The 100Buck Amp - HB-1 Amp

Started by kem, 01 de April de 2012, as 17:12:53

Previous topic - Next topic

davistavares

Guest
Olá, montei o 100buck com resistor de 27ohms 5w (tensao tava alta) jumper no RF1 e 150ohms no RF2 tensao nos filamentos ficou boa, 6,6v(ef184) e 24v(25L6). As outras achei meio alta encontrei 150V em B1, tem algum problema em ficar alta? Em termos de ruído eu to satisfeito, pouco ruído e só aparece um pouco mais quando está no volume máximo, mas nada além do normal. Agora o botão de ganho está sem uso, tanto faz ele no máximo como zerado o ganho é o mesmo e diga-se de passagem um clean muito bonito.
Minha pergunta é o que será que está acontecendo no ganho? Obrigado Kem pelo auxilio e pelo ótimo projeto disponibilizado.

kem

DIY Freak
Quote from: davistavares on 08 de December de 2013, as 20:54:14
Olá, montei o 100buck com resistor de 27ohms 5w (tensao tava alta) jumper no RF1 e 150ohms no RF2 tensao nos filamentos ficou boa, 6,6v(ef184) e 24v(25L6). As outras achei meio alta encontrei 150V em B1, tem algum problema em ficar alta? Em termos de ruído eu to satisfeito, pouco ruído e só aparece um pouco mais quando está no volume máximo, mas nada além do normal. Agora o botão de ganho está sem uso, tanto faz ele no máximo como zerado o ganho é o mesmo e diga-se de passagem um clean muito bonito.
Minha pergunta é o que será que está acontecendo no ganho? Obrigado Kem pelo auxilio e pelo ótimo projeto disponibilizado.
O resistor de 27R foi onde?
Qual a tensão em B2?
Usou o PDF V1.2?
Quanto ao ganho, veja se o pino 1 do potenciometro esta realmente aterrado...
I don't want to die young...
I want to diode!

davistavares

Guest
Quote from: kem on 08 de December de 2013, as 22:01:43
O resistor de 27R foi onde?
Qual a tensão em B2?
Usou o PDF V1.2?
Quanto ao ganho, veja se o pino 3 do potenciometro esta realmente aterrado...
Resistor de 27R foi em RF5
Medi de novo:
rede 112V
B1 157 (polo positivo de CF3 e terra)
B2 148 (polo positivo de CF4 e terra)
Usei V1.2
É realmente o ganho tava aterrado no sinal, ja consertei.

kem

DIY Freak
Quote from: davistavares on 08 de December de 2013, as 22:24:58
Resistor de 27R foi em RF5
Medi de novo:
rede 112V
B1 157 (polo positivo de CF3 e terra)
B2 148 (polo positivo de CF4 e terra)
Usei V1.2
É realmente o ganho tava aterrado no sinal, ja consertei.
B2 tem que ter 120V no maximo... Aumente RF3 até chegar nuns 115V... Tente 6K8 1W.
I want to diode!

davistavares

Guest

marcao_cfh

Handmaker
Opa pessoal, beleza? Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Marcos, eu comecei a construir meus pedais faz tempo, a uns 12 anos atrás, na época em que existia pouca informação sobre o assunto. Basicamente era só Geofex, o forum do Aron (o forum antigo), GGG e alguns poucos sites. Participei bastante no forum do Aron (final do antigo e começo do novo), contribuindo com alguns layouts e hospedando layouts de outras pessoas em um "site" que eu tinha (Geocities, faz tempo). Provavelmente muita gente me conhece sem saber, se vocês virem o nome "Marcos - Munky" em algum layout antigo, sou eu ;D. Acho que o mais conhecido é aquele pdf do fuzz R-VIII do CCDB com aquela tradução tosca para o inglês, a tradução foi feita por mim e eu sei que está muito mal feita :D mas serviu bem para o propósito de divulgar o projeto do CCDB. Mas já adianto que não manjo nada de eletrônica :D, eu apenas ajudava a fazer layouts e disponibilizava, e também ajudava a publicar e divulgar layouts feitos por outras pessoas. Na época realmente não tinha quase nada de material pronto para ser utilizado.

Estou longe da eletrônica, na verdade abandonei a construção de pedais faz tempo, mas sempre tive vontade de construir um valvulado. Descobri o 100buck por acaso e acompanho o tópico faz um bom tempo, desde antes de fevereiro, mas não havia postado antes por um motivo: o registro de usuários está desativado. Mas hoje eu me lembrei que uma vez eu havia feito registro no forum, a muito tempo, e resolvi arriscar para ver se o meu cadastro ainda estava ativo. E não é que está?  :P

Enfim, decidi montar o 100buck usando o layout do André logo que ele disponibilizou, antes de testarem e reportarem como "não funcionando". Aquele layout na página 23, sem fazer nenhuma modificação. Por volta de abril/maio, alguns usuários reportaram que fizeram o 100buck seguindo o layout, mas não funcionou. Eu já estava com a placa pronta, e decidi insistir e investigar um pouquinho. Comparei o layout com o esquema do Kem, e descobri alguns erros. Além do resistor de 33 ohms da fonte (que tem que ser de 3w), os seguintes componentes (no arquivo do layout) estão com valores errados: C10 é 470uF/50V, C12 é 100uF/200V, C13 é 47uF/200V e o C15 não tem na lista de materiais, mas o valor no esquema está certo (47uF/200V). Além disso, no pdf do André, R4 e R5 estão com os valores corretos, mas no esquema e no layout eles estão trocados.

Montei o amp usando esse layout conforme foi dando tempo, fiz a versão com válvulas do lado dos componentes (mas as válvulas não são on-board, os potenciômetros são). A cerca de 3 meses finalmente testei ele. Resultado: funcionou de primeira, e sem ruídos! O layout está 100% funcionando, basta trocar R4 e R5 de lugar e trocar os valores dos capacitores que eu citei.

Não tenho fotos do amp, na verdade ele ainda não está 100% terminado (falta solucionar um problema que só acontece com a caixa de metal fechada), mas tenho um vídeo com o som dele, usando uma strato toda modificada, um clone do ZW OD e uma caixa com falante pequeno e todo destruído! E apesar do falante, o som é incrível! http://www.youtube.com/watch?v=1tz7_SwULJQ

Desculpem o post longo, acabei me empolgando :P. Mas acho que vale pela informação das peças erradas.

jpdiman

Guest
Pessoal, to querendo montar o HB-1 como primeiro valvulado e tenho algumas dúvidas

Primeiramente, terei muita dificuldade com a placa que se encontra disponível atualmente na Altana? Li que os furos são menores. Necessitam ser alargados?

Alguma ferramenta especial para não ferrar com a placa?

Qual a tensão mais alta no amplificador? Sempre tive medo daqueles avisos nos PDF dos amplificadores valvulados :-X

Viajei, não tem nenhuma disponível na Altana. Vou aguardar a próxima! :-[

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Se tudo correr bem, vamos ter placas novas em Janeiro. Não tem que alargar furo algum. Ela vem prontinha para montar.

Sobre as demais dúvidas, leia o documento do HB-1 com mais atenção e você vai encontrar tudo o que perguntou.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

jpdiman

Guest
Opa! No aguardo das novas placas ;D

Encontrei sim, li o documento inteirinho e tirou todas as dúvidas. Obrigado!

kem

DIY Freak
Quote from: Eduardo on 15 de December de 2013, as 11:12:06
...leia o documento do HB-1...
Eduardo, ainda não foi publicado...  :-)
Só ta disponivel o do 100Buck...
Mas as tensões são as mesmas...
I want to diode!

jpdiman

Guest
Eu li o PDF que aparece na descrição da placa do HB-1, não seria esse? Ou não era pra ter sido publicado? :-)

O documento em questão é o http://www.altanatubes.com.br/downloads/hb1.pdf

kem

DIY Freak
Hehehe... nem eu sabia que já tinha sido publicado...
I want to diode!

RicardoThom

*
Iniciante
  1. ricardopthom@hotmail.com
Bom dia. Pessoal, quanto a esse PDF do HB-1, pode montar sem medo? É esse layout que o pessoal usou naquele vídeo do YouTube, no qual demonstraram a resolução do hum? Muito obrigado.
Ostracism Records
Thom Electronics

kem

DIY Freak
Quote from: RicardoThom on 16 de December de 2013, as 10:57:26
Bom dia. Pessoal, quanto a esse PDF do HB-1, pode montar sem medo? É esse layout que o pessoal usou naquele vídeo do YouTube, no qual demonstraram a resolução do hum? Muito obrigado.
Pode sim, mas aquele video foi feito em PCB... A placa estara disponivel em breve na Altana.

marcao_cfh, muito legal seu ampli... parabéns...  (aplaus)
I want to diode!

marcao_cfh

Handmaker
Kem, agradeço pelo comentário, e aproveito para agradecer pelo projeto. Se não fosse por esse projeto, eu continuaria afastado da eletrônica, e não faria um projeto valvulado. Agora estou fazendo planos para construir um amp maior, provavelmente um com pré valvulado e power transistorizado.

O vídeo não faz justiça ao som do amp, por não ter somente o som do amp (por causa do drive) e um falante pequeno e ruim. Não posto fotos do falante pois ele é muito ruim, todo destruído ;D. Mas afirmo que com um falante decente, o som é excelente. Testei com um Selenium 8PW-alguma coisa de um Staner Kute25 mas não gravei nada. A guitarra está totalmente modificada na parte de seleção de captadores, e na minha opinião o amp soou melhor usando os captadores do braço e ponte em paralelo, configuração parecida com o de uma tele, tanto nos sons limpos quanto com o drive ZW. Também quero testar ele no talo com uma tele, para ver se sai aquele som maravilhoso de guitarra country.