Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2024, as 16:28:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cálculo para montagem de transformador de saída para valvulados.  (Lida 10442 vezes)
David Loos
Visitante
« : 15 de Setembro de 2014, as 09:45:25 »

Bom dia,

Antes de mais nada, não sei se postei no lugar correto, por se tratar somente de cálculos da montagem do transformador em si, achei que seria melhor postá-lo aqui neste forum, mas caso esteja em lugar errado, peço por gentileza que os moderados aloquem o post no lugar correto.

Estou juntando peças para montar um 18W, usando EL84 em push-pull. O esquema não consegui postar aqui, pois não estou conseguindo postar fotos, mas o link do esquema é este: http://mhuss.com/18watt/schematics/18wattLite2b.gif (se alguém tiver dicas para a montagem, fiquem a vontade em trocar idéias!)


Vamos ao que interessa, eu poderia comprar o transformador de algum site, ou até clonar algum outro, mas estou mais interessado na engenharia por trás desses transformadores, e acredito até que será mais barato de confeccioná-lo. Conversei com um cara que fabricava amp´s a um tempo atrás (muuuuito tempo) e ele me mostrou uma forma simples de se calcular um transformador de saída, na época eu estava querendo montar um 18/30W mas por alguns motivos, eu desisti do projeto, e cheguei a trocar uma idéia sobre o transformador.

Ele tinha me mostrado uns cálculos, simples de se fazer mesmo, coisa que a gente aprende no ensino médio, só aplicando a lei de Ohm (mas como minha memória sempre me deixa na mão, não lembro de muita coisa...)

Pelo que me lembro, partimos do seguinte ponto: a impedância da EL84, e a potência de saída do amp (os 18W). logo aplicando a lei de ohm, eu saberia a potência que preciso no transformador, sabendo que quero um secundário de 4 e 8 Ohms. (se não me engano, usamos a resistência de carga de placa da EL, que era algo em torno de 3,5k)

depois disso, eu já teria a relação de tensão primário/secundário para o meu transformador de saída, que daria certo com a impedância necessária, e era só eu mandar estes dados para a pessoa que iria confeccionar o transformador.

Gostaria de saber se alguém já se aventurou nessa parte de calcular/construir transformadores de saída (e qual a impedância da EL84 que devo usar, que não estou mais achando minhas anotações da época).

Procurei algo pelo fórum, mas não encontrei nada referente á essa parte de cálculos, se tiverem algum material que possa me ajudar, ficarei grato!

Abraço.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, as 12:20:17 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 15 de Setembro de 2014, as 12:27:21 »

Você não procurou direito no fórum, tem muitos tópicos com esse assunto e dezenas de páginas de mensagens discutindo isso. Veja nas seções de Amplificadores Valvulados e de Eletrônica. Ás vezes mesmo nos tópicos dos projetos de amplificadores valvulados há discussão sobre dimensionamento e cálculo de transformadores de saída para determinado amplificador. Navegue nas páginas dessas seções. Ser preguiçoso e só usar o recurso de pesquisa não ajuda muito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #2 : 15 de Setembro de 2014, as 13:01:52 »

Procura no Google: "Radiotron Designer's Handbook", é o capítulo 5, bem interessante e completo, até um pouco complicado.

Já vi formas baseadas em tabelas, que são mais fáceis, mas acredito que sejam baseadas em simplificações desses cálculos.

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 15 de Setembro de 2014, as 16:46:40 »

Como o xformer falou, tem MUITO assunto sobre esse tema aqui no forum. Com o que tem aqui é possivel calcular um transformador de saida que, se não vai ser o melhor posivel, será bem aceitavel.
Mas entra outra variavel, as vezes mais importante do que o calculo, que é a experiencia do enrolador.
Não espera na primeira tentativa enrolar um transformador que preste, ainda mais em se tratando de um de saida.
Se quer mesmo aprender a coisa, comece com transformadores de força pequenos. Depois de pegar experiencia, ai sim arrisque um de saida.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 15 de Setembro de 2014, as 19:09:28 »

Procura no Google: "Radiotron Designer's Handbook", é o capítulo 5, bem interessante e completo, até um pouco complicado.

Já vi formas baseadas em tabelas, que são mais fáceis, mas acredito que sejam baseadas em simplificações desses cálculos.



Legal, dei uma folheada aqui e tem até uns cálculos integrais. Esse com certeza vou ler.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #5 : 15 de Setembro de 2014, as 19:38:43 »

muito interessante esse livro!

Sobre experiência em montagens de transformadores, já tenho alguma, os transformadores de força mais específicos que preciso, sou eu mesmo quem enrolo, quanto á isso não tenho tantos problemas! (não sei se para saída segue o mesmo esquema de enrolamento) uma vez li, que para maior rendimento, os fios do transformador de saída são entrelaçados entre si. (li tanta coisa que chega a parecer religião, cada um acredita no seu ponto de vista e deu...)

Me desculpem, mas não foi por preguiça minha não, realmente eu procurei no fórum e não obtive nenhum resultado, depois de levar um puxão de orelhas aqui neste post, que eu vi que tinha feito a minha busca errada... estava fuçando o fórum e estava usando a barra de pesquisas para transformadores valvulados, em outro fórum, daí claro, vai pesquisar dentro do fórum que eu estou, e não no geral, me desculpem! Roll Eyes

farei minhas buscas aqui, me desculpem novamente!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 15 de Setembro de 2014, as 20:30:45 »

 Acho que este é o tópico com mais material sobre transformadores, tanto de saída, quando de força aqui do handmades:

 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=677.0

 Foi o segundo resultado da minha pesquisa com as palavras "Enrolar Transformadores".

 Um abraço,

 Eduardo

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 15 de Setembro de 2014, as 21:39:55 »

David, outra dica: leia e estude as datasheets das válvulas envolvidas no projeto de amplificador que você quer construir. Procure pela internet e baixe o máximo de datasheets de diversos fabricantes para a mesma válvula. No seu caso, eu senti que você também quer saber qual a impedância do primário do transformador de saída desse amplificador de 18W com as EL84 (6BQ5) em PP. Pois lendo as datasheets, você vai perceber que nelas existem páginas com dados para se projetar o estágio de saída, e entre os dados está justamente o valor de carga placa a placa para o estágio (load Raa).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 15 de Setembro de 2014, as 21:56:55 »

...uma vez li, que para maior rendimento, os fios do transformador de saída são entrelaçados entre si...
Isso faz muita diferença em transformadores de saida, principalmente em PP, que é o seu caso.
Mas adiantando, a impedancia do primario do transformador de um PP com EL84 é de 8K.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #9 : 15 de Setembro de 2014, as 22:28:31 »

Receita de bolo:

https://imageshack.com/i/1q18watt2xel84optj

Tu enrola na mão ou usa alguma bobinadeira?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 15 de Setembro de 2014, as 22:31:33 »

Receita de bolo:

https://imageshack.com/i/1q18watt2xel84optj

Tu enrola na mão ou usa alguma bobinadeira?
Eu particularmente não gosto desse tipo de entrelaçamento ...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #11 : 15 de Setembro de 2014, as 22:54:05 »

Uma coisa que eu sempre procurei, aqui no fórum também foi um lugar (prático) onde vendessem ferragem, cobre, etc. para montar os transformadores.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #12 : 16 de Setembro de 2014, as 08:46:18 »


Eu particularmente não gosto desse tipo de entrelaçamento ...

Por qual motivo?  Undecided
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #13 : 16 de Setembro de 2014, as 09:18:29 »


Estes tipos de enrolamentos, técnicas etc... vão influenciar diretamente no timbre? ou só na eficiência e "potência" de saída?

uma vez eu li uma experiência que o sujeito fez os dois enrolamentos juntos, juntou os dois fios (primário e secundário) e enrolou junto no carretel do transformador, (um único enrolamento, porém com 2 fios) diretamente os dois juntos, depois escreveu que ficou bom, (isso que eu não intendi, o que ficou bom? potência? timbre? ganho?)

Estou fazendo um apanhado de informações para este projeto, e estou estudando a parte de saída, com diferentes tipos de construção de transformadores, e já li tanta coisa que já não sei mais o que é funcional ou o que é realmente bom.

Um transformador de saída, serve só para casar impedância ou ele tem grande propriedade em cima do timbre? (pois um sujeito usa fio X porque ajuda no timbre, e o outro usa o ferro Y porque dá mais ganho, etc...) o que deve se levar em conta?

desculpem minhas perguntas, mas estou fazendo uma grande busca e encontro muita informação com fontes diferentes que se contradizem.

abraço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #14 : 16 de Setembro de 2014, as 09:40:38 »



desculpem minhas perguntas, mas estou fazendo uma grande busca e encontro muita informação com fontes diferentes que se contradizem.

abraço

Você, e quase todos daqui, e de outros lugares, parece que não existe uma maneira ideal. Existem técnicas que melhoram essa ou aquela característica, aí vai depender do seu gosto pessoal. Todos têm sua "receita", mas não adianta perguntar a um fabricante bem sucedido qual o "segredo" , que ele desconversa. A maioria das técnicas que você descobre na internet estão corretas, no sentido que o circuito vai funcionar. Mas resposta, timbre e ganho, dificilmente estão juntos num mesmo projeto. Grin

Abraço
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:45:45 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal