Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:35:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?  (Lida 50121 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #60 : 11 de Março de 2021, as 17:27:21 »

Citar
Estou vendo que 6 deles poderiam ser de 25V, mas (acho) que só vieram de 50V.

Não tem importância!

Ruim se tivessem vindo pra 6V.

 Smiley
Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #61 : 11 de Março de 2021, as 19:06:27 »

100nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

47nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

220pF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

22uF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

470pF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

22nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

3,3nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

10pF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

10nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

1nF
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #62 : 11 de Março de 2021, as 19:27:33 »

Parece tudo certo. Só os capacitores de cerâmica é que não sei ao certo. O de 220pF eu utilizo de 1kv porque a construção é mais robusta e o valor da isolação vem marcado, pra não ter dúvida. O de 10pF pode ser 10 ou pode ser 100, essas notações confundem bastante. Na dúvida eu meço.

 Smiley
Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #63 : 11 de Março de 2021, as 19:56:12 »

Parece tudo certo. Só os capacitores de cerâmica é que não sei ao certo. O de 220pF eu utilizo de 1kv porque a construção é mais robusta e o valor da isolação vem marcado, pra não ter dúvida. O de 10pF pode ser 10 ou pode ser 100, essas notações confundem bastante. Na dúvida eu meço.

 Smiley
Obrigado de novo, Márcio!
Esses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema. Espero que não peguem fogo.
O de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.
O multímetro que tenho disponível não mede capacitância. É um minipa ET-1002
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #64 : 11 de Março de 2021, as 20:35:15 »

Citar
Esses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema.

Sim está bom, normalmente se sabe pela letra, mas prefiro confiar no número por extenso... Cheesy



Citar
O de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.

Aí varia, tenho capacitores de 100pF escrito 100 e outros escritos 101, (10x10¹); e tenho capacitores  de 10pF escrito 10. Mas 100(10X10º), eu não lembro... Roll Eyes

 Smiley
« Última modificação: 11 de Março de 2021, as 20:43:32 por Matec » Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #65 : 12 de Março de 2021, as 03:32:46 »



Como é que eu “aumento” essas perninhas?
Uso fio mesmo?
Falando em fio, que vou precisar para ligar alguns componentes por baixo da placa, qual seria o indicado?

Já vi que não vou montar a placa nesse final de semana, já que não tenho os fios.
Vou aproveitar pra encomendar o verniz também (pode ser desses em spray da colorgin?).


Vi que usam breu com álcool ou verniz de uso geral da acrilex. Qual o mais prático de usar?
« Última modificação: 12 de Março de 2021, as 06:23:03 por Pedro Augusto » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #66 : 12 de Março de 2021, as 05:10:53 »


Esses cerâmicos, segundo a nota fiscal enviada, são de 500V. Se explodirem eu já saberei qual é o problema. Espero que não peguem fogo.
O de 10pF deve ser isso mesmo, pois não pedi nenhum de 100pF, e acho que a marcação do 100pF seria 101.
O multímetro que tenho disponível não mede capacitância. É um minipa ET-1002

Se explodirem você vai se lembrar da mãe do vendedor ao ter sua pele (no menos pior dos casos) queimada por um pedaço bem quente de cerâmica. Ahhh e compre um capacimetro... E nunca, nunca confie em vendedor de loja de eletrônica pra saber que ele colocou os valores que você pediu na lista
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #67 : 12 de Março de 2021, as 05:32:02 »

Obrigado pelas dicas, bossman!
Estou esperando chegar o multímetro Aneng an8002 que mede capacitância.
O pedido que fiz na Banggood está parado em Curitiba desde o dia 6, espero que não demore muito para liberarem por lá.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #68 : 12 de Março de 2021, as 14:53:07 »

Como é que eu “aumento” essas perninhas?
Uso fio mesmo?
Falando em fio, que vou precisar para ligar alguns componentes por baixo da placa, qual seria o indicado?

Eu utilizo bastante os próprios terminais de componentes para fazer ligações e aumentar os terminais de componentes.
E tenho sempre á mão pedaços de fios (prefiro os fios rígidos antigos de telefone, aqueles pares trançados cinza)

Citar
Já vi que não vou montar a placa nesse final de semana, já que não tenho os fios.
Vou aproveitar pra encomendar o verniz também (pode ser desses em spray da colorgin?).


Sim o verniz spray é ótimo!

Citar
Vi que usam breu com álcool ou verniz de uso geral da acrilex. Qual o mais prático de usar?

Também serve!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #69 : 12 de Março de 2021, as 15:26:46 »

O pedido que fiz na Banggood está parado em Curitiba desde o dia 6, espero que não demore muito para liberarem por lá.

 Cheesy você é novo nas compras internacionais ? Se prepare...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #70 : 12 de Março de 2021, as 17:38:37 »

Já vi que não vou montar a placa nesse final de semana, já que não tenho os fios.
Vou aproveitar pra encomendar o verniz também (pode ser desses em spray da colorgin?).
Vi que usam breu com álcool ou verniz de uso geral da acrilex. Qual o mais prático de usar?
Eu tive péssimas experiências com esse verniz da colorgin. Ele não seca, fica pegajoso... melecado.
Tem vários relatos disso na internet.
O verniz de uso geral da acrilex tem a mesma composição (verniz acrílico), mas parece que seca melhor. Mas eu apostaria num verniz de madeira. Se tiver acesso a um verniz bi-componente, melhor ainda. Resina epoxy também é uma boa pedida.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #71 : 12 de Março de 2021, as 19:08:54 »

O verniz fará muita diferença? Estou com suspeita de covid, isolado em casa pelo menos até sair o resultado do exame. Não sei quando poderei sair para comprar verniz... E cheio de componentes aqui querendo ir para a placa... Sabem como é...

Não use. A fenolite é isolante o suficiente, e as distâncias entre os pontos de solda são grandes. O verniz vai dificultar a soldagem (ele não sai com o calor do ferro) e vai encher de resíduos os pontos de solda.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #72 : 13 de Março de 2021, as 01:42:36 »

Eu usaria breu
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #73 : 13 de Março de 2021, as 02:01:45 »

Eu usaria breu

Breu é higroscópico e descasca com o tempo. E corrói levemente as soldas quando exposto ao tempo e à umidade.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #74 : 13 de Março de 2021, as 02:48:13 »

Eu só usei pedra de breu há muito tempo atrás, onde eu metia a ponta do ferro de solda no breu e partia pra soldagem do componente. E nunca sequer imaginei usar breu derretido para recobrir uma placa de circuito.
No caso da placa de fenolite, após a limpeza, eu também a deixaria do jeito que está.  
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal