Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:20:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Confecção de pequenos transformadores  (Lida 18402 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 09 de Dezembro de 2016, as 16:44:10 »

Saudações handmakers

Tenho estudado bastante sobre teoria dos transformadores, inclusive criado alguns tópicos aqui, mas como sempre acabo tendo que recorrer ao conhecimento dos companheiros do fórum devido a escassez de informações encontradas na internet  Cry

Vamos lá:

Estou trabalhando em um layout de uma super fonte (DC Brick) com saídas isoladas, filtradas e reguladas. Na internet, descobri que não se encontram facilmente transformadores com múltiplos secundários aqui no Brasil, e os transformadores de fácil acesso possuem muita corrente e dimensões demasiadamente grandes para esse projeto. Ou seja, seria desnecessário usar 8 transformadores de 12v e 500mA em uma única fonte, visto que a maioria dos pedais analógicos consomem muito menos que 50mA.

Portanto, parti para as pesquisas e encontrei muitos materiais de ótima qualidade na web para calcular todos os parâmetros de um transformador

Porém, não consegui encontrar ABSOLUTAMENTE NADA sobre DIY transformadores de pequeno porte para PCI's, e pequenas aplicações!

Por exemplo, calculando um transformador de 127/220v para 2x 15v 100mA, cheguei num resultado de em média 2~4 mil espiras no primário com fio AWG 36~39. Imagino que seja um tanto inviável enrolar um primário desses em um carretel minúsculo, com um fio do diâmetro de um fio de cabelo manualmente.

Venho perguntar aos entendidos do assunto se seria ou não é viável fazer esse tipo de transformador em casa, que tipo de máquina seria necessária para o serviço ou se valeria mais a pena importar dos USA?

Apesar da dificuldade de lidar com esse material delicado, se encontram as devidas peças (núcleos, carretéis) para executar esses projetos?

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 09 de Dezembro de 2016, as 17:09:54 »

Eu, no teu lugar, nem gastaria muito fosfato.   compraria meia dúzia dessas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785254088-fonte-linear-tranformador-12v-600ma-110v220v-plug-p4-led-_JM

Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 09 de Dezembro de 2016, as 17:15:44 »

Quanto menor o transformador e menor a potência envolvida, mais espiras são necessárias. De modo que realmente é complicado fazer vários mini transformadores.

Um meio menos trabalhoso seria encomendar o transformador num fabricante, que ficaria da forma desejada.

Uma sugestão bem mais trabalhosa seria adquirir um transformador feito para suportar uma corrente mais alta, e substituir o secundário por vários secundários com fio de bitola mais fina. Não esquecer que a somatória das correntes desses secundários não deve exceder, à corrente do secundário original.
Se você comprar o transformador feito para a tensão que você deseja, bastará contar as espiras do secundário original e depois enrolar o mesmo número de espiras para os vários secundários desejados. Dá um trabalhão, mas o que vale é o espírito dos handmakers.  Batendo Cabeça

Mas mesmo dando trabalho, seria bem mais fácil que fabricar uma dúzia de pequenos transformadores.

Abs

« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 21:34:57 por Matec » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #3 : 09 de Dezembro de 2016, as 17:46:53 »

Patines, gostei muito da sugestão. Alem de barato, dá pra alterar o transformador dessa ponte como enrolar 2 primários no lugar do original?

Matec, otimas sugestões também! Me deu uma idéia que eu não tinha tido.

Por exemplo, se eu pegar um transformador de um secundário 12v com 1A eu poderia enrolar 5 primários de 0.2A?

Mas aí eu precisaria descobrir a secção do fio para poder usar 5 fios que somados equivalem ao fio original certo?

Digamos que o secundário original seja AWG 7 [10.55mm²], então eu usaria 5 fios AWG 14 [2.081mm²] com o mesmo numero de espiras?

PS: Espírito handmade não é o que não me falta, ontem passei pelo menos 4 horas desmontando uma caixa de transformadores velhos com muito verniz  Cheesy
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 09 de Dezembro de 2016, as 18:02:26 »

Patines, gostei muito da sugestão. Alem de barato, dá pra alterar o transformador dessa ponte como enrolar 2 primários no lugar do original?
Lá dentro deve ter até os diodos e capacitores.   Daí é só modificar um pouco pra ficar melhor de ruído e colocar regulador.  Será que por esse preço tu ficaria horas pra alterar um  transformador?  Leve conta ainda que as fontes chinesas são mentirosas, deve dar aí uns 300mA pra trabalhar sem estragar logo.  e ainda vem um fio com plugue na ponta!

Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 09 de Dezembro de 2016, as 18:06:02 »

Sim, a ideia é essa.  Legal!

Digamos que o transformador forneça até 12V @ 2A então, o fio desse secundário poderia ser o 19 awg (0,6667mm²), então você poderia utilizar 5 secundários de 12v @ 0,4 mA. Ou seja 5 fios 26 awg (0,1333 mm²).

Não é muito fácil colocar 5 fios no lugar de 1 , mesmo fazendo um bom enrolamento, mas é possível, ainda mais se o enrolamento já tiver uma pequena folga com o núcleo.

Aí é contigo

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 21:33:00 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 09 de Dezembro de 2016, as 18:36:46 »

Ainda acho que a opção de varias saidas reguladas provenientes do mesmo secundário mais eficiente do que varios secundários.
Imagine varios secundários de 50mA. Ai você precisa ligar um pedal que consome 80mA. Pronto.. não dá.
Mesmo que todos os outros pedais ligados nas outras saidas consumam bem menos que os 50mA, a sobra não pode ser dividida.
Já num caso de um (ou 2~3) secundario com varias saidas reguladas independentes pode dividir a carga. Cada saida individualmente pode fornecer mais corrente, e o total das saidas vai ser o total do enrolamento.
Ficou confuso mas é isso ai...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 09 de Dezembro de 2016, as 19:05:49 »

Fui procurar opções no evilbay e achei uma interessante, comprei 10 unidades + frete (da Alemanha) por R$44,29 R$81,82.

Bem Diego, é a sua chance de fazer uma fonte com transformadores separados, eles medem 33 x 28 x 22 mm, e pode-se fazer uma fonte com dois andares, duas pcbs uma em cima da outra, na de baixo os transformadores e na de cima as pontes retificadoras, os capacitores de filtro, os reguladores 7809 (e/ou 7812) e os conectores de saída para cada pedal.

http://www.ebay.com/itm/221040068977?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Edit: Havia colocado o preço sem o frete.


Abraços.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, as 20:21:40 por Ferro_Velho » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 09 de Dezembro de 2016, as 19:22:37 »

Ainda acho que a opção de varias saidas reguladas provenientes do mesmo secundário mais eficiente...

A fonte com terras separados é pra evitar loop de terra ao encadear pedais.  Não fosse por isso, O camarada precisaria de apenas um secundário.

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 09 de Dezembro de 2016, as 22:22:56 »

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 10 de Dezembro de 2016, as 00:23:50 »

Matec, a lógica realmente é bem facil de aplicar. Sobre o espaço para os secundários no carretel, eu posso enrolar um secundário sobre o outro com uma camada de papel parafinado entre eles certo? sendo assim, acho que é muito provável que tenha espaço no carretel...

Ferro_velho, esses transformadores alemães estão imperdíveis!! Acho que vou aproveitar e comprar eles sim, estão mais baratos que um transformador vagabundo que se encontram por aqui  Huh? O problema é que são 220, e minha tensão é 127, pra converter vou precisar de outro transformador com primários 127/220 e secundário 220 certo? e a potência dele calculada sobre a potência máxima da fonte em si

Kem, sua dúvida é muito pertinente, vou esperar os mais experientes resolverem. A retificação independente das saídas não funciona como um "isolamento" ?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 10 de Dezembro de 2016, as 00:39:43 »

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  Cry

Abs
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 10 de Dezembro de 2016, as 09:37:07 »

Sobre a inexistência de transformadores com vários secundários de mesma tensão com enrolamentos separados, a resposta pra isso é que o custo de fabricação torna inviável a produção para comércio de prateleira.  Embora parte do bobinamento possa ser feito automatizado por máquinas, uma boa parte do processo é feito humanamente e manualmente. Ao aumentar o número de enrolamentos, por tabela aumenta-se o tempo de mão de obra gasto na fabricação.

Sobre transformadores pequenos, há que se lembrar que o transformador é menos eficiente quanto menor ele for, pois as perdas serão maiores (fio, núcleo, etc), por isso é vantagem também fazer transformador maior mesmo que super estimado na potência (desde que atendido o requisito de dimensões máximas e disponibilidade de espaço do projeto). Além disso o material para transformadores pequenos é mais caro proporcionalmente ao tamanho (ex. fio de bitola fina é mais caro que fio de bitola maior, por peso).

A ideia de desmontar um transformador para dividir e re-enrolar o secundário em vários enrolamentos, além de demandar um baita trabalho (só pra retirar as chapas do núcleo já dá uma suadeira danada) pode ser difícil de ser realizada para mais de 2 ou 3 camadas adicionais. Muito provavelmente elas não caberão no carretel, pois não é só o fio mais fino, mas acresce-se um "overhead" de material que não o fio e perde-se espaço de acomodação dos fios ao se mudar de enrolamento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 10 de Dezembro de 2016, as 10:33:03 »

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  Cry

Abs
Mas é exceção. De qualquer forma, minha idéia não é um secundário único, mas menos secundários (2-3) e mais retificações em cada secundário.
Pode até deixar um secundário específico pra esses casos.
Agora... um secundário pra cada pedal... eu acho preciosismo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 11 de Dezembro de 2016, as 05:42:35 »

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?
Em nenhum lugar do mundo!

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  Cry

Abs
Mas é exceção. De qualquer forma, minha idéia não é um secundário único, mas menos secundários (2-3) e mais retificações em cada secundário.
Pode até deixar um secundário específico pra esses casos.
Agora... um secundário pra cada pedal... eu acho preciosismo.
Se fosse só preciosismo, não existiria a tal fonte.  Como muitas vezes comentado neste fórum mesmo, loop de terra pode te trazer problemas grandes, como por exemplo pegar o taxista na frente do prédio na hora de tocar, ou uma chiadeira do diabo por estar debaixo de uma fluorescente.  Até oscilação que tu nem escuta entrando no amplificador, mas que pode queimar o teu amplificador.
 Quanto menor a tua instalação, menos risco tu corre.  Conforme cresce o porte do equipamento e o compromisso de não falhar, mais exigências se criam.

Até mesmo transformadores isoladores podem ser necessários pra acabar com loop de terra.  Num estúdio de rádio ou de gravação, com muitos equipamentos interligads um loop pode atrapalhar bastante.

Abraços.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, as 05:52:05 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal