no lugar dele.

Antes meça as tensões nos pontos do circuito e compare com as que você tem no seu layout. Veja se não tem alguma muito discrepante.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #17 : 30 de Maio de 2014, as 19:12:07 »

Descobri o problema do volume, era meu falante que está com problemas. Testei em outro falante e a coisa foi completamente diferente.
Muito bom o som, muito bom o timbre, fiquei muito feliz quando abri volume e o amp "crunchou" à força da palhetada.
Creio que ainda tenho algumas coisas pra resolver, como um zumbido estranho quando o pot de volume passa do 10 (a escala do chassis vai até o 12). Isso já li algumas vezes aqui no fórum que pode ser de n coisas, mas vocês poderiam me indicar um caminho para começar as buscas por problemas?
Também vou aproveitar e agradecer a todos pela ajuda e indicações. Meu pai (o maior handmaker que conheço) ficou de cara quando falei pra ele que o pessoal do fórum tinha me ajudado a resolver o problema. Palavras dele: "cara, se na minha época tivéssemos isso (internet)..."
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 30 de Maio de 2014, as 19:18:26 »

Começa invertendo os fios do primario do transformador de saida...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #19 : 30 de Maio de 2014, as 22:11:20 »

Ficaria mais fácil se pudéssemos ouvir o ruído do amp. Tem como gravar um vídeo dele ligado?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #20 : 30 de Maio de 2014, as 22:15:41 »

Vou tentar gravar amanhã durante o dia.
Acabei de chegar mas o pessoal já está dormindo.

-----
Senhores, o ruído é este do vídeo.
Não reparem o falante e nem a filmagem, usei uma caixa que tinha aqui com impedância compatível.

https://www.youtube.com/watch?v=le0TEwCmf1s&feature=youtu.be
« Última modificação: 31 de Maio de 2014, as 17:30:20 por Schaefer » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 01 de Junho de 2014, as 08:21:11 »

Parece o som de um oscilador de relaxação. Teria sido legal você filmar a montagem também e a movimentação nos controles para a gente ter uma noção melhor do que está acontecendo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 01 de Junho de 2014, as 12:24:36 »

Schaefer

Parece mesmo uma oscilação.

Eu olhei a foto postada lá atrás e achei que o cabo que sai do volume e vai para a grade do segundo tríodo, está próximo demais do jack de saída . O mais indicado é que esse jack de saída ficasse mais distante desse local. Também seria interessante utilizar um cabo blindado, com a malha aterrada, nessa conexão.

Abs

Registrado
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #23 : 01 de Junho de 2014, as 13:08:21 »

Eu tenho um cabo guardado aqui, do mesmo tipo que se usa em antenas wireless.
Este é indicado para uso? Senão comprarei amanhã.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 01 de Junho de 2014, as 13:27:55 »

 Isso me parece mesmo oscilação de realimentação positiva, aparentemente em baixos volumes não existe o ruído e após você aumentar ele inicia a oscilação.

 Não custa comentar de novo:

Começa invertendo os fios do primario do transformador de saida...
Registrado
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #25 : 01 de Junho de 2014, as 14:03:59 »

Citar
Isso me parece mesmo oscilação de realimentação positiva, aparentemente em baixos volumes não existe o ruído e após você aumentar ele inicia a oscilação.

 Não custa comentar de novo:

Citação de: kem em 30 de Maio de 2014, as 19:18:26
Começa invertendo os fios do primario do transformador de saida...

Inverti os fios do primário, mas aí a coisa piora. Quando ligo o amp já começa a chiar e quase não dá som.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 01 de Junho de 2014, as 14:52:43 »

 Ok, então volte na configuração anterior, estava correta.

 A foto que você postou está muito perto dos componentes e não dá para ver as ligações dos triodos, mas eu tenho um palpite...

 Um dos problemas de oscilação as vezes é devido a realimentação positiva pelos cabos de alimentação, observe a foto abaixo:



 A linha vermelha é a alimentação dos triodos. Observe que a alimentação do triodo vem do mesmo ponto (após o capacitor de 8uF). Um dos problemas que eu vejo é que, quando o pot de 1M está no máximo, a impedância dele, por ser muito maior que os dos resistores de 100k das placas, faz com que ocorra uma realimentação positiva no triodo, já que nesta configuração ele é um amplificador inversor que defasa o sinal de entrada em 180º, realimentando na entrada.

