Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 22:22:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquema de Ligação Transformador Lider 5F1  (Lida 8848 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 10 de Junho de 2016, as 19:58:43 »

Olá pessoal,

Comprei na Altana um transformador de força para 5F1 e não tenho certeza como fazer as ligações do primário que é bivolt.

São 5 fios, dois vermelhos, dois amarelos e um preto.

Os dois vermelhos tem uma resistência de 410 Ohms entre eles e dividem este valor com o preto, ou seja, 201 Ohms de um vermelho para o preto e 209 Ohms do outro vermelho para o preto.

Os dois amarelos dão continuidade entre eles, sem resistência, e sem continuidade nem resistência entre eles e os outros fios (vermelhos e preto).

Como fazer a ligação deles numa chave H-H (110-220) ?

Agradeço desde já.

Abraços.   

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 10 de Junho de 2016, as 21:09:29 »

Danilo, acho que esses fios são do secundário.
Os fios vermelhos deveriam ser os de alta tensão, com o preto sendo o CT.
Os fios amarelos devem ser 6,3Vac.

Quais as cores dos outros fios ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #2 : 10 de Junho de 2016, as 22:13:07 »

A Lider costumava ter os fios do primário da dos transformadores da seguinte forma:

Um enrolamento 0-120v: com o primeiro (0) - Preto, e o segundo (120) - Amarelo.
Outro enrolamento 0 -120: sendo (0) - Azul, e (120) - Vermelho.

Desse modo uma ligação de 120v ficaria: Preto com Azul de um lado ligado à uma fase; e Vermelho com Amarelo do outro.

Já para 240v seria: Preto de um lado ligado a uma fase; Amarelo com Azul conectados no meio; e Vermelho no outro lado ligado à outra fase.

Na chave H-H ficaria assim



Confira as cores para ver se está desse modo.

Abs
 
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 11 de Junho de 2016, as 08:58:55 »

Oi Xformer e Matec,

O transformador seria esse:

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1757&t=Transformador-de-forca-Champ-5F1

E como é para um 5F1, com retificação por 5Y3, tem que ter 3 secundários, então os 5 fios devem ser do primário, no lado que eu acho que é o secundário ele tem 6 fios, dois verdes, dois azuis, um preto e um vermelho.

Então os 2 vermelhos e 2 amarelos mais um preto, devem ser o primário bivolt.

O plano era ligar ele corretamente na rede e depois descobrir quem é quem no secundário com o multímetro, mas estas leituras que citei acima me confundiram e não consegui imaginar uma maneira de ligar na chave H-H (110-220) que já existe no amp. Cry

Matec, não dá para comparar com o diagrama que você mandou porque são 5 fios e são em pares de cor (2 amarelos e 2 vermelhos + o preto).

Eu pedi uma luz ao Eduardo por mensagem da página da Altana, vamos ver como é esse mistério...  Sad

Abraços e obrigado por responder.  
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 09:22:05 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 11 de Junho de 2016, as 09:46:12 »

Pra ligar um retificador a válvula precisa ter um enrolamento com center tap. Pelo o que entendi, somente os fios vermelhos com o preto formam essa configuração.  A menos que os outros fios (azuis, verdes, preto e vermelho) sejam CT também.

Teste os enrolamentos: ligue 220Vac no enrolamento com os dois fios vermelhos e o preto central e depois meça as tensões nos outros enrolamentos. Depois informe o que mediu. 
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 09:49:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 11 de Junho de 2016, as 09:54:26 »

Oi Xformer, isto foi escrito antes de ver a sua postagem:

Pois bem, o Eduardo já respondeu, e agora o mistério é apenas parcial, mas vocês acertaram, os dois.

O caso é que: é realmente uma parte do secundário que sai de um lado do transformador, e o outro lado é, digamos, um mix de primário e secundário.  Ui

O Eduardo disse que os 2 amarelos e 2 vermelhos são o HT e um dos filamentos, o preto é então o CT do HT, agora sim faz sentido a relação entre ele e os vermelhos.

Mas foi só isso que o Eduardo disse, então eu ainda tenho que entender o outro lado com seus 6 fios, 2 verdes, 2 azuis, 1 vermelho e 1 preto.

Qual dos dois pares "coloridos" é o outro filamento?

E depois de escolhido o certo, eu ficaria com um preto (0 ??), um vermelho (220 ??), e mais um par de cor (ou o verde, ou o azul).

Eu chuto que os fios verdes são o outro filamento e os azuis seriam o resto do primário.

Então a ligação poderia ser como no diagrama que o Matec postou, com 4 fios, mas ainda acho estranho que o par que fará a ligação dos "110" venha a ser da mesma cor.

Testarei com o multímetro o "outro lado" do transformador, posto já.


 
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 11:07:23 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 11 de Junho de 2016, as 10:02:38 »

Bom , uma parte do mistério foi resolvida.
Eu acho que agora você tem dois enrolamentos de "110V", cada um com um fio azul e um fio verde (indicando as fases de cada enrolamento). Pra 110V liga os dois enrolamentos em paralelo (azul ligado com azul, e verde ligado com verde) e pra 220V liga os dois em série (uma ponta azul, o verde liga com o azul do outro enrolamento e a outra ponta é o fio verde que sobrou).
Os fios restantes preto e vermelho podem ser 5Vac ou 6,3Vac  (e os amarelos também podem ser, mas basta medir depois).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 11 de Junho de 2016, as 10:09:45 »

Os resultados das medições:

Par verde : sem leitura de continuidade ou resistência.

Par azul   : continuidade

Par vermelho e preto : continuidade

Um dos verdes tem continuidade tanto com o vermelho quanto com o preto.

O outro verde não.

Os azuis não dão continuidade com mais ninguém, apenas entre eles.

Então os azuis seriam o outro filamento, e ficamos com os verdes para brincar no primário.

No final teremos: dois fios verdes, um vermelho e um preto, sendo que os fios preto e vermelho tem continuidade entre si e também (ambos) com um dos verdes, ficando o outro verde sem continuidade com nada.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 11:22:38 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 11 de Junho de 2016, as 10:20:08 »

Então meu chute foi pra fora do gol.

Os fios preto, vermelho e um dos verdes formam o primário.
Preto - 0vac
Verde ou Vermelho - 110Vac
Vermelho ou Verde - 220Vac

Meça as resistências entre os 3 fios. O par que tiver maior resistência é a ligação 220Vac. O outro com o preto será o 110Vac.  Não vai precisar de chave H-H, mas uma chave 1PDT. Mas pode usar a H-H (que é DPDT).

Os fios azuis podem ser 6,3vac ou 5Vac, depois dá pra descobrir ligando o primário na rede.  Sobrou um fio verde, pode ser CT do enrolamento de 6,3Vac (amarelos ?).

Enrolamentos para alimentar filamentos geralmente tem baixa resistência porque os fios são grossos e tem poucas espiras. Informe os valores medidos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 11 de Junho de 2016, as 10:25:29 »

Medidas as resistências :

Preto e verde : 10 Ohms
Verde e vermelho : 16,5 Ohms
Vermelho e preto : 25,7 Ohms


Bem, eu acho que isso deveria ser num padrão de cores mais "universal".

O fio verde solitário não dá continuidade nem resistência com absolutamente nada.

Mas é isso mesmo Renato, agora é ligar e torcer, pra dar certo, ou "se torcer" de raiva.  Cheesy
Posto já o resultado.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 11:26:42 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 11 de Junho de 2016, as 10:34:33 »

Medidas as resistências :

Preto e verde : 10 Ohms   - 0,8 ohms = 9,2 ohms
Verde e vermelho : 16,5 Ohms - 0,8 ohms = 15,7 ohms
Vermelho e preto : 25,7 Ohms - 0,8 ohms = 24,9 ohms

Compensando a resistência das pontas de prova, com certeza a ligação de 220Vac é com o vermelho e preto. O negócio é ligá-los em 220Vac e depois medir a tensão entre Preto-Verde e Verde-vermelho pra descobrir qual seria 110 ou 127Vac. Normalmente o preto seria o comum, mas a resistência entre preto e verde tá baixa (mesmo considerando o aumento do comprimento com as camadas do transformador).

Pois é, se não me engano eles faziam o primário com preto-amarelo-vermelho. Uma vez quando fui com o Eduardo na Líder, os transformadores do 100buck eram assim.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 10:37:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #11 : 11 de Junho de 2016, as 10:57:50 »

Resultados:

O par vermelho é mesmo o HT, com o preto como CT, 350-0-350 V.

O par amarelo é o filamento da 5Y3, 4,9 V.

O par azul é o outro filamento, das 12ay7 e 6V6GT, 6,3 V.

O fio verde que dá continuidade é mesmo a ligação preto+verde=120 V., e medindo entre ele e o vermelho temos 100 V.

Resta então o verde solitário que não se dá com ninguém, eu meio que sinto uma certa simpatia por ele, se parece comigo.  Cheesy

Como medi tudo sem carga, acho que estes valores vão cair muito com o amp em funcionamento, sei não, esta muito "na risca" pro meu gosto.

Obrigado Renato e Matec, estalarei o transformador e reporto o resultado depois.

 Legal!


Abraços.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 11:28:02 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 11 de Junho de 2016, as 11:14:22 »

Esqueci que o fio no trecho 120-220 pode ser mais fino que no trecho 0-120V, por isso que a resistência entre verde-vermelho é bem maior que entre preto e verde.
Então é isso mesmo:  
Preto - comum
Verde - 120V
Vermelho - 220V

O fio verde sobrando pode ser da blindagem.  Acho que é pra aterrá-lo no chassis (não vai confundir os dois fios verdes).  Talvez seja melhor isolá-lo e não ligá-lo a nada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 11 de Junho de 2016, as 11:19:34 »

Citar
O fio verde sobrando pode ser da blindagem

Pensei nisso, mas ele não dá continuidade com o transformador (calotas e lâminas), seria assim mesmo?

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 11 de Junho de 2016, as 11:32:23 »

A blindagem é uma fita metálica envolvendo as bobinas por fora. A carcaça (canecas) e o núcleo serão presos ao chassis por parafusos podendo assim serem aterrados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal