Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:09:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Staner BA100 - 1987  (Lida 17893 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 18 de Novembro de 2015, as 13:58:35 »

Gostaria de saber se devo seguir fielmente os valores de tensão, por exemplo, me deparei com os valores de 63V e 40V. Nesses casos poderia substituir por capacitores de 100V e 50V, respectivamente?

Se o tamanho destes novos não for um problema... pode sim!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #16 : 18 de Novembro de 2015, as 14:01:17 »

Olá

Por acaso existem valores dos potenciômetros marcados na placa do pré-amplificador?

Estive vendo em minhas anotações e há algumas diferenças entre os valores anotados aqui e os valores que eu vejo nas suas fotos.

Isso poderia justificar o mal funcionamento dos controles de tonalidade.

Capacitores com tensão de isolamento maior são melhores. Pode trocar.

Abs
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #17 : 18 de Novembro de 2015, as 14:09:24 »

Infelizmente não tem nada marcado na placa do pré.


Pelo que observei parece que os capacitores laranjas da Siemens são originais de fábrica. O que percebi que foi trocado seriam uns 2 capacitores do pré, os JFETs que atualmente são os BF245A e os potenciômetros.

Coloquei uns potenciômetros Alfas e como estou para ir no centro de São Paulo já compraria os componentes que não tenho aqui.


Quais seriam os componentes que divergem no pré ?

Os valores dos potenciômetros que retirei são:

GAIN - 100KB
High - 500KB
MID - 100KB
LOW - 500KB
MASTER - 100KB
BRIGHT - 100KB

Eu troquei o high, mid e low por 500KA, pois eram os que tinha aqui da marca Alfa.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, as 14:11:21 por alambike » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 18 de Novembro de 2015, as 14:17:13 »

Eu troquei o high, mid e low por 500KA, pois eram os que tinha aqui da marca Alfa.


Não é assim que funciona. Tem que ter o valor correto!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #19 : 18 de Novembro de 2015, as 14:19:58 »

Eu troquei o high, mid e low por 500KA, pois eram os que tinha aqui da marca Alfa.


Não é assim que funciona. Tem que ter o valor correto!


Em alguma das manutenções alguém deve ter trocado aleatoriamente.  Cry

Vou esperar o Matec responder pra ver quais valores que batem. Senão vou considerar os que estavam ...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #20 : 18 de Novembro de 2015, as 14:21:43 »

Na marcação que tenho aqui

GAIN - 100KB
High - 100KB
MID - 10KB
LOW - 500KA
MASTER - 1MA
BRIGHT -500KB

Pelo menos o mid é certo que se o valor for muito maior ele vai "matar" os outros controles.

Abs
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #21 : 18 de Novembro de 2015, as 14:31:35 »

Na marcação que tenho aqui

GAIN - 100KB
High - 100KB
MID - 10KB
LOW - 500KA
MASTER - 1MA
BRIGHT -500KB

Pelo menos o mid é certo que se o valor for muito maior ele vai "matar" os outros controles.

Abs

Entendi!

O valor de 1MA para o Master não é muito grande ?

Porque o valor antigo de 100KB já dava um ganho altíssimo em uns 60% de rotação (logo após a metade)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 18 de Novembro de 2015, as 14:42:08 »

O valor do potenciômetro não vai alterar o volume final do amplificador, mas o valor de 1M vai alterar bastante a atuação do volume, no caso vai fazer o volume subir mais suavemente. Outra coisa, é que aí o tal controle de Bright vai atuar de verdade.

Uma dúvida que apareceu aqui é o valor do controle Hi que pode ser mesmo de 500kB. Está marcada aqui essa dúvida também. No resto é mais tranquilo.

Abs
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #23 : 18 de Novembro de 2015, as 14:51:37 »

Interessante !

Sobre a troca dos capacitores de 5000uF 70V, pretendo trocá-los também porém existe algum tipo de cuidado especial por conta da alta capacitância ?!

Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #24 : 18 de Novembro de 2015, as 14:59:49 »

Caro amigo alambike... tenho aqui alguns capacitores Siemens axiais ( nunca usados ) que poderia ceder para sua restauração ficar mais fiel em relação ao original...   se tiver interesse me avise.

 

Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #25 : 19 de Novembro de 2015, as 08:57:20 »

Bom dia senhores!

Consegui o conector de 90º para refazer a fiação elétrica da caixa, como o recomendado, pois a fiação pode ter endurecido.

Gostaria de saber qual é o tipo de alicate que devo utilizar para crimpar os fios aos conectores. Pensei que aqueles alicates utilizados para fazer cabo de rede serviriam, mas o vendedor não soube me dizer. Segundo ele, eu teria que comprar um alicate que ele tinha lá na loja, o problema é que custava 40 reais e só tinha essa função.



Segue a foto:



-----
Complementando,

Existe outro conector na caixa, que vai do power para o falante e transformador.

Esse outro tipo de conector eu não consegui encontrar de jeito nenhum (pelo menos nessa primeira busca), pois a medida entre o primeiro pino (parte de cima da foto) tem uma medida de espaçamento um pouco maior que os demais.. Por conta disso estava pensando em trocar pelos conectores que são mais facilmente encontrados no mercado. Porém esse deve ser soldado à placa e o fio é preso por um parafuso. Não achei muito confiável, porém se não tiver outro jeito vai acabar sendo este mesmo.

Teriam outra ideia do que fazer ?

Algumas fotos:











« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, as 09:23:16 por alambike » Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #26 : 19 de Novembro de 2015, as 09:44:34 »

Bom dia senhores!

Consegui o conector de 90º para refazer a fiação elétrica da caixa, como o recomendado, pois a fiação pode ter endurecido.

Gostaria de saber qual é o tipo de alicate que devo utilizar para crimpar os fios aos conectores. Pensei que aqueles alicates utilizados para fazer cabo de rede serviriam, mas o vendedor não soube me dizer. Segundo ele, eu teria que comprar um alicate que ele tinha lá na loja, o problema é que custava 40 reais e só tinha essa função.


Realmente para crimpar corretamente deve-se ter o alicate adequado. Tu pode tentar fazer o seguinte, descasque o cabo, estanhe a ponta dele, coloque a ponta descascada e estanhada no compartimento onde fica o cabo, no terminal, feche as laterais do terminal onde está o cabo (só a parte onde está a ponta, a parte que prende a capa não mexa ainda). Coloque o ferro de solda sobre a parte que tu acabou de fechar, onde está o cabo, sem colocar mais solda. Isso deve derreter a solda que está na ponta do cabo e grudar no terminal. Espere esfriar e aí sim, dobre a parte que segura a capa do cabo. Cuidado para não descascar demais o cabo.

Era assim que eu fazia antes de comprar o crimpador. Dependendo do terminal que eu tenho que colocar ainda faço assim para garantir o contato perfeito ou se o cabo vai ficar exposto a tração.

Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #27 : 21 de Novembro de 2015, as 23:48:02 »

Citar
Gostaria de saber qual é o tipo de alicate que devo utilizar para crimpar os fios aos conectores. Pensei que aqueles alicates utilizados para fazer cabo de rede serviriam, mas o vendedor não soube me dizer. Segundo ele, eu teria que comprar um alicate que ele tinha lá na loja, o problema é que custava 40 reais e só tinha essa função.

Se for um alicate com mordente fixo é isso mesmo, mas, existem alicates com mordente intercambiável.
http://pt.aliexpress.com/item/Dupont-SN-28B-Molex-Pin-Crimper-Hand-Tool-for-Connectors-PCI-E-DIY-ATX-Multifunctional-Terminals/32364671695.html


fixo:
http://g03.s.alicdn.com/kf/HTB1KLHOKXXXXXcoXFXXq6xXFXXXr/Connector-Crimp-Terminal-Pliers-for-JST-Molex.jpg
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #28 : 24 de Novembro de 2015, as 01:59:41 »

Por enquanto irei utilizar a técnica do Daniellp para crimpar os cabos aos conectores.
Para os fios do transformador e do falante utilizarei os conectores de parafusos.

Qual o procedimento e o método para analisar a qualidade do transformador ??

Muito obrigado a todos

-----
Sobre o conector que envolve os fios do transformador e do falante.

Eu não encontrei um equivalente no mercado, por isso pensei em substituí-lo por um daqueles conectores de fio de chuveiro. Uma vez que eu não sei se é possível trocar os fios que saem do transformador. Pensei em cortar o menor pedaço possível e estanhar a ponta e depois colocá-los no novo conector.

Seguem as fotos:


Conectores que da caixa:












Conector de chuveiro:

« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, as 15:55:53 por alambike » Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #29 : 24 de Novembro de 2015, as 19:45:31 »

Na boa, precisa mesmo trocar este conector? ele parece estar em perfeito estado...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal