Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 07:41:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão de projeto de Eletrônica Digital  (Lida 14426 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 05 de Março de 2015, as 13:02:22 »

Pessoal, estou cursando essa matéria na faculdade e o professor quer um trabalho final, com placa feita e tudo mais, a princípio eu acho que deverá ser usados inversores lógicos, gostaria da sugestão do pessoal para algo legal, ontem eu já dei uma pesquisada e gostei desse aqui:

http://www.milkcrate.com.au/_other/sea-moss/

Um Sequencer
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 08 de Março de 2015, as 10:45:42 »

Outras sugestões além do famoso e já batido relógio digital com displays de 7 segmentos:

- relógio digital binário (leds) ou nixie
- frequencímetro digital
- computador, veja esse:
http://www.ostracodfiles.com/basic/diagram.png

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 08 de Março de 2015, as 18:10:53 »

Faça um automatizador para bobinadeira para enrolamento de motores e transformadores... procure por bobiline (essa é uma comercial). A parte de contar as espiras eu já fiz... só falta a parte de controlar o movimentador da guia do fio...

Boa sorte.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 08 de Março de 2015, as 21:02:20 »

Obrigado pessoal, dei uma vasculhada aqui, nesse semestre eu vou fazer mesmo algo bem simples, nada de programação eu acho. Achei interessante esse frequencímetro digital, estou dando uma pesquisada no esquema.
Olhem o link: http://www.hobbyprojects.com/F/Frequency_Counters.html
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 08 de Março de 2015, as 23:42:58 »

Foi o que eu entendi, que era pra usar só um circuito digital convencional, sem usar microcontrolador ou lógica programável.

Um frequencímetro é uma boa pedida, não precisa de programação e é um instrumento útil. Além disso usa conceitos e estruturas de circuitos digitais importantes como contadores e decodificadores.
O importante é ter uma base de tempo boa (que vai gatilhar a contagem e depois travar a contagem. Uma dica é arrumar um cristal de 32768Hz  (daqueles pequenos cilíndricos - se não conseguir comprar um, compre um relógio baratinho a pilha desses de camelô, que tem dentro o cristal).  Você precisa dividir por 32768 = 15 estágios de contador (um bom ci é o CD4060 que já tem o circuito oscilador embutido, liga o cristal nele e ele já tem o contador/divisor, senão use um CD4040 - estude as datasheets deles). Essa parte do circuito tem de fornecer o sinal de 1Hz ou 0,5Hz de base de tempo para gatilhar os contadores de pulso.
Para os contadores de pulso, estude o CD4026, que são contadores por década que podem ser cascateados e cada um já tem o decodificador para 7 segmentos (assim não precisa do CD4511 para os displays).
O sinal a ser medido precisa ser amplificado e conformado (por um Schmitt Trigger - 74HC132 por exemplo) e depois entrar nos 4026 que vão contar os pulsos durante 1 segundo da base de tempo. No segundo seguinte eles são travados e os valores aparecem nos displays.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #5 : 09 de Março de 2015, as 09:00:08 »

um looper estilo o penta-5wicth
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #6 : 09 de Março de 2015, as 15:31:56 »

Pessoal, estou cursando essa matéria na faculdade e o professor quer um trabalho final, com placa feita e tudo mais, a princípio eu acho que deverá ser usados inversores lógicos, gostaria da sugestão do pessoal para algo legal, ontem eu já dei uma pesquisada e gostei desse aqui:

Como é uma sugestão, então posso dizer qualquer ideia maluca  Tongue
O que acha de um computador a relé?

Como funciona a ALU - computador a relé

Estou mandando mais como uma sugestão por ser bem diferente, fugir um pouco do que é mais comum de se ver.
Eu acho bem legal esses computadores por relé  Smiley
Registrado

Juliano Oliveira
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 10 de Março de 2015, as 19:00:40 »

Xformer, você sabe de algum esquema ou guia para se começar esse frequencímetro?

O fato foi que levei esse esquema do sequencer que gera um sinal de audio digital meio que futurístico, aqui o esquema:


Só que ele não achou uma boa ideia... Acho que será preciso um circuito mais trabalhado e aprofundado.

Voltando ao frequencímetro, eu achei esse aqui:
http://www.eeweb.com/blog/circuit_projects/1hz-to-1mhz-frequency-meter-with-digital-display


Não estou achando os 2 CI: 4007 e 556.
« Última modificação: 16 de Março de 2015, as 15:27:14 por Electric Effects » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 10 de Março de 2015, as 19:37:38 »

E provavelmente também não vai achar o IC1  4583 que é um microcontrolador que funciona como prescaler (divisor de frequência).  
O único que daria pra dar um jeito é o 556, pois ele pode ser substituído por dois 555 (esse se você não encontrar ...).  O 4007 (amplificador de RF) também não vai ser fácil.

Eu montei uma vez um frequencímetro (quando ainda não era comum se usar microcontroladores pra essas coisas) usando o seguinte:
- Um CD4049 (portas inversoras com buffer) para fazer o oscilador com um cristal de 32768Hz.
- O sinal de 32768Hz entra num CD4040 (contador de 12 estágios, que divide por 4096. Logo teria 8Hz no último estágio.
- Os 8Hz entram num CD4024 (contador de 7 estágios) pra gerar a base de tempo precisa de 1Hz e 0,5Hz.
- O sinal de entrada (o que vai ser medido, no meu caso só áudio) era amplificado (pode ser um estágio a transístor como o do esquema que você postou pra saturar e quadrar o sinal, se puder fazer um estágio Schmitt Trigger, melhor ainda), entrava em CD4518 que eram contadores BCD duplos em cada ci, eu usei 2 cis, pra ter 4 contadores = 4 displays), cujas saídas binárias (4 bits) eram levadas a CD4511 (4) que excitavam os displays de 7 segmentos. Ou seja, meu frequencímetro podia medir de 0 a 9999Hz.  O sinal da base de tempo de 0,5Hz gatilhava os CD4518 e travava a contagem do sinal medido.

Como existem cis que agrupam algumas funções acima (que eu sugeri no post anterior: CD4060 que substitui o CD4049+CD4040, CD4026 que substitui o meio CD4518+CD4511), fica mais simples o layout e barato.  Se quiser mais dígitos, é só acrescentar mais CD4026 + display pra cada dígito.

Como faz tempo que eu montei, eu nem lembro se eu desenhei o esquema e perdi o layout, eu só abri o aparelho pra ver quais eram os cis. Mas vai estudando as datasheets e perguntando e pedindo por ajuda aqui. Acho que assim vai ter até mais valor ao seu projeto e seu professor vai ver que não copiou simplesmente o projeto de algum lugar.

Aqui tem um circuito que pode servir de base:

http://pic16f84projects.blogspot.com.br/2013/03/cd4026-100-khz-frequency-counter.html

Só falta a parte de geração da base de tempo 1 Hz e de condicionamento de sinal de entrada.

Hoje em dia, um microcontrolador faz tudo isso ...

-----
Electric, desenhei o esquema do frequencímetro que eu sugeri:


Tem duas opções para gerar a base de tempo. Uma com um 4049 e 4040 e outra com o 4060 no lugar dos dois. Em ambos se usa um oscilador tipo Pierce a cristal. Essa é uma configuração comum de oscilador para microcontroladores e funciona com cis CMOS. Os valores de resistência de 220k e os capacitores de 22pF podem precisar ser um pouco alterados para se conseguir uma oscilação (eu consegui com esses valores, mas pode depender do seu cristal).
Se usar o 4040, ele tem menos estágios (12), então a saída da base de tempo no 4024 precisa ter dois estágios a mais do que usando o 4060 (14).

Outra chave (SW1) seleciona se quiser o frequencímetro mostrando os valores no display durante a contagem, ou se somente se apresenta o valor medido depois da contagem. O reset dos contadores é feito com um pulso obtido através de um diferenciador (circuito CR) que atua sobre o sinal de base de tempo.

O circuito pode funcionar com 5V, 6V, 9V, 10V, 12V, pois é inteiramente feito com cis CMOS.

Não esquece de colocar resistores entre as saidas do 4026 e os displays (eu não desenhei pra não ficar poluído). Podem ser de 330 a 1kohms. Se quiser um frequencímetro com mais capacidade, é só acrescentar mais pares de 4026+display.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, as 20:34:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 11 de Março de 2015, as 20:22:21 »

Legal, vou analisar esse projeto, ler as ideias e estudar mais embora eu esteja mais familiarizado com a família analógica. Vou postando aqui o diário de progresso do projeto  Smiley
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #10 : 11 de Março de 2015, as 22:07:47 »

eu ia sugerir meu projeto do contador de decadas que usei na minha bobinadeira, mas creio que o frequencimetro seja mais util futuramente.
mas tá ai o link dos videos
https://www.youtube.com/watch?v=Q4HYgpjzFBk
https://www.youtube.com/watch?v=PBj0eYjxlHE
e aqui o tópico com o projeto todo.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4307.0
« Última modificação: 11 de Março de 2015, as 22:11:43 por edyguitar » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal