experimentos com o TDA8932

Started by marcao_cfh, 22 de August de 2018, as 20:48:36

Previous topic - Next topic

marcao_cfh

Handmaker
A um tempo atrás, adquiri no Aliexpress três plaquinhas de amplificador classe D com o TDA8932. Paguei cerca de 14 reais em cada placa. Depois de muito enrolar, decidi fazer um teste.

Como pré, usei uma versão do Alembic F-2B usando dois J201. Para a alimentação, usei uma fonte de notebook de 19V 2A que achei no lixo (o plugue não estava passando corrente, foi só cortá-lo). O TDA8932 trabalha com tensões entre 10V e 30V, entregando 35W com a tensão máxima. Liguei em uma 4x12.

Como resultado, obtive um amplificador extremamente compacto e muito alto. Não consegui abrir o volume porque ele realmente é alto. O conjunto apresentou um pouco de ruído, mas menos do que eu esperava, levando em consideração a fonte de notebook e que o conjunto não está dentro de uma caixa aterrada. Também notei que o ruído diminui consideravelmente ao manter as duas placas próximas.

O único detalhe é que o TDA8932 está esquentando um pouco. Após uns 5 minutos, ele está morno mas é possível deixar o dedo encostado sem problemas. Após uns 10 minutos, não dá pra deixar o dedo por muito tempo, pois começa a queimar. O datasheet diz que ele trabalha com temperatura até 140 °C, e ele está longe de atingir esse valor. Não testei por muito tempo, nem medi a temperatura com instrumento adequado, então por enquanto não posso dizer se é necessário um dissipador de calor ou cooler.

No mais, gostei bastante do resultado. Saiu barato, é compacto e fala alto. Assim que eu tiver uma ideia melhor sobre o aquecimento e também tiver um tempinho livre, pretendo finalizar a montagem.

Algumas fotos:

hauf

*
Iniciante
...o que sabemos é uma gota,...
Que bacana Marcão-cfh! Acabei de encaixotar uma plaquinha de potência baseada no Tpa3116(que diz entregar 60w), alimentado por uma fonte de notebook 19v 3A, e usando o jcm800 como preamp. Mas aqui tô achando um pouco baixo o volume, mas o timbre é muito agradável!
Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel

A.Sim

Handmaker
Quote from: marcao_cfh on 22 de August de 2018, as 20:48:36
O único detalhe é que o TDA8932 está esquentando um pouco. Após uns 5 minutos, ele está morno mas é possível deixar o dedo encostado sem problemas. Após uns 10 minutos, não dá pra deixar o dedo por muito tempo, pois começa a queimar. O datasheet diz que ele trabalha com temperatura até 140 °C, e ele está longe de atingir esse valor.

É isso aí. CI moderno trabalha quente e é feito para durar entre 5 e 7 anos.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: hauf on 22 de August de 2018, as 22:59:46
Que bacana Marcão-cfh! Acabei de encaixotar uma plaquinha de potência baseada no Tpa3116(que diz entregar 60w), alimentado por uma fonte de notebook 19v 3A, e usando o jcm800 como preamp. Mas aqui tô achando um pouco baixo o volume, mas o timbre é muito agradável!
Legal! Não conheço o TPA3116, mas sei que tem diversas opções dessas plaquinhas classe D. Como está alimentando o JCM800?

Quote from: A.Sim on 22 de August de 2018, as 23:22:40
Interessante. Por 14 reais, entre 5 a 7 anos é muita coisa :D. Vou tentar fazer um teste nele depois, deixando ligado por cerca de 1 hora, e medir a temperatura.

A.Sim

Handmaker
Quote from: marcao_cfh on 23 de August de 2018, as 13:24:50
Quote from: A.Sim on 22 de August de 2018, as 23:22:40
Interessante. Por 14 reais, entre 5 a 7 anos é muita coisa :D. Vou tentar fazer um teste nele depois, deixando ligado por cerca de 1 hora, e medir a temperatura.

Para algo que deveria durar para sempre ( e até há alguns anos era assim... ) é muito pouco tempo.

Lembre-se que isso ocorre desde simples CIs amplificadores até chipsets e FPGAs de osciloscópios de 1a linha do "estado-de-arte", custando dezenas de milhares de dólares.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

hauf

*
Iniciante
...o que sabemos é uma gota,...
Pra alimentar o preamp, tô utilizando um transformador com dois primários, seguindo uma dica que o Eduardo( da altana tubes), deu aqui no site e colocou vídeo no YouTube. E do secundário tirei a alimentação para os filamentos, utilizando um 7812 e um diodo pra conseguir os 12,6vdc(estou com 12,5vdc com esse arranjo), na alta usei o dobrador que o Eduardo cita, com 3 capacitores de 33uf/450v e 2 resistores de 10k/3w entre o segundo e terceiro capacitor,  não me recordo quantos volts estou obtendo depois do dobrador, mas tenho 272vdc após a filtragem, e zero ruído.
Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel

marcao_cfh

Handmaker
A.Sim, realmente, pensando por esse lado é pouquíssimo tempo... Foi uma montagem experimental, mas se eu realmente fizer a montagem definitiva eu vou adaptar um dissipador ou até mesmo um cooler pequeno que tenho aqui.

hauf, sei qual esquema se trata. A alta tensão também dá pra obter com uma smps, mas fica a questão da alimentação dos filamentos. No caso da fonte de notebook, a queda de tensão para alimentar os filamentos é consideravelmente grande. Penso em montar um pé 100% valvulado com um canal twin e outro jcm800, vai ser uma boa colocar uma plaquinha dessas junto com o pré e ter a opção de usá-lo como amplificador também.

Matec

Hand MasterMind
Apesar de ser um amplificador classe D, ele vai dissipar em torno de 10% da potência de saída, fora o aquecimento normal pelo fato de estar energizado/ligado (uns 2W numa tensão de fonte de 36v)
Então, mesmo que não venha com dissipador nessa placa, (por economia), é sempre útil utilizar um bom dissipador. Talvez trabalhando numa temperatura próxima à ambiente, ele chegue aos 10 anos de vida útil.
:-)

marcao_cfh

Handmaker
Será que um dissipador pequeno ajudaria? Ou talvez algum dissipador caseiro? Nunca trabalhei com componentes smd que precisassem de dissipador, então não sei o que usar.

kem

DIY Freak
Veja se acha dissipador de placa mãe...
I don't want to die young...
I want to diode!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
No começo do ano eu testei uma plaquinha com esse TDA8932 que o kem deixou comigo. E de fato o ci e os indutores esquentam bastante (mesmo com tensão de alimentação menor do que a máxima recomendada). 
O pessoal está vendendo dissipadores com adesivo para serem usados nos processadores (também SMDs) das placas do Raspberry PI.  Talvez sejam no tamanho aproximado do TDA.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

marcao_cfh

Handmaker
Consegui de um amigo que trabalha com informática um dissipador de placa mãe. Qual é a maneira mais adequada de fixá-lo ao CI? Sei que tem que ser algo que resista à temperatura, pensei em fita dupla face mas não sei se a cola aguenta.

kem

DIY Freak
Araldite + pasta termica.
Faça uma mistura de uma parte do tubo A da araldite + 1 parte do tubo B e + 1 parte de pasta térmica.
Coloque uma camada BEM fina. E aperte bem o dissipador contra o chip para assentar bem.
I don't want to die young...
I want to diode!

marcao_cfh

Handmaker
E nunca mais o dissipador solta :D. Vou usar essa mistura, só tenho que pegar os dissipadores primeiro (o amigo mora em outra cidade).

A.Sim

Handmaker
Não é necessário pasta térmica. Use Araldite pura. O segredo é usar uma camada bem fina.
Transformadores Schatz