Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 10:00:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Casamento de fet para phaser com o MTester  (Lida 38219 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 27 de Setembro de 2021, as 01:53:11 »

Eu sempre confundo o hfe com o beta. Sem mais confusões.

O Beta é a relação Ic/Ib em corrente contínua. O hfe (com letras minúsculas) se refere a um parâmetro híbrido de um modelo linear, que só funciona para sinais AC de pouca amplitude (dessa forma o transistor se comporta linearmente).  O Beta pode ser chamado de hFE (com letras maiúsculas no subscrito).  Aqui um resumo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Citar
Uma pergunta... Esses multimetros comuns, mesmo que esteja sinalizado na chave seletora, hfe, medem o beta então?

Pelo menos no meu multímetro, a medida é de Beta. Veja o esquema dele, onde a corrente de base vem por um resistor de 220k a partir da bateria de 9 V se for NPN ou para o terra se for PNP (já deu pra perceber que a bateria se gastando, altera Ib) e a corrente de emissor (não de coletor) é medida indiretamente pela medição da tensão DC sobre um resistor de 10 ohms.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Citar
Mesmo a maior diferença encontrada (em um tip41) é ainda menor que a diferença encontrada entre meus dois multimetros e o Mtester. Comparando as leituras desses equipamentos, um antigo multimetro icel é o que mais se aproxima dos valores que eu estou encontrando nas medidas que realizo nesse projeto.

Como eu já escrevi, não existe um valor certo e único para um transistor. Cada aparelho mede com condições diferentes, então nem tem como comparar o valor que deu num, com o de outro.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2021, as 02:04:03 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #31 : 27 de Setembro de 2021, as 04:15:23 »

Xformer, muito obrigado! Não tinha me atentado ao subscrito. Agora faz mais sentido!
Encerrei a parte do testador para transistores tbj. Fiz mais alguns testes e comparações, medindo via o circuito com arduino e medindo as correntes na protoboard com meus multimetros e calculando, os resultados são muito, muito semelhantes, como já tinha comentado, nos transistores de germânio os resultados são praticamentes iguais, e nos transistores de silicio, resultados muito parecidos.
Amanhã vou seguir com os fets, já separei alguns, e vou usar o esquema do runnoff:



É bem simples, mas funciona bem. Porém, eu só tinha aqui resistor de 1M e de 2M2, um de cada. E tá me parecendo que as entradas do ADC estão carregando o circuito (eu li em algum fórum que elas tinham mais de 10Mohms de impedância, mas pelo visto não). Amanhã vou tentar com um resistor de 10M e caso não dê certo, vou testar sem resistor, usando a própria impedância de entrada do ADC.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 27 de Setembro de 2021, as 17:04:39 »

Nesse medidor das características do JFET, não precisa o resistor de 1 ou 10 Mohms. A própria resistência interna de entrada do multímetro faz o papel de resistência pro teste. Se o seu multímetro tiver 10 Mohms de resistência de entrada, é melhor do que um de 1 Mohms, e veja que se usar os resistores externos, eles vão ficar em paralelo com a resistência de entrada do multímetro, derrubando a resistência total.  Da mesma forma, para medir o Idss basta ligar o gate ao source (assim Vgs = 0)  e medir a corrente (sem o resistor e usando o miliamperímetro do multímetro, ao invés de medir a tensão sobre o resistor de 100 ohms, tensão que fica dependendo da precisão e tolerância deste resistor).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #33 : 27 de Setembro de 2021, as 21:23:01 »

Nesse medidor das características do JFET, não precisa o resistor de 1 ou 10 Mohms. A própria resistência interna de entrada do multímetro faz o papel de resistência pro teste. Se o seu multímetro tiver 10 Mohms de resistência de entrada, é melhor do que um de 1 Mohms, e veja que se usar os resistores externos, eles vão ficar em paralelo com a resistência de entrada do multímetro, derrubando a resistência total.  Da mesma forma, para medir o Idss basta ligar o gate ao source (assim Vgs = 0)  e medir a corrente (sem o resistor e usando o miliamperímetro do multímetro, ao invés de medir a tensão sobre o resistor de 100 ohms, tensão que fica dependendo da precisão e tolerância deste resistor).


Xformer, eu estou usando um micro controlador e um conversor AD para fazer as medidas (voltímetro), por isso o uso do resistor de 100R. Eu só preciso medir ele uma vez e colocar seu valor no firmware. Quanto ao resistor de 10M, testei com e sem ele, mas tem alguma coisa errada... Até de agarrar os fios que ligam as entradas do ADC aos resistores, o valor muda. Pode ser algum ruído, ou algo do tipo, apesar de ser DC, a tensão medida é baixa, e o circuito tá montado numa protoboard, eu usei jumpers com fios rígidos de cabo de rede. Procurei a impedância de entrada (diferencial) do ADC, mas não achei algo concreto. Lí em alguns fóruns que é mais de 20Mohms, mas não tenho certeza. Vou passar para uma circuito melhor e usar alguns cabos blindados e ver como se comporta. Com o multímetro digital (20Mohms de entrada) no lugar do ADC, as medidas são estáveis. Com os TBJ isso não aconteceu...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 27 de Setembro de 2021, as 23:40:25 »

Como é o circuito que você quer usar ?  Qual é esse módulo ADC ?  Por que não usa o próprio ADC do Arduíno ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #35 : 28 de Setembro de 2021, as 02:06:46 »

Como é o circuito que você quer usar ?  Qual é esse módulo ADC ?  Por que não usa o próprio ADC do Arduíno ?

Xformer, o ADC do arduino tem apenas 10 bits, o que deixa a resolução muito baixa.
O ADC que estou usando é um módulo pronto, o ADS1115. Ele tem 4 entradas (no meu caso, estou usando 2 como uma entrada diferencial). Ele é 16 bits, mas consigo usar 15, um se perde no endereçamento.
Com o arduino, se a alimentação do circuito for 5V, eu consigo uma resolução de 4,88mV positivos. Com o módulo, eu deveria conseguir 153uV de resolução. Na biblioteca que estou usando tem uns modos fixos, e consigo para uma alimentação de pouco mais de 6V, 187uV (não recordo, mas é este valor ou um pouco menos) de resolução, em medidas de tensão positiva ou negativa, pois no modo diferencial, ele mede entre 2 pinos.

O circuito é muito simples, é o ADC, conectado via I2C no arduino e duas entradas do ADC como sendo as pontas de prova para cada tipo (duas para fet e duas para tbj). O display é 16x2, conectado via I2C também. E tenho 2 chaves conectadas  em 2 pinos digitais do arduino, uma muda o menu (tipo de transistor) e a outra é o enter. Uso uma chave dpdt de alavanca, numa posição ela desconecta a base (medir a fuga) e jumpeia o resistor de 10M ohms no circuito do fet(medir Idss) e na outra posição ela conecta a base (medir o "beta") e no circuito do fet coloca o resistor de 10M ohms no circuito (medir Vp). Ainda tenho duas chaves dpdt que selecionam pnp/canal p ou npn/canal n, fuga/idss ou beta/Vp, e uma chave de onda que seleciona entre tbj e fet (para trocar a conexão dos bornes frontais e soquetes, para o circuito do tbj e para o circuito do fet).
No firmware eu adquiro os dados (um por vez, no tbj, primeiro fuga e depois "beta" e no fet, primeiro Idss e depois Vp) e jogo em variáveis, faço os cálculos e imprimo no display.

Os circuitos de testes, para fet é este que postei e para tbj uso dois resistores, um na base e um no coletor (1M e 1K se não me engano, não estou em casa nesse momento).

É bem simples, mas deve funcionar bem. Só esse ruído nos fets que tá estranho. Mas... acho que sei o que pode ter acontecido. Nos testes, ainda tava usando 9V, e um transistor de germânio queimado levantou a tensão medida para mais de 8V, e queimou 2 das 4 entradas do ADC. Como as 4 são multiplexadas pelo mesmo mux, pode ser que tenha afetado as outras duas entradas. De toda forma, preciso pegar um novo, pois preciso usar as duas entradas diferenciais (uma para tbj e a outra para os fets) para não precisar de mais uma chave no painel.

Assim que tiver um tempo, posto um esboço do circuito aqui, e o código, ou caso alguém se interesse, posso enviar os arquivos também.

Novamente, obrigado pela ajuda Xformer!

Ainda em tempo, no link abaixo tem um artigo falando sobre o módulo e um link direto para baixar o datasheet:

https://www.best-microcontroller-projects.com/ads1115.html
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, as 02:13:03 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal