Produção de Captadores

Started by Antonio de Campos Junior, 09 de March de 2017, as 21:42:25

Previous topic - Next topic

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Olá pessoal,

Deixando a propaganda para lá, como conhecimento este é um excelente vídeo que mostra a produção de captadores com equipamentos modernos em todas as etapas:
     https://www.youtube.com/watch?v=fg4sC63mPKg&feature=youtu.be
Tanto para quem já conhece quanto para quem nunca viu, espero que seja util.

Abraços

(guitar_player
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Muito legal. Acho que dá pra fazer batata frita e coxinha naquela fritadeira gigante.   :D
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

rodlburigo

**
Freqüente
  1. rodlburigo@hotmail.com
Dá para fazer tudo em casa!!!  [beer]
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.

marcao_cfh

Handmaker
Bastante interessante. E não parece ser "tão" difícil de fazer em casa...

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
O bravo é lidar com aquele fiozinho de cabelo. Fora isso, até a fritadeira dá para improvisar em casa.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

rafafelix

Colaborador
Bem interessante o processo de confecção. Eu não tinha a mínima ideia de que a parafina era aplicada mergulhando o captador em uma fritadeira.  :D
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!

kem

DIY Freak
Quote from: rafafelix on 10 de March de 2017, as 08:56:33
Bem interessante o processo de confecção. Eu não tinha a mínima ideia de que a parafina era aplicada mergulhando o captador em uma fritadeira.  :D
Nem sempre. Eu uso banho maria...
Mas é quase sempre com algo relacionado a cozinha...  :D
I don't want to die young...
I want to diode!

rodlburigo

**
Freqüente
A temperatura é praticamente a mesma para a produção de cerveja! Construindo uma bacia de banho maria para os captadores já dá para produzir uns fermentados depois!  :D [beer]
Rodrigo.

EddieTavares

Guest
Nos meus rebobinamentos eu uso seladora nitro no lugar da parafina, uma pincelada já é suficiente e mesmo depois de bem seca é possível desenrolar tanto quanto a parafina. A parafina é muito barata e faz o que promete, mas cá entre nós não é muito prática.

Finck

Handmaker
Na única vez que eu tentei "parafinar" um captador, fui pingando vela derretida em cima do enrolamento. Ficou, ó...

Uma porcaria...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

rodlburigo

**
Freqüente
Quote from: Finck on 10 de March de 2017, as 12:57:44
Na única vez que eu tentei "parafinar" um captador, fui pingando vela derretida em cima do enrolamento. Ficou, ó...

Uma porcaria...
:D :D
Esse tópico deveria ser movido para a seção de humor!
Rodrigo.

Guilherme

Guest
Inicialmente uso um método parecido com o do Eddie.

Depois de bem seco, ao natural, ponho em banho maria um pouco de cera de abelha e filtro em um pano de algodão bem limpo e de trama não muito apertada. O rendimento é baixo se a cera bruta não for bem limpa.

Com um pincel de seda aplico duas camadas dessa cera purificada sobre o bobinamento. Esse processo deve ser bem rapido para evitar manter em banho maria a cera filtrada durante muito tempo.

Depois de alcançar a temperatura ambiente, passo duas ou mais voltas de Hostaphan (poliéster da Bayer) bem apertadas.

A cera de abelha deve ter cor ambar ou ambar escuro, até bem escuro. Cera de abelha esbranquiçada tem parafina misturada.

Off-topic: produzir cerveja é bem muito mais complicado, infelizmente  :(

Duas boas artesanais da bela região serrana  do Rio de Janeiro, uma de Sta. Maria Madalena e outra de Nova Friburgo:

http://rotacervejeirarj.com.br/portfolio-item/buzzi/

http://www.cervejapaqueta.com.br

Finck

Handmaker
Nada, boas são as Ales inglesas. Sem gelo, claro. Fazem crescer cabelo no peito.

Droga, sei que vou tomar esporro do Xformer,  mas não aguentei.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Quote from: Eduardo on 10 de March de 2017, as 07:50:18
O bravo é lidar com aquele fiozinho de cabelo.
E pensar que tudo isso era feito a mão  ???
Bom, a fritadeira...... Deixa pra lá, dar risada é bom também!
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

Guilherme

Guest
Não, Antonio Campos Junior, isso tudo também é feito a mão !

Veja só:

https://www.youtube.com/watch?v=8M2a1yUmvEQ

https://www.youtube.com/watch?v=JrZIDRtu5xM

Finck, gosto das Ales, é claro, mas tem uma que faz crescer os biceps, a Bock original, princesa das schwarz:

http://www.einbecker.de/home-en.html

Há 600 anos produzida e bebida em Einbeck, baixa-Saxonia, Alemanha  [beer]