Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:05:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 14 15 [16] 17 18 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312387 vezes)
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #225 : 01 de Novembro de 2011, as 13:12:53 »

mrmagoo, você pode aproveitar as chapas sem problema. O resto melhor pegar novo.
Não tente re-aproveitar os fios. É muito risco.

Porque é muito arriscado usar os fios? Roll Eyes
Registrado

Americana-SP
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #226 : 01 de Novembro de 2011, as 13:27:42 »

Pelo fato que você enrola, desenrola o fio quebra a camada de verniz deixando fio exposto e isso pode provocar vazamento de tensão e possiveis curtos entre espiras.

Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #227 : 01 de Novembro de 2011, as 13:40:43 »

É o que o daniel_tubes falou...
Fora que eu imagino que você não vá pegar um transformador de 1KVA funcionando e desmonta-lo.
Se ele não funciona mais, é porque os fios estão com problemas. Esquentaram, deram curto... etc.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #228 : 01 de Novembro de 2011, as 14:03:00 »

 Como falaram acima, os fios podem ter aquecido e pelo que me lembre, ao acontecer isso com condutor ele altera o valor resistivo (ohms), que também dará diferença no funcionamento do transformador.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #229 : 01 de Novembro de 2011, as 14:07:59 »

Cidão... o calor só altera o valor resistivo enquanto ele existe. Assim que esfria volta ao normal. O problema é a temperatura ser alta o suficiente para fundir o cobre ou queimar o esmalte isolante. De qualquer forma, a não ser que esteja procurando confusão, nunca se deve reutilizar fios de transformadores.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #230 : 03 de Novembro de 2011, as 06:12:24 »

Oi Kem

Existe um efeito residual de alteração da resistividade do fio de cobre após um superaquecimento. O fenômeno ocorre porque os fios de cobre são fabricados por trefilação do metal. Isso causa um alinhamento dos cristais que melhora a condutividade. Com um superaquecimento, os cristais se realinham e o fio perde parte da condutividade.

O fenômeno é de pequena monta, alterando em cerca de 1% a resistividade do fio. Não é algo com que nós, meros mortais, precisemos nos preocupar, mas em linhas de transmissão, transformadores de alta potência, motores grandes e coisas enormes que existem por aí, essa diferença deve ser contada.

Para haver este realinhamento dos cristais o fio precisa ser aquecido até ficar rubro. Dificilmente isso acontece com um transformador.

A razão para não se reaproveitar fio de transformador é o dano que o verniz sofre ao ser enrolado, desenrolado e enrolado novamente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #231 : 11 de Novembro de 2011, as 21:45:15 »

Bom... minha primeira cria (mas admito que forma necessarias 3 tentativas - tem umas manhas que só fazendo pra perceber).
Impressões... da pra fazer, mas da trabalho bagarai....
Colocar o nucleo da tanto ou mais trabalho que enrolar... ô coisa chata...
Esse é para um Iall 3.5 com UCL82... 50V de filamento.
Ja testei continuidade entre os enrolamentos e tudo ok, falta só o teste "na tomada". Se vocês perceberem que eu não postei mais... bom... é que alguma coisa deu errado.
De qualquer forma, foi muito bom fazer parte desse forum...  
[]s.



Só para citar... o transformador esta funcionando em um ampli SE de UCL82...
Sem esquentar, vibrar ou roncar... Smiley
Voltagens todas no padrão (ta bom... o Hgamal cansou de me dizer pra usar 190V e usei 200V... ficou com 238V no B+ com o ampli ligado... mas esta dentro da tolerancia da valvula...)
[]s a todos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #232 : 27 de Novembro de 2011, as 13:42:21 »

Desenterrando um pouco...
Ainda tenho duvidas sobre blindagem eletrostatica...
Devo fazer em todos os transformadores de força?
Se não, quando???
Além de diminuir a sensação de choque quando se encosta no chassis, tem alguma outra função pratica?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #233 : 27 de Novembro de 2011, as 13:44:01 »

Tem o caso da questao magnetica...
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #234 : 27 de Novembro de 2011, as 13:49:37 »

Tem o caso da questao magnetica...
que é.... Smiley


GrAmorin... vou responder sobre o lugar da compra aqui, acabamos poluindo o topico do Baby Wonder com transformadores...
Eu comprei na MGP Comércio de Materiais Elétricos Ltda ( www.mgpeletrica.com.br/ ). Eles mandam pelos correios, mas como eu tenho um amigo que vai todo fim de semana pra Itu, a coisa ficou mais facil pra mim.
A Lider em SP também tem a preços similares, porém na Lider quando você compra menos de 1Kg de fio, o preço vai a R$10,00 cada 100grs. Na MGP o preço de 100grs é 10% do preço do quilo. Mas talvez o frete elimine essa vantagem.
Tem a Zinco Metais também, mas la eles só vendem fio em carreteis fechados.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #235 : 04 de Fevereiro de 2012, as 18:29:29 »

Voltando ao assunto transformadores.
Me resta uma duvida, mas duvido que exista consenso nessa questão.
A rede eletrica "110V" aqui no Brasil é MUITO variada. O padrão deveria ser 127V.
Mas temos desde uns 108V até 127V.
Então na hora de calcular o primario, qual valor usar?
Se calcularmos 110V e a casa do usuario for 127V, as tensões vai aumentar muito, e o inverso vai acontecer se calcularmos 127V e a casa do usuario for 110V.
Em alguns lugares vi que se deve usar uma media... mas ja vi varios valores. 117V... 125V.
O que acham???


Sobre transformadores de saida... Eu e o xformer estavamos testando um ampli valvulado, 25W com impedancia primario de 3K.
Ele tinha enrolado um transformador com nucleo GO de 32x32mm e testamos com esse.
O som saio gordo, com corpo, muito bom.
Depois por curiosidade, testamos com um transformador para alimentação de dicroicas (110/220 - 12V) que tinha a relação primario / secundario muito proxima ao ideal.
Só que além desse transformador não ser proprio, o nucleo é MUITO menor (22x22mm) e ferro NGO. Além disso provavelmente tinha uma relação espiras/volts muito menor do que comumente achado num transformador de saida.
O ampli mudou. Não ficou ruim, mas o timbre ficou muito mais agudo, com menos corpo.
Se seu ampli tem muito agudos, como vejo muitos reclamarem aqui no forum, veja se seu transformador de saida não esta sub-dimensionado...
Abraços a todos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2012, as 19:05:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
IDN
Visitante
« Responder #236 : 04 de Fevereiro de 2012, as 19:00:00 »

O valor nominal de tensão é 127 V, 110V é uma convenção popular erronea devido ao uso de apenas uma fase.

Vmono=220/1.73 (raiz de 3)
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #237 : 04 de Fevereiro de 2012, as 19:04:38 »

IDN... 127V é na teoria...
Meça as tomadas para você ver as variações que existem...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
IDN
Visitante
« Responder #238 : 04 de Fevereiro de 2012, as 19:10:26 »

eu sei disso, nem 220V que é o nominal se encontra com facilidade, varia de 207V a 230V, o que estou te dizendo é que o valor nominal de tensão é 127V.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #239 : 04 de Fevereiro de 2012, as 19:36:56 »

eu sei disso, nem 220V que é o nominal se encontra com facilidade, varia de 207V a 230V, o que estou te dizendo é que o valor nominal de tensão é 127V.
IDN... isso todo mundo aqui do forum sabe... Ja foi mais do que discutido.
O problema é que, se por exemplo, você faz um transformador para um amplificador valvulado, calculando o primario com 127V, e a casa do usuario tem 108V na parede, o HT vai ficar muito baixo, alterando o BIAS do ampli.
Então tavez usando um valor medio para o calculo, você diminua essa variação...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 14 15 [16] 17 18 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal