Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 09:05:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com Marshall Valvestate V100 - Ajuda  (Lida 16603 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 15 de Agosto de 2015, as 22:43:38 »

Oi, pessoal. Ganhei este Marshall porque ele não estava funcionando, para utilizar o gabinete para colocar outra coisa dentro. Mas cismei que ele tinha que voltar a funcionar. Com meus poucos conhecimentos no assunto, fui pelo básico. Chequei as continuidades, os diodos, troquei os capacitores da fonte, fiz uma limpeza rigorosa de todos os contatos (jacks, potenciômetros e soquetes de CIs), apliquei limpador de contatos e ele voltou a funcionar perfeitamente. Tudo funcionava perfeitamente (distorção 1 e 2), clean, tone, reverb, tudo. Fiquei feliz da vida até hoje pela manhã. Quando eu liguei ele passou a fazer uns pots estranhíssimos, muuuuito altos, além de tiros de metralhadora...  Cheesy Preferi gravar do que descrever. Vejam o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0YperBLdcTo

Alguém saberia onde mais eu poderia inspecionar? Desconfiei de um CI CMOS que ele tem (C4316), que controla todos as chaves. Ainda não troquei nada no Pre, porque pensei que se o barulho acontece independente de estar acionando os controles, não deve ser no pré... Enfim, preciso de muita ajuda... Embarrassed
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 15 de Agosto de 2015, as 23:21:21 »

Olá Sergiodam

Assim só ouvindo o ruído não é fácil de se detectar o defeito, à menos eu que já houvesse visto isso nesse ampli  
Em todo caso isso parece ser uma oscilação.

É claro que com uma olhada pelo osciloscópio seria bom, pois acabaria por isolar o defeito.

Procure ver se os capacitores da fonte do power e da fonte do pré estão em boas condições e com as soldas bem feitas (eu vi que você trocou os capacitores, mas vamos eliminar todas as possibilidades). Verifique também os potenciômetros se não tem soldas frias ou quebradas. Os pontos de conexão e aterramentos .
Esses Marshalls tinham muitos problemas com soldas malfeitas. Bufando
Verifique se os componentes do power da mesma forma. Procure por peças soltas ou com aparência de aquecidas. Verifique se com pequenas batidas na pcb, o ruído repete. Enfim faça novamente o checkup que você fez antes, mas agora procurando esse defeito específico.

Boa sorte

« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:20:40 por Matec » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #2 : 16 de Agosto de 2015, as 01:57:32 »

É, eu estou seguindo mais ou menos este caminho. Já repassei vários pontos de solda, mas o que me chamou a atenção foi a oxidação dos componentes que eu limpei com uma lixinha dágua. Esse ampli morava em Teresópolis, e ficou parado durante muitos anos. Só com a limpeza ele ficou normal, com todas as funcionalidades. Dias depois começaram a aparecer os estouros. Nem dá para ficar com ele ligado para medir tensões... Eu suspeitei do CMOS porque sempre que comuto alguma chave (on/off, overdrive, dimension power, tonestack, etc) ele dá um estouro. E o estouro acontece mesmo com todos os potenciômetros zerados. Por isso também suspeitei que o problema não seria no Pre. Já substituí os eletrolíticos da fonte do power e outros dois menores (que eu tinha aqui), o TL072, o TL071, o rC4558, e a válvula). O Power dele utiliza 5 transistores que não encontro nas lojas para repor.

Por falar nisso, outro problema é que boa parte dos componentes dele não se encontram por aqui. Os potenciômetros, por exemplo, são quadrados, verticais com quatro terminais, solda placa (aliás, é tudo onboard). Nem nas lojas dos EUA tem. Só encontrei anunciados em uma loja da Inglaterra e em outra da Espanha... e caros!!! Os CIs também não se encontram (LM348, o tal do CMOS C4316 e os A5210). As chaves (push bottom) também não acho...

Se tivesse uma assistência técnica autorizada da MArshall aqui no Rio, eu até levaria ele, mas nem isso...  Bufando

Estou até pensando em caso de nenhuma tentativa dar resultado, fazer um power com TDA7294 e substituir o dele, tentando salvar o Pré. Será que daria certo? Roll Eyes
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 16 de Agosto de 2015, as 09:19:10 »

Nem dá para ficar com ele ligado para medir tensões...

O power desse amplificador não é valvulado, então você pode desligar o falante para fazer as medições que você necessita. Sem sustos.


Estou até pensando em caso de nenhuma tentativa dar resultado, fazer um power com TDA7294 e substituir o dele, tentando salvar o Pré. Será que daria certo? Roll Eyes    

Em último caso isso daria certo, mas antes você teria que ter certeza sobre qual é a causa desse defeito.

« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:17:47 por Matec » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #4 : 16 de Agosto de 2015, as 10:48:38 »

Se não me falhe a memória o power desse amplificador usa transistores Darlington  BDV65/64 e os substitutos deles são os TIP142/147.
Registrado
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #5 : 16 de Agosto de 2015, as 10:55:27 »

Entra nesse site http://bmamps.com/Tech_sch.html e tenta baixar o esquema desse amp pra você de orientar melhor. Trocar a válvula 12ax7 pra fazer um teste.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #6 : 16 de Agosto de 2015, as 11:55:12 »


O power desse amplificador não é valvulado, então você pode desligar o falante para fazer as medições que você necessita. Sem sustos.

Mais uma que eu não sabia...  Wink

Entra nesse site http://bmamps.com/Tech_sch.html e tenta baixar o esquema desse amp pra você de orientar melhor. Trocar a válvula 12ax7 pra fazer um teste.

Já baixei o esquema dele, e também troquei a válvula.

Vou continuar a repassar cada ponto de solda e vou postando a evolução da pesquisa por aqui.  Legal!  Obrigado pelas contribuições

Se não me falhe a memória o power desse amplificador usa transistores Darlington  BDV65/64 e os substitutos deles são os TIP142/147.
São estes mesmos. Valeu pela dica, Edyguitar.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #7 : 16 de Agosto de 2015, as 14:45:17 »

Sergiodam, e o Valvestate VS100? Se for, não esquece de colocar dissipador nos 7812 e 7912, os que estavam no meu ex VS100 deram problema por não virem com dissipador.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #8 : 16 de Agosto de 2015, as 15:19:44 »

Sergiodam, e o Valvestate VS100? Se for, não esquece de colocar dissipador nos 7812 e 7912, os que estavam no meu ex VS100 deram problema por não virem com dissipador.
É verdade... Este aqui não tem...


-----
Avanços à vista. Refiz TODAS as soldas no power e no pre. Coloquei os dissipadores nos reguladores. Os barulhos sumiram. Tongue
Tenho o som no canal limpo, quando comuto para overdrive, há diferença no som, assim como no Dimension Power, porém, não há ação nos pots de volume, gain e equalização, tanto do overdrive quanto do boost.

Continuando na busca.



-----
Opa! Deu um estouro novamente.  Lips Sealed
Desliguei liguei, novo estouro. Desliguei, esperei, liguei, novo estouro. Desliguei, liguei, funcionou novamente, do mesmo modo como relatei acima. Estranho.... Roll Eyes

-----
Fim da novela (pelo menos até agora... Cheesy)
Está funcionando. Coloquei também um dissipador no TIP29 (nem sei se precisava, mas já estava com a mão na massa...). O problema final tinha a ver com os CIs M5201. Troquei pelos RC2120 e o problema foi solucionado. Nenhum ruído e todas as funções recuperadas. Timbre excelente.  Metaleiro

Vamos ver se perdura. Huh? Huh?

Obrigado a todos pelo incentivo e pela ajuda!!! Aprendi muito, mais uma vez!!! 

-----
Uma última questão:
O reverber funciona, quando acionado. Porém não dá um efeito de ambiência, mas um "brilho" no timbre. Ouvi dizer que é preciso substituir o tanque de reverb. Dei uma olhada na Altana e tem vários tipos, só que eu não sei como identificar aquele que pode funcionar no VS100. Alguém sabe me orientar a este respeito? Queria colocar o amp tinindo!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, as 21:38:26 por Sergiodam » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 16 de Agosto de 2015, as 21:58:57 »

Os CI's M5201 estava funcionando mal é isso ? Pergunto por que nunca vi essa de um CI amplificador operacional funcionar mais ou menos... Se for isso mesmo pra mim é uma nova!!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #10 : 16 de Agosto de 2015, as 22:41:55 »

Pois é. São quatro desses CIs no ampli. Num tópico mais antigo eu li que esse o M5201 é um dual opamp com um switch de seleção. Então dei uma olhada no esquemático e percebi que estão vinculados aos  setores dos drives (obs: não sou expert em leitura de esquemáticos, portanto posso estar dizendo besteira!) Como eu tinha aqui três dos JRC2120 (são do meso tipo do M5201), resolvi arriscar e substituir os três que estavam na placa do pré. O quarto CI fica na placa "daughter". O resultado foi perfeito. Como troquei os três, não sei dizer se era apenas um com problema ou mais... Para mim parece que algum estava funcionando mal mesmo, ou foi sorte de principiante...  Cheesy

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #11 : 16 de Agosto de 2015, as 22:57:41 »

Você refez as soldas antes, para excluir a possibilidade de solda fria, ou partiu direto para a troca?

estranho o opamp com comportamento errático, tambem nunca tinha visto.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 16 de Agosto de 2015, as 23:35:44 »

No meu penúltimo post eu fui postando o que estava fazendo, passo-a-passo e os resultados.
Aliás, vou fazer um resumo aqui, pois pode ajudar a alguém...

O ampli chegou pra mim sem funcionar nada, nem ligava.
Com uma lixa dágua, limpei todos os contatos possíveis (lâminas dos jacks, terminais de CIs (que estavam em soquetes), etc.)
Ao testar, ele ligou, mas sem som.
Apliquei limpa-contatos em tudo (potenciometros, jacks, chaves, palaca como um todo) e passei uma escova vigorosa. Depois enxuguei os excessos com um pano absorvente.
Testei de novo e ele começou a dar sinal pelo "return" (o input ainda não funcionava). Insisti na limpeza e esperei até o dia seguinte. No teste desse dia ele começou a dar sinal pelo input, no canal limpo. Fiquei longo tempo girando os pots e inserindo/retirando o plug nos jacks. Depois de bastante tempo as funções foram voltando.
Daí ele começou a fazer "estouros" muito fortes e repetidos e parou de sair som. Mesmo com todos os pots no zero, ao ligar e desligar, ao acionar as chaves dos canais, etc. sempre dava um "tiro".
Imaginei que fosse capacitores da fonte e os troquei. Não funcionou.
Troquei outros capacitores eletrolíticos e nada.
Troquei alguns CIs (LM348 por TL074, um TL072 e um TL071). Aí melhorou muito e depois de alguma insistência, ele voltou  funcionar bem.
Um dia após, ele voltou a dar todos os estouros que havia dado antes e nada de som. Foi quanto entrei no fórum e pedi ajuda. (postei um vídeo)
Seguindo as sugestões rece bidas, refiz todas as soldas (todas, sem exceção), tanto do power quanto do Pré e da placa Daughter. Testei a continuidade de tudo que estava "suspeito" na placa. Fiz novo teste. Funcionou novamente, mas só no canal clean. Quando acionava o drive, ele dava um pouco de ganho mas não permitia nenhum controle pelos pots de vol/gain/equalização da distorção. Só o canal limpo mesmo.
Foi quando examinei de novo o esquemático e decidi pela troca dos CIs M5210 pelos JRC2120. Funcionou tudo normalmente, sem ruído (nem aquele chiado dos amplis de alto ganho). Inclusive o footswitch está ok e o reverb.
O reverb só não está dando uma ambiência perfeita, apenas um "brilho" (até bonito... Cheesy) . Por isso também perguntei se precisa trocar o tanque de molas...
Ufa! Foi mais ou menos esta a epopéia!!!
Vamos ver se nos testes dos próximos dias ele vai manter a performance ou vai ter alguma recaída... Angry
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 17 de Agosto de 2015, as 00:43:30 »

Tente inverter os plugs de entrada e saída do tanque de reverb. Não seria a primeira vez que isso teria acontecido em algum amplificador. Roll Eyes

Abs
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #14 : 17 de Agosto de 2015, as 09:14:58 »

Eu tive um VS100 ele tinha um problema que talvez seja parecido, o meu tinha vários pontos de solda fria que aos poucos foram criando problemas.

Um dos dos transistores do power ficou quase solto pois os 3 pads estavam com solda fria, isso gerava um ruido alto, parecia pipoca estourando, refiz a solda e ficou ok... Por um tempo.

Por último, a fonte simétrica do pré tem 2 resistores de baixa resistência (uns 200ohms e 3w acho) esses resistores são bem fáceis de identificar, são grandes e são soldados com pernas longas (aéreos), refiz a solda deles, por um tempo pareceu funcionar bem mas o problema voltou, aquele mau contato havia danificado o regulador 7812, demorei pra descobrir isso, mas foi trocar o dito que nunca mais o amp deu problema, logicamente também fiz uma boa limpeza e refiz todas as soldas que estavam foscas.

Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal