Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 12:45:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 70837 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #90 : 13 de Novembro de 2020, as 01:23:09 »

Aqui em Belém não tem Toshibas originais e muitos dos testes não são mais válidos hoje em dia pois a maioria deles passa tranquilamente no teste de grafia e de imã, mas o peso entrega de imediato, é nítida a diferença de peso de um transistor toshiba falso para um original... mas eu gostaria também de ter uma fonte que pudesse testar também a tensão neles

Se o peso identifica, mais uma maneira então. Se bem que logo os falsos começam a vir pesados  Batendo Cabeça
O melhor é tu fazer isso mesmo, testar e quando bater os testes, comprar uns a mais. Até vou ver os que tem na loja aqui, se for/parecer ser original, te aviso.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #91 : 13 de Novembro de 2020, as 01:31:14 »

Eu sempre compro lots deles na mouse, e tenho em casa.. o problema é quando eu recebo equipamentos vindos de outras oficinas ao qual o técnico anterior não resolveu, e muitas vezes eles já trocaram os transistores de saída, inclusive abrir um tópico aonde vem um ampeg de outra oficina para a minha, mas são transistores mosfets que muito provavelmente o técnico trocou
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #92 : 13 de Novembro de 2020, as 01:57:56 »

Eu sempre compro lots deles na mouse, e tenho em casa.. o problema é quando eu recebo equipamentos vindos de outras oficinas ao qual o técnico anterior não resolveu, e muitas vezes eles já trocaram os transistores de saída, inclusive abrir um tópico aonde vem um ampeg de outra oficina para a minha, mas são transistores mosfets que muito provavelmente o técnico trocou

Entendi. Mas ai tu importa então? Ou a mouser tem distribuidor no Brasil?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #93 : 13 de Novembro de 2020, as 02:44:18 »

Infelizmente não tem, e o custo de envio fica em 35 dólares aproximadamente... mas sempre to pedindo bastante peças, entre elas vou ter que pedir uns mosfets em breve para um ampeg e já estou elaborando uma nova lista de compras na loja
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #94 : 13 de Novembro de 2020, as 05:09:50 »

Infelizmente não tem, e o custo de envio fica em 35 dólares aproximadamente... mas sempre to pedindo bastante peças, entre elas vou ter que pedir uns mosfets em breve para um ampeg e já estou elaborando uma nova lista de compras na loja

Infelizmente o frete é sempre um problema. Bom é comprar em parceria, ou ver com algum fabricante ou assistência autorizada um distribuidor de confiância
Registrado

Grande abraço, Raphael!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #95 : 13 de Novembro de 2020, as 14:44:01 »

Infelizmente não tem, e o custo de envio fica em 35 dólares aproximadamente... mas sempre to pedindo bastante peças, entre elas vou ter que pedir uns mosfets em breve para um ampeg e já estou elaborando uma nova lista de compras na loja

Comprar na mouser tem seus problemas. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, uma compra de 65 dólares sai assim:

  • mercadoria: US$ 65,00
  • frete: US$ 35,00
  • Imposto de importação modelo simplificado: 60% de US$ 100,00: US$ 60,00
  • como a entrega é feita via courier (FEDEX), é cobrado 18% de ICMS em cima do valor da mercadoria + frete + imposto, ou seja 18% de US$ 160,00: US$ 28.80
  • em cima disso tudo ainda tem 2% de Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP) - é isso mesmo, ria bastante dos cariocas - cobrado em cima da mercadoria + frete + imposto + ICMS: 2% US$ 188,00: US$ 3.78

Ou seja: uma compra de 65 dólares de mercadoria geram um custo total final de 192.58 dólares

PS: "Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais": isso só pode ser piada, né? Alguém sabe de alguma ação financiada por este tal fundo?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #96 : 13 de Novembro de 2020, as 20:49:24 »

Este ano eu fiz apenas duas compras na Mouser, e não fui taxado, mas ano anterior eu fui taxado 3 vezes por lá... acho que a modalidade é standard shipping usps
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #97 : 28 de Dezembro de 2020, as 20:18:00 »

Esse seu medidor LCD é muito fresco ! Só funciona direito com bateria.  Cheesy

Não tenho mais ideia do que pode ser.

Xformer, depois de ler o fórum onde se originou o testador sussex (li as mais de 1500 postagens) descobri o motivo dos medidores e até dos meus multimetros oscilarem.
Eles relatam esse problema e outros com as EL34 e com válvulas maiores. Pelo que entendi, as válvulas oscilam, pela alta corrente e o ruido é induzido pela grade. E ai temos um erro de leitura tanto da corrente na placa quanto na transcondutância. Válvulas velhas com 110% de emissão e quase o dobro de transcondutância do que o informado no datasheet é o mais comum. As soluções que eles acharam, além da que já comentei aqui, cabo blindado pra grade G1, resistor e capacitor ao terra, seria o uso de "contas de ferrite supressores" nos cabos, tal qual os testadores mais famosos usam. Assim resolve o problema nos medidores e as leituras ficam dentro do normal.

Quanto a fonte, desisti da fonte regulada por mosfet e parti para uma fonte regulada "eletromagneticamente", fiz o transformador com 5 taps de ht, e consegui uma variação de + ou - 1% em cada faixa de corrente. No caso, de 0 até 180mA eu tenho a tensão na placa entre 247,5V e 252,5V. Dos testadores que vi, os melhores, apresentam até 5% nessa variação (claro que eles usam varias tensões diferentes dificultando uma regulação melhor nas várias faixas de tensão que disponibilizam, e eu to usando apenas 250V que é a tensão de teste usada na grande maioria das válvulas de áudio, facilitando essa "regulação"), portanto, acredito que o resultado final ficará muito bom.

Sobre a medida de transcondutância, preciso injetar um sinal senoidal na grade, 1khz, mas ainda não decidi a amplitude (no sussex eles usam 100mV RMS). Quero testar entre 100mV e uns 500mV, para conseguir ter uma leitura direta no medidor de 200mVac, usando o shunt certo.

A minha pergunta vem para uma publicação no teu blog xprojetos:

http://eletronicaxprojetos.blogspot.com/2013/09/gerador-de-sinais-senoidais-forma-de.html?m=1

Nesse primeiro gerador de sinais senoidais, tu conseguiu uma boa forma de onda com baixa amplitude (entre 100mV e 1V)? A segunda pergunta se refere a lâmpada grão de arroz. Ela teria outro nome? Ou qual seria um uso comum dela? Não achei ela com esse nome aqui na cidade, e nas pesquisas na internet, o que aparece é lâmoadas de pisca pisca de natal.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2020, as 21:13:45 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #98 : 28 de Dezembro de 2020, as 21:19:48 »

Lâmpada "Grão de arroz" que eu conheço é aquela utilizada em pisca-pisca incandescente.

Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #99 : 28 de Dezembro de 2020, as 21:21:15 »

Raphael, antes de tudo,eu fiz uma modificação no circuito mas não atualizei o Blog. É melhor passar o controle de amplitude para que ele fique antes do buffer de saída, dessa forma isola melhor o sinal e a impedância de saída fica menor (na casa dos 20 ohms).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Sobre as perguntas, eu consigo uma tensão de saída algo perto de 2 Vrms, que acho ser suficiente para seu propósito e com o controle de amplitude obter valores baixos como você mencionou.

A lampadinha que eu uso é dessa daqui:


O nome dela no site do fabricante é "subminiatura", veja que existem vários tipos.

http://www.sadokin.com.br/produtos.htm#miniatura

Na verdade, não precisa ser exatamente essa ou ter uma especificação exata, pois você pode ajustar o início da oscilação alterando o resistor de 150 ohms e ajustando no trimpot de 1 kohms. De preferência que a lâmpada seja de pouca potência, para que a resistência da lâmpada sofra alteração significativa com as baixas tensões do sinal do gerador.  Mas eu já fiz esse tipo de oscilador com uma lâmpada de 130 V e válvulas no lugar do amplificador operacional, que está em outra postagem do meu Blog.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #100 : 28 de Dezembro de 2020, as 23:42:04 »

Consegui achar um modelo de lâmpada de 12V, vou buscar na eletrônica e medir a resistência dela fria e acesa, além da corrente. Quando vê o ajuste é pouco. Quando tiver um tempo vou implementar esse circuito, já com o controle de amplitude antes do buffer.
Muito obrigado Xformer, depois trago o resultado aqui!

-----
Peguei a lâmpada. Ela é azul, parece que o bulbo é pintado de azul. A resistência fria é aproximadamente 22 ohms e quente 26 ohms (isso logo que desliga), acesa deve ficar na faixa dos 200 ohms. Alimentando ela com 12Vdc a corrente é 61mA. Realmente é bem pequena, segue uma foto:



« Última modificação: 29 de Dezembro de 2020, as 01:02:28 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #101 : 29 de Dezembro de 2020, as 00:55:05 »

Só uma observação: a lâmpada provavelmente não vai acender quando o oscilador estiver em funcionamento. A corrente que o amplificador operacional pode fornecer não deve ser suficiente para esquentar e fazer a lâmpada ficar acesa, apenas vai ter corrente suficiente para aquecer um pouco o filamento e aumentar a resistência dele.  Então não precisa se preocupar muito em medir a resistência da lâmpada acesa (nem tem como medir diretamente, a não ser se medir a tensão e a corrente na lâmpada e fazer a conta, no caso dessa azul: 12/0.061 = 196 ohms). Se a lampadinha for de muito pouca potência, eu já vi que o filamento pode ficar um pouquinho vermelho, mas bem pouco.
Nem é recomendável que a lâmpada fique acesa, pois aumenta a vida útil dela no aparelho.  Se fizer questão de que a lâmpada fique acesa, então o oscilador precisa ser feito com um amplificador de áudio de potência (talvez usando um TDA qualquer ou um com transistores discretos).

Essa lampadinha azul deve servir perfeitamente.

Outra coisa: se a frequência de oscilação não precisar ter muita exatidão nos 1000 Hz, pode tirar o potenciômetro duplo e colocar resistores de igual valor no lugar.  Pode calcular o valor necessário para os capacitores e resistores usando a fórmula:  Frequência = 1 / ( 2 x pi x R x C)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2020, as 01:03:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #102 : 29 de Dezembro de 2020, as 01:08:13 »

Só uma observação: a lâmpada provavelmente não vai acender quando o oscilador estiver em funcionamento. A corrente que o amplificador operacional pode fornecer não deve ser suficiente para esquentar e fazer a lâmpada ficar acesa, apenas vai ter corrente suficiente para aquecer um pouco o filamento e aumentar a resistência dele.  Então não precisa se preocupar muito em medir a resistência da lâmpada acesa (nem tem como medir diretamente, a não ser se medir a tensão e a corrente na lâmpada e fazer a conta, no caso dessa azul: 12/0.061 = 196 ohms). Se a lampadinha for de muito pouca potência, eu já vi que o filamento pode ficar um pouquinho vermelho, mas bem pouco.
Nem é recomendável que a lâmpada fique acesa, pois aumenta a vida útil dela no aparelho.  Se fizer questão de que a lâmpada fique acesa, então o oscilador precisa ser feito com um amplificador de áudio de potência (talvez usando um TDA qualquer ou um com transistores discretos).

Essa lampadinha azul deve servir perfeitamente.

Outra coisa: se a frequência de oscilação não precisar ter muita exatidão nos 1000 Hz, pode tirar o potenciômetro duplo e colocar resistores de igual valor no lugar.  Pode calcular o valor necessário para os capacitores e resistores usando a fórmula:  Frequência = 1 / ( 2 x pi x R x C)

Xformer, eu alterei a minha postagem antes de ver tua resposta, justamente pra dizer que a medida foi feita logo que a lampâda foi desligads e para colocar o valor da resistência com ela ligada.
Tinha pensado em usar resistores fixos mesmo, já que não preciso ter exatamente 1KHz, o que precisa ser exato é a amplitude.
Logo que tiver o oscilador pronto, mostro aqui como ficou.
Obrigado!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #103 : 29 de Dezembro de 2020, as 02:06:26 »

Peguei a lâmpada. Ela é azul, parece que o bulbo é pintado de azul. A resistência fria é aproximadamente 22 ohms e quente 26 ohms (isso logo que desliga), acesa deve ficar na faixa dos 200 ohms. Alimentando ela com 12Vdc a corrente é 61mA.

Resistência a frio 22 ohms; resistência a quente 12/61m = 197 ohms. Os 26 ohms medidos logo apos o desligamento são irrelevantes.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #104 : 29 de Dezembro de 2020, as 03:20:27 »

Ao ver a foto da lâmpada com o isqueiro, eu juro que pensei que ele tinha posto fogo na lâmpada com o isqueiro para medir a resistência a quente ...   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal