Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 12:15:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares  (Lida 51631 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #15 : 06 de Julho de 2010, as 18:58:40 »

Muito interessante esse esquema, vou montar uma plaquinha com ele para realizar uns testes, principalmente no GT2.

Parabens Adiel, ideia simples e brilhante

Realmente.
Todo que é brilhante é simples.

Até mais.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 06 de Julho de 2010, as 23:23:00 »

Valeu, pessoal.  Esses circuitos funcionam mesmo. 

Só para esclarecer melhor, na primeira imagem, temos dois esquemas, o do flip-flop (T1 & T2) à esquerda e o buffer mais as chaves de áudio à direita.  O flip-flop pode ser substituído, conforme a necessidade, pelos próximos dois circuitos logo abaixo, dependendo do tipo de chave (switch) que se queira utilizar.  Mas não se deve utilizar mais de um controlador para cada grupo de chaves eletrônicas de áudio (T3 & T4).

Em todos os casos, o ponto A de um circuito controlador (flip-flop ou um dos dois abaixo) vai ligado ao ponto A da chave de áudio, assim como o ponto B do circuito controlador vai ligado ao ponto B da chave de áudio.

Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.  Abraço a todos.
Registrado

biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #17 : 06 de Julho de 2010, as 23:46:43 »

Bora layoutear esse negócio... rs...

Tenho muito interesse nesse tipo de chaveamento...

Ótima contribuição como sempre Adiel, valeu!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #18 : 07 de Julho de 2010, as 00:08:16 »

Valeu, Big, vai ser muito útil para mim também.  Talvez uma placa pequena, que possa ser adicionada a qualquer pedal que se queira comutar.

Também tenho um outro circuito, que também funciona bem, porém usa um CD4016 para chavear tudo, junto com o flip-flop previamente apresentado.  O chato é que o 4016 é cmos, e queima com grande facilidade, assim como os 4049 e os FETs, facilmente danificáveis pela eletricidade estática de nossos dedos.

Usei um desses nesse pedal abaixo (se quiser, mando o esquema):

Mensagem Mesclada
Esqueci das fotos - aí vão elas...
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, as 00:12:45 por Adiel » Registrado

michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #19 : 16 de Julho de 2010, as 16:47:20 »

bah, muito bom, as peças são todas de facil aquisição, acho que vo tentar fazer um layout desse, mas tenho uma duvida, eu tinha ideia de uma hora dessas fazer uma pedaleira com os pedais que eu mais uso, e queria fazer um chaveador pra trocar entre dois canais, com um set de pedais em cada canal, posso usar um circuito desse para tal finalidade? e como eu faço para chavear um led bicolor, mantendo sempre ligado e mudando a cor de acordo com o canal que estiver ligado? agradeço desde ja, abraços
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #20 : 16 de Julho de 2010, as 18:55:10 »

Adiel, e esse capacitor Tropical Fish na placa do Bypass? Onde arrumou?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 16 de Julho de 2010, as 22:12:41 »

MOJO ALERT!!!!

Tenho um bom número desses caps, mas só alguns valores. Prefiro os de "garrafinha".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
maioli
Visitante
« Responder #22 : 16 de Julho de 2010, as 23:11:43 »

tropical fish são os listadinhos? tem algum "mojo" especial neles? sempre deixei de lado, tenho um monte...
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #23 : 16 de Julho de 2010, as 23:21:20 »

Se for, também tenho algúns aqui, em minhas sucatas.
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, as 23:27:01 por Tiarlei Crist » Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #24 : 17 de Julho de 2010, as 00:35:02 »

São super mojolentos, além do bonitos pra caramba, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Esses dias achei um numa tv jogada numa caçamba, fiquei igual catador de lixo, mexendo na placa e sujando a mão, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Quando eu voltar de viagem quero ir numas sucatas procurar uns pro meu fuzz face.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #25 : 17 de Julho de 2010, as 08:38:40 »

bah, muito bom, as peças são todas de facil aquisição, acho que vo tentar fazer um layout desse, mas tenho uma duvida, eu tinha ideia de uma hora dessas fazer uma pedaleira com os pedais que eu mais uso, e queria fazer um chaveador pra trocar entre dois canais, com um set de pedais em cada canal, posso usar um circuito desse para tal finalidade? e como eu faço para chavear um led bicolor, mantendo sempre ligado e mudando a cor de acordo com o canal que estiver ligado? agradeço desde ja, abraços

Oi Michel, serve sim, sem problemas.  No caso do LED, basta tratar cada lado como um LED separado, no caso de um LED de 3 pernas.  Se for de 2 pernas, vai precisar de mais um pequeno circuito para comutá-lo.  Abraço!

Mensagem Mesclada
Adiel, e esse capacitor Tropical Fish na placa do Bypass? Onde arrumou?

Os termos "Tropical Fish" e "garrafinha" me são desconhecidos, mas os capacitores listrados são de poliéster, muito antigos, e não os recomendo, pois desmancham com facilidade (podem observar que os da foto já começaram o processo...), eu prefiro os "novos" de cor laranja ou verde escuro.  Os pequeninos capacitores com uma tarja amarela em cima são capacitores "plate", muito usados em rádio frequência por causa da baixa reatância.
« Última modificação: 17 de Julho de 2010, as 08:44:08 por Adiel » Registrado

Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #26 : 17 de Julho de 2010, as 09:27:22 »

o legal desses capacitores,, é que o valor deles é visto igual ao de resistores, pela cor
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #27 : 17 de Julho de 2010, as 10:18:45 »

Sem dúvida, Scorpion, mas a resistência física deles é perto de nenhuma...  Tem aqueles capacitores minúsculos, que parecem resistores, também, encontrados nos aparelhos de som relativamente novos (de uns 12 anos para cá), que também usam as cores dos resistores, só que são mais "gordinhos", como você pode ver nesse circuito da foto.
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #28 : 18 de Julho de 2010, as 07:52:25 »

E esses capacitores "gordinhos" são cerâmicos?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #29 : 18 de Julho de 2010, as 10:11:21 »

Não tenho certeza, mas devem ser de poliéster - os cerâmicos são, geralmente, de disco, assim como os plate.
Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal