EH Electric Mistress 9v com MN3007

Started by Jorge R, 09 de May de 2010, as 19:29:10

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Já experimentou ajustar os trimpots?

O de "feedback" pode ser o causador de sua sirene...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Daniel Afonso

Guest
Quote from: Alex Frias on 30 de July de 2010, as 22:39:00
Já experimentou ajustar os trimpots?

O de "feedback" pode ser o causador de sua sirene...rs

então...q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) tinha sirene realemente ajustando diminuia, mas não sumia...agora não tem mais nada, o som limpo passa direto e os trim não regulam mais nada...morreram  :-[ :'(

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Faça uma revisão, pode ser alguma solda quebrada ou com mal contato.

Jorge R

Guest
Editado

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Muito legal ficou o novo layout ! Parabens novamente Jorge !!
Agora é só montar um novo pdf com as explicações sobre o trimpot de clock e do estágio para a equalização do volume. Com certeza, esse é um pedal que vai para o hall da fama do handmades! Adorei o som, era justamente o pedal de flanger que eu sempre imaginei ter !

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
onde vocês encontram esse pot 1M-C?
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Ledod

Handmaker
Procurei bastante na internet e não encontrei alguma loja que vendesse essa curva com esse valor 1M "C" mas tem um site que explica a dar um "jeitinho" . Ainda não testei, mas deve funcionar, usando um  pot de 5M e um resistor de 1,2M na configuração de reostato... Acho que deve ser mais fácil encontrar um valor de potenciometro desse do que com a curva "C" (o valor comercial é de 4.7M)
http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm

E outra coisa é procurar em lojas que vendem partes de guitarra um potenciometro de volume para guitarra canhota com esse valor !

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Na smallbearelec.com você irá achar mais de uma versào desse pot 1M "C", reverse log ou reverse audio.
Pagão e feliz!!

Jorge R

Guest
Caros

O novo pdf já está no primeiro post deste tópico.
O esquema unificado também (finalmente...). Se alguém achar algum erro por favor avise!
O layout tem o booster de saída na placa com um trimpot para ajustar o volume. Quem não quiser esse booster, é só não soldar os componentes em vermelho e a placa ficará como a antiga, bastando soldar o out na ilha marcada "Out 1".
Segundo algumas experiências anteriores, é melhor não instalar o jumper em laranja, pois facilita o ajuste do clock.

Daniel Afonso

Guest
Senhores...

A situação é a seguinte:

Troquei alguns CIs pelo metodo de eliminação e o pedal voltou a gritar, ainda não oscila...

Estou usando CD4049"UBE"...será q pelo fato de ser Unbufered influencia ou v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) montaram com ele?? ...ainda uso o BC560...os 2n5087 chegam amanhã...

Os Trimpots Gain e Clock não respondem...outra coisa...o Zenner é mera proteção OK??..p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou usando um de 12V mas sendo alimentado por 9V até terminar a fonte de 12V...

Jorge R

Guest
Daniel

Realmente me parece que é só o ajuste dos trims, mas pode ser algo errado na montagem: trilhas em contato, componentes errados, solda fria etc... Teria que revisar tudo, ponto a ponto.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O diodo Zener nào é "mera proteçào"! Ele é quem mantém a estabilidade da alimentaçào, pois qualquer variaçào de tensào requer um novo ajuste do trimpot de "DC bias" do BBD... Ao menos é assim que funciona a versào com SAD1024.
Pagão e feliz!!

Ledod

Handmaker
O defeito ou vem de ligações erradas, componentes trocados ou com defeito ou mal contato. Tirando isso acho que não temos outros problemas certo?
Vamos por partes então, para reduzir o nosso universo.

Primeiro: Como é esse "grito" ? Ele varia o tom de acordo com o oscilador ? Há algum ruído "hiss" ?  
Sobre o 4049 o meu tambem é UBE e funciona normal.

Segundo: O que faço para procurar defeitos é retirar todos os circuitos integrados, deixando apenas os essenciais para o sinal passar pelo circuito (por isso a importância de utilizar soquetes!), assim poderemos eliminá-los da suspeita. Olhando o esquema retire todos os integrados deixando apenas o 4558 e faça um jumper com um fio rígido entre os pinos 3 e 7 ou 8 do MN3007 (sem ele estar conectado claro!). Ai devemos ter um som limpo sem nada de apito ou grito ou ruído de realimentação (um apito muito alto!!).

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quando construo algo que tem algum componente caro ou complicado (SAD1024, q tal?) costumo antes de colocar o dito cujo medir todas as tensões para me certificar de que está tudo em ordem. Já verificou todos os pontos de tensào? De qualquer forma o defeito do jeito que você o descreve me faz sempre pensar em realimentaçào excessiva no BBD. Você já testou o circuito sem o MN3007?
Pagão e feliz!!

Ledod

Handmaker
Isso mesmo Alex! Além disso existe um artigo do grande "Macaco Véio" que explica muito bem como testar a placa de chorus e flanger (ensinando a montá-los tambem) antes de colocar tais circuitos integrados delicados!