Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Setembro de 2025, as 01:11:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Projeto] Gerando Energia Solar.  (Lida 19784 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #30 : 25 de Abril de 2015, as 00:42:16 »

Eu raramente discuto política, mas sempre penso sobre filosofias de Estado.

Cuidado com a "linha tênue" que separa uma da outra. Mas sabemos, e infelizmente sentimos, o que você quer dizer.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #31 : 09 de Junho de 2015, as 16:12:13 »

Já tem algumas residências e empresas trabalhando com esse sistema, porém sem baterias. Aqui na minha cidade tem um rapaz trabalhando com isso, o mais chato é a burocracia de se aprovar um projeto desses. Trabalho com iluminação pública e tive a oportunidade de testar alguns postes com energia solar, é muito bacana, mas o custo é elevado, e tem o problema das baterias, que não duram muito.

O que você pode fazer é esse sistema com painéis sem as baterias, e instalar um inversor no seu relógio de luz da concessionária, dessa maneira, você ficará o dia todo "vendendo" energia elétrica para a concessionária, você continuará utilizando a energia elétrica da concessionária, porém irá pagar somente a diferença do que consumiu e do que gerou. Penso em fazer isso em casa, e ter uma bateria só para manter uma iluminação externa durante a noite e uma iluminação de emergência.
Parem o mundo que eu quero descer.
daniellp
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR

« Responder #32 : 09 de Junho de 2015, as 16:31:40 »

Já tem algumas residências e empresas trabalhando com esse sistema, porém sem baterias. Aqui na minha cidade tem um rapaz trabalhando com isso, o mais chato é a burocracia de se aprovar um projeto desses. Trabalho com iluminação pública e tive a oportunidade de testar alguns postes com energia solar, é muito bacana, mas o custo é elevado, e tem o problema das baterias, que não duram muito.

O que você pode fazer é esse sistema com painéis sem as baterias, e instalar um inversor no seu relógio de luz da concessionária, dessa maneira, você ficará o dia todo "vendendo" energia elétrica para a concessionária, você continuará utilizando a energia elétrica da concessionária, porém irá pagar somente a diferença do que consumiu e do que gerou. Penso em fazer isso em casa, e ter uma bateria só para manter uma iluminação externa durante a noite e uma iluminação de emergência.

Cuidado Diego, não é bem assim. Quando tu monta um sistema fotovoltaico conectado a rede é necessário trocar o medidor de energia por um de quatro zonas (mede energia consumida e gerada, ativa e reativa), pois a maioria dos medidores eletromecânicos possuem uma trava para evitar que o disco gire ao contrário. Assim tu vai estar "dando" energia pra concessionária e pagando tudo que consumir, independente do que foi injetado na rede.

Mesmo assim, a energia que tu injeta na rede é fornecida como " empréstimo" e depois, sobre o que tu consome incide ICMS, mesmo sobre o tanto que tu "emprestou". O ideal é que teu sistema seja dimensionado de forma a evitar o consumo (exatamente o que tua carga precisa) e não para fornecer a concessionária.

Diferente de paises europeus onde tu efetivamente vende a energia para o grid por tarifas até melhores que a que tu compra, aqui tu gera e paga imposto sobre o que gerou... e o CONFAZ não quer abrir mão desta arrecadação por nada.

Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
fpohren
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12

« Responder #33 : 10 de Junho de 2015, as 08:50:50 »

hoje mesmo recebi este link: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/amazonia/noticia/2015/06/decidi-produzir-minha-propria-energia-eletrica.html

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #34 : 21 de Junho de 2015, as 07:19:20 »

O que impede a geração autônoma no Brasil é a burocracia. A parte técnica é fácil.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: