Receiver

Started by viagem_mental, 01 de October de 2017, as 18:29:50

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
Sim, o dissipador tem as aletas na horizontal. Deve-se esperar um mau desempenho do dissipador.

É interessante como isso é comum acontecer. O pessoal que fabrica alumínio extrudado põe as aletas no sentido da extrusão ( não poderiam fazer de forma diferente ). Em consequência, o dissipador precisa ser montado em pé ( com as aletas no sentido vertical ) para que as aletas funcionem para o fim a que se destinam.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Pode até ser, mas, mesmo que as aletas estivessem na vertical, a diferença na dissipação seria mínima e portanto desprezível.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: viagem_mental on 02 de June de 2018, as 01:11:58
Chutei 5A para o transformador. Então a potência fica: P = U.i = 21x5 = 110W , considerando o rendimento do transformador temos aproximadamente 100W.

Então, a corrente pode ser calculada por i = P/U = 100/220 = aproximadamente 0,5A.

Portanto, o fusível teria que ser aproximadamente 1,5A.

É ao contrário. Se no secundário do transformador ele fornece 110W, então no primário, por causa das perdas, precisa entrar com mais potência. Se o rendimento for 90%, então no primário teremos: 110VA/90% = 122VA.
Agora eu estou achando pouca potência no transformador para alimentar dois LM3886.
A corrente do fusível vai depender também se você vai usar fusível rápido ou fusível lento. Como tem a corrente de surto ao ligar o equipamento, o fusível rápido precisa aguentar um valor maior do que o valor nominal de cruzeiro. Se for o lento, ele aguenta a corrente de surto sem queimar e pode ser de um valor de corrente menor.  Eu acho que é bom comprar vários fusíveis de valores diversos e experimentar na prática um valor adequado (fusível é barato), aumentando o valor a medida que vai queimando ao ligar (desde que comprovado que não há um curto-circuito ou problema no circuito).

Sobre o dissipador de calor, o objetivo dele é transferir o calor gerado no semicondutor (ci) para o meio ambiente. O calor passa por contato (condução) para o dissipador e este transfere o calor para o meio ambiente (ar) por convecção/condução e irradiação. Então algumas coisas contribuem para que o dissipador seja mais eficiente: que haja boa movimentação do fluxo de ar em volta das aletas (por isso se elas forem verticais, o ar quente sobe), se o dissipador estiver do lado de fora do gabinete ajuda (se ficar dentro, o dissipador esquenta o ar interno e aumenta a temperatura inicial - nesse caso precisa haver buracos para o ar circular e sair - se for forçado com ventilador melhor), a cor e a pintura do dissipador influi (alumínio anodizado preto fosco é melhor que alumínio brilhante natural  -  o índice de emissividade é diferente pra cada caso), e um item muito importante que é a área total da superfície do dissipador (quanto maior a área, mais contato com o ar vai ter), o espaçamento entre aletas influi também, a altitude e densidade do ar no local. São pequenos detalhes que em conjunto podem ter um resultado ruim.

Pra saber mais:
http://sound.whsites.net/heatsinks.htm
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

viagem_mental

Handmaker
Pessoal,
Liguei o circuíto com a fonte com carga, mas mesmo assim um dois integrados do módulo RIAA fritou.
Fiz uma nova fonte, segundo o último desenho postado pelo Matec no tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10519.msg183329;topicseen#new
Estava dando 17V e -17V para a alimentação do pré, então, resolvi ligar a fonte nos pré-amplificadores. Não sei se houve algum curto, mas fritou novamente um dos integrados do RIA. Desliguei a fonte dos prés e e fui procurar por curtos, depois liguei a fonte e acho que fritei acidentalmente um dos TIPs ao encostar um dos dissipadores em um parafuso....
Acho que vou dar um tempo nesse projeto...  :'(
Guitar Craft

bossman

Administrator
DIY Freak
Putz! Que falta de sorte. Dá um tempo mesmo, isso ajuda
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

viagem_mental

Handmaker
Olá pessoal!

Resolvi modificar a fonte implementando as ideias apresentadas ao longo desse tópico. Ou seja, baixei as tensões do power com a ideia do Matec e joguei essas tensões nos reguladores 7815 e 7915. Os desenhos ficaram assim:

[spoiler]

[/spoiler]

Montei, mas por um mega azar tinha um curto e o 7915 foi para o espaço. Identifiquei o curto e corrigi. Substitui o regulador, mas estou obtendo - 33V. Creio que o TIP32 também queimou. Vou comprar outro e refazer os testes.
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Pessoal, a fonte funcionou! Descobri o problema! A entrada e a saída do regulador 7915 da biblioteca do madbeans estão invertidas. Aprendi a duras penas a confiar no datasheet do componentes...
A som ficou ótimo! Só há um detalhe para corrigir:
1 - verificar a chave de brilho do pré, pois quando aciona, o volume aumenta muito e distorce.
Esse pré-amplificador já foi testado. Vou verificar se não há algum equivoco na montagem da chave.

Guitar Craft

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Quote from: viagem_mental on 26 de June de 2018, as 21:43:18
Vou verificar se não há algum equivoco na montagem da chave.

Oi Viagem,

A chave de brilho normalmente é um Capacitor de alguns pF a mais no caminho do sinal.
Não vai ser difícil de depurar.

Boas montagens
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

viagem_mental

Handmaker
Oi pessoal, segue fotos internas. Fiz aterramento em estrela para tirar os ruídos. Ficou muito bom - em breve postarei um vídeo.

O problema da chave de brilho persiste. Já depurei, mas não encontro erro. Se eu abaixar bem o volume do pré e acionar a chave, o som fica bem intenso. Não entendo porque está dando esse boost. O pré é esse: http://sound.whsites.net/project97.htm

Será que tenho que mexer nos valores de R113/213, para baixar o ganho?

PS.: Atualizando - troquei o R117 e o R217, ambos 47k, e parece que está ok agora.

-----

Quanto ao fusível, o transformador usado foi tirado do amplificador AC-1400 Unic: http://www.audiorama.com.br/unic/unic_AC1400_manual.pdf

Presumo, então, que devo as mesmas especificações, certo?
4A para 110V
2A para 220V
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Oi pessoal.
Segue um pequeno vídeo do teste de prova desse amplificador integrado.
Obrigado pela ajuda! Em breve postarei os arquivos finais.
https://www.youtube.com/watch?v=hclKwB0iXLY&feature=youtu.be
Guitar Craft