Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:42:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre gabinete 1x12 para guitarra.  (Lida 22083 vezes)
Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« : 25 de Julho de 2014, as 09:48:58 »

Navegando pela Internet a procura de um projeto para compra ou construção, me deparei com tipos de gabinetes diferentes (considerando somente 1x12), fora os tamanhos, existem modelos com a tampa traseira fechada, semiaberta e com dutos atrás ou na frente. Baseando-se na experiência dos integrantes desse conceituado fórum, qual é a diferença?

Necessito também de sugestões de marcas, pois pretendo montar alguns amplificadores transistorizados e valvulados (como vou morar em um apartamento, serão de baixa potência).

Obrigado e abraços!!! Legal!



 

Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 25 de Julho de 2014, as 10:30:41 »

Cada design de caixa tem uma resposta diferente em frequências, basicamente é isso.

Se vai morar em apartamento te aconselho a fazer um mini-ampli para estudo, não compensa fazer amplificador com potência mediana e usando essas caixas 1x12
Registrado
Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« Responder #2 : 25 de Julho de 2014, as 10:33:22 »

Cada design de caixa tem uma resposta diferente em frequências, basicamente é isso.

Se vai morar em apartamento te aconselho a fazer um mini-ampli para estudo, não compensa fazer amplificador com potência mediana e usando essas caixas 1x12

A ideia é essa, o amp será para estudo mesmo.

Obrigado!
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #3 : 25 de Julho de 2014, as 12:21:13 »

Se vai morar em apartamento te aconselho a fazer um mini-ampli para estudo, não compensa fazer amplificador com potência mediana e usando essas caixas 1x12

Minha experiência foi de sair de um falante de 8" para um de 12" mesmo num apartamento.

O que posso dizer é que o timbre ficou bem melhor e com graves mais presentes.
Antes eu usava o IALL 3.5 no falante do peavey rage 158 (instalado no gabinete original e desconectado do amplificador original) e depois de um tempo resolvi investir numa caixa 1x12" para sentir a diferença e achei um ótimo upgrade.

Escolhi um falante da Jensen, linha MOD com capacidade de 35W após pesquisar bastante.
Acho que a questão de volume é bom senso de cada um. Moro em apartamento desde 2005 e nunca recebi nenhuma reclamação.

Minha caixa é no estilo dessa orange, porém tem a possibilidade de ficar um uma abertura no fundo sem ter que retirar todo o tampo.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 25 de Julho de 2014, as 12:38:08 »

Até hoje eu nunca vi caixas de guitarra com esse duto (abertura frontal), já liguei amp de guitarra em caixas de retorno, com twiter e duto, e pra som limpo com muuuita boa vontade até que da, mas pra outros tipos de som com distorção e modulação não fica bom.

Caixa pra guitarra é só open back e closed back, este último melhora um pouco a resposta de graves e faz os falantes durar um pouco mais.
Registrado
Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« Responder #5 : 25 de Julho de 2014, as 13:32:50 »

Até hoje eu nunca vi caixas de guitarra com esse duto (abertura frontal)...

O gabinete Randall RD112 Diavlo tem abertura na fente, o preço é mais ou menos e vem com Celestion Vintage 30.



Caixa pra guitarra é só open back e closed back, este último melhora um pouco a resposta de graves e faz os falantes durar um pouco mais.

...depois de um tempo resolvi investir numa caixa 1x12" para sentir a diferença e achei um ótimo upgrade.

Escolhi um falante da Jensen, linha MOD com capacidade de 35W após pesquisar bastante.
Acho que a questão de volume é bom senso de cada um. Moro em apartamento desde 2005 e nunca recebi nenhuma reclamação.

Minha caixa é no estilo dessa orange, porém tem a possibilidade de ficar um uma abertura no fundo sem ter que retirar todo o tampo.

Obrigado pela colaboração!

As resposta já estão me ajudando a entender a diferença.
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, as 13:37:45 por Alan Vieira » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 25 de Julho de 2014, as 14:03:32 »

Até hoje eu nunca vi caixas de guitarra com esse duto (abertura frontal), já liguei amp de guitarra em caixas de retorno, com twiter e duto, e pra som limpo com muuuita boa vontade até que da, mas pra outros tipos de som com distorção e modulação não fica bom.

Caixa pra guitarra é só open back e closed back, este último melhora um pouco a resposta de graves e faz os falantes durar um pouco mais.


Não é bem assim.

Primeiro, melhor ou pior resposta de graves com um ou outro tipo de caixa depende dos parâmetros T/S do falante. Usando-se os parâmetros de um Eminence Legend 1258 em aplicativos para projeto de caixas, chega-se a conclusão de que este modelo apresenta uma queda considerável de desempenho entre 80 e 120Hz em caixa fechada de 46 L. Já em caixa dutada (os mesmos 46 litros, com duto sintonizado a 80Hz), tem-se um ganho de de até 6dB naquela faixa. Eu acabei montando a minha assim, e o som ficou excelente, com graves mais intensos, sem alteração notável nos médios e agudos.

Segundo, dizer que caixas closed back ampliam a durabilidade do falante é lenda urbana em falantes para guitarra. Uma closed back cria uma suspensão acústica, evitando a excursão exagerada do cone do falante, consequência da reprodução de baixas frequências, que por sua vez não estão fortemente presentes nesta aplicação (as frequências médias e altas dominam). Além disso, a própria construção dos falantes ("cone seco") limita a excursão.

Finalmente, existem caixas para guitarras produzidas por fabricantes renomados que usam o sistema vented (ou ported, ou dutado). Exemplos: Mesa Boogie Thielle e Randall RG Series.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 25 de Julho de 2014, as 16:05:07 »

Legal!
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, as 18:19:58 por EddieTavares » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 25 de Julho de 2014, as 17:27:26 »

Alan, para o seu caso, mora em apartamento e vai tocar em amp de baixa potência (é o meu caso também), o melhor e mais fácil é uma caixa open back.

Uma caixa fechada (closed back) trabalha melhor com amps de maior potência que "empurram" o cone do falante com mais facilidade, vencendo a resistência da caixa fechada em deixar o cone se movimentar pra frente e pra trás.

Na caixa aberta o cone tem mais liberdade, e como o amp será de baixa potência, isso é importante para um bom timbre.

Existem outros tipos como dutadas e semi abertas, ou até conversíveis, que podem ficar abertas ou fechadas, mas estas necessitam alguns cálculos para "casar" bem com o falante, são parametros que mudam de acordo com o falante escolhido.

Então, para simplificar e atender bem as suas necessidades, uma 1x12 open back seria a melhor escolha.

Existem vários modelos já consagrados, fabricadas por empresas conceituadas como a marshall.

Nestes vídeos se pode ver em detalhes a construção de uma réplica de uma caixa marshall:

http://www.youtube.com/watch?v=Gm_PYUFCPSk

http://www.youtube.com/watch?v=cj6-18E2nX4

http://www.youtube.com/watch?v=0Dwe4O3fk6k 

http://www.youtube.com/watch?v=IeuWg61Fm60

E um último conselho: invista num bom falante, fará toda a diferença.


Abraço.
 

 
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #9 : 25 de Julho de 2014, as 17:43:09 »

Primeiro, melhor ou pior resposta de graves com um ou outro tipo de caixa depende dos parâmetros T/S do falante. Usando-se os parâmetros de um Eminence Legend 1258 em aplicativos para projeto de caixas, chega-se a conclusão de que este modelo apresenta uma queda considerável de desempenho entre 80 e 120Hz em caixa fechada de 46 L. Já em caixa dutada (os mesmos 46 litros, com duto sintonizado a 80Hz), tem-se um ganho de de até 6dB naquela faixa. Eu acabei montando a minha assim, e o som ficou excelente, com graves mais intensos, sem alteração notável nos médios e agudos.
[/quote]

Flink,

Aproveitando o tópico, adquiri um falante Eminence Legend 1258 e tenho a intenção de construir uma 1x12 para ele.  Achei interessante o projeto que você falou - da caixa dutada.   É possível disponibilizar este projeto?
Obrigado,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 25 de Julho de 2014, as 18:56:12 »

A 1912 é fechada e tem pórtico de ar na frente!

Não acredito que haja apenas uma forma de fazer a coisa. Já ouvi boas caixas 1x12 de todas as formas imagináveis.

Acho que uma boa opção é prover a caixa com a possibilidade de abri-la atrás! Alguns parafusos fazer a coisa funcionar! Simples e funcional.

Quanto a construir caixas de guitarra baseadas em partâmetros Thiele Small, uma breve olhada por ai mostra que no mundo profissional isto não acontece! Eu mesmo acho que a guitarra só pode dar certo com tudo errado, distorção, amplificadores não lineares, caixas com banda limitada, etc. Wink 

Alan, para o seu caso, mora em apartamento e vai tocar em amp de baixa potência (é o meu caso também), o melhor e mais fácil é uma caixa open back.

Uma caixa fechada (closed back) trabalha melhor com amps de maior potência que "empurram" o cone do falante com mais facilidade, vencendo a resistência da caixa fechada em deixar o cone se movimentar pra frente e pra trás.

Na caixa aberta o cone tem mais liberdade, e como o amp será de baixa potência, isso é importante para um bom timbre.

Existem outros tipos como dutadas e semi abertas, ou até conversíveis, que podem ficar abertas ou fechadas, mas estas necessitam alguns cálculos para "casar" bem com o falante, são parametros que mudam de acordo com o falante escolhido.

Então, para simplificar e atender bem as suas necessidades, uma 1x12 open back seria a melhor escolha.

Existem vários modelos já consagrados, fabricadas por empresas conceituadas como a marshall.

Nestes vídeos se pode ver em detalhes a construção de uma réplica de uma caixa marshall:

http://www.youtube.com/watch?v=Gm_PYUFCPSk

http://www.youtube.com/watch?v=cj6-18E2nX4

http://www.youtube.com/watch?v=0Dwe4O3fk6k 

http://www.youtube.com/watch?v=IeuWg61Fm60

E um último conselho: invista num bom falante, fará toda a diferença.


Abraço.
 

 
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 26 de Julho de 2014, as 13:45:26 »


Flink,

Aproveitando o tópico, adquiri um falante Eminence Legend 1258 e tenho a intenção de construir uma 1x12 para ele.  Achei interessante o projeto que você falou - da caixa dutada.   É possível disponibilizar este projeto?
Obrigado,
Antonio

Antonio, é FINCK. Mas sem ressentimentos!

Eu não tenho o projeto desenhado, mas posso descrevê-lo:

Altura externa 46 cm

Largura externa 52 cm

Profundidade externa 29 cm

Usei MDF de 15 mm em todas as peças exceto o baffle,que fiz em compensado de virola de 15 mm (era o que eu tinha, não é o melhor material, bom é fazer tudo em compensado naval).

As medidas gerais da caixa não são extremamente críticas, você pode mudá-las sem problemas, desde que não faça 2 medidas iguais (uma caixa quadrada não é legal, isso afeta o desempenho dos graves), e respeite aproximadamente o volume interno de 46 litros (tem que descontar o volume físico aproximado do falante, e de todos os reforços que forem instalados na montagem).

Todas as junções foram coladas e parafusadas, e usei reforços feitos com sarrafos ("quadradinho") de 2 x 2 cm. As ripas de reforço da parte frontal foram aplicadas por fora, rente com a beirada, para que a caixa ficasse com uma aparência de madeira mais espessa, que nem a caixa Marshall 1912 (aliás, foi nela que eu me inspirei para o visual, embora as medidas sejam diferentes). O baffle, portanto, é montado (parafusado) por trás destes reforços frontais.

Não usei nenhum revestimento interno. O acabamento externo fica por conta de sua criatividade (eu arredondei os cantos, revesti com courvin preto e usei cantoneiras, igual ao modelo comentado). Veja a carinha da 1912 no spoiler abaixo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu calculei a área do pórtico para não precisar usar duto (tubo), o que resultou num círculo de diâmetro 9,2 cm (66,5 cm2). Tudo bem se você usar outro formato de pórtico, desde que mantenha a área. Em resumo, o pórtico é apenas um buraco no baffle (bom, eu fiz no baffle, mas pode ser na tampa traseira se você preferir, isso não interfere na resposta).

Normalmente é aceitável dividir o pórtico em 2 ou mais pórticos menores, mas neste caso particular os "setores" ficariam pequenos demais, o que poderia fazer os pórticos "soprarem" (mesmo), provocando barulhinhos chatos. Não aconselho.

Boa sorte!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #12 : 26 de Julho de 2014, as 18:31:45 »

Olá Finck

Obrigado pelo descritivo da caixa, vou tentar projetar uma nestes moldes, tudo com Compensado Naval - está bem didático.
Pelo L a mais...."sorry"!
Valeu  Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #13 : 26 de Julho de 2014, as 23:29:20 »

A partir dessas informações é possível construir uma caixa com as dimensões que você precisa. Um gabinete só para o falante ou estilo combo.
Se necessário, tenho ainda mais detalhes  Legal!
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 27 de Julho de 2014, as 11:23:18 »

Os desenhos que o ZAS postou mostram bem o que eu tentei descrever,especialmente com relação aos encaixes e reforços.

O único comentário é que o baffle é montado por fora e não esconde a espessura real da madeira, ou seja, fica com aparência "mais Fender" e "menos Marshall". Por outro lado, é mais fácil de montar.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Questão estética apenas. Ambos os estilos são bonitos e funcionais, escolha o que te agradar!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal