Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 22:31:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Csr 3000a queima fusível secundário ao ligar  (Lida 13042 vezes)
Faski
Visitante
« : 11 de Fevereiro de 2017, as 18:23:10 »

Boa noite amigos, hoje de manhã eu estava ouvindo musica na caixa ativa csr 3000a notei que ela esquentou quando coloquei a mão no chassis, mas desliguei fui fazer outras coisas, voltei e liguei


E no nada parou de funcionar subiu um cheiro de queimado, ao abrir notei que os fusíveis na placa de saída lado são 2 (A) da esquerda pra direita, estavam queimados, então troquei, e liguei, começou a sair fumaça do CI de saída Tda7294, me parece ser esse porque eles raspam a numeração, e queimaram os 2 da placa novamente, e o fusível do primário.

A principio parece ser apenas o Ci em curto, mas ja vi problemas que saia fumaça de um componente mas na verdade a causa era outra, pros amigos que ja arrumaram amplificadores com esse problema e com esse Ci, o que acham?

 
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 11 de Fevereiro de 2017, as 18:52:54 »

O que pode fazer o CI queimar é uma lista extensa:

Sobrecarga na rede elétrica, sobrecarga na saída, defeito no CI, defeito em algum componente próximo ao CI. Outros motivos...
 
Se você se achar habilitado para consertar, pode fazer o seguinte:
Retire o CI com cuidado para não danificar as trilhas da placa e faça uma checagem na fonte e nos componentes periféricos. Ligue o circuito e meça as tensões. Veja se os valores batem com o esquema,  supondo que você tenha o esquema .
Faça tudo isso utilizando uma extensão com lâmpada série.

Caso esteja tudo em ordem, coloque um novo TDA na placa e faça um teste, sempre utilizando uma lâmpada em série.

Isso é o básico.

 Smiley
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:41:26 por Matec » Registrado
Faski
Visitante
« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2017, as 19:03:30 »

Eu fiz agora a lampada em série, so que ainda não abri novamente, o esquema não tenho, a Crs não disponibiliza, no google vi vários técnicos reclamando disso, pois eles não disponibilizam, e raspam a numeração de todos os Ci, afim de vc não tentar reparar os produtos deles.

Uma duvida a lampada em série serve pra proteger, sei que ela protege o fusível do primário da queima,  no caso dos fusíveis na placa de saída, protegerá eles também da queima?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 11 de Fevereiro de 2017, as 19:18:41 »

Protege tudo, inclusive  novo TDA caso o defeito persista. Mas o melhor é vasculhar para ver se não tem nada errado antes de colocar o CI na placa.
Sobre isso dos esquemas, é básico dessas fábricas com mentalidade de empresa de fundo de quintal. De esconder o "ouro".

Se não der para arranjar o esquema, verifique o datasheet do TDA, os circuitos básicos sempre vem de lá.

Legal!
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:41:00 por Matec » Registrado
Faski
Visitante
« Responder #4 : 11 de Fevereiro de 2017, as 19:28:30 »

Irei fazer isso, na segunda vou nas lojas atras do TDA, e dos fusíveis, mas antes de tudo me fala um pouco o que devo verificar antes de instalar o novo ci

Olhei bem a placa, não achei nenhum vestígio de fuligem, ou trilha rompida, ou capacitor estufado, ou resistor carbonizado, Não achei diodos de retificação, acredito que é feito de outra forma por um componente tipo ponte preto fechado, não sei o nome, mas não sei testar esse componente, se souber como testar agradeço a ajuda
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 11 de Fevereiro de 2017, as 19:42:01 »

Irei fazer isso, na segunda vou nas lojas atras do TDA, e dos fusíveis, mas antes de tudo me fala um pouco o que devo verificar antes de instalar o novo ci

Olhei bem a placa, não achei nenhum vestígio de fuligem, ou trilha rompida, ou capacitor estufado, ou resistor carbonizado, Não achei diodos de retificação, acredito que é feito de outra forma por um componente tipo ponte preto fechado, não sei o nome, mas não sei testar esse componente, se souber como testar agradeço a ajuda
O tal componente deve ser uma ponte retificadora integrada. Essa verificação sua já foi positiva. Já mostra que muita coisa está preservada no circuito.

A maneira mais fácil de testar isso sem retirar todos os componentes da placa é justamente a lâmpada série. Com ela você liga o equipamento e se eles estiverem bons tudo funciona normal. Caso esteja algo errado a lâmpada acende forte , mas os componentes ficam seguros. Mesmo o acendimento temporário da lâmpada ajuda a saber se está tudo bem.

Legal!
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:40:28 por Matec » Registrado
Faski
Visitante
« Responder #6 : 12 de Fevereiro de 2017, as 09:18:16 »

Bom dia, comecei hoje com a lampada em série, primeiro retirei os fios do secundário da placa e testei, não acendeu, coloquei novamente acendeu, removi o fio da falante acendeu, removi os fios do pre amp, acendeu, removi a 2 placa de saída, acendeu, não sei bem postar imagens aqui vou tentar seguindo o tutorial, se eu errar eu corrijo

Então decidi, remover o Ci de saida Tda, veja o estado dele

Ao ligar a lampada acendeu fraco e logo apagou, e não acendeu mais, por esse sintoma, posso eliminar totalmente o problema apenas no CI?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 09:23:36 por Faski » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 12 de Fevereiro de 2017, as 09:33:12 »

Meça as tensões de alimentação (fonte) do ci (sem ele).  Devem ser duas tensões simétricas e quase iguais em valor mas  com polaridades diferentes (uma + e outra - ). Se você não souber ou não descobrir os pontos para medição (os pinos 13 e 15 do ci são os pinos de alimentação), pode medir diretamente nos dois terminais de cada um desses capacitores grandes, que são os filtros da fonte.
Se estiver tudo certo (provavelmente as tensões devem ser de 35 a 50V), então grande chance de ter sido só o ci queimado.  Mesmo após a substituição do ci, ao religar o amplificador, use ainda a lâmpada em série e relate o que acontece.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Faski
Visitante
« Responder #8 : 12 de Fevereiro de 2017, as 09:53:53 »

Meça as tensões de alimentação (fonte) do ci (sem ele).  Devem ser duas tensões simétricas e quase iguais em valor mas  com polaridades diferentes (uma + e outra - ). Se você não souber ou não descobrir os pontos para medição (os pinos 13 e 15 do ci são os pinos de alimentação), pode medir diretamente nos dois terminais de cada um desses capacitores grandes, que são os filtros da fonte.
Se estiver tudo certo (provavelmente as tensões devem ser de 35 a 50V), então grande chance de ter sido só o ci queimado.  Mesmo após a substituição do ci, ao religar o amplificador, use ainda a lâmpada em série e relate o que acontece.



Estou na dúvida, aonde seria o 15 e o 13, se for onde estou pensando no 13 não tem trilha na placa e o 15 de 32,05 v




« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 09:56:17 por Faski » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #9 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:11:30 »

Impressão minha ou realmente houve passagem de corrente pelo CI para o dissipador?
Talvez o isolamento ficou comprometido causando um curto através do CI.
Veja esta possibilidade.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:12:00 »

Tem trilha e conexão para ambos pinos.  Mas só 32V ?  De quantos watts é esse amplificador ?



« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 10:21:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Faski
Visitante
« Responder #11 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:15:25 »

Essas medições eu fiz de acordo com a foto do lado verde da placa, ponta vermelha nas ilhas e a ponta preta do multímetro no terra



-----
Tem trilha e conexão para ambos pinos.  Mas só 32V ?  De quantos watts é esse amplificador ?


Ha sim, medi ilha errada, no 15 deu 0, e no 13 65,3v Ele é pra ser de 200w rms
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 10:26:50 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:30:59 »

O "terra" que você está usando pra medir, é o negativo da fonte. Por isso deu 65V no positivo.  Ache o terra certo. É mais ou menos 32 ou 33V nos pinos 13 e 15, metade dos 65V.  

O terra certo é fio do center tap do transformador, que vai pra plaquinha.  Deve ser o fio preto, no chicote com dois fios azuis e um fio preto.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 10:34:03 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Faski
Visitante
« Responder #13 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:34:36 »

Impressão minha ou realmente houve passagem de corrente pelo CI para o dissipador?
Talvez o isolamento ficou comprometido causando um curto através do CI.
Veja esta possibilidade.
Abraços

Nota se que tem marca de queimadura aqui



Mas não ultrapassou o outro lado que seria o lado do dissipador





-----
O "terra" que você está usando pra medir, é o negativo da fonte. Por isso deu 65V no positivo.  Ache o terra certo. É mais ou menos 32 ou 33V nos pinos 13 e 15, metade dos 65V.  

O terra certo é fio do center tap do transformador, que vai pra plaquinha.  Deve ser o fio preto, no chicote com dois fios azuis e um fio preto.

Desculpa o equivoco, no fio preto do transformado entre os 2 azuis, deu no 15 -32v e no 13 +32v
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 10:40:25 por Faski » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 12 de Fevereiro de 2017, as 10:41:31 »

Quando for comprar outro ci, compre pasta térmica também se não tiver. Limpe a folha de mica isolante com álcool e passe uma fina camada de pasta térmica com o dedos mesmo (na verdade passe na parte metálica do ci e no dissipador. Não esqueça de remontar o conjunto do dissipador com as buchas isolantes para o parafuso e porca.  
Deve ter sido só o ci mesmo que queimou.

Antes de ligar (com a lâmpada)  teste com o multímetro se tem condutividade entre a carcaça do ci e o dissipador. Se tiver, remonte de novo, até dar resistência elétrica infinita.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 10:43:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal