Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 22:27:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reformando uma lenda  (Lida 23191 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 24 de Novembro de 2014, as 12:34:16 »

Pois bem, a pouco tempo um amigo de minha irmã resolveu me presentear com uma guitarra antiga sua. Ela é nada mais, nada menos que uma Tonante GCFC/2, que não me pareceu tão ruim quanto dizem as lendas.
Braço muito confortável, afinando bem, só está com os trastes meio soltos (não saem do lugar quando se toca, mas dá pra removê-los no dedo), cordas um pouco altas no fim da escala, e trasteja um pouco por ali. Acabei gostando dela e resolvi reformá-la, porém quero fazer algo diferente com ela.

Fotos da dita cuja no meu Tumblr, basicamente do jeito que veio: http://blackcorvo.tumblr.com/post/103100019365

Como sou muito fã de Brian May e do som de sua Red Special, queria poder tirar um som semelhante dessa lenda que tenho em mãos, mas com alguns "tweaks" pessoais.
Por enquanto, já fiz uma semi-reforma na elétrica que já deixa a guitarra funcional, mas não tem o som que procuro. Comprei um conjunto de captadores Single da Santo Angelo e instalei nela, estou usando 3 chaves on/off/on duplas no lugar das on/off originais, e com isso consigo obter um som fora-de-fase, mas por ter os captadores em paralelo, não é muito parecido com o da Red Special.

Para usá-los em série, preciso de chaves on/on/on, que não consigo encontrar na versão h-h de seis terminais (nem sei se existem), porém consegui desenhar uma solução usando a versão de oito terminais, como a das imagens abaixo:



A solução é a seguinte:



Dessa forma, eu integro a função de liga-desliga e inversão de fase na mesma chave. Depois elaboro melhor o que quero fazer, acabou meu tempo por agora.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #1 : 24 de Novembro de 2014, as 13:13:18 »

Acho que essa aqui é, tem 3 posições e 6 terminais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604467312-chave-h-h-pci-3-posicoes-30212-pacote-com-10-_JM
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 24 de Novembro de 2014, as 13:27:18 »

Modelo igual ao da minha primeira guitarra, porem com headstock diferente.
Deu saudades
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 24 de Novembro de 2014, as 14:02:49 »

E eu pensando que fazer uma Cort CR200 soar semelhante a uma Gibson Traditional era um grande desafio.  Sad

Então aparece o destemido do Blackcorvo querendo fazer uma Tonante soar semelhante a Fireplace Red Special.  Huh?

Blackcorvo estou torcendo por você, será um feito incrível! Smiley


Grande abraço.  
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 24 de Novembro de 2014, as 15:31:20 »

O maior desafio mesmo será achar um conjunto de tremolo e ponte novos pra substituir os originais. Não consegui encontrar esse tipo de tremolo aqui no Brasil pelo que pesquisei (mesmo tipo das Jaguar/Jazzmaster).

Enfim, pra ficar mais claro, o que pretendo fazer é o seguinte:

- Trocar e ajustar trastes, ponte e tremolo (tarraxas ficam, ainda estão boas);
- Trocar escudo por um preto (com furação para as chaves que vou usar, que são maiores que as originais);
- Lixar o corpo e pintar com verniz colorido (vermelho/mogno);
- Usar covers pintados com spray cromado nos captadores (pra ficar mais parecido visualmente com a Red Special);

Também vou aproveitar o segundo controle de tom pra fazer um "bass cut" (que aliás já implementei na ligação temporária e funcionou muito bem). Quando estiver em casa eu desenho o circuito pra vocês.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, as 16:31:39 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 24 de Novembro de 2014, as 17:16:30 »

Blackcorvo, este vendedor do ML tem peças Fender, eu já comprei várias vezes com ele, até agora tem sido impecável.

O legal é que ele traz peças por encomenda, se ele não tem no momento ele consegue e não demora muito não.

O nome dele é Valter Saragoça, email: apple_instrumentos@terra.com.br

Página no ML: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_10974504

Pesquisa na net exatamente a peça que queres, descobre o "part number" fender (para não haver erro) e faz uma cotação com ele.


Abraço.



-----
No ebay, este vendedor também tem peças para jaguar, eu já comprei dele também e foi tranquilo.

Fiz uma pesquisa na página dele por jaguar e deu isso:

http://www.ebay.com/sch/m.html?_odkw=&_ssn=hdcustomguitarsupplyonline&_armrs=1&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2046732.m570.l1313.TR10.TRC0.A0.H0.Xjaguar&_nkw=jaguar&_sacat=0

Nos anúncios de boas lojas no ebay tem os "part number" fender para que possas cotar com o Valter.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, as 17:24:50 por Ferro_Velho » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 24 de Novembro de 2014, as 19:23:38 »

O braço dela é colado ou parafusado?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #7 : 24 de Novembro de 2014, as 21:51:40 »

Não querendo desanimar. Mas esta guitarra não  é feita de compensado dos bem baratos?  Já toquei com uma igual e pelo que me lembre não  vale o esforço. Valeria mais a pena investir em outro projeto, nem que fosse de marupá que é uma madeira barata.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, as 21:53:18 por laerteandrade » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #8 : 24 de Novembro de 2014, as 22:31:27 »

Eu to achando muito difícil este braço não estar empenado pelo corte da madeira que aparece no headstock.
Também acho que não vale o investimento.

Eu compraria uma guitarra dessas bem baratinhas usada e que pudesse testar.
Desmontaria toda e faria uma nova.
Acho que vale mais.

Me desculpe a sinceridade.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #9 : 25 de Novembro de 2014, as 08:05:31 »

Blackcorvo, este vendedor do ML tem peças Fender, eu já comprei várias vezes com ele, até agora tem sido impecável.

O legal é que ele traz peças por encomenda, se ele não tem no momento ele consegue e não demora muito não.

O nome dele é Valter Saragoça, email: apple_instrumentos@terra.com.br

Página no ML: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_10974504

Buenas

Já comprei com este vendedor e também o recomendo.
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #10 : 25 de Novembro de 2014, as 08:48:24 »

Eu apoio totalmente a sua empreitada, só precisa avaliar a madeira do corpo e se o braço da para ser restaurado. Na minha humilde opinião é que esta história de dizer que tonante é ruim não pode ser generalizada, já vi tonantes que se aproximam muito das Giannini's Supersonic que são bem conceituadas.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #11 : 25 de Novembro de 2014, as 09:14:46 »

Blackcorvo,

Bem legal a sua iniciativa de pegar essa guitarra, restaurar e deixar ela com o som que você procura. É uma guitarra bonita, depois de restaurada então...
Todos sabem que a Tonante não tem a mesma qualidade de guitarras top como Fenders, Gibson e outras, mas rola muito preconceito por causa da marca.
Concordo com o Etelvino, generalizar que todas Tonantes são ruins é errado, acho que a questão de equipamento bom ou ruim é muito pessoal e relativo. Mas é apenas a minha opinião.   Smiley
Vou acompanhar a sua saga e espero que consiga o som que procura nela.

Boa sorte.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #12 : 25 de Novembro de 2014, as 10:04:55 »

Eu não tenho preconceito algum com guitarras sem 'nome' até porque estou construindo guitarras e adoraria pegar algo bem velho e reformar mas não creio que seja um trabalho que vá valer a pena gastar muito.

Fazer pra aprender e começar a brincar, vale bastante.
É sempre muito bom ter novas experiências mas não vale a pena gastar demais, esperando que vá ter retorno.
É lógico que um captador maravilhoso numa Stratosonic, num super amp, vai dar um resultado bom mas vale?

Valeria a pena tirar os trastes, retificar o braço, refazer a curvatura em outra medida de raio, tirar esse verniz....mas aí já está saindo caro demais para o que é e poder vir a ser.

Entende o que falo?

Creio que você nunca tenha usado uma guitarra destas na época que ela foi feita, então não tem ideia do que seja.

Já vi alguém aqui dizer que as Gianinni Sonic são maravilhosas.
Po, fala sério!

São guitarras com braço sem tirante, com a madeira no corte errado, que certamente irá empenar, com material ruim, verniz grosso, acabamento horrível, sem tocabilidade...e muito mais.
Não tem como gastar uma coisa dessas.
A não ser que esteja sobrando.

abs e boa sorte.
Vai ser um ótimo aprendizado.
Depois passa para outras e outras.
É um ótimo vício, como fazer pedais.
Mas lembre-se de sempre usar material de proteção, principalmente para os olhos.


Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #13 : 25 de Novembro de 2014, as 10:33:06 »

Roberto, realmente gosto não se discute. Se formos tomar este assunto um tópico vai ser pouco.
Mas que minha Giannini Supersonic de 62 é uma ótima guitarra juro de pés juntos. Cheesy Cheesy
Entendo sua opnião Legal!
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #14 : 25 de Novembro de 2014, as 11:00:07 »

Etelvino, a guitarra que o Roberto se refere é diferente da superssonic, a sonic parece uma versão da tonante feita pela gianinni.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal