Diferença entre ci tl702, tl702p jrc 4580 - suhr riot clone

Started by Nefi, 14 de March de 2013, as 14:36:09

Previous topic - Next topic

Nefi

**
Freqüente
Opa, tudo bem galera?!

Estou querendo montar o clone do suhr riot segundo o esquema do makrgor e o layout do rcustoms do Fsb. http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=10133&p=217865#p217865

Porém me surgiram alguma duvidas...

A primeira: no esquema original está com o jrc 4580. Meio difícil de achar... Então o rcustoms colocou um tl072p no lugar, já que tem a mesma pinagem. Minha dúvida é se isso alteraria o som. Se não alterar, eu poderia usar qualquer um desses no lugar do 4580? - jrc 4558, tl072, tl072cp?

A segunda duvida: procurei mas não encontrei nada que respondesse minha dúvida. No esquema também tem um tal de diodo 51y. O que seria esse diodo? Um zener de 51v?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Nefi on 14 de March de 2013, as 14:36:09
A segunda duvida: procurei mas não encontrei nada que respondesse minha dúvida. No esquema também tem um tal de diodo 51y. O que seria esse diodo? Um zener de 51v?

Não faz muito sentido num pedal onde a tensão é de 9 volts
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Nefi

**
Freqüente
Mas esse Diodo 51y é o Zener 51v?

-----

Sobre os CIs alguém pode me dar uma luz?

fovb

Guest
Pode ser 5v1... Faz muito mais sentido, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Espanhol

Hand MasterMind
Provavelmente esse diodo seja de 5,1V e não 51V. Como o Boss disse, não faz sentido num pedal de 9V.

Quanto a diferença dos CI's, os TL tem fets na sua entrada e os 45xx não. Em alguns pedais dará diferença, em outros nem tanto. Só usando os dois pra saber.

Em quanto eu escrevia o Fernando também seguiu meu raciocínio...
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

fovb

Guest
 :)

Em todos os pedais que usam op-amp eu testo um TLC 2262 ou 2272 e um OPA xxxx. As vezes surgem resultados interessantes...

Nefi

**
Freqüente
Valeu galera, pelas respostas... Pensei no diodo 5v1. Como nunca vi 51Y, achei que casa melhor o 5v1. Esse funciona tranquilo com 9v certo?

Em relação aos CIs vou testar o tl072, falam que fica muito legal com esse ci. Já que está difícil achar o 4580. Só achei na comopomil

VOX

Handmaker

Nefi

**
Freqüente
Galera, só para informar... estava conversando com um pessoal do FSB que montou esses projetos do Suhr Riot. Eles relataram que não funcionou com o TLC 2262. Falaram que o que fica melhor é o lm833 (não achei nenhum lugar aqui no Brasil que tenha esse CI) ou o 4580/4558 mesmo...

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
4580 ou 4560 é muito comum, já que é muito usados nas mesas de som mais baratas.

Nefi

**
Freqüente
Pessoal, pesquisando e pesquisando em datasheets, consegui descobrir o que é o diodo 51Y. Bom, é um diodo smd da philips que tem gravado por código o 51Y. O código real dele é BZV49-C51 e funciona como um regulador de Voltagem. O Equivalente dele, realmente é o Zener 51V. Agora fiquei encucado com uma coisa, como é um pedal que trabalha com 9V (18V no máximo), esses diodos Zener de 51V no Clipping farão alguma coisa? Eles não precisam de pelo menos 48V (conforme Voltagem mínima no datasheet) para funcionar? Teve até um membro no FSB que ao criar o layout em Veroboard colocou esses diodos como Zener 51V. Funcionará mesmo trabalhando em 9V?

fovb

Guest
Se ele é de clipagem, a tensão não importa. Um 1N4148 por exemplo é para 100v, o 1N60 para 45v, etc...

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Quote from: fovb on 20 de March de 2013, as 09:32:33Se ele é de clipagem, a tensão não importa.

No caso do zenner, depende de como ele é colocado no circuito. Uma boa leitura:

http://www.muzique.com/lab/zenmos.htm

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

bossman

Administrator
DIY Freak
Também ia perguntar sobre se o fato de ser um diodo zener não alteraria em nada.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof