Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:09:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com Marshall Valvestate V100 - Ajuda  (Lida 16485 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #30 : 17 de Agosto de 2015, as 18:55:31 »

Quando se usa dissipador nos reguladores, sem apoio, eles forçam mais ainda as trilha abaixo! Forma um pêndulo mais forte. Se for colocar dissipador ai, tem que fixá-los em algum lugar, para não vibrar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #31 : 17 de Agosto de 2015, as 19:05:07 »

Ainda não achei uma imagem do lado da solda. Mas acho que vou abrir novmente o meu para aplicar cola quente na base dos transistores e eletrolíticos da fonte. Aí eu fotografo e mostro.

Durante as buscas pelas imagens, achei isto aqui. Será que essa placa do JCM2 funcionaria com o power do VS100?  Roll Eyes

http://www.amprepairparts.com/marshallelectronics.htm


Se der, é só esperar o US$ baixar...  Embarrassed
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, as 19:41:05 por Sergiodam » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #32 : 17 de Agosto de 2015, as 20:00:55 »

Arrume a melhor camera fotográfica que puder e tire fotos, depois divulgue aqui com a seguinte frase: "Plautz, duvido que consiga clonar".
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #33 : 17 de Agosto de 2015, as 20:30:55 »

Arrume a melhor camera fotográfica que puder e tire fotos, depois divulgue aqui com a seguinte frase: "Plautz, duvido que consiga clonar".
Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy  Excelente ideia!!!
Vou fazer isso.
E se ele conseguir mesmo clonar eu mando fazer industrial.

Quando se usa dissipador nos reguladores, sem apoio, eles forçam mais ainda as trilha abaixo! Forma um pêndulo mais forte. Se for colocar dissipador ai, tem que fixá-los em algum lugar, para não vibrar!

Pensando nisso e também que a cola pode acabar derretendo e piorando a situação, imaginei uma possibilidade. Seria viável fixar os Cis reguladores por parafusos em algum ponto do chassis, isolando-os com mica, e levar a conexão por meio de fios até a placa? Fiz um desenho esquemático da ideia.

« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, as 22:07:30 por Sergiodam » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #34 : 17 de Agosto de 2015, as 22:23:50 »

Esse amp é muito legal! Muita gente não gosta, mas eu acho bem legal! Só acho que não vale a pena mexer onde não precisa! É o caso dos reguladores! Deixa os bichinhos esquentarem... eles gostam!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
EddieTavares
Visitante
« Responder #35 : 17 de Agosto de 2015, as 23:19:55 »

Acho que nem esquentam tanto assim, o consumo do pré não deve passar de 200ma
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #36 : 17 de Agosto de 2015, as 23:25:43 »

Esse amp é muito legal! Muita gente não gosta, mas eu acho bem legal! Só acho que não vale a pena mexer onde não precisa! É o caso dos reguladores! Deixa os bichinhos esquentarem... eles gostam!

Eu gostei muito do timbre dele também. Mas não dá para não ter os dissipadores. Sem eles só tem estouros e mais estouros...  Embarrassed

Agora permitam-me ligar o "modo absurdo..." É que acabei de ler uma discussão parecida num forum gringo, e a solução que eles apontaram me pareceu bizarra, e vou repetir aqui... A ideia deles foi usar um par de CIs reguladores +/- 15V no lugar dos +/- 12V, para que ele trabalhassem com folga e não esquentasse (!)  Huh? Isso faz sentido? Não corre o risco de levar os demais componentes ao limite da tolerância? Segundo eles, a experiência funcionou. Se isto fosse viável, quem sabe...



-----
Pesquisei com um pouco mais de atenção o esquemático, e observei que todas as alimentações dos opamps estão em +/- 15V... Então, por que os reguladores estão em +/-12V? Acho que o que o pessoal do forum gringo comentou é real mesmo. O circuito marca uma tensão que não é a que é mandada pela fonte. Portanto se trocasse os reguladores para 7815 e 7915 daria mais folga para a operação e não esquentaria a ponto de precisar de dissipadores.
Alguém concorda?
O esquemático dele pode ser acessado aqui: http://bmamps.com/Schematics/marshall/Marshall_VS100-2.pdf
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, as 00:01:09 por Sergiodam » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 18 de Agosto de 2015, as 07:08:32 »

Pesquisei com um pouco mais de atenção o esquemático, e observei que todas as alimentações dos opamps estão em +/- 15V... Então, por que os reguladores estão em +/-12V? Acho que o que o pessoal do forum gringo comentou é real mesmo. O circuito marca uma tensão que não é a que é mandada pela fonte. Portanto se trocasse os reguladores para 7815 e 7915 daria mais folga para a operação e não esquentaria a ponto de precisar de dissipadores.
Alguém concorda?

Sim, se usar os reguladores de 15V, eles esquentarão menos e os AOs funcionarão normalmente. Mas mesmo assim coloque dissipadores neles.  Agora, que falha no esquema da Marshall, desenhar reguladores de 12V e discriminar as fontes como de 15V !  Só cheque se na entrada dos reguladores tem mais de 18V (-18V).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 18 de Agosto de 2015, as 08:57:28 »

A dissipação do 78XX e 79XX, a grosso modo, é dada pela diferença de potencial entre a entrada e saída, multiplicada pela corrente que passa entre estes dois terminais. Aumentando para 15V, há uma redução de potência dissipada. Agora, se isso vai melhorar alguma coisa?!?!

O consumo do pré deve ser ridículo, vou chutar uns 100 mA (acho que é menor que isso). Se for alimentado por 18V, a dissipação no 78XX será: (18 - 12) * 0.1 = 0.6 Watts! O máximo que o bicho aguenta é 15 Watts!

Será que o problema reside aqui?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #39 : 18 de Agosto de 2015, as 09:31:23 »

A dissipação do 78XX e 79XX, a grosso modo, é dada pela diferença de potencial entre a entrada e saída, multiplicada pela corrente que passa entre estes dois terminais. Aumentando para 15V, há uma redução de potência dissipada. Agora, se isso vai melhorar alguma coisa?!?!

O consumo do pré deve ser ridículo, vou chutar uns 100 mA (acho que é menor que isso). Se for alimentado por 18V, a dissipação no 78XX será: (18 - 12) * 0.1 = 0.6 Watts! O máximo que o bicho aguenta é 15 Watts!

Será que o problema reside aqui?

Bem, a experiência realizada pelo outro fórum relatou um resultado positivo.
Minha contribuição, então, seria refazer o mesmo caminho e verificar se chego no mesmo resultado. Se der certo, pelo menos teremos mais uma alternativa quando tivermos que lidar com esse equipamento... Roll Eyes
Vou ver se consigo os reguladores hoje para fazer a troca e o relato.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #40 : 18 de Agosto de 2015, as 10:44:35 »

15 ou 12 Volts, a diferença não é muita! Mas acho que a confusão vem do esquema. Onde ele coloca 15V é a saída do regulador, até onde eu percebi, os reguladores eles estão devidamente aterrados nos pinos comuns. Assim sendo, ali tem 12V. Mas pode ser que o circuito original devesse usar um par 7X15 e não 7X12. De qualquer forma me parece que o esquema está errado!

Mas tudo que está no caminho suporta 12 ou 15V.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #41 : 20 de Agosto de 2015, as 22:53:01 »

Complementando o relato da experiência:
Comprei os Cis reguladores de 15V e substituí os de 12v, desta vez sem usar dissipadores. Funcionou perfeitamente. Fiquei brincando direto uns quarenta minutos, e não teve nenhum estouro. Portanto creio que está comprovado que a solução foi funcional mesmo. Todas as funções estão operantes. 

Arrume a melhor camera fotográfica que puder e tire fotos, depois divulgue aqui com a seguinte frase: "Plautz, duvido que consiga clonar".
Seguindo na sugestão do EddieTavares, seguem algumas fotos das trilhas da placa do Valvestate V100. Como ela é bem comprida, não deu para ter uma imagem de alta qualidade dela inteira. Mas em partes dá para perceber a tal "finura" das trilhas...






Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #42 : 21 de Agosto de 2015, as 08:13:03 »

Eu sou fã do VS100 e estava procurando por um.

No ano passado apareceu uma oportunidade e arrematei um com defeito por 600 pratas. Sem som algum...

Levei-o para casa, liguei ( nada de som no falante ) e pluguei um fone de ouvido na saída ( de fones ). O som estava lá !!!

Pesquisando na internet descobrí que existe um defeito "clássico" no VS100 : o plug de fones funciona como liga-desliga do falante e quando ele ( o plug ) fica velho começa a apresentar mal contato.

Bastou trocar o plug de fones e o amp ficou perfeito ! Fica aí a dica para quem trabalha com a linha valvestate.

Quanto aos potenciometros...  eles são do tipo mosca-branca-olhos-azuis...
O problema com a substituição dos pots são as dimensões do componente.
Eu encontrei um provável substituto na Sta Ifigênia. Se ele se encaixar bem na placa eu postarei aqui mais informações.

abs   
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #43 : 21 de Agosto de 2015, as 10:31:27 »

Sergio,

Obrigado pelas fotos.

O que posso dizer é que essa placa dá trabalho pelo tamanho e excesso de trilhas, mas para mim não pela espessura das trilhas.

Assim de olho arrisco a dizer que as trilhas são de 24 mils ou 32 mils. Molezinha para fazer com transferência térmica.

Abraços.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #44 : 21 de Agosto de 2015, as 11:05:33 »

Quanto aos potenciometros...  eles são do tipo mosca-branca-olhos-azuis...
O problema com a substituição dos potenciômetros são as dimensões do componente.
Eu encontrei um provável substituto na Sta Ifigênia. Se ele se encaixar bem na placa eu postarei aqui mais informações.


Eu encontrei aqui: http://amprepairparts.com .


Não são baratos, mas ainda se encontram. Há ainda outras duas lojas, uma na Espanha e outra na Inglaterra, mas esta foi a que o preço foi mais viável. Eu encomendei 4 peças. Aliás, nesse site tem o que se imaginar de componentes de reposição. Vale a pena dar uma olhada.


O que posso dizer é que essa placa dá trabalho pelo tamanho e excesso de trilhas, mas para mim não pela espessura das trilhas.

Molezinha para fazer com transferência térmica.

Cheesy Tirou onda!  Para mim é praticamente impossível. Primeiro porque meu Eagle é o free, não conseguiria rotear mais que 10x10cm. Segundo porque fazer a transferência térmica com ferro de roupa numa placa comprida, hmmmmm... Quando esquentar de um lado esfria do outro...   Bufando 
Só mesmo o Super-Plautz!!!
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal