Como enrolar transformadores

Started by Ed_gein, 24 de May de 2010, as 18:15:38

Previous topic - Next topic

Cidão

**
Freqüente
 Pegando carona no post do Di. Rocha, lembro de ter lido em algum canto na internet (site/blog nacional) com tutorial para fabricar transformador, também dizendo para usar cola branca.
Como aconteceu em outras situações que acabaram surgindo mitos em relação aos timbres, só falta surgir mito/lenda que determinada marca de cola 'melhora o timbre' por algum motivo :D
Também alguém usar 'cola caseira' feita com arroz, minha mãe a muito tempo comentou de uma receita de cola feita com arroz :-)
Eu vi em alguns tutoriais, o montador usando durex ou (mais comum) fica crepe para segurar o papel craft, apesar que depois de bastante tempo eles ressecam e ficam igual folhas secas de árvores, ao encostar esfarelam...
Aproveitando o assunto, só por curiosidade, alguém já usou fita isolante comum ou fita de alta fusão para isolar primário/secundário?

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: Cidão on 13 de June de 2018, as 23:51:39
Pegando carona no post do Di. Rocha, lembro de ter lido em algum canto na internet (site/blog nacional) com tutorial para fabricar transformador, também dizendo para usar cola branca.
Aqui mesmo tem um tutorial onde é usada a cola branca: http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/diy_ot.pdf

Di. Rocha

*
Iniciante
As "fotas"...... do transformador de força:

Os dois...

https://postimg.cc/image/b60p0imof/

Li este tutorial também Marcão ;D
Di. Rocha

marcao_cfh

Handmaker
Ficou bem legal! Parabéns.

Eu vou retomar meu transformador hoje. Parei em 600 voltas, são 2200. E não tive retorno do amigo que está me ajudando a fazer minha bobinadora, então vai ser na mão mesmo :'(

Cidão

**
Freqüente
Qual verniz vocês usam nos transformadores?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

hauf

*
Iniciante
...o que sabemos é uma gota,...
Nossa! Demanda um bocado de paciência hein! ???
Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel

Di. Rocha

*
Iniciante
Quote from: Cidão on 17 de June de 2018, as 04:40:14
Qual verniz vocês usam nos transformadores?

Eu usei o verniz copal mesmo. já tinha meio galão em casa, resolvi usar o que tinha.
Di. Rocha

Cidão

**
Freqüente
Quote from: Di. Rocha on 18 de June de 2018, as 12:36:51
Eu usei o verniz copal mesmo. já tinha meio galão em casa, resolvi usar o que tinha.
O verniz para pci que vende em loja de componentes, será que serve também?

Di. Rocha

*
Iniciante
Cidão,
Creio que os experts do fórum podem nos informar melhor acerca deste verniz; Contudo  não deixo de experimentar novas idéias, ainda que arriscadas, porém com algum cuidado...
Di. Rocha

Cidão

**
Freqüente
Quote from: Di. Rocha on 19 de June de 2018, as 12:30:23
Cidão,
Creio que os experts do fórum podem nos informar melhor acerca deste verniz; Contudo  não deixo de experimentar novas idéias, ainda que arriscadas, porém com algum cuidado...
Me parece que o verniz para pci é mais facil de encontrar do que o para motor/transformador, principalmente em loja de eletronica.

A.Sim

Handmaker
Olá.

Idealmente, transformadores deveriam se impregnados com esses dois materiais :

piche / asfalto ( a Philips usava... )

mistura de Chatterton https://en.wikipedia.org/wiki/Chatterton%27s_compound

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

marcao_cfh

Handmaker
Boa noite, pessoal. Terminei de enrolar meu primeiro transformador hoje, totalmente feito à mão. Era para ser um de saída SE de 5W com primário 5K e secundário 8ohm mas, como usei fio mais grosso para os dois enrolamentos, tive que fazer algumas alterações, e terminei com 5K3 no primário e potência de pouco mais de 3,5W, se fiz os cálculos corretamente. A diminuição de potência não é nada significativo, pois calculei ele um pouco superdimensionado mesmo.

Agora vem a parte das dúvidas:
1- no gap de ar preciso colocar um pedaço de papel ou como a potência é baixa eu posso deixar sem nada mesmo?
2- o secundário apresentou continuidade, enquanto o primário apresentou uma resistência de 85 ohm. Essa resistência é normal?
3- como testo o transformador? Pensei em conectar o secundário a um transformador de 12V (com lâmpada série, claro) e medir a tensão no primário, que deve ser de pouco mais de 300V. Esta é a maneira mais adequada, ou devo seguir outro procedimento?

Uma foto dele:

bossman

Administrator
DIY Freak
Respostas:

1- Pelo que me consta precisa por gap sim
2- Normalíssima! Pudera... com tantas voltas de fio
3- Desse jeito mesmo! a tensão de teste tem de ser AC.E não precisa da lâmpada em série não
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

marcao_cfh

Handmaker
Vou testar a tensão amanhã. As voltas no primário começaram em 2200, mas diminuíram para "só" 1468 :D. Sabia que ia dar resistência, mas imaginei que fosse menos que isso. Quanto ao gap, eu separei as lâminas E e I, mas perguntei porque lembro que li em algum lugar que em alguns casos não é usado o papel, só separar as lâminas mesmo.

Aliás, esse transformador vai ser usado naquele amplificador com a ECL85. Um pouquinho mais perto de iniciar os testes com ele.

Editado: fiz um teste rápido aqui. Liguei com lâmpada em série por garantia e como uma maneira de ter uma chave liga/desliga para o transformador de 12V. Medi 14V AC no transformador de 12V sem carga. Ao ligar o transformador que enrolei, a caixinha de som do pc (que está ligada na mesma tomada) fez bastante barulho, e o multímetro mostrou cerca de 156V AC ao invés dos 300V esperados. Além disso, esses 156V foram caindo com o tempo. Sei que algo está bastante errado :D mas o que pode ser? O que pode estar causando esse ruído na caixinha de som e essa diferença de tensão? Refiz os cálculos e os números estão corretos. O transformador está ligado a uma ponte de diodos e a um capacitor (é uma fonte DC, mas está sem carga ligada), isso influencia em algo?