Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:35:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Layout Pré Fender Twin 65  (Lida 81166 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #75 : 10 de Março de 2017, as 13:33:12 »

Rapaziada, desculpas pela ressurreição do tópico (preferi fazer assim para deixar tudo num lugar só).

Para remover o tone stack desse pré, o que coloco no lugar, só um capacitor de acoplamento?

Caso sim, 47nF estaria bom?

Minha intenção é criar um "segundo canal", clean, num amplificador valvulado "hi gain" de um canal só que eu tenho. Não preciso do tone stack (não uso), então pensei em simplificar a coisa.

Obrigado antecipado!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #76 : 10 de Março de 2017, as 14:14:13 »

Pode retirar o tone stack e colocar este capacitor no lugar, mas tem de deixar o potenciômetro de ganho de 1M ohms ou pelo menos um resistor no lugar dele. Não esqueça de que o capacitor deve suportar a alta tensão. Por via das dúvidas use um de 400V.

A frequência de corte será bem baixa  = 1/(2 x pi x 47nF x 1Mohm) = 3,4Hz   de forma que o capacitor pode até ser de menor valor do que 47nF, até um de 10nF funciona (16Hz).

« Última modificação: 10 de Março de 2017, as 14:16:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #77 : 10 de Março de 2017, as 14:16:33 »


Para remover o tone stack desse pré, o que coloco no lugar, só um capacitor de acoplamento?

Caso sim, 47nF estaria bom?


1- Teria que ser um capacitor e um resistor para a polarização da grade do segundo triodo.

2- Se for feito assim tem grande chance de haver a saturação do segundo triodo por conta de ser um sinal muito forte que vai chegar lá ( o tone stack funciona como um atenuador do sinal do primeiro triodo).

3- A solução seria, o capacitor (pode ser de 47nf/400v), um resistor (pode ser de 680 kohms) que vai para grade, e um resistor (330kohms) que vai da grade para a terra.

 Legal!
« Última modificação: 10 de Março de 2017, as 14:41:17 por Matec » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #78 : 10 de Março de 2017, as 14:48:37 »

Obrigado Senhores.

Matec, mantenho o potenciômetro de ganho depois do capacitor e resistores  de atenuação?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #79 : 10 de Março de 2017, as 15:08:34 »

Se você preferir manter o potenciômetro, pode colocar o capacitor de 47nF, o resistor de 680k e um potenciômetro de 470k ou 500k (log).

 Smiley
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 20:27:06 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #80 : 10 de Março de 2017, as 22:58:49 »

Se achar que ficou um pouco abafado, coloque um capacitor de pequeno valor (47-220pF) em paralelo com o resistor de 680k.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #81 : 08 de Agosto de 2017, as 11:57:27 »

Desenterrando... Novamente...

Pessoal, no PDF a saída do transformador HV é 220V, mas li por aqui algo sobre uma saída 110V e me confundi. Qual a tensão HV?

Pra montar como pedal é só fazer as alterações pra power transistorizado ou tem que mudar mais alguma coisa?

E ao invés de 2 transformadores posso usar 1 com 2 secundários, 12v + HV, sem problemas??
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, as 12:15:17 por Romulo Almeida » Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #82 : 08 de Agosto de 2017, as 12:30:24 »

Desenterrando... Novamente...

Pra montar como pedal é só fazer as alterações pra poder transistorizado ou tem que mudar mais alguma coisa?

E ao invés de 2 transformadores posso usar 1 com 2 secundários, 12v + HV, sem problemas??

Não sei se trata-se do mesmo pré-amplificador, pois o meu utiliza o layout do Sergiodam/Plautz, mas postei uma duvida semelhante no tópico referente ao Twin Reverb. (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1518.390)

Apenas uma pergunta: por que montar como "pedal"? Já cogitou a hipótese de montar um Valvecaster?

Peço que me corrijam se eu estiver equivocado, mas seguindo a resposta que recebi do Xformer:

Citar
Diego Bueno
Montando com 2 transformadores "bunda com bunda", pede-se um de 400mA e outro de 800mA (por segurança, como o Kem já mencionou). Entretanto, se eu solicitar um único transformador com primário 110/220, e secundários de 12V e 220V, mantenho a corrente em 800mA para os 220V?

Citar
Xformer

O secundário de 220V deve ter a mesma potência que o transformador de 12V @400mA, que seria de 4,8VA.  Assim a corrente deveria ser de 4,8VA/220V = 21,8mA.  
Se pedir um transformador de secundário 220V e corrente 800mA, ele vai ficar bem grande, pois seria de 176VA mais a potência do secundário de 12V @ 400mA (dos filamentos) que sobraria na ligação back-to-back.

Eu particularmente considero inviável utilizar um único transformador após a explicação que recebi acima. Embora possa ser outro amplificador, a forma de montagem sugerida é a mesma, portanto creio que a explicação seja válida para este tópico também.

PS: da mesma forma que considero inviável utilizar apenas um transformador, creio ser inviável também montar em configuração de "pedal". Se bem entendi em minhas leituras em outros tópicos, as saídas de pré-amplificadores são mais fortes para poder excitar um power-amp, sem contar que o Twin não é muito "pequeno", o que deixaria o pedal um "pouco" grande.

Uma resposta que encontrei no fórum antigo, se não me engano é de autoria do HGamal

Citar
A função dos prés é basicamente adequar a saída do instrumento ao amplificador de potência. Diferente dos prés de alta-fidelidade, os de instrumento acabam por colorir o sinal de entrada. Por esta razão que temos os "sabores" de pré: Fender, Marshall, Vox e etc.

A função do efeito é mais drástica. Eles são projetados para inferir ao sinal do instrumentos, profundas alterações que podem alterar desde sua dinâmica até o seu conteúdo harmônico.

O que acaba por confundir, é a existência de prés que distorcem os sinais. Esta característica parece a de um pedal de efeito, mas na verdade a história é outra. Os primeiros pedais de distorção pretendiam justamente simular os prés quando altamente saturados. Com o passar do tempo, os distorcedores e overdrivers acabaram por adquirir características próprias e distinguiram-se dos prés saturados.

Tem também esse outro tópico abordando justamente a viabilidade (ou não) da montagem de um pré-amp como pedal: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=355.0
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, as 12:32:33 por Diego Bueno » Registrado
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #83 : 08 de Agosto de 2017, as 13:06:08 »

Sobre o transformador, o HV é:
12v x 300mA = 3,6VA / 220V = 16mA
O LV:
12V x (500mA - 300mA) = 2,4VA
Então, 2,4VA +3,6 VA = 6VA
6VA / 127V = 50mA

Então seria um transformador de 6VA com primário 127V e secundário_1 220V e secundário_2 12V

Não vejo porque seria tão grande??

Sobre a viabilidade, seria ter um pouco do timbre do Twin em um SS.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #84 : 08 de Agosto de 2017, as 13:27:49 »

Não vejo porque seria tão grande??

Me desculpe, não fui muito claro: eu quis dizer grande para ser utilizado em formato de pedal, seja com 1 ou dois transformadores. Pesquise pelos tópicos algumas montagens realizadas pra você ter uma noção de como ficaria.
Sobre a viabilidade, seria ter um pouco do timbre do Twin em um SS.

Considero mais viável montar o Twin como pré-amp em um "combo" mesmo. Como mencionei acima, na citação que acredito ser de autoria do HGamal, "os pré-amps de instrumento acabam por colorir o sinal de entrada. Por esta razão que temos os "sabores" de pré: Fender, Marshall, Vox e etc.".

Imagine, por exemplo, ligar um pré Fender em um pré Vox, teria "sabor" de quê? De fender? De Vox? Ou um som híbrido que não lembre nenhum dos dois?

Por isso minha sugestão é montar um Twin como pré mesmo, pode até usar um power-amp SS, mas já estará muito mais próximo do timbre dele mesmo.
Registrado
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #85 : 08 de Agosto de 2017, as 13:54:13 »

Entendi.
Façamos de conta que eu tenha muito espaço sobrando no case, sobre os "sabores" qual seria a diferença entre montar esse pré como pedal e um valvecaster ou um GT2 por exemplo? Não seria uma mistura de timbres também??
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #86 : 08 de Agosto de 2017, as 14:19:54 »

Não necessariamente. Conforme a continuação de uma explicação que citei antes:

"A função do efeito é mais drástica. Eles são projetados para inferir ao sinal do instrumentos, profundas alterações que podem alterar desde sua dinâmica até o seu conteúdo harmônico."

Expondo a minha concepção sobre "timbre", supondo uma comparação entre uma Fender Strato e uma Gibson Les Paul: Você pode até tocar Sultans Of Siwng na Les Paul, mas dificilmente conseguirá aquele estalado gostoso característico de Strato. Veja bem, eu disse difícil, por motivos óbvios, mas não afirmo ser impossível. Então, enquanto algumas guitarras e pré-amps tem um "timbre" característico, os pedais de efeito normalmente soam como... hãn... pedais de efeito (bah, que novidade).

Um delay será sempre um delay, independente do equipameno utilizado, mas muitas vezes a intervenção do efeito é tão profunda que já não é mais possível identificar o timbre do instrumento. Se com canal limpo é possível distinguir com clareza um Single Coil de um Humbucker, com uma distorção de alto ganho e "suja" fica difícil até entender as notas que estão sendo tocadas. Lógico que isso é apenas um exemplo exagerado do quanto um efeito pode interferir no sinal do instrumento. Da mesma forma, nesse exemplo da distorção de alto ganho, tanto faz se utilizada em um amplificador Orange ou Fender, será difícil identificar "quem é quem" ali.

Em minha opinião, o Valvecaster é basicamente um "overdrive" com um tempero de Válvula. Curti os videos que vi no youtube sobre ele, soa bem orgânico, sem alterar as caracteristicas timbrísticas do instrumento. Diferente, por exemplo, se plugasse uma Fender num JCM800 (um amigo meu fez isso, não fica ruim, mas fica "estranho").
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, as 22:24:18 por bossman » Registrado
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #87 : 08 de Agosto de 2017, as 15:01:28 »

Captei... Captei vossa mensagem...

Obrigado pela explicação.

Agora, mudando de assunto, mas no mesmo assunto  Toma na Cabeça
A válvula 6n2p realmente é similar a 12ax7, mudando somente os pinos, ou é conversa dos vendedores do Mercado Livre
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #88 : 08 de Agosto de 2017, as 15:13:48 »

A válvula 6n2p realmente é similar a 12ax7, mudando somente os pinos, ou é conversa dos vendedores do Mercado Livre

De acordo com esse tópico do link abaixo, tem mais diferenças. Não sou a pessoa mais indicada para te ajudar nessa questão devido ao meu pouco (praticamente nenhum) conhecimento em eletrônica, mas acredito que a leitura do tópico poderá elucidar suas dúvidas.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2478.0
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #89 : 08 de Agosto de 2017, as 18:11:33 »

Sobre o transformador, o HV é:
12v x 300mA = 3,6VA / 220V = 16mA
O LV:
12V x (500mA - 300mA) = 2,4VA
Então, 2,4VA +3,6 VA = 6VA
6VA / 127V = 50mA

Então seria um transformador de 6VA com primário 127V e secundário_1 220V e secundário_2 12V

Não vejo porque seria tão grande??

Não seria grande, mas eu revisaria alguns valores das correntes em AC (alternada) se for pedir pra fazer um transformador de força único.
Para o enrolamento secundário de 12Vac é melhor dimensionar com capacidade para 300mA (AC ou rms). Isso porque o circuito usa tensão DC para alimentar o filamento da 12AX7 que em 12,6V (AC ou DC) consome 150mA (AC ou DC), só que pra conseguir 150mA DC precisa que o transformador forneça mais ou menos o dobro da corrente em AC pra retificar com ponte de diodos e transformar em DC (contínua). Então seriam 12Vac x 300mAac = 3,6VA

Para o enrolamento secundário de 220Vac (que vai alimentar a fonte de uns 300Vdc) poderia ser com capacidade de corrente de 16mA, pois os dois triodos da 12AX7 devem consumir uns 3 a 4mAdc juntos. Só que o fio vai ficar fino e dificulta a fabricação. Peça com um pouco mais, talvez 25mA (AC) que não vai aumentar o tamanho do transformador. Então seriam mais 220Vac x 25mA = 5,5VA.  

E o primário pode ser 127Vac ou 220Vac.  Seriam 3,6VA + 5,5VA + 20% de perdas = 10,9VA
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, as 18:15:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal