Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 23:12:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Valvulado - Projeto Amplificador 50W  (Lida 17187 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #15 : 23 de Junho de 2015, as 14:24:25 »

Não entendi direito a proposta da coisa.
Qual será a aplicação desse pré?
E se quer sinal sem distorção nenhuma, para que usar 3 triodos com ganho alto? Vai saturar...
Os amplificadores citados aqui nesse tópico utilizam vários estágios no pré justamente para conseguir uma grande saturação, e não o contrário.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #16 : 23 de Junho de 2015, as 17:16:09 »

Não entendi é ter saída sem resistores entre os anodos e a fonte. Se simulação fosse de fonte ideais, não era para ter saída alguma!

Com fonte reais, a resistência dos anodos será a resistência da fonte (que em simulações costumam ser baixas).

Acho que para começar qualquer simulação, ou discussão, é melhor expor os dados de cada componente e usar um circuito que comprovadamente funcione!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #17 : 24 de Junho de 2015, as 12:25:50 »

Não entendi é ter saída sem resistores entre os anodos e a fonte. Se simulação fosse de fonte ideais, não era para ter saída alguma!

Com fonte reais, a resistência dos anodos será a resistência da fonte (que em simulações costumam ser baixas).

Acho que para começar qualquer simulação, ou discussão, é melhor expor os dados de cada componente e usar um circuito que comprovadamente funcione!

Olá hgamal

Existe a resistencia dentro da fonte. Eu coloquei a foto do circuito sem os resistores mas foi uma falha minha. No circuito atual já estou com os resistores a mostra. Vou atualizar a publicação. Eu agora estou no projeto da fonte considerando o uso de válvulas diodos. A complicação é que o LTspice não possui modelos de transformadores e tenho que partir do uso de indutores associados.

Devo atualizar o circuito no tópico ainda hoje.

São falhas de um iniciante no fórum.  Sad

Obrigado pela ajuda. 

-----
Não entendi direito a proposta da coisa.
Qual será a aplicação desse pré?
E se quer sinal sem distorção nenhuma, para que usar 3 triodos com ganho alto? Vai saturar...
Os amplificadores citados aqui nesse tópico utilizam vários estágios no pré justamente para conseguir uma grande saturação, e não o contrário.


Olá kem

A proposta é a seguinte:

Construir um amplificador que me dê alto nível de distorção e também um nível legal de clean. É claro que a um mês atrás, quando comecei a estudar o assunto não sabia nada e então analisando diversos circuitos de amplificadores existentes já projetados estou construindo um que tenha a minha cara.

Por enquanto estou levando muita bronca e isto é ótimo. O Circuito atual já esta bem adiantado. O projeto referencia tem sido o JTM. Mas mudei por exemplo a funcionalidade dos dois tríodos de entrada, ficando um triodo para clean e outro para drive. 

Terei 3 12AX7 no pré sendo que para clean somente 5 triodos estarão em funcionamento e drive terei as 6 em funcionamento.

A ajuda de vocês tem sido fundamental

Obrigado!
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, as 12:41:00 por Vitor Monteiro/Serviuc » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #18 : 24 de Junho de 2015, as 12:44:29 »


Terei 3 12AX7 no pré sendo que para clean somente 5 triodos estarão em funcionamento e drive terei as 6 em funcionamento.

Então por que no esquema que você postou só aparecem 4 triodos? E pra que tanto triodo?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #19 : 24 de Junho de 2015, as 13:25:44 »


Terei 3 12AX7 no pré sendo que para clean somente 5 triodos estarão em funcionamento e drive terei as 6 em funcionamento.

Então por que no esquema que você postou só aparecem 4 triodos? E pra que tanto triodo?

Olá

Eu ainda não defini a configuração dos últimos dois pois estou estudando o comportamento deles. Eles irão gerar os sinais que serão aplicados as duas valvulas EL34 de saída mas com um dos triodos recebe a realimentação do transformador de saída vou ter que avançar um pouco mais no circuito antes de apresentá-los aqui.

Valeu!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 24 de Junho de 2015, as 16:08:26 »

Acho que você ainda não entendeu o que o pessoal ta tentando te falar. Repetindo... pra que tanto triodo pra um pré clean?
Vamos imaginar uma configuração bem padrão para a 12AX7. 300V placas, 100K resistor placa, 1K5 resistor catodo (com 4.7uF de bypass) e resistor de grade de 220K (ou potenciometro de 250K).
Nessa configuração você vai ter aproximadamente um ganho de 52 e um swing de 57V (Vpp). Vamos colocar 2 desses (uma 12AX7 só) em sequencia.
Imagine que você injeta na entrada um sinal de 100mV. Com um ganho de 52, você vai ter na saida desse primeiro triodo 5.2V.
Esses 5.2Vpp serão injetados na entrada do segundo triodo, que também tem um ganho de 52. Então 5.2 x 52 = 270,4Vpp. Vamos ter 270V na saida do segundo triodo? Não!!! A maxima saida é de 57V. Essa diferença do que deveria sair e do que sai se traduz em saturação / distorção.
Ou seja, para um pré clean, 2 triodos dão e sobram. Você pode sem problemas colocar feedback nesse segundo triodo.
Para "gerar" os sinais que serão injetados nas EL34 você precisa de uma inversora. Outra onde você vai ter que tomar cuidado, pois se não for calculada com cuidado gera, e muita, saturação.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 24 de Junho de 2015, as 17:13:37 »

Olá Vitor Monteiro/Serviuc



Olhando para o seu circuito podemos ver algumas coisas sem necessidade, ou erradas, talvez

Se você usa C13 (1N), não use C11 ou C12.

O ideal é que R19 estivesse entre a junção de c12 e c13.

R25 não muda nada.

R24 200R também não. Acho que você queria dizer 200K

Esse seu chaveamento está muito estranho, não dá pra entender nada.

R20 também é inútil.

R31 só deverá ser utilizado se você for fazer um Inversor de Fase (PI). Caso não seja um PI,  não utilize, ligue direto na fonte de tensão.

Também não entendi a escolha das tensões em cada fonte. Desse modo não seria usual.

 Smiley

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:07:25 por Matec » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #22 : 25 de Junho de 2015, as 09:51:55 »

O melhor seria ter todos na mesma voltagem, não? Talvez 300 V ou algo próximo
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #23 : 29 de Junho de 2015, as 02:10:27 »

Acho que você ainda não entendeu o que o pessoal ta tentando te falar. Repetindo... pra que tanto triodo pra um pré clean?
Vamos imaginar uma configuração bem padrão para a 12AX7. 300V placas, 100K resistor placa, 1K5 resistor catodo (com 4.7uF de bypass) e resistor de grade de 220K (ou potenciometro de 250K).
Nessa configuração você vai ter aproximadamente um ganho de 52 e um swing de 57V (Vpp). Vamos colocar 2 desses (uma 12AX7 só) em sequencia.
Imagine que você injeta na entrada um sinal de 100mV. Com um ganho de 52, você vai ter na saida desse primeiro triodo 5.2V.
Esses 5.2Vpp serão injetados na entrada do segundo triodo, que também tem um ganho de 52. Então 5.2 x 52 = 270,4Vpp. Vamos ter 270V na saida do segundo triodo? Não!!! A maxima saida é de 57V. Essa diferença do que deveria sair e do que sai se traduz em saturação / distorção.
Ou seja, para um pré clean, 2 triodos dão e sobram. Você pode sem problemas colocar feedback nesse segundo triodo.
Para "gerar" os sinais que serão injetados nas EL34 você precisa de uma inversora. Outra onde você vai ter que tomar cuidado, pois se não for calculada com cuidado gera, e muita, saturação.

Olá kem

Obrigado pelas dicas

Reví o meu circuito. Estou usando agora dois triodos de entrada que são incluídos em serie ou não a depender do drive ou clean selecionado. O que tem a mais é o conjunto de triodos acoplados sem cap. Este circuito segue o modelo de amplificadores como JCM800 2204. Eu percebi que esta válvula corta o sinal nos dois sentidos o que deve realmente me dar uma medrança para um sinal mais "pesado". O que acha? Agradeço a ajuda!

-----
O melhor seria ter todos na mesma voltagem, não? Talvez 300 V ou algo próximo

Olá darkislanio

Na simulação estou tendo pouca diferença mudando a tensão de entrada mas isto ficará mais certo quando eu projetar a fonte. Hoje estou usando fontes isoladas ainda. Obrigado pela ajuda.

-----
Olá Vitor Monteiro/Serviuc

Olhando para o seu circuito podemos ver algumas coisas sem necessidade, ou erradas, talvez

Se você usa C13 (1N), não use C11 ou C12.

O ideal é que R19 estivesse entre a junção de c12 e c13.

R25 não muda nada.

R24 200R também não. Acho que você queria dizer 200K

Esse seu chaveamento está muito estranho, não dá pra entender nada.

R20 também é inútil.

R31 só deverá ser utilizado se você for fazer um Inversor de Fase (PI). Caso não seja um PI,  não utilize, ligue direto na fonte de tensão.

Também não entendi a escolha das tensões em cada fonte. Desse modo não seria usual.

Abs



Olá Matec

Sem comentários para o circuito inicial que eu apresentei.  Cheesy Realmente eu estava muito afobado. Agora na ultima revisão esta mais "limpo". A chave tem o objetivo de fugir da idéia da chave que o JCM8002204 utiliza, por isso eu a estou colocando no painel.

O circuito já se encontra atualizado e publiquei a atualização na mensagem inicial.

Grato pela ajuda!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, as 21:42:03 por Matec » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #24 : 29 de Junho de 2015, as 03:15:15 »

Na simulação estou tendo pouca diferença mudando a tensão de entrada mas isto ficará mais certo quando eu projetar a fonte. Hoje estou usando fontes isoladas ainda. Obrigado pela ajuda.
Não é tanto uma questão de fazer diferença, mas sim por simplicidade. Para ter várias voltagens diferentes, são necessários vários resistores (um para cada voltagem) de forma que é bem mais simples ter a mesma voltagem para todos os triodos.

Uma configuração interessante, que eu talvez tente implementar na prática, seria usar três triodos (talvez uma 12av6 ou 6av6, e uma 12ax7 em um pré estilo fender champ). A 12av6 poderia ser usada como um booster, distorcendo as duas seções de triodo da 12ax7. assim, poderia se ter um som mais clean, deixando a 12av6 em bypass, e poderia se ter algum drive ativando-se a mesma.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #25 : 29 de Junho de 2015, as 08:08:36 »


O circuito já se encontra atualizado e publiquei a atualização na mensagem inicial.


 Vitor, eu aconselharia a evitar toda hora mudanças no post inicial pois todas as conversas que seguem ficarão totalmente sem sentido já que o circuito não diz mais respeito ao que foi comentado.

 O ideal é fazer a alteração na mensagem (avisando que foi alterado com uma fonte vermelha), mas manter a mensagem original (mesmo que errada) em um spoiler.

 Do tipo:

 Mensagem editada:
 ...

 xxx
 Mensagem original:
 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Outra coisa, apague as imagens quando for citar alguma mensagem para evitar uma poluição visual...

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #26 : 29 de Junho de 2015, as 15:43:12 »


O circuito já se encontra atualizado e publiquei a atualização na mensagem inicial.


 Vitor, eu aconselharia a evitar toda hora mudanças no post inicial pois todas as conversas que seguem ficarão totalmente sem sentido já que o circuito não diz mais respeito ao que foi comentado.

 O ideal é fazer a alteração na mensagem (avisando que foi alterado com uma fonte vermelha), mas manter a mensagem original (mesmo que errada) em um spoiler.

 Do tipo:

 Mensagem editada:
 ...

 xxx
 Mensagem original:
 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Outra coisa, apague as imagens quando for citar alguma mensagem para evitar uma poluição visual...

 Um abraço!

 Eduardo

Anotado.

Vou proceder desta maneira

Abraço e valeu o apoio.

-----
Na simulação estou tendo pouca diferença mudando a tensão de entrada mas isto ficará mais certo quando eu projetar a fonte. Hoje estou usando fontes isoladas ainda. Obrigado pela ajuda.
Não é tanto uma questão de fazer diferença, mas sim por simplicidade. Para ter várias voltagens diferentes, são necessários vários resistores (um para cada voltagem) de forma que é bem mais simples ter a mesma voltagem para todos os triodos.

Uma configuração interessante, que eu talvez tente implementar na prática, seria usar três triodos (talvez uma 12av6 ou 6av6, e uma 12ax7 em um pré estilo fender champ). A 12av6 poderia ser usada como um booster, distorcendo as duas seções de triodo da 12ax7. assim, poderia se ter um som mais clean, deixando a 12av6 em bypass, e poderia se ter algum drive ativando-se a mesma.

Valeu a dica

Na simulação da fonte vou tentar fazer isto por aqui. fica muito mais fácil realmente.

Abraço
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, as 15:47:06 por Vitor Monteiro/Serviuc » Registrado
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #27 : 12 de Julho de 2015, as 12:04:58 »

Pessoal O circuito esta quase pronto.

Agora falta um reverb e um tremulo.

Alguém saberia me dizer qual a melhor posição para o reverb usando 12AT7 e onde posso comprar o transformador para o tanque?

Para o tremolo a 12AX7. Alguma dica neste ponto?

Obrigado!



Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #28 : 12 de Julho de 2015, as 13:47:06 »

O tremolo podes copiar do AC30cc.

página 6 deste link http://psionicaudio.com/pdfs/VOX%20AC30CC%20Service%20Manual.pdf


ou


« Última modificação: 12 de Julho de 2015, as 14:14:37 por betoknigth » Registrado
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #29 : 12 de Julho de 2015, as 19:28:26 »

O tremolo podes copiar do AC30cc.

página 6 deste link http://psionicaudio.com/pdfs/VOX%20AC30CC%20Service%20Manual.pdf


Valeu mesmo.

Mas ficou uma dúvida.

No circuito que estou pegando de um JCM o bias recebe um sinal de até -57V e este é aterrado diretamente. Tem idéia de como resolver isto?

Valeu

-----
Muito obrigado betoknigth

Veja abaixo o circuito funcionando. Não precisei fazer muito. Foi somente ajudar o bias para um ponto fixo e o oscilador joga a tensão no bias variando a amplitude do sinal de saída. Perfeito.

O circuito veio deste site:

https://drive.google.com/file/d/0B0SP47sJejT9ODh0TDdHVzRRamM/view

No simulador o R97 na real será um potenciometro de ajuste de velocidade e R94 e R93 de amplitude.

Agora só falta o reverb. Estou vendo por aqui se tem como simular as molas no LTspice.

Ainda preciso de informação sobre o transformador do reverb. Se mais algum colega aqui puder me ajudar serei muito grato!  Legal!



« Última modificação: 12 de Julho de 2015, as 23:06:27 por Vitor Monteiro/Serviuc » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal