Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:59:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 69230 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #75 : 23 de Outubro de 2020, as 23:45:46 »

Por favor, há algum capacitor eletrolítico desacoplando a saída da fonte de alta tensão ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #76 : 24 de Outubro de 2020, as 00:43:49 »

No AN-52 da Renesas, tem essas informações:



Como o 78L09 é para 100 mA, pode ser ele o causador do problema, já que o 7107 (mas não fala do 7106) pode consumir mais segundo o application note.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2020, as 00:46:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #77 : 24 de Outubro de 2020, as 02:51:10 »

Obrigado Xformer. Eu vi isso também, mas em outra parte, no datasheet ele se refere a corrente do 7106, e é bem pequena. Claro que é apenas a corrente do CI, ainda tem o display alimentado junto. Vou trocar daqui a pouco o regulador e posto aqui o resultado.

Fui trocar o regulador e vi que me deram o 7812 na eletrônica. Vai ficar pra amanhã ou segunda...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2020, as 04:40:08 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #78 : 26 de Outubro de 2020, as 21:46:48 »

Por favor, há algum capacitor eletrolítico desacoplando a saída da fonte de alta tensão ?

Alexandre, não tinha visto a tua pergunta, desculpe.
A saída da fonte de alta tensão pelo mosfet, passa por um resistor shunt de 1 ohm (onde o voltímetro mede a queda de tensão, "mostrando" a corrente) antes de ir para a placa da válvula, nesse resistor testei com e sem um capacitor em paralelo (de 1 até 100uF).
De toda forma tanto os meus multímetros em série quanto o outro modelo de voltímetro (o que tem backlight azul) não apresentam a oscilação na medida.

-----

Como o 78L09 é para 100 mA, pode ser ele o causador do problema, já que o 7107 (mas não fala do 7106) pode consumir mais segundo o application note.

Xformer, testei com o 7809 na placa e ainda com outra fonte que usa um 7809, mesma oscilação...

Alexandre, usei um capacitor de 22uFx400V e de 47ufx400V na saida da fonte e mesmo assim a oscilação continuou...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2020, as 02:37:31 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #79 : 27 de Outubro de 2020, as 02:54:53 »

Esse seu medidor LCD é muito fresco ! Só funciona direito com bateria.  Cheesy

Não tenho mais ideia do que pode ser.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #80 : 27 de Outubro de 2020, as 03:26:26 »

Esse seu medidor LCD é muito fresco ! Só funciona direito com bateria.  Cheesy

Não tenho mais ideia do que pode ser.

100% de acordo  Cheesy

Parece que não sou o único com esse problema, nesse medidor. Estou lendo o fórum sobre o sussex (ainda estou, pela metade mais ou menos) e na página 25, postagem 499 começam a falar sobre isso, depois na página 26, postagens 502 e 504 terminam de falar. Nas páginas anteriores aparece algumas fotos desse mesmo (ou quase igual) display. E o sugerido pelo idealizador do projeto é justamente o display de backlight azul (que funcionou bem aqui).
A possível solução (que não funcionou aqui e não tem relatos se funcionou lá) é um resistor de 100R e um capacitor de 270pF em série da grade ao terra. Como, até agora (estou na postagem 672), não falaram mais sobre isso, acredito que os usuários que tiveram problemas de oscilação, trocaram os displays pelos de backligth azul.

Eu já estou encomendando mais alguns desses displays. Desisto desse PM-438  Batendo Cabeça (eles vão virar voltimetro e amperimetro de uma fonte de bancada, caso não oscilem)

Segue abaixo o link do fórum:

https://www.vintage-radio.net/forum/showthread.php?t=48853&page=25

« Última modificação: 27 de Outubro de 2020, as 03:29:26 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #81 : 27 de Outubro de 2020, as 15:22:09 »

Raphael, se você tivesse um multímetro DT830B, aquele baratinho de 20 reais, eu diria pra você alimentá-lo com sua fonte de 9V, ao invés da bateria de 9V, e depois fazer uma medição da corrente, pra ver se ele também tem problema. Esse seu medidor LCD nada mais é do que uma versão capada desse multímetro (que também usa o ICL7106), sem a chave rotativa e os resistores das escalas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #82 : 27 de Outubro de 2020, as 22:39:31 »

Raphael, se você tivesse um multímetro DT830B, aquele baratinho de 20 reais, eu diria pra você alimentá-lo com sua fonte de 9V, ao invés da bateria de 9V, e depois fazer uma medição da corrente, pra ver se ele também tem problema. Esse seu medidor LCD nada mais é do que uma versão capada desse multímetro (que também usa o ICL7106), sem a chave rotativa e os resistores das escalas.

Pois vou ver se eu consigo algum por aqui. Já tive um desses amarelinhos, mas dei pra alguém, a hora que lembrar, pego para testar.
De toda forma vou atrás dos medidores lcd do backligth azul, que funcionam bem no circuito

-----
Agora que resolvi trocar os displays, a fonte HT está com problemas novamente. O mosfet passou a aquecer mais, e passando de 40mA de corrente drenada na placa, a tensão começa a cair de forma drástica. Coloquei a mesma EL34 (que estava medindo 88mA com 250V na placa e -12,2V na G1), e ela foi a uma corrente de placa de 120mA e uma tensão que oscila entre 130~160V nas várias vezes que testei depois desse problema. A tensão antes da regulagem está em 270V e no gate do mosfet tenho 250V. To pensando em trocar a topologia do circuito... Usar uma tensão AC que quando retificada me forneça 250V. Cheguei a testar dessa forma, usando um variac na entrada do transformador e pegando a tensão logo após a retificação.
Um problema que eu notei é que mesmo projetando o transformador para um secundário de 200VAC por 290mA (fio 27 awg) que mesmo com a perda de aproximadamente 40% na retificação poderia me fornecer aproximadamente 200mA, a tensão acaba "arriando" conforme sobe a corrente. Notei que até uns 45/50mA ela se mantém (testei alguns duplos triodos e uma 6L6). Com uma corrente de placa maior, a tensão arria alguns volts, não muito, mas arria.
Ai pensei em uma solução, que seria enrolar uns taps nesse HT e colocar em uma chave de onda, uns 4 ou 5 taps. Por exemplo, a primeira posição até 50mA, segunda posição de 50 até 80mA, terceira posição de 80 até 110mA, quarta posição de 110 até 140mA, quinta posição de 140 até 180mA. Como a idéia é testar até as KT88 ou 6550, cuja corrente na placa, com 250V na placa é 140mA, acho que estaria tudo certo.
Agora vem a dúvida  Cheesy (sempre tem)
Lendo sobre esses projetos de testadores de válvulas (RAT, sussex e alguns outros), em alguns momentos é sugerido que uma variação de 5% na tensão é aceitável, lí que até mesmo 10% de variação é aceitável. Apesar de ter estudado eletrônica no ensino médio (no agora IFSul) e ter estudado eletrônica na graduação, eu nunca estudei sobre válvulas nessas instituições, elas já era "obsoletas" a muito tempo. Porém, uma variação de 10% em 250V é 25V e 5% é 12,5V.
Existe uma variação na tensão de placa aceitável para levantar dados de valvulas?
Não consigo aceitar que se as carecterísticas típicas de uma válvula são apresentadas em um datasheet sobre 250V, tentar levantar as caracteristicas com 240V ou 260V seja normal (a menos que fosse feito comparando com uma válvula cujos dados são conhecidos ou que se esteja medindo/obtendo outros parâmetros como "RA" e "MU" da válvula e se calcule o resto).
« Última modificação: 28 de Outubro de 2020, as 03:17:51 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #83 : 07 de Novembro de 2020, as 15:13:26 »

Encontrei outro esquema de fonte de alta tensão regulada e ajustável que usa bipolar ao invés de MOSFET:





Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #84 : 07 de Novembro de 2020, as 19:06:40 »

Muito obrigado Xformer. Interessante esse circuito. O BU508A dissipa 125W, regulando 250V ele pode fornecer, em teoria, uma corrente de 0.5A. Como preciso de uma corrente de 150~180mA ele deve suportar com certa tranquilidade.
Apesar de eu estar bem afim de fazer como escrevi na minha última mensagem, que acaba dificultando pelo transformador, mas facilitando por não precisar de regulagem, possivelmente testarei essa fonte. ..
Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #85 : 10 de Novembro de 2020, as 01:33:58 »

Dando continuidade ao projeto, terminei de enrolar o transformador do testador. Um total de 28 terminais foram usados, são 4 secundários 9V, para voltímetros, 1 secundário de 12V caso precise algum cooler, 1 secundário 24V para a tensão negativa da grade, 1 secundário para filamentos de 5V e 6,3V por 3A e mais um tap de 12,6V 1,6A, e ainda um secundário HT com 3 taps no inicio do enrolamento e 5 taps no final, para assim poder ajustar os 250Vdc sob carga. Pelos testes que eu fiz com o transformador antigo e o variac, usando uma chave de onda de 1 polo 4 posições eu consigo garantir 250Vdc (com variação máxima de 2V para mais ou menos, então até 4V no total) no teste com correntes entre 0 e 200mA. Não testei uma corrente maior que esta, pois 200mA já extrapola e muito a maior corrente sob teste.
Segue uma foto do carretel:



Uma variação de 2V em um HT de 250V, dá um erro menor que 1%. Pelos manuais e esquemas de testadores que eu vi/li, variações de 5% parecem ser usuais. Mas, novamente, tenho certeza que 12,5V de diferença no HT altera os parâmetros medidos, pode ser pouco, mas altera.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2020, as 01:38:33 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #86 : 11 de Novembro de 2020, as 03:24:15 »

Olá amigos, será que algum destes circuitos poderia ser útil também para testar a originalidade de transistores Toshibas (2SA1943/2SC5200)?? No caso preciso testar a tensão entre coletor e emissor e chegar até 230V
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #87 : 11 de Novembro de 2020, as 13:51:44 »

Olá amigos, será que algum destes circuitos poderia ser útil também para testar a originalidade de transistores Toshibas (2SA1943/2SC5200)?? No caso preciso testar a tensão entre coletor e emissor e chegar até 230V

Sim, se é só para testar se o transistor aguenta essa tensão alta entre coletor e emissor sem queimar, a fonte ajustável deve servir.  Vai subindo pouco a pouco a tensão de saída aplicada entre coletor e emissor e torcer pra que não saia fumacinha.  Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #88 : 12 de Novembro de 2020, as 22:38:42 »

Saudades do tempo que a farnell tinha loja no país. Tu comprava os componentes na quantidade que precisavas e tinha certeza que era original.
Tem alguns macetes para identificar os falsos dos originais, desde cor do invólucro, qualidade da serigrafia (eu que sou ruim de olho, já não identifico), até o tal imã pra ver se o transistor é original ou não. Tem um técnico que quando acha um distribuidor, ele compa algumas unidades e quebra o invólucro e compara o tamanho das pastilhas hehehe. Mas sinceramente, eu acho que as poucas maneiras seguras de saber se é original são:

Primeiro o preço, se em um distribuidor autorizado custa, por exemplo, 3 dolares, e tu achar por menos de 15 reais, corre. Mesmo assim, já comprei transistor com preço compatível falso. Golpe do golpe e o troxa caiu.

Segundo: comprar de um distribuidor oficial, mas eu não sei onde tem no brasil (certamente tem) ou importar  de uma loja como a mouser ou a farnell

E a terceira é fazer o que tu quer fazer. Levar os transistores nos limites (ou quase) do darasheets e quando tu achar os originais, te atira. Aqui na cidade eu já comprei esses pares do 5200/1943 originais e falsificados na mesma loja  Batendo Cabeça
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #89 : 12 de Novembro de 2020, as 23:15:40 »

Aqui em Belém não tem Toshibas originais e muitos dos testes não são mais válidos hoje em dia pois a maioria deles passa tranquilamente no teste de grafia e de imã, mas o peso entrega de imediato, é nítida a diferença de peso de um transistor toshiba falso para um original... mas eu gostaria também de ter uma fonte que pudesse testar também a tensão neles
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal