Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 23:48:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para identificar "misterioso" amplificador Giannini  (Lida 21747 vezes)
Solenoide
Visitante
« : 29 de Outubro de 2016, as 22:01:15 »

Saudações pessoal.

Há aproximadamente treze ou quatorze anos, comprei um amplificador Giannini em péssimas condições (só será possível aproveitar o chassi e o transformador de saída), todo valvulado, inclusive na retificação. O vendedor disse que o amplificador era do ano de 1968, mas não sabia informar o modelo.

Trata-se de um combo, com dois alto falantes de 8". No faceplate frontal e traseiro, está escrito apenas Giannini, além da função de cada potenciômetro (volume, grave, etc.)
O mais estranho é que no gabinete de madeira tem uma pequena placa de metal com a marca Phelpa.

Ele tem três 12AX7 no pré, duas 6V6 no power e uma 5y3 na retificação. Tem trêmulo, não tem reverb. Possui quatro Jacks P10 de entrada. Tem controles de volume, grave, médio, agudo, trêmulo.

Há alguns anos, entrei em contato com a Giannini, pedindo mais informações sobre esse amplificador, mas eles não tinham nenhum dado a respeito desse modelo.

Esse tempo todo eu achava que se tratava de um amplificador "Frankenstein", montado com a soma de um chassi de algum amplificador Giannini desconhecido e um gabinete de madeira de algum Phelpa.

Tudo mudou na semana passada, quando vi algumas fotos de um amplificador idêntico a esse, que foi restaurado pelo técnico Gerson Lanfredi, que fez um excelente trabalho nele. O amplificador pertence a um guitarrista chamado Felipe, do interior do estado de São Paulo.

O chassi e o gabinete são idênticos ao do meu amplificador (tirando o fato de que o meu está sem o revestimento de tolex e o chassi e faceplates bem mais surrados). Tem inclusive a placa de metal escrito Phelpa. Será que antigamente houve alguma parceria entre a Giannini e a Phelpa?

O Felipe autorizou que eu postasse as fotos do amplificador dele para ver se alguém tem mais informações sobre esse modelo. No amplificador dele a retificação é feita por diodos de estado sólido. No meu tem uma 5y3.

Abaixo, algumas fotos do amplificador já restaurado:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se alguém conhecer esse modelo de amplificador e tiver alguma informação, vai ajudar bastante se puder postar aqui.

Se eu conseguir alguma outra informação, ou me lembrar de algo que não tenha escrito, edito a mensagem e posto aqui.

Obrigado.

Edit: Pessoal, enquanto eu estava postando aqui, tive um problema no computador, por isso editei o post.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 22:43:25 por Solenoide » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #1 : 29 de Outubro de 2016, as 22:14:30 »

Fotos ajudariam.
 Cheesy
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 29 de Outubro de 2016, as 22:40:11 »

Alou??
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #3 : 29 de Outubro de 2016, as 22:48:18 »

Alou??

Colega, acidentalmente postei o tópico com o texto incompleto, e tive um problema no meu computador, por isso demorei alguns minutos para editar.

Fotos ajudariam.
 Cheesy

As fotos estão no post original, obrigado.

Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #4 : 30 de Outubro de 2016, as 00:08:29 »

Suspeitei mesmo hehe
Então,tem uma entrevista com o Sossego que era da giannini no youtube onde ele fala que no início a phelpa que fabricava pra giannini.
Nos esquemas que tenho da giannini não tem nenhum com retificação valvulada.Acredito que alguém clonou algum fender nessa chassi.
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #5 : 30 de Outubro de 2016, as 00:40:04 »

Suspeitei mesmo hehe
Então,tem uma entrevista com o Sossego que era da giannini no youtube onde ele fala que no início a phelpa que fabricava pra giannini.
Nos esquemas que tenho da giannini não tem nenhum com retificação valvulada.Acredito que alguém clonou algum fender nessa chassi.


Sim Jean, antes de eu poder editar, a postagem inicial ficou sem sentido.

A entrevista com o Carlos Alberto Lopes é essa do link abaixo?

https://www.youtube.com/watch?v=aySwSxj1RT0

Se for, faz muito tempo que assisti, e não me lembro de tudo (minha cabeça não anda lá aquelas coisas). Te agradeço por essa informação a respeito da Phelpa fabricar para a Giannini.

A respeito da válvula retificadora neste amplificador, ela faz parte do circuito original. Na última foto que postei dá para ver nitidamente o soquete dessa válvula (a direita do chassi). Nesse amplificador da foto, a válvula foi substituída por diodos de silício, mas o soquete permaneceu. O meu amplificador é idêntico, tem o soquete no mesmo lugar, com a 5Y3. É muito improvável que alguém tenha reaproveitado o chassi desses dois amplificadores exatamente da mesma forma.

Obrigado.



Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 30 de Outubro de 2016, as 00:51:10 »

Solenoide

O seu amplificador tem a placa dentro dele ainda? E qual é o código do transformador? Mande fotos.


Nos esquemas que tenho da giannini não tem nenhum com retificação valvulada.

Eu conheço o Minin Mighty com uma 12ax7, uma ECL82 e uma 6x4 (Retificadora).

Abs

Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #7 : 30 de Outubro de 2016, as 01:08:24 »

Solenoide

O seu amplificador tem a placa dentro dele ainda? E qual é o código do transformador? Mande fotos.



Boa noite Matec.

Meu amplificador veio com o circuito em ponte de terminais, sem fios. Ainda tenho o circuito, apesar dos componentes estarem bastante deteriorados. Amanhã vou tirar fotos e posto aqui.

Eu não tenho o transformador de força, mas tenho o transformador de saída. Não me lembro de ter qualquer tipo de código nele, mas amanhã vou olhar novamente.

Meu amplificador está guardado há muitos anos, eu até tinha desistido de recuperá-lo. Mas quando vi as fotos do amplificador do Felipe, voltei a pensar em restaurá-lo.

Obrigado, abraço!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 30 de Outubro de 2016, as 12:02:47 »

Parece que consigo ler o nome SONIC no logotipo do amplificador.

Me parece também que havia uma linha bem antiga de guitarras da Giannini com esse nome, SONIC. Também existe uma série nova Sonic X

Talvez fosse um lançamento em conjunto da época; guitarra e amplificador.   Huh?

Abs
« Última modificação: 30 de Outubro de 2016, as 12:14:00 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 30 de Outubro de 2016, as 12:51:23 »

...
Me parece também que havia uma linha bem antiga de guitarras da Giannini com esse nome, SONIC. Também existe uma série nova Sonic X...
Agora você ofendeu....  Angry
Eu era adolescente quando lançaram essa série...
Pode tratar de ir se retratando...  Cheesy Cheesy

PS. Do amplificador eu não lembro...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 30 de Outubro de 2016, as 13:21:36 »

Opa kem!  Cheesy Cheesy
 
Eu falo muito antiga, mas não preciso falar o quanto que eu presenciei desse "Antigo".  Wink

Pra muitos do fórum, coisas com mais de 10 anos já são antigas.

Pra outros, coisas um "pouquinho" mais velhas ficam assim "-Eu usei isso logo que lançaram"  Undecided.

Hehe!
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #11 : 30 de Outubro de 2016, as 13:44:58 »

Conversa entre dinossauros hahaha.Brincadeira  Lips Sealed Cheesy
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #12 : 11 de Novembro de 2016, as 04:41:35 »

Bom dia pessoal.

Finalmente tirei as fotos do meu amplificador.

Essas são as fotos do chassi:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abaixo, a foto do circuito em barra de terminais:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E esse é o transformador de saída:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Fotos do gabinete:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Foto de um dos alto falantes:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E aqui está a foto da placa de metal de dentro do gabinete com a marca Phelpa:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Parece que consigo ler o nome SONIC no logotipo do amplificador.

Me parece também que havia uma linha bem antiga de guitarras da Giannini com esse nome, SONIC. Também existe uma série nova Sonic X

Talvez fosse um lançamento em conjunto da época; guitarra e amplificador.   Huh?

Abs

Sim Matec, parece estar escrito SONIC no amplificador do Felipe, vou confirmar com ele. No meu está escrito PROFISSIONAL no mesmo lugar onde parece estar escrito SONIC no dele.

Solenoide

O seu amplificador tem a placa dentro dele ainda? E qual é o código do transformador? Mande fotos.


O circuito em barra de terminais está em péssimo estado, assim como o amplificador todo, mas posso tentar tirar fotos mais nítidas dos componentes.

O transformador de saída é Willkason, tem alguma coisa escrita nele além da marca, mas está muito difícil enxergar.

Agradeço a todos pelas participações no tópico, obrigado pela ajuda.

Abraços.

 
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #13 : 11 de Novembro de 2016, as 08:04:03 »

Srs.

Se fosse um equipamento, acredito que seria a adaptação/fusão de um giannini com um phelpa, mas como apareceu o segundo... fico com o mesmo raciocinio do solenoide...

O que teria acontecido???

FATOS:
A Giannini era fabricante de amplificadores e a Phelpa era concorrente.

O Sr. Sossego saiu da Giannini e fundou a Palmer, daí a Giannini perdeu seu projetista.

A barra de terminais, knobs, lampada piloto ( inclusive o ressecamento e quebra), os capacitores e resistores, são semelhantes aos usados nos phelpa.

A plaqueta de identificação.

A alça branca eh mesma dos phelpa.

Hipótese:

Ou a Phelpa foi contratada pela Giannini ou clonou e usou a marca como marketing...

coisas estranhas:
Gabinete em alumínio???
Face plate com logo diferente da época Huh?


Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 11 de Novembro de 2016, as 22:34:23 »

Caramba!!! esse seu amplificador Gianinni tá parecendo mais um daqueles carros antigos e acabados abandonados num ferro velho.
Mas, olhando a placa com os componentes eu percebo que são usados capacitores a óleo vermelhos, provavelmente da marca Cherry que eram muito usados em amps valvulados no período de 1965 a 1970.
E o tecido que cobre os alto-falantes, nunca foi usado nem pela Phelpa e nem pela Gradiente, mas, era muito comum e fácil de ser encontrado em lojas de eletrônica na década de 60 e início da década de 70.

Agora quanto a identificar o modelo do amplificador, eu não posso te ajudar.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal