Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 17:00:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 318464 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #210 : 21 de Agosto de 2011, as 17:13:56 »

bossman, eu ja imaginava... As tensões são mais altas... Fala-se em isolar cada camada de cada parte do primario... enrolar 2 partes do primario juntas seria risco demais.
Mas se não fosse isso, seria uma otima forma de balancear os enrolamentos dos primarios... ou não?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #211 : 21 de Agosto de 2011, as 17:40:34 »

bossman, eu ja imaginava... As tensões são mais altas... Fala-se em isolar cada camada de cada parte do primario... enrolar 2 partes do primario juntas seria risco demais.
Mas se não fosse isso, seria uma otima forma de balancear os enrolamentos dos primarios... ou não?
Sim! enrolando desse jeito elas ficariam parelhas! Oque é deveras interressante num transformador de saída.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #212 : 21 de Agosto de 2011, as 18:14:18 »

kem

Essa técnica de enrolar dois fios juntos vai bem pra transformador de força (e assim mesmo não é o mais indicado), mas pra transformador de saída nunca faça desse jeito!

Oi Bossman !

"Nunca" é uma palavra muito forte, tem gente (McIntosh) que faz o enrolamento bifilar (e até trifilar). Basta ter as máquinas e materiais corretos.

Citar
Descrevendo o Transformador de saída McIntosh
 
Vamos primeiramente estudar o transformador de saída. Este é construído com a técnica do enrolamento bifilar. Esta metodologia, apesar de limitar um pouco as variações possíveis de modelos a serem oferecidos ao publico, possuem muitas vantagens inerentes que veremos a seguir.
A primeira é o preço quando se trata de transformador de qualidade, a segunda é a diminuição de mão de obra e possibilidade de automação no processo produtivo, mas a mais importante é a resposta de freqüências que quando usado num circuito apropriado é insuperável quando comparado com qualquer outro sistema conhecido.
Tecnicamente falando, o sistema bifilar  vem a ser o enrolamento de um fio paralelo previamente preparado em que se cobre primeiramente o condutor de cobre com o verniz isolante especial, em seguida, este mesmo fio vem a ser recoberto com uma capa de seda finíssima e novamente banhado em verniz isolante, recebendo portanto uma dupla camada isolante. Dois fios destes são colados entre si com uma finíssima capa plastificante formando um conjunto de fios paralelos que formarão as bobinas do transformador. Os fios possuem coloração diferenciada para identificação. Especificamente este transformador de saída possui impedância de primário de 4000 Ohms e impedância de realimentação de 250 Ohms.  Observe que estes parâmetros são múltiplos entre si. Na verdade existe um enrolamento primário bifilar de 1000 ohms que quando conectado em série com outro idêntico produz 4000 ohms (pela lei do quadrado na relação de espiras) e outro enrolamento também idêntico que agora com a tomada derivada em seu centro fornecerá 250 Ohms (1/4 de 1000). Esta é usada como realimentação e também como saída de 600 Ohms balanceada. No modelo mais recente, como saída de 600 Ohms balanceada ou 70.5V assimétrica. O enrolamento secundário também usa a técnica bifilar com fio de bitola maior, é claro e possui dois enrolamentos de 5 Ohms com centro. Proporcionando 2x 2.23 Ohms. A combinação de derivações propicia as conexões necessárias.

Retirado da página (ótima, vejam também os demais artigos):
http://www.novacon.com.br/audioampmac.htm

Pra gente fazer isso em casa fica difícil ... 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #213 : 21 de Agosto de 2011, as 18:30:30 »

xformer

Concordo que exagerei um pouco, vai que alguém no fórum dispõe dessas máquinas e materiais corretos! Nunca se sabe... Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #214 : 21 de Agosto de 2011, as 18:47:13 »

Oi Pessoal

Já faz um tempo eu escrevi algo sobre enrolamentos bifilares neste post:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1258.msg19074#msg19074

Cabe dizer que quando o enrolador vai até o fim com os dois enrolamentos, no caso do primário de um trasnformador de força, ele está fazendo um enrolamento 0/110/220 e não um 0/127/220 como deveria ser. O enrolamento bifilar tem aplicações limitadas a secundário de transformador de força com CT. Para transformador de saída, está fora de contexto.

Também se deve notar que muitas fábrias enrolam transformadores como se estivessem enrolando linha de pipa. Concordo que para transformadores pequenos o isolamento por camada é impraticável, mas enrolamento bifilar no primário já é abusar da sorte.

Novamente, o valor do transformador está no tempo gasto em sua confecção.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #215 : 21 de Agosto de 2011, as 21:47:20 »

Quando eu tinha de 12 para 14 anos, costumava enrolar transformadores de amperagem média, de voltagens variadas e múltiplas para meu pai fabricar aparelhos de retransmissão de TV.  Eu isolava cada camada com papel manteiga, e o primário do secundário com cartolina.  Muitos funcionam até hoje, em condições bastante inóspitas.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #216 : 30 de Outubro de 2011, as 22:50:48 »

Bom... minha primeira cria (mas admito que forma necessarias 3 tentativas - tem umas manhas que só fazendo pra perceber).
Impressões... da pra fazer, mas da trabalho bagarai....
Colocar o nucleo da tanto ou mais trabalho que enrolar... ô coisa chata...
Esse é para um Iall 3.5 com UCL82... 50V de filamento.
Ja testei continuidade entre os enrolamentos e tudo ok, falta só o teste "na tomada". Se vocês perceberem que eu não postei mais... bom... é que alguma coisa deu errado.
De qualquer forma, foi muito bom fazer parte desse forum...  
[]s.


« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, as 22:52:47 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #217 : 31 de Outubro de 2011, as 06:42:20 »

Oi Kem!

Que beleza! Põem logo na força para a gente ver força ou fumaça! Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
harckan
Visitante
« Responder #218 : 31 de Outubro de 2011, as 22:39:06 »

De qualquer forma, foi muito bom fazer parte desse forum...  
[]s.

Ei Kem, porque a despedida? está com medo de ficar esturricado?Huh?  Cheesy

cara parabéns pelo desbravamento

conta aí como ficou

Abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #219 : 31 de Outubro de 2011, as 22:56:54 »

Bom.... to vivo e não saiu fumaça. Palmas Palmas Palmas
Falta o teste com carga, mas sem carga tudo ok.
Na linha de 200V deu 218V e na linha de 24+24V deu 27+27V.
Com carga a coisa muda. Mas to sem resistores compativeis aqui pra testar. Acho que vai ser direto no Iall...  Metaleiro
[]s
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #220 : 01 de Novembro de 2011, as 07:29:31 »

Oi Kem

E se você dimensionou seu transformador direitinho como mandam as normas, vai ver o quanto muda quando se põem carga!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #221 : 01 de Novembro de 2011, as 10:58:59 »

É possível aproveitar esses transformadores de nobreak na construção de um novo? Tenho um aqui de 1kVA
Registrado

Americana-SP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #222 : 01 de Novembro de 2011, as 11:02:55 »

mrmagoo, você pode aproveitar as chapas sem problema. O resto melhor pegar novo.
Não tente re-aproveitar os fios. É muito risco.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #223 : 01 de Novembro de 2011, as 11:48:26 »

Eu ia fazer a pergunta do transformador do nobreak agora. Tenho um aqui de 38x38mm.
O problema está sendo desmontar. O verniz está todo agarrado.
O que recomendam? Solvente?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #224 : 01 de Novembro de 2011, as 12:02:28 »

Eu ia fazer a pergunta do transformador do nobreak agora. Tenho um aqui de 38x38mm.
O problema está sendo desmontar. O verniz está todo agarrado.
O que recomendam? Solvente?
Corta a bobina junto com os fios, use serra de metal... Tentar tirar as laminas com verniz de dentro da bobina é uma tarefa Herculinea.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal