[Dúvida] Pedais para venda

Started by PedroV9, 08 de December de 2012, as 18:59:59

Previous topic - Next topic

PedroV9

Guest
Olá, este é meu primeiro post aqui... :-)

Tenho acompanhado a bastante tempo o fórum, e como estou precisando de uma grana extra pensei em montar alguns pedais para venda, mas ai que apareceu minha dúvida... A dúvida é: os projetos e layoutes postados aqui e no tonepad podem ser montados para venda? Pergunto isso pois não quero ser um "chupim" ou ter problemas com patente...

Muito obrigado.

Pedro H.

Marcus Vinícius

Colaborador
Varia muito de projeto para projeto, mas boa parte é possível montar e revender, mas é essencial manter os créditos do autor do projeto!  :tup
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

Electric Effects

Handmaker
Os da Tonepad não podem ser vendidos, é somente para uso pessoal. Agora os layouts postados aqui no fórum até hoje eu nunca ví algum que restringisse igual a Tonepad, então pode ser vendido sim mas é interessante citar os créditos da pessoa que fez o layout.

PedroV9

Guest
Muito obrigado amigos, mas na questão de manter os créditos, como eu poderia fazer isso? Poderia ser na placa?

Quanto os projetos da tonepad, e caso usasse o projeto e desenvolvesse meu layout? Teria problemas?

Obrigado novamente  :tup

Electric Effects

Handmaker
Nesse caso pode sim, pois só seria aproveitado os esquemas. Colocar o nome de quem fez na placa está perfeito. Uma coisa agora eu fico em dúvida, o OCD por exemplo que ainda é vendido e fabricado, posso vender ele com um esquema clonado dele? Ou vender ele com outro nome já é o suficiente?

GrAmorin

Hand MasterMind
Os layouts da tonepad, mesmo sendo para uso pessoal, muitos tem feito e vendido. Nao é uma atitude etica ou legal de se fazer.
Os layouts aqui do site, alguns tem uma indicação que é para uso pessoal, ou nao permitido comercialização, outros nao tem menção nenhuma.
Entao na duvida, melhor perguntar ao autor do projeto.

Quote from: mephisto on 08 de December de 2012, as 20:40:08
...Uma coisa agora eu fico em dúvida, o OCD por exemplo que ainda é vendido e fabricado, posso vender ele com um esquema clonado dele? Ou vender ele com outro nome já é o suficiente?
Duvida interessante!
E o que dizer do Tube Screamer?
Um dos mais clonados...! e atualmente em fabricação e comercialização.

Isso é ficar ente a cruz e a espada.  :D

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Eu não gostaria de ver um de meus Layouts a venda no Mercado Livre, é muito triste ver eles lá, mas é um risco que corremos foi por isso que o Sapo parou de postar layouts dele.

Os que fiz e postei foi com muito prazer que disponibilizei para o forum, para uso pessoal.

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Pedro o mais certo na minha opinião e você perguntar ao autor do pedal em si se ele permite ou não  a sua venda,.. assim não tem problema de direitos autorais ou qualquer outro desentendimento..

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

GrAmorin

Hand MasterMind
É muito questão de etica mesmo.
Porque se o autor nao aceitar que seja comercializado, o que garantirá que isso nao ocorra? quem fiscalizará?

Electric Effects

Handmaker
Quote from: Moska on 08 de December de 2012, as 21:41:10
Eu não gostaria de ver um de meus Layouts a venda no Mercado Livre, é muito triste ver eles lá, mas é um risco que corremos foi por isso que o Sapo parou de postar layouts dele.

Os que fiz e postei foi com muito prazer que disponibilizei para o forum, para uso pessoal.

Layouts levam muito tempo e trabalho, por isso concordo com o Moska, mas ai está a questão: se muita gente já ganhou dinheiro com os layouts da Tonepad, do Güero, até eu mesmo(só que pouco  ;)), a partir do primeiro layout que foi o microamp, eu só usarei meus layouts, até mesmo porque fica feio aparecer um projeto no mercado livre que foi você mesmo quem fez e estar ai na dificuldade financeira, ainda mais eu que sou estudante.
Desabafo OFF.

GrAmorin

Hand MasterMind
A melhor coisa seria o proprio fazer um layout, ou comprar um layout de alguem.
A grande maioria dos layouteiros nao gostaria que outros lucrassem em cima de seu trabalho, que muitas vezes nao é facil layoutar um circuito com pré requisitos, como por exemplo um pedal tem um tamanho base estipulado.
Alguns circuitos leva-se muito tempo para ser feito um layout, e pode ser cansativo.

PedroV9

Guest
Entendi, muito obrigado pelas respostas. ;)

Concordo plenamente com o negócio dos layouts, sei que é muito cansativo e trabalhoso fazer, por isso criei o tópico para perguntar se eu poderia usa-los. Pretendo desenvolver meus próprios layouts, mas o ruim é que manjo pouco disso, mas não custa tentar, né?

Muito obrigados pelas respostas  :)

Marcus Vinícius

Colaborador
Eu faço todos os meus layouts, mas vou ser sincero com os amigos, se não quer correr riscos ou dividir não coloque na internet,
pois mesmo que por ética e justiça ninguém deveria se aproveitar, e ser muito ingenuo esperar o respeito dos outros, não to dizendo pra não dividir,
mas vocês me entendem né? Coloca na internet cai no mundo é que nem foto de artista nu, nua, já era infelizmente...

Mas se quer começar com o pé direito na carreira Pedro, acredite ainda nas pessoas e respeite os direitos dos criadores!  :tup
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

Finck

Handmaker
Penso que entrar em contato com o"dono" do layout, e talvez negociar algum tipo de retribuição a título de "royaties" não seria uma má idéia. Infelizmente, sei que isso é algo difícil de implementar...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: marcusbass on 08 de December de 2012, as 22:32:34
Eu faço todos os meus layouts, mas vou ser sincero com os amigos, se não quer correr riscos ou dividir não coloque na internet,
pois mesmo que por ética e justiça ninguém deveria se aproveitar, e ser muito ingenuo esperar o respeito dos outros, não to dizendo pra não dividir,
mas vocês me entendem né? Coloca na internet cai no mundo é que nem foto de artista nu, nua, já era infelizmente...
É isso mesmo, se sair na chuva, vai se molhar, mesmo que use guarda chuvas!