Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:29:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [BR] Woolly Mammoth  (Lida 2355 vezes)
akhalabeth
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« : 29 de Dezembro de 2015, as 21:37:13 »

Saudações! como vão?

Nesse tópico darei segmento da minha ideia de mostrar Build Report dos passos e estagios que tive durante a montagem dos meus pedais ou outros projetos.

Esse foi o primeiro pedal que montei e iniciei-o lá em Outubro/2011. Foi minha primeira aventura com corrosão de placa de fenolite e a segunda com solda. (a primeira foi um kit de severino que montei)

Motivações:

Tive vontade de montá-lo pois queria presentear uma amiga do Rio de Janeiro que iria me visitar no início de 2012 em São Paulo. Obviamente também serviria para meu aprendizado.

Primeiro Esquema:
Na primeira tentativa utilizei o seguinte esquema, única modificação foi potênciometro de 2k foi trocado por um de 5k:
Transferência
Esquema
Componentes:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Primeira tentativa de corrosão:

Após pesquisar e ler bastante sobre os diversos métodos eu resolvi experimentar com transferência térmica utilizando impressora laser e papel de revista.
A transferência ficou satisfatória, porém deixei por alguns minutos a mais na solução e as trilhas não ficaram com uma qualidade usável na minha opinião.
O projeto ficou engavetado por uns meses, até que chegou o dia de receber a visita e eu não tinha nada!

Segundo Esquema:

Segundo esquema.
Comecei a ponderar a quantidade de componentes e complexidade das trilhas.
Acabei encontrando outro esquema, este para stripboard. Eu não tinha stripboard em casa, acabei fazendo as trilhas analogas a strip na placa de fenolite com caneta permanente. O processo de corrosão resultou numa qualidade boa.
A lata que usei foi brinde da Seda. Acabei fazendo os furos utilizando um prego e aumentando-os com faca e pedaços de madeira. Consegui fixar todos os componentes na lata e comecei a montagem.
Foto da placa e da lata
O jack J4 que utilizei era para soldar na placa e não o de rosca. Trabalhar com os fios na placa e nos potenciometros era bem complicado. Acabei esquentando o DPDT em excesso acabando derretendo o plastico e entortando os terminais.


Testes:

Eu não tinha instrumento e nem amplificador para testar o pedal. Acabei pedindo para dois amigos testarem.
Teste 1: Amigo A levou o pedal, testou e no dia seguinte comentou que o bypass funcionava, mas o efeito não.
Revisei todos os grounds e a DPDT, o fato de ter entortado os terminais complicou a ligação, reaqueci e consegui dar o uso correto a chave.

Teste 2: Amigo A testou novamente, porém eu havia montado o pedal com centro positivo e a fonte que ele utilizou era padrão Boss. Ele deixou o pedal ligado e com isso a fonte dele derreteu. Morri de vergonha e não soube como me desculpar.
Verifiquei todos os itens novamente.

Teste 3: Amigo B levou o pedal junto com minha fonte e testou. Disse que só saia som quando ele ligava o overdrive do amplificador.
Testei os transistores e capacitores. Os capacitores de cerâmica eu troquei para capacitores de poliéster.

Teste 4: Mesma situação.
Acabei engavetando o projeto.

Comprando minha guitarra:
Em 2013 um amigo emprestou uma guitarra por uns meses. Eu praticava timidamente no computador com GuitarRig, mas chegou um dia que eu tive que comprar a minha. Comprei um kit bem barato e em conta de amplificador/guitarra/capa e paguei por volta de R$450.00 com frete.

Retomando o projeto:
Eu não sabia mais por onde começar. No início de 2014 eu ainda praticava no computador mas deu vontade de retomar o projeto. Desoldei todos os componentes, testei-os individualmente e refiz toda a placa.
Utilizei uma nova DPDT e um jack de rosca para a fonte, também deixei o centro negativo.
Verifiquei minhas anotações diversas vezes e não encontrava o problema. Somente após rever o esquema na stripboard é que notei que havia criado uma abertura na trilha que não existia no esquema. Coloquei um jumper e tudo funcionou perfeitamente.
Me dei conta que o erro na primeira tentativa pode ter sido devido a orientação dos transistores.

Modificações:

Tentei criar um hardclipping ligando o output para uma chave com um par de diodos 1n4148 para o ground. A chave não resultava em nenhuma diferença.
Esquema do hardclipping (NÃO FUNCIONA)
Após tirar algumas dúvidas no Reddit foi me explicado que não havia voltagem suficiente no output para que ele sofresse clipping. Também me recomendaram aplicar clipping antes da equalização e do volume.
Esquema do clipping (Funcionando, semelhante ao BMP)


Conclusão:

Projeto finalizado com chave clipping foto 1 foto 2

É dificil escrever sobre um projeto que começou há tanto tempo. Foi bem frustrante devido a todos os fracassos que tive durante a construção e a dificuldade de conseguir testá-lo, mas ao mesmo tempo foi um projeto quando foi finalizado me ensinou muito. Todos os erros que cometi no projeto me ensinaram muito.
Acho mais fácil apenas listar os erros:
* Montar o projeto direto na lata. É muito mais fácil montar fora e depois colocar tudo na lata.
* Aquecer os terminais do DPDT em demasia. O ideal é aplicar solda(tinning) nos terminais e nos fios que serão utilizados e depois uni-los com a solda normalmente.
* Orientação errada dos transistores. Mesmo seguindo o layout, as vezes o transistor utilizado não segue a mesma orientação apresentada. Verificar através de datasheet.
* Utilizar fios muito finos(AWG=>26) e desnecessariamente longos. Com AWG 24 foi muito mais fácil, o menor comprimento dos fios também é desejavel para não perder timbre.
* Montar layout stripboard em placa feita a mão. Se utilizar layout stripboard(vero), usar a placa adequada ou procurar um layout já que terá que realizar o processo de corrosão de qualquer forma.
* Não ter como testar e debuggar. Seria muito mais fácil ter montado um mini-amp com LM386 e um injetor de sinais.

Além de todo o aprendizado com os erros, também tive aprendizado de coisas bem basicas que para quem já está no ramo DIY de pedais é bem óbvio. Infelizmente não consigo lembrar e listar tudo. Espero que quem estiver começando leia antes de se aventurar e não "quebrar a cara" como quebrei Tongue
Ah! Eu fiz pra minha amiga... mas gostei tanto que fiquei pra mim.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, as 21:40:28 por akhalabeth » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 30 de Dezembro de 2015, as 13:49:37 »

Estranho...

Eu montei o Wooly fazendo meu próprio layout eo esquema que está na página aí em baixo, e funcionou de primeira. Mas confesso que não gostei do efeito, presenteei alguém com o pedal e descartei o arquivo do layout. Acho que tem uma foto dele acabado naquele post sobre pintura de pedais "estilo Zvex".

http://elkit.web.id/2011/04/zvex-woolly-mammoth-zvex-effects/
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 13:57:26 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
akhalabeth
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #2 : 30 de Dezembro de 2015, as 15:23:28 »

@Finck
Não tem nenhum problema com os layouts que postei. O problema é com quem usou o layout Tongue
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 01 de Janeiro de 2016, as 22:08:26 »

Não desanime!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal