Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 07:55:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chave 2PDT momentanea - dicas de projeto  (Lida 12220 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 12 de Fevereiro de 2017, as 21:33:27 »

Comprei umas chaves 2dpt (footswitch) para ligar com Millenium Bypass, porém o fornecedor mandou todas do tipo "momentânea".

Alguém teria alguma ideia de projeto de pedal para utilizar estas chaves momentâneas ?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 12 de Fevereiro de 2017, as 21:49:39 »

Pedais como os da Boss ou outros que tem chaveamento eletrônico, utilizam dessas chaves.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 21:51:37 por Matec » Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #2 : 12 de Fevereiro de 2017, as 22:08:34 »

As chaves são desse tipo:



Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


-----
Pedais como os da Boss ou outros que tem chaveamento eletrônico, utilizam dessas chaves.

Encontrei esse projeto para chaves momentânea, só que são as chaves de 2 polos.


http://effectslayouts.blogspot.com.br/2016/11/pic-relay-bypass.html?m=0
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 22:13:40 por alambike » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 12 de Fevereiro de 2017, as 22:18:57 »

Eu quis dizer que as chaves dos pedais Boss são do tipo de "acionamento momentâneo". Creio que para utilizar como acionamento de pedais, só utilizando um circuito de chave eletrônica junto.

Também daria para acionar a campainha de casa  Wink


Encontrei esse projeto para chaves momentânea, só que são as chaves de 2 polos.


http://effectslayouts.blogspot.com.br/2016/11/pic-relay-bypass.html?m=0

Meio complicado não? Um PIC só pra isso...
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, as 22:24:21 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 13 de Fevereiro de 2017, as 06:36:29 »

Como o Matec citou, em alguns pedais da Boss, a chave momentânea manda um pulso para mudar o estado de um circuito multivibrador biestável (vulgo flip-flop) que depois controla transistores de efeito de campo que funcionam como as chaves.



É a parte do circuito que está perto do canto inferior direito. O arranjo com os dois transistores bipolares (Q2 e Q3) é o flip-flop. Nele apenas um dos transistores está conduzindo, enquanto que o outro está cortado (desligado). As saídas (coletores) do flip-flop acionam ou desligam os Jfets, que deixam passar ou bloqueiam o sinal vindo de dois lugares para a saída.   Quando a chave momentânea (push button footswitch) é fechada, um pulso é enviado para as bases dos transistores bipolares e eles mudam de estado, o que estava conduzindo fica desligado e o que estava cortado passa a conduzir.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #5 : 13 de Fevereiro de 2017, as 20:27:39 »

Daria para aplicar este circuito de dois transistores para outros circuitos ?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #6 : 13 de Fevereiro de 2017, as 20:57:56 »

Sim, a Ibanez por exemplo usa o mesmo sistema, lembrando que eles apenas fazem a "troca de canal", para chavear o sinal é preciso usar os FETS (ou talvez um 4066)
a Onerr usa um 4049 para o flip-flop e FETS para o chaveamento.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 14 de Fevereiro de 2017, as 09:05:13 »

Daria para aplicar este circuito de dois transistores para outros circuitos ?

Pode sim.  Pra você ter ideia, é difícil de ver um circuito de pedal da Boss que não tenha esse flip-flop.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #8 : 15 de Fevereiro de 2017, as 14:19:46 »

Entendi como ele funciona, muito engenhoso.

Peguei o exemplo que utiliza dois leds, enquanto um liga, o outro desliga.

Próximo passo é entender como o flipflop funciona para o pedal.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2017, as 18:22:04 »

Entendi como ele funciona, muito engenhoso.

Peguei o exemplo que utiliza dois leds, enquanto um liga, o outro desliga.

Próximo passo é entender como o flipflop funciona para o pedal.

é como o Xformer falou:
Como o Matec citou, em alguns pedais da Boss, a chave momentânea manda um pulso para mudar o estado de um circuito multivibrador biestável (vulgo flip-flop) que depois controla transistores de efeito de campo que funcionam como as chaves.

O arranjo com os dois transistores bipolares (Q2 e Q3) é o flip-flop. Nele apenas um dos transistores está conduzindo, enquanto que o outro está cortado (desligado). As saídas (coletores) do flip-flop acionam ou desligam os Jfets, que deixam passar ou bloqueiam o sinal vindo de dois lugares para a saída.   Quando a chave momentânea (push button footswitch) é fechada, um pulso é enviado para as bases dos transistores bipolares e eles mudam de estado, o que estava conduzindo fica desligado e o que estava cortado passa a conduzir.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #10 : 15 de Fevereiro de 2017, as 20:12:19 »

Tudo bem, a teoria eu entendi. Só comentei que preciso aprender a colocar esse tipo de sistema em prática.

Quando se utiliza as chaves mecânicas 3PDT a ligação se torna um tanto quanto "óbvia".

Minha dúvida é, por exemplo, nos pedais da Ibanez e da Boss o circuito multivibrador biestável está ligado após Buffer de entrada e antes do Buffer de saída.

Faria diferença ligar o flipflop antes do buffer de entrada e depois do buffer de saída ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 16 de Fevereiro de 2017, as 08:47:42 »

Tudo bem, a teoria eu entendi. Só comentei que preciso aprender a colocar esse tipo de sistema em prática.

Quando se utiliza as chaves mecânicas 3PDT a ligação se torna um tanto quanto "óbvia".

Minha dúvida é, por exemplo, nos pedais da Ibanez e da Boss o circuito multivibrador biestável está ligado após Buffer de entrada e antes do Buffer de saída.

Faria diferença ligar o flipflop antes do buffer de entrada e depois do buffer de saída ?

Não é o posicionamento do multivibrador que importa, mas as chaves analógicas, que no caso são os JFETs. Um JFET funciona como se fosse uma resistência variável controlada por tensão, mas eles não são perfeitos em termos de resistência como uma chave mecânica (que tem resistência zero quando fechada e infinita quando aberta), ou seja o JFET tem uma resistência baixa (mas não zero) quando conduzindo e alta (mas não infinita) quando cortado. Isso influencia ao interfacear na entrada e na saída, por isso o uso de buffers para isolar as chaves da entrada e da saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #12 : 16 de Fevereiro de 2017, as 14:11:47 »

De uma maneira mais prática, eu poderia construir duas placas, uma para o flip-flop (ligando-a na chave  momentânea) e outra para o efeito.

Peguei o esquema do Tube Screamer para melhor visualização. Caso seja possível fazer essa ligação, o capacitor NP é necessário para acoplar a placa do efeito ao fliflop ou pode ser retirado ?

Flipflop do TubScreamer:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Duas placas separadas:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Tomati
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11


« Responder #13 : 17 de Fevereiro de 2017, as 19:31:16 »

Comprei umas chaves 2dpt (footswitch) para ligar com Millenium Bypass, porém o fornecedor mandou todas do tipo "momentânea".

Alguém teria alguma ideia de projeto de pedal para utilizar estas chaves momentâneas ?

Cara, tem um projeto aqui no fórum que o Adiel me ajudou há tempos atrás de um circuito true bypass com relê que usa chave momentânea e é um circuito bem mais simples...
Dá uma pesquisada, não sei se ainda tenho esses arquivos mas vou procurar aqui...
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 17 de Fevereiro de 2017, as 20:44:34 »

Citar
Comprei umas chaves 2dpt (footswitch) para ligar com Millenium Bypass, porém o fornecedor mandou todas do tipo "momentânea".

Alguém teria alguma ideia de projeto de pedal para utilizar estas chaves momentâneas ?

Alambike, honestamente falando, eu acho que você deveria entrar em contato com o cara que te vendeu, explicar que ele mandou as chaves 2pdt erradas e solicitar a troca.

Os projetos de utilizar chaves momentâneas acionando Flip-Flops que comutam o estado de condução de Fets é até legal, mas, o funcionamento ideal depende de vários  fatores, entre eles a qualidade dos Fets e as impedâncias de entrada e saída nas quais eles estarão conectados.
 
Por isso, eu acho que construir um desses circuitos de acionamento momentâneo é um tiro no escuro.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal