Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?

Started by Pedro Augusto, 31 de January de 2021, as 00:52:09

Previous topic - Next topic

Matec

Hand MasterMind
QuoteEstou vendo que 6 deles poderiam ser de 25V, mas (acho) que só vieram de 50V.

Não tem importância!

Ruim se tivessem vindo pra 6V.

:)

Pedro Augusto

*
Iniciante
100nF
[spoiler]
[/spoiler]

47nF
[spoiler]
[/spoiler]

220pF
[spoiler]
[/spoiler]

22uF
[spoiler]
[/spoiler]

470pF
[spoiler]
[/spoiler]

22nF
[spoiler]
[/spoiler]

3,3nF
[spoiler]
[/spoiler]

10pF
[spoiler]
[/spoiler]

10nF
[spoiler]
[/spoiler]

1nF
[spoiler][/spoiler]

Matec

Hand MasterMind
Parece tudo certo. Só os capacitores de cerâmica é que não sei ao certo. O de 220pF eu utilizo de 1kv porque a construção é mais robusta e o valor da isolação vem marcado, pra não ter dúvida. O de 10pF pode ser 10 ou pode ser 100, essas notações confundem bastante. Na dúvida eu meço.

Pedro Augusto

*
Iniciante
Quote from: Matec on 11 de March de 2021, as 19:27:33
Parece tudo certo. Só os capacitores de cerâmica é que não sei ao certo. O de 220pF eu utilizo de 1kv porque a construção é mais robusta e o valor da isolação vem marcado, pra não ter dúvida. O de 10pF pode ser 10 ou pode ser 100, essas notações confundem bastante. Na dúvida eu meço.

Obrigado de novo, Márcio!
Esses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema. Espero que não peguem fogo.
O de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.
O multímetro que tenho disponível não mede capacitância. É um minipa ET-1002
[spoiler][/spoiler]

Matec

Hand MasterMind
QuoteEsses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema.

Sim está bom, normalmente se sabe pela letra, mas prefiro confiar no número por extenso... :D

QuoteO de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.

Aí varia, tenho capacitores de 100pF escrito 100 e outros escritos 101, (10x10¹); e tenho capacitores  de 10pF escrito 10. Mas 100(10X10º), eu não lembro... :-)

Pedro Augusto

*
Iniciante

Como é que eu “aumento” essas perninhas?
Uso fio mesmo?
Falando em fio, que vou precisar para ligar alguns componentes por baixo da placa, qual seria o indicado?

Já vi que não vou montar a placa nesse final de semana, já que não tenho os fios.
Vou aproveitar pra encomendar o verniz também (pode ser desses em spray da colorgin?).

Vi que usam breu com álcool ou verniz de uso geral da acrilex. Qual o mais prático de usar?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 11 de March de 2021, as 19:56:12

Esses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema. Espero que não peguem fogo.
O de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.
O multímetro que tenho disponível não mede capacitância. É um minipa ET-1002

Se explodirem você vai se lembrar da mãe do vendedor ao ter sua pele (no menos pior dos casos) queimada por um pedaço bem quente de cerâmica. Ahhh e compre um capacimetro... E nunca, nunca confie em vendedor de loja de eletrônica pra saber que ele colocou os valores que você pediu na lista
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Pedro Augusto

*
Iniciante
Obrigado pelas dicas, bossman!
Estou esperando chegar o multímetro Aneng an8002 que mede capacitância.
O pedido que fiz na Banggood está parado em Curitiba desde o dia 6, espero que não demore muito para liberarem por lá.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Pedro Augusto on 12 de March de 2021, as 03:32:46
Como é que eu “aumento” essas perninhas?
Uso fio mesmo?
Falando em fio, que vou precisar para ligar alguns componentes por baixo da placa, qual seria o indicado?

Eu utilizo bastante os próprios terminais de componentes para fazer ligações e aumentar os terminais de componentes.
E tenho sempre á mão pedaços de fios (prefiro os fios rígidos antigos de telefone, aqueles pares trançados cinza)

Já vi que não vou montar a placa nesse final de semana, já que não tenho os fios.
Vou aproveitar pra encomendar o verniz também (pode ser desses em spray da colorgin?).

Sim o verniz spray é ótimo!

Vi que usam breu com álcool ou verniz de uso geral da acrilex. Qual o mais prático de usar?

Também serve!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 12 de March de 2021, as 05:32:02
O pedido que fiz na Banggood está parado em Curitiba desde o dia 6, espero que não demore muito para liberarem por lá.

:D você é novo nas compras internacionais ? Se prepare...

kem

DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 12 de March de 2021, as 05:32:02
Eu tive péssimas experiências com esse verniz da colorgin. Ele não seca, fica pegajoso... melecado.
Tem vários relatos disso na internet.
O verniz de uso geral da acrilex tem a mesma composição (verniz acrílico), mas parece que seca melhor. Mas eu apostaria num verniz de madeira. Se tiver acesso a um verniz bi-componente, melhor ainda. Resina epoxy também é uma boa pedida.

I don't want to die young...
I want to diode!

A.Sim

Handmaker
Quote from: Pedro Augusto on 11 de March de 2021, as 01:12:18
O verniz fará muita diferença? Estou com suspeita de covid, isolado em casa pelo menos até sair o resultado do exame. Não sei quando poderei sair para comprar verniz... E cheio de componentes aqui querendo ir para a placa... Sabem como é...

Não use. A fenolite é isolante o suficiente, e as distâncias entre os pontos de solda são grandes. O verniz vai dificultar a soldagem (ele não sai com o calor do ferro) e vai encher de resíduos os pontos de solda.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

bossman

Administrator
DIY Freak
Eu usaria breu

A.Sim

Handmaker
Quote from: bossman on 13 de March de 2021, as 01:42:36
Eu usaria breu

Breu é higroscópico e descasca com o tempo. E corrói levemente as soldas quando exposto ao tempo e à umidade.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Eu só usei pedra de breu há muito tempo atrás, onde eu metia a ponta do ferro de solda no breu e partia pra soldagem do componente. E nunca sequer imaginei usar breu derretido para recobrir uma placa de circuito.
No caso da placa de fenolite, após a limpeza, eu também a deixaria do jeito que está.