 Dependendo do modo como você conectou os fios, a realimentação pode ser ainda mais "fácil" de ocorrer e o capacitor de filtragem da fonte tem valor baixo por o projeto ser antigo poderá não filtrar as componentes AC.

 Como teste você pode colocar mais um conjunto RC na fonte para "desacoplar" os dois estágios (como está na foto), pode ser até com um capacitor de menor valor.

 Outra modificação que você pode tentar é colocar um grid stopper de uns 10k entre o pot de 1M e a grade do segundo triodo, pelo menos a impedância de entrada vai diminuir um pouco...


-----
Olha só que realimentação bonita existe nesse layout:

 

 O capacitor de 8uF deveria estar o mais próximo possível dos resistores de 100k, visto que ele alimenta os dois. Por ser de valor baixo (8uF) e ainda estar longe, existe a possibilidade de ele não filtrar tão bem as componentes AC, e ai então inicia a oscilação.

 Se tiver um capacitor eletrolítico sobrando, tente ligar mais um nesse ponto em específico e ao terra...

 
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, as 15:15:31 por Ledod » Registrado
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #27 : 01 de Junho de 2014, as 15:21:21 »

Obrigado pelas dicas Ledod.
Vou inserir o capacitor nesse ponto que você indicou, conectar a outra extremidade dele ao terra e verificar se o problema foi resolvido.

PS.: Utilizei capacitores de 10uF na fonte onde os indicados eram 8uF, isto poderia ser um agravante para a oscilação?

-----
Ledod, inseri um capacitor de 10uF x 500V entre os dois resistores de 100K e o terra, mas o problema persiste  Sad
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, as 15:45:54 por Schaefer » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #28 : 01 de Junho de 2014, as 15:50:34 »

 Não, quanto maior o valor do capacitor, menor a reatância dele, ou seja, mais fácil ele filtra as componentes AC.

 O problema que eu vejo é que esse esquema, por mais que tenha sido montado a exaustão e funcione, é muito sensível ao layout dos cabos.

 Por ex, eu nunca conectaria diretamente um cabo tão longo assim do potenciometro à grade da válvula (pino 7)!

 Lembre-se que a impedância de entrada da válvula é bastante alta e basicamente esse cabo longo forma uma "antena" que capta sinais muito fracos adjacentes no circuito sendo que um desses sinais pode ser o de saída do próprio estágio, causando a realimentação.

 Talvez utilizando um cabo blindado entre o potenciometro e o pino 7 possa acabar com esse problema, bem como soldando um resistor de grid stopper diretamente no pino 7.

 Do jeito que está, vai oscilar mesmo...

 Avise quando fizer algumas mods! Wink

 Um abraço!

 Eduardo

-----
Vamos lá, tente agora o grid stopper de 10k soldando um resistor diretamente no pino (entre o pot e o pino 7).

 Se não for, tente colocar um resistor de 1M entre o pino 7 e o terra. Com isso, a impedância do potenciometro ficará em 500k e pelos seus testes acredito que não irá oscilar.

 Se não oscilar, é sinal que o problema é ai mesmo. O melhor seria colocar um cabo blindado e talvez diminuir o valor do pot. para uns 500k.

 
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, as 15:56:39 por Ledod » Registrado
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #29 : 01 de Junho de 2014, as 16:52:36 »

Estou sem o 10K aqui, comprarei amanhã junto com o cabo de uma via blindado.

-----
O resistor de 10K no pino 7 não resolveu. Vou tentar o resistor de 1M entra o pino 7 e o terra, por ser uma alteração mais fácil que a troca do cabo.
O cabo blindado está comprado, vou instalá-lo caso o resistor não resolva.

Mantenho o grid stopper de 10k?

-----
Tive de instalar o cabo blindado.
O ruído diminuiu bastante, mas não acabou.
Quando instalei o cabo, retirei o grid stopper de 10K.
Algum outro ponto que devo verificar no circuito?
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, as 14:36:04 por Schaefer » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal