3 Knob Marshallizer

Started by EddieTavares, 11 de December de 2016, as 18:00:47

Previous topic - Next topic

EddieTavares

Guest
Boa tarde galera.

Ontem resolvi brincar um pouco com a minha protoboard, e o circuito eleito foi o marshallizer/hellgain. Há algum tempo eu montei um com 5 knobs, retirando o knob de médios que eu acho meio desnecessário (opinião minha), já que, o contour já corta médios de forma agradável e não vejo necessidade de mexer nos médios se já existe uma porção do circuito fazendo isso.

Resolvi ir além e simplificar mais ainda reduzindo o controle de tonalidade para apenas 1 knob, implementei o tone do DS1 e lembrei por que não gosto do DS1... No fim, o tonestack eleito foi o do big muff 3ª edição, ficou perfeito no meu amplificador.

Além do tone, alterei também para o fonte simples, funciona em 9v mas a diferença é brutal se comparado ao pedal em 18v, não sei se vou implementar layout pra este efeito, já que tenho um marshallizer com 5 knob.

Matec

Hand MasterMind
EddieTavares

Olá

Ã"timo trabalho nesse mod.

Qual é a diferença entre esse circuito alimentado por 9V, de quando alimentado por 18V? Ele clipa no primeiro estágio?

Abs

EddieTavares

Guest
Sem dúvida os graves ficam mais nítidos, em 9v ficam um pouco borrados, a distorção muda bastante... Mais definição e Headroom, meio vago, mas só ouvindo pra definir, fica bom em 9v mas fica bem melhor em 18v, não é aquela diferencinha pequena que se nota no ts8 e OCD.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
E o volume de saída, ainda tem aquele montão?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

EddieTavares

Guest
Reduziu bem, mas ainda tem bastante, por outro lado ficou mais amigável.

kem

DIY Freak
E se colocar um pouquinho mais de ganho no primeiro estágio?!?  (rckt
E tem que lembrar que com essa configuração o sinal está saindo invertido em relação a entrada.
I don't want to die young...
I want to diode!

EddieTavares

Guest
Quote from: kem on 11 de December de 2016, as 23:13:27
E se colocar um pouquinho mais de ganho no primeiro estágio?!?  (rckt

Se você comparar original com este, vai notar que eu alterei o valor do capacitor de feed back do primeiro estágio para 1n (470p no original), fiz isso pra reduzir uns agudos que soavam um tanto abelhudos com a mudança do tonestack, a alteração surtiu efeito mas reduziu um pouco o ganho... Olha, eu gostei muito do jeito que ficou, mas é possível reduzir o valor do R6 e ver o que dá, suspeito que vai borrar um pouco.

Quote from: kem on 11 de December de 2016, as 23:13:27
E tem que lembrar que com essa configuração o sinal está saindo invertido em relação a entrada.

Desculpe minha falta de conhecimento, seria uma desvantagem?

Andshadows

**
Freqüente
Tem obra de arte vindo ai!  ;D se precisarem de ajuda com layout, posso tentar uma humilde contribuição.

EddieTavares

Guest
Quote from: Andshadows on 12 de December de 2016, as 02:00:01
Tem obra de arte vindo ai!  ;D se precisarem de ajuda com layout, posso tentar uma humilde contribuição.

^-^

kem

DIY Freak
Eddie... foi só um palpite aumentar o ganho do primeiro estágio. É que você disse que tava mais "amigável"... sei que isso é bom, mas como tá em protoboard...
Pra aumentar o ganho eu aumentaria R7 (150 ou 220k).
Quando você aumentou C8, você cortou mais agudos... o ganho não mudou.
Quanto ao sinal invertido, em 99% dos casos não vai dar problema.
I want to diode!

EddieTavares

Guest
 :-)

-----

Quote from: kem on 12 de December de 2016, as 10:54:00

Se trabalharmos com corrente contínua o ganho não muda, mas em AC a conversa vai longe...

Patines

Handmaker
Quote from: EddieTavares on 12 de December de 2016, as 11:30:37

-----

Se trabalharmos com corrente contínua o ganho não muda, mas em AC a conversa vai longe...
Com 1nF e 100k, o ganho cai 20 dB/dec a partir de 1591HZ...  portanto, muda, de acordo com a frequencia.  Abraços

kem

DIY Freak
Quote from: Patines on 12 de December de 2016, as 13:03:15
Quote from: EddieTavares on 12 de December de 2016, as 11:30:37

-----

Com 1nF e 100k, o ganho cai 20 dB/dec a partir de 1591HZ...  portanto, muda, de acordo com a frequencia.  Abraços
Sim... é o que um filtro passa baixas faz...
Mas o ganho do opamp não muda.
Eddie, só tô dando sugestões / pitacos. Se tá feliz do jeito que ficou, manda bala.
E só comentei sobre a inversão do sinal porque pensando num circuito comercial isso deve ser evitado. Mas pra diversão ta valendo...  (guitar_player
I want to diode!

EddieTavares

Guest
Kem, fique a vontade para dar seus preciosos pitacos (rckt

Matec

Hand MasterMind
EddieTavares

Também vou dar os meus pitacos...  :-)

Tente fazer um MOD assim:

R7=47k
C8=2,2nF
C10=470nF
R8=10k
C11=47nF
R10=4,7k
R9=22k

Ou seja dividir o ganho do primeiro estágio pela metade, e dobrar o ganho do segundo estágio, sem alterar muito o corte dos filtros.

Aparentemente o primeiro estágio estaria mesmo clipando o sinal mais forte da guitarra, com a fonte em 9V.

Mas também é só uma sugestão.

Abs