Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
01 de Setembro de 2025, as 01:03:40
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
[Projeto] Gerando Energia Solar.
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: [Projeto] Gerando Energia Solar. (Lida 19782 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3
[Projeto] Gerando Energia Solar.
«
:
21 de Abril de 2015, as 19:55:14 »
Olá Pessoal depois de Muito tempo estou de volta ao fórum hoje para falar de algo relacionado a eletrônica porem não relacionado a musica.
Cansado de economizar e ver a conta de luz aumentar mesmo me sacrificando ao utilizar equipamentos eletro-eletrônicos e ainda ter que pagar a mais por isso, já iniciei meu projeto de captação da luz solar e transforma-la em CA.
O básico é simples: Placa fotovoltaica > regulador de carga> Bateria > grid Tie > Rede elétrica.
Kits prontos é um absurdo de caro se adquirido no brasil, portando resolvi construir o meu.
De inicio já comprei 40 células voltaicas para montar um painel, analisar a incidência solar e a corrente gerada na minha região para ai sim dimensionar o tamanho e numero de células de cada painel e escolher um grid Tie adequado.
Até que minhas células não cheguem(Estão vindo da china) abri este tópico para saber se alguém já montou e quer compartilhar a experiencia e também inspirar quem deseja fabricar sua própria energia elétrica em sua residencia a desenvolver seu sistema.
Doações sempre são bem vindas!
Dexter
Visitante
Re: [Projeto] Gerando Energia Solar.
«
Responder #1 :
21 de Abril de 2015, as 20:13:42 »
Você já fez o estudo de viabilidade do sistema? As vezes a troca de eletrodomésticos e eletrônicos por outros de menor consumo já fazem diferença na conta e pode custar menos que o sistema de conversão de energia solar.
Qual será a carga?
Como é a incidência solar em sua região no decorrer do ano?
O sistema será independente da concessionária de energia elétrica ou não?
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2082
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #2 :
21 de Abril de 2015, as 20:15:40 »
Nossa, isso é muito legal. Onde você mora ? Tem bastante dias de sol ? Vai instalar as placas no telhado ?
De vez em quando eu vou à Enersolar (feira de energias alternativas renováveis, inclui eólica). A próxima será em julho e é gratuita. Lá você pode ver as tecnologias e trocar ideias:
http://www.enersolarbrasil.com.br/
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 847
«
Responder #3 :
21 de Abril de 2015, as 20:24:02 »
Cleiton Carvalho
Na situação atual, esse investimento já não parece tão ruim.
Talvez eu também acabe criando algumas fontes alternativas.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7037.0
Se possível, especifique a energia que você pretende gerar, o equipamento que é necessário, e uma aproximação de custo que você pesquisou.
(O pessoal que postou antes já fez essas perguntas)
Abraço.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #4 :
21 de Abril de 2015, as 20:43:41 »
Citação de: Dexter em 21 de Abril de 2015, as 20:13:42
Você já fez o estudo de viabilidade do sistema? As vezes a troca de eletrodomésticos e eletrônicos por outros de menor consumo já fazem diferença na conta e pode custar menos que o sistema de conversão de energia solar.
Qual será a carga?
Como é a incidência solar em sua região no decorrer do ano?
O sistema será independente da concessionária de energia elétrica ou não?
Sim, por isso escolhi o sistema solar, trocar eletrodomésticos não é a solução, se eu gastando kw abaixo da media dos últimos meses a conta aumenta, o problema esta em quem esta vendendo a energia que pela logica e noticiários da TV aumentou o custo.
Citação de: xformer em 21 de Abril de 2015, as 20:15:40
Nossa, isso é muito legal. Onde você mora ? Tem bastante dias de sol ? Vai instalar as placas no telhado ?
De vez em quando eu vou à Enersolar (feira de energias alternativas renováveis, inclui eólica). A próxima será em julho e é gratuita. Lá você pode ver as tecnologias e trocar ideias:
http://www.enersolarbrasil.com.br/
Obrigado vou dar uma Olhada, sou da região de ribeirão preto e aqui sol não falta, sobre a quantidade de placas vou analisar o custo do projeto e também a quantidade de energia que uma placa vai me gerar.
Citação de: Matec em 21 de Abril de 2015, as 20:24:02
Cleiton Carvalho
Na situação atual, esse investimento já não parece tão ruim.
Talvez eu também acabe criando algumas fontes alternativas.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7037.0
Se possível, especifique a energia que você pretende gerar, o equipamento que é necessário, e uma aproximação de custo que você pesquisou.
(O pessoal que postou antes já fez essas perguntas)
Abraço.
Creio que não, não tenho ainda dados concretos, mas o investimento se pagara em poucos anos... e sol nunca vai faltar.. as vezes ele se esconde um pouco mas sempre esta lá..
Energia eólica seria furada para minha região, aqui não venta nada.
rss
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #5 :
21 de Abril de 2015, as 21:02:03 »
Que legal, eu sempre quis fazer algo assim.
Mas Cleiton, sem querer ser pessimista, eu já andei lendo sobre o assunto e um detalhe me desanimou.
É que dizem que estas células fotovoltaicas chinesas não duram muito, e que as boas mesmo são as alemãs e japonesas, porém muito caras.
Não sei se é verdade, espero que não.
De qualquer forma, com os preços exorbitantes da eletricidade, acho que vale a pena tentar.
Abraço e boa sorte.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221
Curitiba - PR
«
Responder #6 :
21 de Abril de 2015, as 21:23:07 »
Citação de: Cleiton Carvalho em 21 de Abril de 2015, as 19:55:14
O básico é simples: Placa fotovoltaica > regulador de carga> Bateria > grid Tie > Rede elétrica.
Esse "placa" é de doer o coração...
Terminei de instalar hoje 560Wp de módulos fotovoltaicos aqui em casa. Infelizmente 560Wp nao é muita coisa, mas deve resultar nuns R$40,00 a menos na conta de luz, em média, por mês. O custo da brincadeira foi perto dos R$3.500,00 (módulos, conectores, fiação, estrutura metálica e inversor grid tie. Em sistemas grid tie não se usa bateria. Pelo menos no Brasil não existem inversores mistos homologados e vale ressaltar que, para poder fazer a conexão à rede, é necessário que os módulos fotovoltaicos sejam homologados pelo inmetro e o inversor homologado pela concessionária local. Neste meu custo não está inclusa a instalação que eu mesmo fiz, já que ela faz parte da minha monografia de especialização em energias renováveis.
Tu falou que mandou vir as células da china, acho que seria muito mais negócio tu ter comprado um módulo aqui, pois uma das partes mais sensíveis do módulo é justamento o vidro que protege as células. Este vidro é especial e deve ser isento de ferro (aquele vidro normal que compramos por aí e é verde quando olhado de lado não serve, o vidro sem ferro é branco quando olhado de lado).
O custo médio de uma instalação, aqui no Brasil está em torno de R$10,00 por Wp (Watt-pico), logo um sistema capaz de gerar 2000Wp (um sistema de médio porte) custa perto de R$20.000,00 e se paga em uns 15 anos (com os recentes aumentos da tarifa de energia isso deve ter diminuído). Se estivéssemos em terras germânicas este tempo seria perto de 4 anos por conta da legislação e dos incentivos governamentais daquele pais.
Se alguém quiser discutir mais sobre energias renováveis é só me contactar.
Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Guilherme
Visitante
«
Responder #7 :
22 de Abril de 2015, as 10:52:05 »
Daniel, Cleiton, parabéns pelos seus sistemas !
Uma duvida: onde encontrar inversores comercias, senoidal puro, 60Hz, a transformador de saida, mais ou menos 300...500VA ?
Tenho umas plaquinhas da ArcoSolar, bem velhinhas, e gostaria de dar um bom destino à elas !
Se houver interesse, tenho um circuito com texto teórico detalhado de um regulador-shunt da Philips-Inbelsa bem legal, bom para Handmakers !
Iniciante
Obrigado
-Recebido: 12
«
Responder #8 :
22 de Abril de 2015, as 11:00:34 »
Eu ia memso comentar sobre as baterias, que além de serem uma parte cara do sistema, são as que dão manutenção. Como Já falaram, seria melhor conectar seu sistema com a concessionária local.
Aqui na minha cidade fornecem as seguintes informações:
https://www.aessul.com.br/grandesclientes/site/content/informacoes/microgeracao_e_minigeracao.aspx
Freqüente
Obrigado
Curitiba - PR
«
Responder #9 :
22 de Abril de 2015, as 13:24:03 »
Citação de: Guilherme em 22 de Abril de 2015, as 10:52:05
Daniel, Cleiton, parabéns pelos seus sistemas !
Uma duvida: onde encontrar inversores comercias, senoidal puro, 60Hz, a transformador de saida, mais ou menos 300...500VA ?
Tenho umas plaquinhas da ArcoSolar, bem velhinhas, e gostaria de dar um bom destino à elas !
Se houver interesse, tenho um circuito com texto teórico detalhado de um regulador-shunt da Philips-Inbelsa bem legal, bom para Handmakers !
Guilherme.
Por que tu quer senoidal puro e com transformador de saída? se tua ideia é conectar à rede basta que o inversor seja homologado na concessionária local e ele só precisará ser isolado com transformador se teus módulos fotovoltaicos forem de filme fino (CdTe ou CulnSe2 ou (Cu(InGa)Se2)). Os módulos de silício podem ser usados com inversores sem transformador.
O senoidal puro é usado em sistemas isolados onde há cargas indutivas. Em sistemas On-Grid costuma se usar onda senoidal modificada, pois é bem mais barato. Inversores senoidal puros off-grid custa perto de R$1500.00 os de 1kW.
Forte abraço.
Daniel.
Cleiton Carvalho
Colaborador
Obrigado
«
Responder #10 :
22 de Abril de 2015, as 22:08:34 »
Citação de: Ferro_Velho em 21 de Abril de 2015, as 21:02:03
É que dizem que estas células fotovoltaicas chinesas não duram muito, e que as boas mesmo são as alemãs e japonesas, porém muito caras.
Cara obrigado pelo comentário, mas eu sou do tipo de pessoa que tenho que ver para crer, tanto é que eu li mais comentários positivos do que negativos.
Citação de: daniellp em 21 de Abril de 2015, as 21:23:07
Esse "placa" é de doer o coração...
Terminei de instalar hoje 560Wp de módulos fotovoltaicos aqui em casa. Infelizmente 560Wp nao é muita coisa, mas deve resultar nuns R$40,00 a menos na conta de luz, em média, por mês. O custo da brincadeira foi perto dos R$3.500,00 (módulos, conectores, fiação, estrutura metálica e inversor grid tie. Em sistemas grid tie não se usa bateria. Pelo menos no Brasil não existem inversores mistos homologados e vale ressaltar que, para poder fazer a conexão à rede, é necessário que os módulos fotovoltaicos sejam homologados pelo inmetro e o inversor homologado pela concessionária local. Neste meu custo não está inclusa a instalação que eu mesmo fiz, já que ela faz parte da minha monografia de especialização em energias renováveis.
Tu falou que mandou vir as células da china, acho que seria muito mais negócio tu ter comprado um módulo aqui, pois uma das partes mais sensíveis do módulo é justamento o vidro que protege as células. Este vidro é especial e deve ser isento de ferro (aquele vidro normal que compramos por aí e é verde quando olhado de lado não serve, o vidro sem ferro é branco quando olhado de lado).
O custo médio de uma instalação, aqui no Brasil está em torno de R$10,00 por Wp (Watt-pico), logo um sistema capaz de gerar 2000Wp (um sistema de médio porte) custa perto de R$20.000,00 e se paga em uns 15 anos (com os recentes aumentos da tarifa de energia isso deve ter diminuído). Se estivéssemos em terras germânicas este tempo seria perto de 4 anos por conta da legislação e dos incentivos governamentais daquele pais.
Se alguém quiser discutir mais sobre energias renováveis é só me contactar.
Daniel.
Olá Daniel obrigado por seu comentário.
Sua conta seu calculo esta correto e infelizmente o brasil não nos incentiva a sobre energias renováveis ( Minha opinião é que se cada um produz sua energia, onde eles vão taxar e sugar o pouco dinheiro do brasileiro?)
Eu não entendo nada sobre energia solar e comecei a ler sobre o assunto a pouco tempo, por que não é recomendado usar baterias em grid tie? vi alguns artigos onde vejo pessoas fazendo o serviço errado então.. rss
você começou seu comentário com "Esse "placa" é de doer o coração... " foi por esse mesmo motivo que resolvi comprar as células da china pois eu prefiro perder meu dinheiro com os chineses mesmo que o painel não funcione a pagar absurdo de cargas de impostos aqui no brasil.
Esse cara aqui explica alguns detalhes sobre a experiencia dele
https://www.youtube.com/watch?v=5etQ60zW5ng
quem quiser comprar placas eu comprei estas
http://www.aliexpress.com/snapshot/6591213983.html?orderId=66659198350004
abraços
betoknigth
Handmaker
Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114
Engenheiro Eletricista
«
Responder #11 :
22 de Abril de 2015, as 23:33:57 »
No momento não é vantagem instalar um sistema fotovoltaico, a falta de mao de obra especializada, o alto custo de implantação e a falta de normatização e regulamentação não fomentam a tecnologia e a diminuiçao do tempo de pay-back.
Vale mais a pena, morando em residencia, instalar painéis de aquecimento solar de água para eliminar o chuveiro. Ou ainda instalar um chuveiro elétrico bem legal da ReWatt com potencia maxima de 3000w.
Esse chuveiro que menciono possui um trocador de calor abaixo do indivíduo que utiliza o chuveiro, responsável por pre-aquecer a agua antes de ser aquecida eletricamente.
http://rewatt.com.br/
A instalação é sobreposta, não tem que quebrar a parede,... fica feio... mas economiza.... o investimento fica proximo aos R$600,00
Freqüente
Obrigado
Curitiba - PR
«
Responder #12 :
23 de Abril de 2015, as 08:32:57 »
Citação de: Cleiton Carvalho em 22 de Abril de 2015, as 22:08:34
você começou seu comentário com "Esse "placa" é de doer o coração... " foi por esse mesmo motivo que resolvi comprar as células da china pois eu prefiro perder meu dinheiro com os chineses mesmo que o painel não funcione a pagar absurdo de cargas de impostos aqui no brasil.
Coloquei isso pois o termo correto é módulo fotovoltaico e muita gente chama de placa solar. Para 99.75% da população não tem problema nenhum, mas para quem conhece o sistema e seus componentes dói no coração ouvir isso.
Com relação aos chineses, 70% de tudo que é fabricado em termos de módulos fotovoltaicos vem da China. Eles detém uma das melhores tecnologias de fabricação de silício solar atualmente. Além disso eles são os maiores consumidores deste material. o parque chinês deve logo passar o parque alemão.
Com relação a não usar baterias no SFCR é que elas são o elo fraco do sistema. Custam muito caro, duram muito pouco e dão muita manutenção. Para se ter uma ideia, um banco de baterias tem via média de 850 ciclos (carga e descarga) quando utilizada uma profundidade de descarga de 15% (isso quer dizer que numa bateria de 100Ah você vai tirar só 15 ampéres por dia, no máximo). Se fizer a descarga de 85% (máxima profundidade de descarga segura) a bateria não dura 100 ciclos, ou seja, 100 dias... imagine trocar as baterias 3 a 4 vezes por ano? elas só são usadas no sistema isolado pois é necessário ter um backup de carga para suprir os momentos sem irradiância (luz solar).
No caso dos SFCR este backup é a própria rede.
-----
Citação de: betoknigth em 22 de Abril de 2015, as 23:33:57
No momento não é vantagem instalar um sistema fotovoltaico, a falta de mao de obra especializada, o alto custo de implantação e a falta de normatização e regulamentação não fomentam a tecnologia e a diminuiçao do tempo de pay-back.
Beto. Existe normatização e regulamentação sim. A resolução 482 da ANEEL (
http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf
) dita as regras para conexão se SFV à rede e existem diversas normas, como a ABNT NBR 10899:2013, ABNT NBR IEC 62116:2012, ABNT NBR 16149:2013, ABNT NBR 16150:2013 fora as internacionais.
Concordo que a falta de incentivos fiscais e o método escolhido para o sistema de compensação de energia não favorecem a implantação dos sistemas. Enquanto em países desenvolvidos do velho continente há incentivos e subsídios nos materiais para instalação destes sistemas aqui temos sobre taxação. Mas fazer o que, nos nem educação temos por aqui, quem dirá fomento para desenvolvimento.
Forte abraço.
«
Última modificação: 23 de Abril de 2015, as 08:44:16 por daniellp
»
Guilherme
Visitante
«
Responder #13 :
23 de Abril de 2015, as 11:35:20 »
Daniel, grato pelo retorno.
O unico inversor comercial que observei em operação foi um Mitsubishi de 1kVA, 48Vdc/220Vac-60Hz, em uma estação repetidora de micro-ondas, que operava somente durante alguns minutos até o grupo gerador diesel assumir a totalidade da carga local. Era alimentado por células de niquel-cadmio de 2,4V em série (se não me engano) fabricadas pela NIFE do Brasil Não me lembro bem do circuito dele, mas tinha dois dissipadores com dezenas de bipolares TO3 e um baita transformador de saida na base do bastidor. Forma de onda senoidal pura com distorção muita baixa.
Tempos mais tarde montei um inversor de 100VA, onda quadrada, com um par de 2N3055 excitados por um multivibrador em 60Hz, e tentei através de circuito LC sintonizar a saida no primeiro harmonico, 60Hz. Tive algum sucesso com indutores enormes, para 10A, e capacitores em paralelo com o secundario do transformador de saida. Mas a deformação da senoide voltava logo que se variava a carga, então desistí da empreitada.
Depois soube que uma antiga empresa de São Paulo, a Guardian, fabricava bons inversores para caminhões de externa de emissoras de TV, mas custavam pequenas fortunas, mesmo os de baixa potencia.
Resumindo, minha questão é a seguinte: desejando um sistema off-grid de no maximo 1kVA (500VA estaria bom para um pequeno stereo-home-cinema), com baterias chumbo-acido de 12...24V , qual inversor senoidal puro você me recomendaria ? Outra coisa: a Heliodinamica nacional produz bons painéis fotovoltaicos ?
Abração
Guilherme
Freqüente
Obrigado
Curitiba - PR
«
Responder #14 :
23 de Abril de 2015, as 12:09:25 »
Citação de: Guilherme em 23 de Abril de 2015, as 11:35:20
Daniel, grato pelo retorno.
O unico inversor comercial que observei em operação foi um Mitsubishi de 1kVA, 48Vdc/220Vac-60Hz, em uma estação repetidora de micro-ondas, que operava somente durante alguns minutos até o grupo gerador diesel assumir a totalidade da carga local. Era alimentado por células de niquel-cadmio de 2,4V em série (se não me engano) fabricadas pela NIFE do Brasil Não me lembro bem do circuito dele, mas tinha dois dissipadores com dezenas de bipolares TO3 e um baita transformador de saida na base do bastidor. Forma de onda senoidal pura com distorção muita baixa.
Tempos mais tarde montei um inversor de 100VA, onda quadrada, com um par de 2N3055 excitados por um multivibrador em 60Hz, e tentei através de circuito LC sintonizar a saida no primeiro harmonico, 60Hz. Tive algum sucesso com indutores enormes, para 10A, e capacitores em paralelo com o secundario do transformador de saida. Mas a deformação da senoide voltava logo que se variava a carga, então desistí da empreitada.
Depois soube que uma antiga empresa de São Paulo, a Guardian, fabricava bons inversores para caminhões de externa de emissoras de TV, mas custavam pequenas fortunas, mesmo os de baixa potencia.
Resumindo, minha questão é a seguinte: desejando um sistema off-grid de no maximo 1kVA (500VA estaria bom para um pequeno stereo-home-cinema), com baterias chumbo-acido de 12...24V , qual inversor senoidal puro você me recomendaria ? Outra coisa: a Heliodinamica nacional produz bons painéis fotovoltaicos ?
Abração
Guilherme
Os módulos FV da Heliodinâmica são bons sim. As células são importadas da Índia, se não em engano. eles tinham tecnologia para fazer as células, mas, como tudo em nosso país, não é competitivo, pois o avanço da tecnologia é muito rápido, exigindo a renovação constante do parque fabril. Mas acho que tu vai conseguir módulos importados bem mais em conta, infelizmente.
Inversores senoidais puros tu vai achar naquele site de e.comerce muito conhecido que começa com mercado. A maioria vem da China (90%). Tem até alguns de marcas conhecidas no Brasil, como Hayonik, mas é feito na China e etiquetado com a marca nacional. Os nacionais são absurdamente mais caros. Tu pode ver no aliexpresso e trazer direto. Eu comprei um grid-tie lá, para minha monografia e foi até que bem barato, mas não é senoidal puro.
Daniel.
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...