Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:17:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Versão Beta HB-2  (Lida 57823 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« : 30 de Março de 2017, as 16:55:53 »

Quando da publicação do HB-1, prometi que novos integrantes da "família" iriam logo ser postados.
Mas meu tempo ficou extremamente escasso, e só consegui publicar o HBP-S (seção do power do HB-1).
O HB-2, batendo papo com o Eduardo, pouco tempo depois já estava definido. Depois de alguns esquemas desenhados (o xformer teve que ver todos  Cheesy ), parti pro protótipo. Ele esta montado, mas o transformador de força que eu tinha estava errado (ele dava 40+40V). Já até peguei um novo com o Eduardo, mas o protótipo infelizmente ta é cheio de pó. Não consigo tempo mesmo.
Mas nos últimos dias, após perceber que o 100Buck ia fazer aniversário de 5 anos (pra quem entrou recentemente no fórum, é o antepassado do HB-1 - http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9589.0 ), resolvi retomar pelo menos o desenvolvimento. Com a ajuda do Matec, re-conferi os dados do Power. Hoje recalculei os dados dos triodos, e segue o esquema.
A potência esperada é de 5-6W. Uma ótima opção para o P1.







Todos estão convidados a dar palpites no esquema para terminarmos o desenvolvimento juntos. Layout (PTP) vem em breve.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2021, as 21:59:50 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 30 de Março de 2017, as 18:30:11 »

Kem, lhe dou meus parabéns pessoais, não apenas pelo projeto, mas por ter sido capaz de entender como "esse negócio de válvula" funciona.

Reconheço minha incapacidade de fazer o mesmo, por isso admiro muito quem consegue.

Aproveito para humildemente sugerir uma versão "HBHG" (hundred bucks high gain)... O pessoal "do peso" anda desamparado...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 30 de Março de 2017, as 19:04:35 »

Olá Kem. Muito legal ver a retomada dos HB, eu uso o meu 100Buck como principal amplificador para tocar em casa (praticamente só toco em casa Cheesy). Tenho duas dúvidas:

1 - a válvula do pré realmente é uma PCL82, ou seria uma 12AX7? Notei que o pré é bastante similar ao do HB-X, que usa a 12AX7.
2 - a potência esperada é "só" de 5W? O Iall10.5 também usa duas PCL82, e possui potência de 10W.

Também fico no aguardo de um "HBGH"  Cheesy
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 30 de Março de 2017, as 19:08:55 »

ÔBA! Já achei um cúmplice...

Marcão, dá uma olhada no que acabei de escrever no HB-X.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 30 de Março de 2017, as 19:28:41 »

Finck, acabei de ver Cheesy

Quanto às minhas dúvidas, eu mesmo achei a resposta da primeira: o HB-2 usa os triodos da PCL82 como pré.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 30 de Março de 2017, as 19:38:02 »

Finck, esse amplificador deve ser mais "HI-Gain" do que o HB-1. Mas esperar um Hi-Gain de verdade com poucas peças é infelizmente pedir demais.  Smiley Ai só com um circuito mais tradicional.
Marcao... Você já matou a xarada. A PCL82 é igual a ECL82. Só muda a tensão de filamentos.
O Iall 10.5 da 10W, mas além de usar um transformador de força convencional (bem mais caro, mas que fornece uma tensão maior), ele não tem pré. Eu pensei em fazer o HB-X push pull (devia dar pra tirar uns 7W), mas ai iria precisar de mais uma válvula pro pré.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 20:52:23 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 30 de Março de 2017, as 21:45:48 »

Só para confirmar se eu entendi: o Iall 10.5 tem potência maior devido à HT mais alta e usar os triodos como parte do power, enquanto o HB-2 usa HT mais baixa e usa os triodos como pré, resultando numa diminuição de potência. Correto?

Pode parecer uma pergunta boba, mas estava pesquisando justamente sobre esse assunto agora pouco  Cheesy
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 30 de Março de 2017, as 21:58:29 »

Não é bem assim.
O HB-2 é um amplificador Single Ended (SE). Ele tem uma menor eficiência que um amplificador Push Pull (PP), que é o caso do Iall 10.5.
Mas para um amplificador PP, é necessário uma inversora, que toma pelo menos 1 triodo para isso (nesse caso sem ganho nenhum). Para um amplificador completo, seria necessário pelo menos mais 2 triodos (o comum é usarem pelo menos mais 3 triodos).
No HB-2 eu coloquei os 2 pêntodos em paralelo, de forma a dobrar a potencia que um só daria.
O Iall 3.5 é SE também.  A diferença dos 2.5W de cada pêntodo do HB-2 pros 3.5W do Iall 3.5 ai sim é devido a tensão mais alta no HT do Iall.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 22:28:20 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 30 de Março de 2017, as 22:13:00 »

Agora que vi que os dois pentodos estão em paralelo e não em PP Batendo Cabeça. Falta de atenção da minha parte ao observar o diagrama.

Mas você está se confundindo com tanto HB, esse é o HB-2 e não o HB-X, você trocou os nomes Cheesy. Mas compreendi as explicações. Obrigado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 30 de Março de 2017, as 22:15:32 »

...
Mas você está se confundindo com tanto HB, esse é o HB-2 e não o HB-X, você trocou os nomes Cheesy. ...
Isso porque eu tinha colocado os 2 esquemas no mesmo topico e o xformer perguntou pra mim se não ia dar confusão.
Eu disse: "Nããããooo!!! Imagina!!!".
Ele tava certo...  Cheesy
Corrigido. Obrigado pelo toque.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 01 de Abril de 2017, as 16:26:55 »

Layout para o HB-2. Eu tinha esse layout faz tempo, já foi até montado, mas fiz pequenas modificações, então:

LAYOUT NÃO TESTADO!!!


Clique na imagem para amplia-la.

« Última modificação: 13 de Abril de 2017, as 13:55:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 02 de Abril de 2017, as 10:23:51 »

Kem, mais uma dúvida. O primário do transformador de saída é realmente 1K1? No datasheet das ECL82 diz que a carga é entre 4K5 a 8K, dependendo da tensão de alimentação, sendo 4K5 a carga para 170V. No HB-2, a tensão das válvulas é mais baixa, com 143V. Dá tanta diferença assim no primário do transformador?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 02 de Abril de 2017, as 13:15:39 »

Kem, mais uma dúvida. O primário do transformador de saída é realmente 1K1? No datasheet das ECL82 diz que a carga é entre 4K5 a 8K, dependendo da tensão de alimentação, sendo 4K5 a carga para 170V. No HB-2, a tensão das válvulas é mais baixa, com 143V. Dá tanta diferença assim no primário do transformador?

O esquema está com baixa resolução, e provavelmente será alterado. O valor correto de impedância marcado ali é de 1,7K.

O valor da impedância para 143V na fonte é de 3,4K para cada pêntodo das PCL82. Como são 2 pêntodos em paralelo, o valor da relação de impedâncias cai para a metade, ou seja 1,7K.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 02 de Abril de 2017, as 18:06:46 »

Entendi. Muito obrigado.
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #14 : 03 de Abril de 2017, as 00:36:44 »

Será que não há a possibilidade de transformar esse esquema em push pull? Não existe alguma forma de substituir a válvula inversora por um amplificador operacional não-inversor e um inversor?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal