Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 18:25:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador de saida do Meteoro MGV7  (Lida 9443 vezes)
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« : 29 de Janeiro de 2016, as 09:15:41 »

Por acaso alguém tem o esquema deste ampli, ou possui algum destes, pois tenho um transformador destes aqui que possui seis fios no primario, e gostaria de utiliza-lo em um projeto handmade. segundo o site da Meteoro parts a informação contida nele é que este tem a impedancia de 5.3K e somente isto. Nem vou me atrever a pedir informações a Meteoro pois eles nem respondem aos emails.

Veja a foto do mesmo:



Grato. Se alguém puder me ajudar.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 29 de Janeiro de 2016, as 09:36:12 »

Vai ter que adivinhar. Provavelmente é UL, mas o 6º fio é estranho.
Meça a resistência entre os fios, principalmente entre os fios vizinhos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #2 : 29 de Janeiro de 2016, as 10:09:36 »

Obrigado pela resposta Kem, realmente é estranho, pensei também a mesma coisa, mas pela descrição deste ampli é um de 7W com duas EL84, medir a resistencia dos enrolamentos foi a primeira coisa que pensei, porém o unico fio que não tem relação com os outros é o vermelho que apresenta sempre resistencia infinita, e os outros tem resistencias entre si, porém baixas, entre 33R a 111R, alias já mandei um email para a Meteoro, e como disse creio que eles nem vão responder como sempre fazem. 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 29 de Janeiro de 2016, as 10:22:52 »

O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída).
O negócio é você descobrir qual é o fio do CT (tomada central) e as duas pontas (as que tiverem as maiores resistências entre si e mais ou menos resistência igual em relação  ao CT).
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, as 10:24:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #4 : 29 de Janeiro de 2016, as 10:31:46 »

Como o fio vermelho não apresenta continuidade com nenhum dos outros fios do primário, teste-o com os fios do secundário. Caso continue a não apresentar continuidade, verifique se por baixo do papel que isola a bobina não tem uma folha de cobre revestindo a mesma. Já vi transformadores de força com esse tipo de blindagem e o fio ligado a essa folha de cobre era soldado ao chassis.
Registrado

Belo Horizonte - MG
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 29 de Janeiro de 2016, as 10:41:07 »

O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída).

Já vi transformadores de força com esse tipo de blindagem e o fio ligado a essa folha de cobre era soldado ao chassis.
Se for blindagem eletrostática no transformador de saída vai ser novidade pra mim.
De qualquer forma, se os outros fios tem continuidade, provavelmente é um UL mesmo, e os fios devem seguir a sequencia.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 29 de Janeiro de 2016, as 11:29:26 »

O fio vermelho pode ser de uma blindagem eletrostática entre as camadas, pra aterrar (mas eu nunca vi isso em transformador de saída).

Pesquisando nos catálogos de fabricantes, descobri um que põe a blindagem em transformadores de saída (ou que tem um fio pra aterrar o transformador - carcaça ou núcleo ?), a Tamura:

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, as 11:38:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 29 de Janeiro de 2016, as 11:45:15 »

Mais informações sobre o Transformador
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descrição do Produto
TRAF. SAÍDA 6B8C/B-76 20W

CARACTERISTICAS TECNICAS:

1. IMPEDANCIA: 5,3ohms:8ohms<1-5/6-8>

2. RESPOSTA DE FREQUENCIA: 20Hz a 50KHz +- 3dB

3. RESISTENCIA DE ISOLAÇAO: >100Mohms, 500VDC

4. RIGIDEZ DIELETRICA: 1KVAC<PRIM/SEC, PRIM/NUCELO,0,5KVAC<SEC/NUCLEO>

5. IMPREGNAÇÃO: VERNIZ

 

CARACTERISTICAS MECANICAS:

1.PRIMARIO...              CABINHO N.22/600V

                                COMP 200mm+-15mm

                                DECAPADO 10mm+-2mm

2.SECUNDARIO...         CABINHO N.18/600V

                               COMP 150mm+-15mm

                                DECAPADO 10mm+-2mm

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se as informações estiverem corretas, os cabinhos do primário são um pouco mais finos que os do secundário.
Também parece que há 2 secundários separados "IMPEDANCIA: 5,3ohms:8ohms<1-5/6-8>".

Tudo meio confuso...  Roll Eyes

Abs

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Dizem que esse amplificador é SE. Se é Single Ended, o transformador não deveria ter um gap e chapas E separadas das chapas I?

Pela foto parece que as chapas estão entrelaçadas, ou é impressão minha?



« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, as 12:02:04 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #8 : 29 de Janeiro de 2016, as 12:45:45 »

O amplificador não sei se é SE mas esse output certamente não é.

Transformadores de saida não precisam de "blindagem eletrostatica" porque a(s) primeira(s) camada(s) de fio do(s) secundários é ligada ao chassis.

Se o transformador é seccionalizado (entrelaçado) o final da ultima camada das seções do primario (que tem alta tensão DC e AC) é adjacente à uma camada do secundário que está ligada ao chassis (" 0 volts"). Isso equivale *****exatamente*****a uma blindagem eletrostatica.

Em transformadores de audio balanceados isso não acontece, então é necessario uma blindagem eletrostatica em forma de fita ou grid que, evidentemente, não são fechadas. Caso sejam, representariam uma espira em curto.

Em transformadores de potencia, existem metodos de disposição das seçoes de modo que o CT de HT ou filamento atuem como blindagem eletrostatica.

Na serie Tamura "F" o nucleo está conectado a todas partes metalicas do transformador através de conexões internas e, depois de unidas, tem um terminal para ligação dessas partes ao chassis. Isso porque são transformadores "potted" com compostos tipo Araldite industrial. Sendo "potted" é necessario uma ligação em separado das partes metalicas, núcleo inclusive, ao chassis.

Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #9 : 29 de Janeiro de 2016, as 13:39:51 »

Realmente não tinha me atentado que o fio vermelho poderia estar ligado ao suposto secundario (preto e marrom) com baixissima resistencia 0R. O transformador não tem esta blindagem eletrostatica interna.

Os fios azul, verde e branco são mais finos mesmo, porem o fio vermelho também o é.

Os fios laranja e amarelo são mais grossos, além dos fios preto e marrom também serem.

Medindo as resistencia ohmicas temos:
marrom-preto e vermelho = 0R

amarelo e laranja=35R
amarelo e branco=101R
amarelo e verde= 70R
amarelo e azul= 146R

laranja e branco=67R
laranja e verde=35R
laranja e azul=111R

branco e verde=33R
branco e azul=46R

verde e azul=77R

Perguntei ao fabricante da Meteoro, até pela pagina do face e também não obtive resposta até agora.

Grato.   
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 29 de Janeiro de 2016, as 14:21:10 »

Eu tenho esse amp e gosto bastante dele depois de trocar o falante.

O que posso tentar ver é se arrumo um tempo pra abrir o bicho e verificar se o código de cores é o mesmo e tal e onde parecem estar conectadas as coisas...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 29 de Janeiro de 2016, as 14:40:22 »

As conexões desse transformador sugerem um transformador Ultralinear, como já foi dito antes.

Pelo resultado da tabela acima, poderia ser colocada assim a ligação dos terminais:

Azul        = Placa 1

Branco    = Screen 1

Verde     = CT (+B)

Laranja   = Screen 2

Amarelo  = Placa 2

A numeração pode estar trocada, mas já é uma informação á mais.

Abs

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, as 14:44:06 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 29 de Janeiro de 2016, as 15:03:21 »

Também acho que a sequência que o Matec postou é a que faz mais sentido. Porque entre os fios azul e
amarelo é onde teve a maior resistência (as duas pontas do primário) e entre as pontas e o fio verde tem mais ou menos o mesmo valor na metade do valor maior. Os dois fios restantes estão em posição intermediária entre as pontas e o CT.

Sobre o fio vermelho, deve ser uma tomada de 4 ou 8 ohms do secundário, já que as resistências são muito baixas nesse enrolamento. Mistério resolvido.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 29 de Janeiro de 2016, as 16:43:19 »

Luis, espere por uma eventual resposta da Meteoro ou por uma gentileza do Frias, que tem um amp com esse transformador de saida.

Acho dificil que a Meteoro tenha algum guitar amp com estagio de saida UL, porem...eu acho mais provavel que seja um output com taps de impedancias diferentes no primario. Repito: eu acho.

Veja porque é bom ser prudente antes de instalar esse output:

Seguindo o resultado das suas medições e o esquema proposto pelo Matec:

verde-branco = 33 ohms (faz sentido)
verde-azul = 77 ohms (idem)
verde-laranja = 35 ohms (idem)
verde-amarelo = 70 ohms (idem)

Porém, se realmente o azul é placa 1 e o amarelo é placa 2, entre azul e amarelo você mediria 215 ohms e não 146 ohms !

E entre laranja e azul você mediria 145 ohms e não 111 ohms !

Ou então você fez alguma medição equivocada...




Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 29 de Janeiro de 2016, as 17:15:40 »

Os últimos comentários do Guilherme foram exatamente os que eu fiz hoje a tarde pró xformer. As contas não fecham.
Ou a coisa não é o que a gente ta pensando ou tem medida errada (as vezes é até multímetro com bateria cansada).
Guilherme, realmente soa estranho um UL vindo dessa marca, mas como são 7W vindos de um PP de EL84, pode até ser...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal