Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 08:04:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares  (Lida 51169 vezes)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #30 : 19 de Julho de 2010, as 15:27:45 »

Olá, fiz o layout pro primeiro esquema postado, funciona certinho, mas eu testei no GT2 e não ficou legal, acho que os transistores estão deixando o som vazar enquanto em bypass, quando o efeito ta ligado ele fical legal e tal, se o volume estiver bem baixo e eu desligar o efeito ele funciona tudo legal, mas quando o volume ta no talo e eu desativo o efeito é como se o bypass eletronico tivesse querendo segurar o som mas não conseguisse, tanto é que fica dando umas falhas no som.

Resumindo, acho que o projeto é legal pra pedais mais comuns, mas não para pedais Hi Gain como o GT2, talvez se alterar os transistores o problema talvez seja corrigido, o problema é qual transistor usar.

Se alguém tiver alguma dica de qual transistor usar eu poderia fazer uns testes, pois fiquei muito interessado nesse bypass, todos que eu tentei usar até agora fizeram meu GT2 apitar(ainda ta fora da caxa e com todos os fios soltos), mas com o layout que eu fiz desse esquema mesmo com o volume tudo no talo ele não apitou, então o único problema é que quando o pedal ta no talo o volume o bypass deixa vazar o efeito misturando com o som limpo, no fim das contas até cria um efeito legal _

No caso os transistors que eu tenho que trocar são os BC550 que fazem o chaveamento né? Ou to falando coisa errada?

Abraços
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #31 : 19 de Julho de 2010, as 21:16:31 »

Tente reduzir o resistor de carga (para o terra) da base do transistor que recebe o sinal da saída do circuito de alto ganho para uns 100K ou menos.  Talvez você tenha que reduzir o polarizador de 1M para uns 470K também. Outra coisa, você deve utilizar esse circuito após o controle de volume, que geralmente é ajustado para um nível compatível com o som da guitarra direta, ou ligeiramente acima.  Abraço!
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #32 : 19 de Julho de 2010, as 22:23:33 »

Legal isso Adiel.
Estou com um problema parecido com esse que o sodomyzer falou em um pedal da Behringer que tenho.
Após umas mods que fiz nele para aumentar o ganho e etc, ele deixa vazar um ruído quando está em bypass (que é eletrônico) e quando tem outros pedais na cadeia de sinal.
Mas só vaza ruído. E quando diminuo um pouco o drive o tal ruído para.

Será o mesmo problema e mesma solução?


Até mais.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #33 : 19 de Julho de 2010, as 22:39:37 »

Eu nunca "destrinchei" um pedal Behringer, mas calculo que ele use FETs para a comutação, que também podem deixar passar algum sinal de nível muito elevado, talvez nem por eles, mas indutiva ou capacitivamente pela própria proximidade dos fios ou trilhas do circuito impresso.  No caso de um circuito de alto ganho, é interessante que se estudo um layout com um pouco mais de espaço entre as trilhas para que tal efeito indesejável não ocorra.  Abraço!
Registrado

sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #34 : 20 de Julho de 2010, as 18:03:16 »

Adiel

Ok, vou fazer uns testes e depois dou o retorno.

Abraços
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #35 : 20 de Julho de 2010, as 18:55:52 »

Eu não acredito que a troca dos transistores vá resolver esse problema, pois o ganho das chaves é próximo de um.  Talvez seja mais interessante atenuar o sinal da saída do pedal, a não ser que haja a necessidade de se usar um volume tão alto para sobrecarregar algum pré posterior.
Registrado

sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #36 : 21 de Julho de 2010, as 16:40:29 »

Adiel, alterei os valores dos resistores que você mencionou, não alterou em nada o resultado, continua a mesma coisa, porém vou fazer mais uns testes quando tiver mais tempo, pois apenas troquei e testei(coisa de uns 10 minutos), testei rápido pois estava em horário de almoço e logo tive que ir trabalhar, então não me sobrou tempo para fazer nenhum outro teste.

Logo mais retorno os resultados de outros testes, enquanto isso, tem mais alguma dica do que pode ser?


Abraços
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #37 : 21 de Julho de 2010, as 17:48:54 »

Nesse caso, volto a sugerir que você atenue a saída do seu circuito para um nível mais adequado, para que não haja "vazamento" de sinal, e reveja o layout do circuito para separar bem as trilhas de entrada e saída, assim como os fios das ligações.  Abraço!
Registrado

sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #38 : 21 de Julho de 2010, as 19:10:42 »

Bem, parece que quanto mais alto é o volume mais definido fica a distorção, então vou ter que estudar um meio de sanar esse problema de atenuar a saída, sobre o layout, como era pro GT2 e sempre tive problemas com os layouts prontos que eu pegava na net eu resolvi fazer um layout mais caprichado esse circuito não apitar o GT2, sendo assim, eu separei bem todas as entradas e saídas, as trilhas espaçadas e também usei malha de terra, então julgo não ser o layout(não excluo a possibilidade, mas...), mesmo assim vou fazer outros testes pra ver no que dá.

Abraços
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #39 : 21 de Julho de 2010, as 19:55:22 »

Assim sendo, fixe sua atenção em atenuar a saída do pedal com um divisor resistivo, por exemplo. Você usa o pedal para fazer o overdrive de outro pré posterior, ou gera a distorção no próprio pedal?  Se você tem que aumentar o volume para gerar distorção, isso quer dizer que essa distorção não está vindo de seu pedal, mas da interação do alto volume dele com a entrada sensível do próximo pedal ou de seu amplificador.  Nesse caso, as chaves de áudio analógicas não vão satisfazer.  Talvez um relê de contatos bem afastados venha a ser mais eficiente, pelo menos na saída, mas pode gerar oscilações, igual às chaves de pedal DPDT ou 3PDT.
Registrado

sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #40 : 21 de Julho de 2010, as 19:59:08 »

Eu gero a distorção no próprio pedal.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #41 : 21 de Julho de 2010, as 20:16:10 »

Ok, então se você reduzir o volume, não vai haver perda de timbre.
Registrado

coasjp
Visitante
« Responder #42 : 27 de Julho de 2010, as 19:53:16 »

bom fiz ontem a parte do flip-flop, como trabalho com o Proteus/Ares não sei como faz ainda para enviar certinho o arquivo, está em tiff, imprimi em documento para não perder as dimensões, vão 3 jumpers

pronto para impressão
http://img138.imageshack.us/i/prontoparaimprimir.png

componentes
http://img193.imageshack.us/i/componentesc.png

acho que é isso.
desculpem qualquer erro!!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #43 : 31 de Agosto de 2010, as 13:46:38 »

Meu layout foi desenhado a mão, antes dos computadores estarem disponíveis para uso pessoal, quando os dinossauros caminhavam sobre a terra...   Smiley

Eu usava um circuito ligeiramente diferente, com mais um resistor e um capacitor de temporização, para evitar pops e clicks, que provaram ser desnecessários com o tempo e experiências posteriores.  A placa abaixo mede 2,5cm por 2,5cm, e compreende o flipflop e duas chaves analógicas, mas precisa de alguns jumpers.  Eu fiz um outro layout do "novo" circuito, mas não consegui encontrá-lo ainda....
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 00:09:51 por Plautz » Registrado

plautz
Visitante
« Responder #44 : 31 de Agosto de 2010, as 20:30:05 »

O Chris estava tentando postar e tava dando zica.

Seguinte: ao postar imagens NÃO POSTAR IMAGENS COM RESOLUÇÃO MAIOR DO QUE 300 DPI, ESPECIALMENTE PNG

A mensagem que ele dizia na mensagem era "Sem Buffer".

Abraços.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 20:44:33 por Plautz » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal