Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:28:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo  (Lida 24996 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #45 : 01 de Julho de 2017, as 14:21:46 »

Obrigado A.Sim, por abordar o assunto com tanta clareza. Eu realmente nunca me dei bem com transferencia. Vamos verificar o sistema com DryFilm. Me lembrei que ha uns 3 anos achei uma impressora jato de tinta na rua. É uma HP que usa 4 cartuchos. E me parece que da pra adaptar ela pra imprimir direto na placa,  alterando a espessura de passagem do papel e a velocidade do mesmo. Alguem conhece essas mudanças?

Olá, Casacunha :

Pois é, esse método seria o ideal : imprimir direto na superfície cobreada. A adaptação mecânica não me parece difícil; o problema está em fazer a cabeça de impressão funcionar com uma tinta do tipo resist, sem entupir.

Quanto ao uso de impressões laser, as poucas que usei tiveram problemas dimensionais, razão pela qual eu uso jato de tinta. Cabe sempre lembra que o posicionamento da jato de tinta é verdadeiramente X-Y, enquanto a do laser é X-theta ( o laser é defletido angularmente dentro da unidade óptica e o posicionamento do feixe é corrigido para Y com uma lente ou espelho ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #46 : 01 de Julho de 2017, as 14:57:07 »

A.Sim, pensei que a tinta da impressora fosse resistente a corrosão. E se carregar os cartuchos com tinta de caneta de CD?
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #47 : 01 de Julho de 2017, as 15:04:16 »

AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta.

Puxa, FerroVelho... mancada minha total.  Shocked Me perdoe o vacilo.

Na verdade, o que ocorre é que na busca pelo método com melhor resultado, me deparei com esse vídeo. Lembro-me agora que de imediato fiz uma pequena adaptação no método... ao invés de usar o papel etiqueta, usei o papel fotográfico e o resultado foi excelente. Um tempo depois quis verificar a técnica original usando o papel etiqueta, e a própria matriz já não ficou boa, acredito que seja porque o papel etiqueta que eu usei era muito liso, o que prejudico um pouco a aderência do toner no papel etiqueta.
Para mim, o grande "macete" proposto pelo tiozinho foi esquentar a PCB primeiro, e aplicar o papel com a transferência em cima, ao invés do tradicional método de posicionar o papel na pcb e vir com o ferro de passar por cima do papel.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #48 : 01 de Julho de 2017, as 19:25:28 »

A.Sim, pensei que a tinta da impressora fosse resistente a corrosão. E se carregar os cartuchos com tinta de caneta de CD?

O problema é fazer a cabeça de impressão funcionar sem entupir e sem se danificar a longo prazo. Nunca experimentei outro tipo de tinta na impressora além da recomendada, por medo de danificar a cabeça.

Pois é...e eu tinha uma porção de HP 640, 692, etc que seriam fáceis de adaptar...e cartuchos delas também. Foram todas para o moedor, pois estavam dando cria dentro do meu laboratório e em pouco tempo eu poderia não poder mais entrar lá. Lamento, não lembrei...
« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 19:33:14 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #49 : 01 de Julho de 2017, as 21:34:38 »

Oooo....metodo des(Que não possui graça), este de transferencia termica. Nunca mais.  Bufando Bufando Bufando
Outra placa pro lixo. Só transferiu meia boca quando soltou o cobre da fibra. Uma verdadeira m..da.

-----
Me desculpem amigos e moderadores.
« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 21:36:55 por casacunha » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #50 : 01 de Julho de 2017, as 21:41:25 »

Oooo....metodo des(Que não possui graça), este de transferencia termica. Nunca mais.  Bufando Bufando Bufando
Outra placa pro lixo. Só transferiu meia boca quando soltou o cobre da fibra. Uma verdadeira m..da.

-----
Me desculpem amigos e moderadores.

Que nada, transferência térmica é isso mesmo. A propósito, a placa que queres fazer tem que tamanho ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #51 : 01 de Julho de 2017, as 22:07:43 »

A.Sim, ela tem 18x8 cm. Acho provavel que este metodo funcione em placas bem menores. Ainda nao tentei com impressao feita em paginas de revista. Devo partir pra regua e caneta mesmo. Mas outra placa, só segunda-feira, agora.
« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 22:09:23 por casacunha » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #52 : 01 de Julho de 2017, as 23:20:01 »

AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta.
...depois quis verificar a técnica original usando o papel etiqueta, e a própria matriz já não ficou boa, acredito que seja porque o papel etiqueta que eu usei era muito liso, o que prejudico um pouco a aderência do toner no papel etiqueta....
Eu já experimentei com mais de um tipo de papel de etiqueta, e realmente tem um que nem a impressão fica boa.
Mas ainda na técnica da transferência uma coisa que ajuda é passar o ferro primeiro na parte de trás do PCB pra só depois passar do lado do papel.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #53 : 01 de Julho de 2017, as 23:38:57 »

Fiz isso, kem, mas...nem assim...deve ser o fato de eu não ter muita empatia com este metodo...
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #54 : 02 de Julho de 2017, as 13:28:44 »

Olá, Casacunha :

Informa o teu endereço para o meu email que eu vou te enviar amanhã um pedaço de dry film que dê para fazer a tua placa.

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #55 : 02 de Julho de 2017, as 16:41:22 »

Só pra deixar claro que a minha defesa do método do papel de etiquetas é em comparação com outros métodos de transferência térmica, claro que existem métodos que dão um resultado ainda melhor, como o do dry film, mas são mais trabalhosos e um pouco mais caros.

Mas para fazer em casa, vapt-vupt, e eventualmente (não comercialmente), o método com papel de etiqueta ainda é o melhor.

Abraços.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #56 : 02 de Julho de 2017, as 17:03:35 »

Mas para fazer em casa, vapt-vupt, e eventualmente (não comercialmente), o método com papel de etiqueta ainda é o melhor.
Abraços.

O colega está fazendo troça, claro. Com transferência térmica, nada é vapt-vupt.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #57 : 02 de Julho de 2017, as 17:22:44 »

Eu imagino que se eu fosse fazer os vossos transformadores, levaria muito mais tempo que o colega, acharia muito mais difícil e preferiria comprar pronto, mas o colega já não pensa assim, prefere fazer que comprar pronto, certo?

Portanto, continuo achando que o método com papel de etiquetas é o melhor dos métodos de transferência térmica, tudo é uma questão de simplicidade dos projetos, para o típico uso de construção diy de pedais e circuitos simples em casa o método é prático, simples e com prática se consegue a qualidade necessária.

O Plautz nem usava o papel de etiqueta e fazia placas complicadas ficarem perfeitas com a simples transferência térmica e papel glossy.

É tudo questão de prática.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Julho de 2017, as 18:29:29 por Ferro_Velho » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #58 : 02 de Julho de 2017, as 17:43:39 »

A.Sim, agradeço sua ajuda e aceito com muita alegria. Eu ja usei transferencia termica sim. Consegui bons resultado em umas 3 vezes de umas 50 ou mais que tentei. Acredito sim que a pratica traz o melhor resultado. Eu, pra mim, pelas dificuldades que encontro, acho um disperdício de tempo inaceitavel o que se perde com a transferencia.
E pra mim (pra mim, gente), junto com o tempo e o material, vai a paciencia junto.
Aí, o que era prazer, hobby, transforma-se em transtorno, aborrecimento.
Sei que muitos usam e se dão bem, mas eu, pretendo aprender um metodo que me de prazer em ver os resultados.
 

-----
E ja que estamos num tópico sobre transferência térmica, quero dizer, que se eu tivesse habilidade e paciencia, usaria sem sombra de duvida. É muito complicado dispor de pouco tempo e gasta lo com esta etapa do projeto.
« Última modificação: 02 de Julho de 2017, as 17:52:58 por casacunha » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #59 : 02 de Julho de 2017, as 18:45:11 »

casacunha, vá em frente com o dry film, certamente você vai conseguir de uma maneira ou de outra atingir a qualidade desejada.

 Legal!

Tentando imaginar alguma dica à mais do que já se falou, eu lembrei da limpeza do lado cobreado, pois o toner gruda mais fácil no cobre limpo, brilhando (esponja de pratos, lado verde) e desengordurado (detergente de louça), e claro, quente (ferro).

Outro detalhe é fazer sobre uma superfície bem plana, todo o processo, mas principalmente a parte do ferro, para não deixar nenhuma área da placa mais fria e sem o toner grudar, principalmente nas bordas da placa.

Lembrando que o ferro aquece mais no centro dele e as laterais podem não aquecer bem as bordas da placa.

Eu acho que da para fazer transferência até com papel sulfite desses vagabundos e o toner (bom toner) gruda bem, mas aí pra tirar este bendito papel é que é o doce de côco dos infernos, por isso é que o papel de etiquetas é bom, o toner esta apenas depositado nele, passou o dedo sai, então quando ele encosta no cobre quente, já começa à grudar, depois é só o aquecimento do ferro derreter mais o toner que esta feito o serviço.

Esfriou, o papel sai só puxando.

Mas faça com o método que queira fazer, apenas não desista, faça.  Roqueiro

Abraços.
« Última modificação: 02 de Julho de 2017, as 18:53:09 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal