Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:24:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo  (Lida 24480 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 22 de Fevereiro de 2015, as 18:52:37 »

O pessoal vai pegar emprestado a chapinha da mulher, mãe, irmã, filha ...

http://therandomlab.blogspot.com.es/2015/02/diy-pcbs-on-cheap-toner-transfer-with.html
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2015, as 21:03:33 »

Gostei muito do resultado tanto da chapinha quanto da laminadora. Que papel seria esse, o bom e velho glossy paper?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 23 de Fevereiro de 2015, as 00:10:22 »

O papel não importa, pois a impressão do toner é feita sobre a fita adesiva. O que ele faz é imprimir uma folha de testes para ver em qual lugar da folha a impressão vai ficar, ai cobre com fita adesiva essa parte e imprime novamente o layout na mesma folha, dessa vez sobre a fita adesiva. Bem interessante!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2015, as 00:29:32 »

Será que essa fita não corre o risco de derreter?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2015, as 07:40:28 »

Será que essa fita não corre o risco de derreter?

Na página ele diz que a fita que ele usou encolhe se ficar muito tempo. Tem que fazer experiência com as nossas fitas, já que elas podem ser diferentes da usada por ele (que é de outro país).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2015, as 07:56:34 »

O processo não deixa de ser interessante, mas também é apenas uma releitura do processo com papel de etiquetas, onde a impressão é feita em uma superfície que o toner não adere tanto ( papel de etiquetas, fita plástica...), e depois o calor ( do ferro de passar, da chapinha...) o faz aderir ao cobre.

Com a desvantagem de não ser prático para placas maiores que a largura da fita e da chapinha.

Acho que o "ultimate metod" será uma impressora que imprima, com toner, diretamente na placa, aí então será um processo imbatível.


Abraços.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #6 : 23 de Fevereiro de 2015, as 08:36:51 »

Não teria um esquema com impressora jato de tinta?
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #7 : 23 de Fevereiro de 2015, as 12:19:57 »

Acho que o "ultimate metod" será uma impressora que imprima, com toner, diretamente na placa, aí então será um processo imbatível.

Ferro_Velho já fizeram, tem um cara que adaptou uma impressora normal para isso, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=Lo6MLoamJcg
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 23 de Fevereiro de 2015, as 12:21:15 »

Não teria um esquema com impressora jato de tinta?

Até onde eu sei, só com toner mesmo. Mas com um pouco de sorte você consegue encontrar algum lugar que faça impressões baratas e com toner adequado para a transferência térmica ou por acetona, ou até mesmo pode imprimir em jato de tinta e mandar xerocar. Tenta imprimir uma cópia do seu layout e xerocar em diversas papelarias diferentes, para ver se alguma delas tem um bom resultado.
Registrado
guidirestraits
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 139

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 25



« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2015, as 12:35:12 »

Eu tenho essa fita eu uso para fazer retrabalho smd.
O nome é fita kapton é resistente a temperatura alta.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2015, as 13:27:50 »

ljulio, com impressora de jato de tinta eu já conhecia, o legal seria com toner (imp. lazer) pois já sairia pronta para a corrosão no percloreto.

Abraço.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2015, as 13:29:00 »

valeu Marcao
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2015, as 13:46:16 »

Ferro Velho, andei vendo uns vídeos dessas impressoras modificadas, e realmente são jato de tinta. Mas eles usam uma tinta diferente que consegue resistir à corrosão. É um tipo de polímero, pelo que li. Mas não prestei muita atenção, já que uma impressora dessas está além das minhas habilidades.

Cris, estou fazendo uns testes, e uma coisa que está funcionando razoavelmente bem para mim é imprimir em uma multifuncional à laser, encontrei uma papelaria que faz a impressão a um preço bem barato. Imprimo no sulfite mesmo e faço a transferência usando acetona, deixo secar naturalmente e repito o processo mais uma vez, deixando secar de novo. Depois coloco um pouco de água numa panela, aqueço até ficar morna e coloco a placa lá dentro, e vou esfregando o dedo para tirar o sulfite. A parte mais crítica é essa, pois se forçar demais o toner sai, e se não prestar atenção pode ficar papel entre as trilhas e atrapalhar na corrosão. Com papel glossy deve ficar melhor, mas a papelaria não tem...
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, as 13:52:49 por marcao_cfh » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 23 de Fevereiro de 2015, as 14:06:18 »

Olha, eu já testei quase todos os tipos de confecção de placas por transferência térmica, cada um tem um detalhe que necessita mais atenção, ou um truque para dar certo.

Mas o mais fácil é sem dúvidas o com papel de etiquetas.

A única coisa que é necessário fazer é aprender o tempo e a pressão usada com o ferro de passar, mas isso é necessário em todos os métodos.

O papel é aquele que fica depois que todas as etiquetas são retiradas, aquele lado liso e brilhante onde as etiquetas vem grudadas.

O toner não adere nele, dá até para retirar o toner com o dedo, por isso é necessário cuidado para não borrar antes de colocar sobre o cobre.

Depois de passar o ferro, coloca-se na água e quase que imediatamente se pode tirar o papel, pois como disse antes, ele e o toner não ficam colados.


Abraços.
« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 00:24:57 por Ferro_Velho » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 23 de Fevereiro de 2015, as 14:33:02 »

impressora modificada?!?! Muito trabalho. Eu uso uma destas plastificadoras baratas e papel de revista. Funcionam que é uma beleza.

http://www.kalunga.com.br/prod/plastificadora-p-polaseal-a4-127v-2401-menno/624652
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal